Seguidores

quarta-feira, 27 de março de 2019

JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO. LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS


Publicado em 14 de jun de 2018
Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SCANS REVISTA FATOS E FOTOS – 29 DE SETEMBRO DE 1975.

Entrevista realizada por Ricardo Noblat com o cangaceiro “Cascavel”, cabra de Antonio Silvino.


Créditos: Ivanildo Silveira


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONSELHEIRO TÁ CHEGANDO, AVANTE CARIRI CANGAÇO QUIXERAMOBIM !

Por Manoel Severo
Ivanildo Silveira, Manoel Severo, Múcio Procópio e Carlos Alberto

Na noite do último dia 17 de março de 2019, um jantar em Natal testemunhou a confirmação de mais dois conferencistas do grande Cariri Cangaço Quixeramobim, que terá como tema principal Antônio Conselheiro e acontece entre os dias 24 e 26 de maio de 2019A noite marcou as confirmações de mais dois destacados pesquisadores  das temáticas cangaço, religiosidade e messianismo; Carlos Alberto Silva e Múcio Procópio.
p
Para Múcio Procópio; um dos mais ilustres pesquisadores de Conselheiro no Brasil; "Puxa é uma enorme honra, sempre desejei fazer uma palestra no berço de Conselheiro e hoje o Cariri Cangaço esta me proporcionando realizar esse sonho". Já o pesquisador natalense Carlos Alberto Silva, "a honra é muito grande está ao lado destes monstros sagrados da pesquisa nordestina, será um grande Cariri Cangaço mais uma vez e desta vez na terra de Antônio Conselheiro".

Ivanildo Silveira, Socorro Araujo, Manoel Severo, Ingrid Rebouças, 
Múcio Procópio e Carlos Alberto Silva

"Já temos confirmações pra lá de especiais, de peso realmente: Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, Neto Camorim, Goreth Pimentel, Bruno Paulino, Arievaldo Viana, Geraldo Amâncio, Heitor Feitosa Macedo, Gutemberg Costa, Paulo de Tarso, Oleone Coelho Fontes e agora Carlos Alberto Silva e o grande Múcio Procópio, nos dão a certeza de mais um evento único, imperdível" revela Manoel Severo.

"Estou ganhando um grande presente de vocês do Cariri Cangaço, Severo e Bruno Paulino, pisar a terra de Antônio Conselheiro é meu maior presente" 
Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros
Poeta Paulo de Tarso e Goreth Pimentel, presenças confirmadas 
no Cariri Cangaço Quixeramobim
Oleone Coelho Fontes e o lançamento de "Sergipe na Guerra de Canudos" 

"Estamos comprometidos em fazer um Cariri Cangaço especial Quixeramobim, dai já termos feito quatro visitas para reuniões de trabalho e estarmos convidando um time de primeira para conferencistas" revela Ingrid Rebouças. O evento começa na noite da sexta-feira, dia 24 de maio e encerra na manhã do domingo, dia 26. Será pouco tempo para que sejam contempladas toda a força histórica e de tradição de Quixeramobim.

Geraldo Amâncio, Bruno Paulino e Arievaldo Viana: A arte e o talento da poesia, do cordel e da cantoria, presentes ao Cariri Cangaço Quixeramobim
Neto Camorim e o personagem principal do 
Cariri Cangaço Quixeramobim:Antônio Conselheiro

O Cariri Cangaço Quixeramobim 2019 é um sonho antigo dos organizadores do evento, desde sua fundação em 2009 que o empreendimento se preparava para chegar ao berço de Antônio Vicente Mendes Maciel, sonho que ora se realiza em grande estilo, reunindo um conjunto qualificado de conferencistas e convidados de todo o Brasil. "Teremos realmente um Cariri Cangaço único, além de toda a força que os personagens Antônio Conselheiro e Marica Lessa possuem, o episódio da Confederação do Equador, ainda temos as visitas a lugares realmente fascinantes, para os amigos terem uma ideia, vamos ter no evento dois momentos mais que especiais, um na capela da Sagrada Família na Canafístula Velha e outro na capela de São José no Salva Vidas" confirma um entusiasmado Manoel Severo.

O Cariri Cangaço chega pela primeira vez a Quixeramobim e conta com o vital apoio do grupo organizador do "Conselheiro Vivo" que se une ao Cariri Cangaço em mais uma iniciativa única. "Os amigos Bruno Paulino, Pedro Igor, Ciro, Aílton, Nascimento, Rabelo, David, Isabelle, Ian, Neto Camorim, Professora Goreth, enfim, são alicerces firmes na realização de mais esse grande momento da marca Cariri Cangaço, desta vez com as bençãos do grande Conselheiro, em breve teremos a programação completa" Encerra Manoel Severo.

Cariri Cangaço Quixeramobim
24 a 26 de Maio de 2019
Quixeramobim, Ceará - Brasil



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Ramsés II: faraó do Egito Antigo


O antigo Egito ficou conhecido pelas grandes obras construídas pelos seus reis, os faraós, que acabaram perpetuando os seus nomes ao longo da História. E que História! Daí surgiu um termo muito utilizado até os dias de hoje para designar essas realizações colossais: obras faraônicas. São mais de três milênios de civilização, isso sem incluirmos o Egito da era cristã, que somam mais dois mil anos até chegarmos na época atual. O Egito moderno guarda pouca relação com a época antiga, pois hoje é um país muçulmano e ligado à cultura árabe. 
Talvez o rei egípcio mais associado a essas antigas obras foi Ramsés II, o Grande (na imagem acima, a sua múmia). Seu reinado marcou um momento importante do antigo Egito e de sua expansão em direção ao Oriente Médio. 
A história do Egito, como reino unificado, começou por volta do ano 3200 antes de Cristo, com a união do Alto (interior) e Baixo Egito (região próxima ao delta do rio Nilo), sob um mesmo governo representado pelo faraó (rei). Uma parte do grande interesse e curiosidade em relação a essa cultura, deve-se ao fato de ter sido uma civilização que por três mil anos manteve as suas características econômicas, sociais e culturais praticamente inalteradas, claro que sempre com algumas rupturas, como as épocas em que o poder faraônico desapareceu sendo depois restaurado e ainda as invasões estrangeiras, como a dos hicsos, que vieram do Oriente Médio e chegaram a dominar o norte do Egito entre os séculos XVIII e XVI a.C..
Sem dúvida, quando se fala do Egito antigo lembramos também das pirâmides, construídas na fase do Antigo Império (2686 a.C. a 2181 a.C.) pelos reis da IV Dinastia, incluindo a maior de todas, a do faraó Quéops. Esse período foi a época também da famosa esfinge atribuída ao rei Quéfren.


Quando o faraó Ramsés II (imagem acima, o sarcófago "emprestado" de outro rei, onde se encontrava a múmia desse faraó) governou, as pirâmides já tinham mais de 1300 anos, ou seja, já pertenciam ao passado do Egito. Ramsés foi um rei que marcou época. Seu governo, entre 1279 a.C. e 1213 a.C. (as datas de seu reinado são controversas) é associado ao período em que os hebreus (ancestrais dos judeus modernos) fugiram do cativeiro (escravidão) no Egito, liderados por Moisés e retornaram à Terra Prometida (atual Israel), como descrito no Êxodo do Antigo Testamento. 
Muitas vezes os hebreus são confundidos com os trabalhadores que construíram as pirâmides. Tal confusão foi levada até para os filmes bíblicos de Hollywood. As antigas pirâmides foram concluídas mil anos antes dos hebreus chegarem ao Egito. Outra confusão, a maior parte dos trabalhadores que se envolveram na construção daquelas grandes obras não eram escravos e sim a população camponesa, que atendia ao chamado do rei para os trabalhos de construção dos túmulos, templos ou quando recrutados para a guerra. Era um sistema que muitos estudiosos chamam de servidão coletiva, embora a escravidão também fosse presente na sociedade egípcia, como uma forma suplementar de mão de obra.


Ramsés II viveu na fase do Novo Império (1567 a.C. a 1085 a.C.), exatamente no momento em que o Egito tornara-se uma potência militar e arriscava uma expansão até o Oriente Médio. No mapa acima, temos demarcada a área de influência do Egito na época de Ramsés II. Ao mesmo tempo, a fase após o seu reinado marcou o início de uma decadência que durou mil anos, até a conquista romana nos tempos de Cleópatra e Julio Cesar. 
A família de Ramsés era de origem militar, como seu pai, Seth e o seu avô, Ramsés I, sendo provável que tenha acompanhado o pai em algumas guerras. Essa família não era originalmente nobre, sendo ele o terceiro faraó da XIX Dinastia. Dos 11 reis que ostentaram o nome Ramsés, ele foi o de maior prestígio, sendo também chamado de Ramsés, o Grande. 
Com dez anos de idade foi aclamado herdeiro do trono e ainda quando o pai era vivo teria desposado Nefertari, a sua mais famosa esposa. Sim, existiram outras mulheres na vida do rei, como por exemplo, Isitnefert. Sem dúvida, Nefertari foi a que mais se destacou, acompanhando Ramsés na maior parte de sua vida. Com ela, Ramsés teria tido seis filhos. Contudo, foi o filho que teve com Isitnefert, Merneptah, que o sucedeu no trono do Egito, muito em função da morte prematura dos primogênitos. Ramsés II também teria sido casado com a sua irmã mais nova e com três de suas filhas. Tal prática, muito comum no Egito Antigo, visava preservar a linhagem familiar no trono. 



Após suceder o pai no governo do Egito, Ramsés II (na foto acima, estátua representando o rei) iniciou uma campanha militar no Oriente Médio, onde entrou em choque com o reino dos hititas na Ásia Menor (atual Turquia). Uma batalha de carros de combate (bigas) foi travada em Kadesh (área situada na atual Síria). Esse talvez tenha sido o primeiro grande combate militar a possuir registros na história, embora os mesmos sejam interpretados a favor do Egito. Uma divisão inteira do exército egípcio foi surpreendida pelos hititas e destruída. O faraó teve que se refugiar e resistir em um acampamento militar, sob cerco hitita, até a chegada de uma divisão de apoio dos egípcios, que desbaratou os inimigos. No entanto, os relatos gravados nos templos do Egito sobre essa batalha mostram o faraó resistindo bravamente e iluminado pelo deus Amon vencendo os inimigos sozinho. Após anos de conflito, um tratado de paz foi celebrado entre as partes, uma vez que surgiu um inimigo para ambos, os assírios. O tratado previa proteção mútua em caso de um ataque desse novo reino militarista. Como parte do acordo, Ramsés recebeu uma princesa hitita de presente e com ela se casou, no ano 1245 a. C.. 
Em função da expansão externa muitas riquezas chegaram ao Egito sob a forma de tributos, o que garantiu ao faraó recursos para a construção de grandes obras, como templos, grandes estátuas em sua própria homenagem e até uma nova capital: Pi-Ramsés (que significa Casa de Ramsés). A cidade permaneceu como capital até o fim da XX Dinastia, mas ainda não foi localizada pelos arqueólogos. Situada ao norte do Egito, guardava proximidade com a Palestina e a Síria, onde o faraó realizou muitas de suas campanhas militares. 
Ramsés II também é muito lembrado em filmes e séries como o faraó que teria vivido na época do Êxodo de Moisés e de seu povo do cativeiro no Egito, que ocorreu em aproximadamente 1250 a.C.. Contudo, muitos historiadores e estudiosos afirmam que outros reis poderiam ter vivido nessa época, entre eles Tutmés III (anterior a Ramsés) e o seu próprio filho, Merneptah. Por outro lado, como vimos anteriormente, é certa a presença dos egípcios nas terras de Canaã no século XIII a.C., em função das campanhas militares. O Antigo Testamento não faz menção ao nome do faraó e a dúvida persistirá (ver a nossa postagem Moisés, Ramsés II e o Êxodo). 
Seu reinado foi longo, durando mais de 60 anos, o que ajudou o faraó a ter tempo de realizar muitas construções ainda em vida e outras ele simplesmente raspou o nome de antigos reis e colocou o seu. Isso era um recurso muito utilizado no Egito antigo, principalmente com os faraós que caiam em desgraça diante dos sucessores e que, por isso, deveriam ter a sua imagem riscada da História. Mas a figura de Ramsés II ficou e até hoje serve de exemplo para mostrar a época de maior esplendor daquela civilização, o que pode ser demonstrado pela riqueza das tumbas desses faraós do Novo Império, grande parte situada no famoso Vale dos Reis, nas encostas das montanhas (e não em pirâmides, que naquele momento, como dissemos, faziam parte do passado do Egito). Um desses túmulos é o do faraó "teen" (adolescente) Tuthankamon descoberto com todo o seu tesouro em 1922 (assunto para uma postagem futura).



Os colossos de Abu-Simbel (imagem acima) que retratam Ramsés II são um dos mais famosos monumentos desse faraó. 




Construído na rocha (acima, um dos colossos de Abu-Simbel representando o faraó, com mais de 20 metros de altura), teve que ser removido para um local mais elevado no início da década de 1960, para que não fosse inundado pelas águas da represa de Assuã no rio Nilo.


Uma delicada operação de engenharia, patrocinada pela UNESCO, foi posta em prática (acima, um desenho mostrando parte da operação de retirada) para salvar os quatro colossos de pedra e o templo de Ramsés. 



As estátuas form removidas por partes e posteriormente remontadas na área mais elevada (como na foto acima). 


Ah, muitos iriam perguntar isso. Onde está a múmia desse faraó? Hoje ela repousa tranquilamente no Museu do Cairo (foto acima, o detalhe da cabeça do faraó) e já foi submetida a um delicado tratamento na França para remoção dos fungos que comprometiam a mesma e preservá-la por mais tempo. Seu rosto envelhecido, morreu com mais de oitenta anos, o dobro da expectativa de vida para a época, pode ser bem observado. A ideia era que o faraó-deus pudesse aproveitar a sua vida além-túmulo e usufruir de seu corpo. Da mesma forma, seus pertences também eram colocados na tumba a fim de que fossem utilizados nessa outra vida. 
Se acreditarmos que a História pode perpetuar a vida de muitos personagens, o objetivo foi alcançado.
Para saber mais:
O Antigo Egito. Biblioteca de História Universal Life. Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 1969 (embora esgotada, o exemplar pode ser encontrado em qualquer bom sebo do Brasil a preços módicos). 
Crédito das Imagens:
Templo de Abu-Simbel, um dos colossos de Abu-Simbel, desenho da remoção do templo e detalhe da cabeça de Ramsés II extraídos do livro citado acima.
A múmia do faraó e o mapa do Egito no Novo Império da revista National Geographic, Os Grandes Impérios do Mundo. São Paulo: editora Abril, 2015. 
Escultura do faraó e cabeça de Abu-Simbel sendo removida da coleção Grandes Impérios e Civilizações, O Mundo Egípcio, volume II. Edições del Prado, 1996.
Sarcófago onde foi encontra a múmia de Ramsés II: Coleção Civilizações Perdidas. Egito: Terra dos Faraós. Abril Coleções, 1998. 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AMOU O SERTÃO. E ME ENSINOU A AMAR O MESMO CHÃO!

Por Rangel Alves da Costa


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANUÁRIO DO CORDEL BRASILEIRO



Regulamento

O projeto do livro ANUÁRIO DO CORDEL BRASILEIRO, será executado através da Nordestina Editora e tem por objetivo registrar (em livro impresso) o momento atual da Literatura de Cordel. É um projeto aberto a todos os poetas residentes no Brasil ou que tenham algum tipo de ligação com o país, que queiram registrar seu nome nesse painel histórico e ter uma obra de sua autoria publicada em livro. Não há restrição quanto à idade, sexo, raça ou credo religioso ou político.

Cada participante terá direito, no máximo, 10 (dez) páginas do livro ANUÁRIO DO CORDEL BRASILEIRO, sendo as duas primeiras, para a capa e biografia com foto, para a publicação dos trabalhos, que poderão ser apresentados em sextilhas, setilhas ou décimas.

Caso o autor necessite de mais páginas para a publicação dos seus trabalhos, será cobrada uma taxa fixa de R$ 10,00 (dez reais) por página.

Para participar, o autor deve enviar por e-mail nordestinaeditora@gmail.com, até 2 folhetos de 32 estrofes ou um romance no máximos 96 sextilha ou setilha, caso seja em décimas precisa nos avisar pra fazermos os cálculos, os textos precisam ser da própria autoria ou co-autoria , inédita ou não.

O tema é de livre escolha do autor, apenas os assuntos regionais pedimos para que sejam evitados. 

A capa será por conta do autor, assim como a revisão do texto, a editora só observará os critérios exigidos pelo gênero. 

A previsão para o lançamento será o dia 15 de Julho 2019, caso a maioria queira antes, analisaremos a possibilidade.

Ao aceitar nosso Regulamento, o autor autoriza a publicação de seus textos inscritos no livro ANUÁRIO DO CORDEL BRASILEIRO.

OBSERVAÇÃO: Caso haja mais de 20 (vinte) participantes, faremos um segundo volume ou mais para que ninguém fique de fora do projeto.

VALORES:

Depois da seleção feita pelos organizadores, será comunicado aos autores que poderão adequar os trabalhos inscritos que não estejam dentro das normas.

Após a comunicação, cada autor deverá efetuar um depósito de R$ 150,00, ou R$ 75,00 e o restante após a diagramação do Livro, já incluídas as despesas de correio e cada um receberá, 3 (três) exemplares do livro ANUÁRIO DO CORDEL BRASILEIRO.

O prazo para os depósitos será definido pela Nordestina Editora, que deverá comunicar a todos os poetas participantes.

Para os participantes que desejam comercializar o livro nos avise que iremos negociar.

Notas importantes: 

NÃO consideramos as inscrições que não informem os DADOS COMPLETOS do autor: Nome, RG, Endereço completo (com CEP), Data de nascimento e Profissão, bem como, de uma pequena biografia e e-mail.
Esta seletiva não distribui troféus, prêmios, diplomas nem distribuem gratuitamente exemplares aos selecionados.

PERGUNTAS FREQUENTES: 


1 - Quanto eu pago para participar?
R: R$ 150,00
2 - Posso adquirir quantos exemplares quiser ou há um limite mínimo?
R: Não há limites. O participante poderá comprar quantos exemplares quiser.
O valor de cada livro extra será de R$ 22,00 
3 - Recebo algum exemplar pela minha participação?
R: Sim. Receberá 3 exemplares já com frete pago
4 - Quando eu deverei efetuar o pagamento para participação?
R: O pagamento do valor de R$ 150,00 deverá ser, obrigatoriamente, dentro do prazo que será informado pela Nordestina Editora.
5 - Se eu não efetuar o pagamento, mesmo assim meus trabalhos serão publicados?
R: Não. E ainda ficará impedido de participar de qualquer antologia da Nordestina Editora

Mais informações:

Nordestina Editora
(77) 98848-2061 (Whatsapp Zeca Pereira)



http://blogdomendesemendes.blogspot.com