Seguidores

terça-feira, 19 de julho de 2016

O OLHAR DE SHIRLEY.

Por Verneck Abrantes de Sousa

A velha Igreja de Nossa Senhora do Rosário, datada de 1721. Ao longe, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, iniciada em 1872 e concluída em 1897. O Cruzeiro Velho, construído para se comemorar a passagem do século dezoito para o século dezenove. A Coluna da Hora, concluída em 1940, junto com a Praça Getúlio Vargas.

Isso é um dos Cartões Postais de Pombal.

Verneck Abrantes de Sousa. Agrônomo. Escritor. Natural de Pombal/PB

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO DO ESCRITOR SABINO BASSETTI - LAMPIÃO O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS


Através deste e-mail sabinobassetti@hotmail.com você irá adquirir o  mais recente trabalho do escritor e pesquisador do cangaço José Sabino Bassetti intitulado "Lampião - O Cangaço e seus Segredos".

O Livro custa apenas R$ 40,00 (Quarenta reais) com frente já incluído, e será enviado devidamente autografado pelo autor, para qualquer lugar do país.
Não perca tempo e não deixe para depois, pois saiba que livros sobre "Cangaço" são arrebatados pelos colecionadores, e você poderá ficar sem este. Adquira já o seu.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/PRES Nº 051/2016, AMOL 3º CONCURSO DE CONTOS, CRONICAS E POESIAS”JOAO BATISTA CASCUDO RODRIGUES”


ASCRIM/PRES Nº 051/2016, AMOL 3º CONCURSO DE CONTOS, CRONICAS E POESIAS”JOÃO BATISTA CASCUDO RODRIGUES”.
MOSSORÓ (RN), 19 DE JULHO DE 2016

PREZADOS SENHORES ASSOCIADOS DA ASCRIM,
PREZADOS CONFRADES E CONFREIRAS,
PREZADOS PRETENSOS POTENCIAIS CANDIDATOS A ASCRIM,

    ENALTECENDO COM LOUVOR, A PERSISTÊNCIA DA AMOL-ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS, EM CONTINUAR PROMOVENDO A CULTURA, SOBRETUDO A LITERATURA, COMUNICAMOS QUE ESSA PUBLICOU O EDITAL AMOL 3º CONCURSO DE CONTOS, CRONICAS E POESIAS”JOAO BATISTA CASCUDO RODRIGUES”.
    PARABENIZANDO, A PERTINÁCIA DA INICIATIVA, INFORMAMOS QUE OS INTERESSADOS PODEM CONTATAR, O ESCRITOR MOSSOROENSE(NOSSO ASSOCIADO), E TAMBÉM ACADÊMICO DA AMOL, PELO CELULAR Nº 84-98789-1392(FILEMON PIMENTA).

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
– PRESIDENTE DA ASCRIM -

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FAZER AMOR E NÃO GUERRA

Por Analucia Gomes

O amor de Maria Bonita e Lampião provocou uma revolução no cotidiano dos cangaceiros. Uma sertaneja amoleceu o coração de pedra do Rei do Cangaço. Foi Maria Gomes de Oliveira, a Maria Déa, também conhecida como Maria Bonita à primeira mulher a entrar no cangaço. 

Antes dela, outros bandoleiros chegaram a ter mulher e filhos, mas nenhuma esposa até então havia ousado seguir o companheiro na vida errante no meio da caatinga. 

O primeiro encontro entre os dois foi em 1929, em Malhada de Caiçara (BA), na casa dos pais de Maria, então com 17 anos e sobrinha de um coiteiro de Virgulino. No ano seguinte, a moça largou a família e aderiu ao cangaço, para viver ao lado do homem amado. Quando soube da notícia, o velho mestre de Lampião, Sinhô Pereira, estranhou. 

Ele nunca permitira a presença de mulheres no bando. Imaginava que elas só trariam a discórdia e o ciúme entre seus “cabras”. Depois da chegada de Maria Déa, em 1930, muitos outros cangaceiros seguiram o exemplo do chefe. Mulher cangaceira não cozinhava, não lavava roupa e, como ninguém no cangaço possuía casa, também não tinha outras obrigações domésticas. 

No acampamento, cozinhar e lavar eram tarefa reservada aos homens. Elas também só faziam amor, não faziam a guerra: à exceção de Sila, mulher do cangaceiro Zé Sereno e com Maria Bonita não foi diferente. Desde que passou a ter Maria Bonita a seu lado, Lampião alterou a vida de eterno nômade por momentos cada vez mais alongados de repouso, especialmente em Sergipe. 

A influência de Maria Déa sobre o cangaceiro era visível. “Lampião mostrava-se bem mudado”. Sua agressividade se diluía nos braços de Maria Déa. Lampião e Maria tiveram uma filha, Expedita, nascida em 1932. Pernambucano de Mello. Foto: Expedita Ferreira.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10208910020781499&set=gm.1266698626676586&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÓ ENQUANTO NÃO VEM CANGAÇO - SOU IGUALZINHO A VOCÊ

Amado Batista participação Elias Wagner
https://www.youtube.com/watch?v=7PeLgZ5fqKI

Publicado em 18 de fev de 2016
Amado Batista part Elias Wagner - Sou Igualzinho a Você - Álbum 40 Anos Áudio Oficial

Ivan Junior
(11) 99613-1215
show@amadobatista.com.br

Para comprar ou baixar esse álbum, clique em um dos links abaixo:
Compre o CD: ​http://som.li/1R4kS0l
iTunes: http://som.li/24ebuRv
Google Play: http://som.li/1Tq7jx5
Spotify: http://som.li/1WvEKxl
Deezer: http://som.li/1PW8srA
Napster: http://som.li/1mLNVO5

Eu Sou Igualzinho a você [ Letra ]
Compositor: Elias Wagner

Todo dia a mesma coisa
Tudo era sempre igual
De repente ali na rua
Num encontro casual
Você perguntou as horas
Meio sem jeito no olhar
Dei um toque na tua mão
Começamos conversar
Falei dos meus sentimentos
Que estavam presos por dentro
Eu queria só um minuto lhe falar
Se essa conversa incomoda
Uma cadeira de rodas
É apenas o seu jeito de andar
Mas isso não me faz um grande perdedor
nem tão pouco estou fora de forma
Eu sou um cidadão como outro qualquer
Te respeito como manda as normas
Se Deus é por nós
Quem será contra nós
E você vai ter que entender
O preconceito fez
Você me ver como talvez
Mas eu sou igualzinho a você.

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

Ouça esta música, ela é emocionante.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AGRADECIMENTO

Por José Mendes Pereira
Cantor João Mossoró (solo) - Componente do antigo Trio Mossoró

 Agradeço ao cantor João Mossoró pelo envio do "CD" do seu mais novo trabalho artístico, com o título (João Mossoró - O TEMPO).  

O http://blogdomendesemendes.blogspot.com e eu, continuaremos ao seu inteiro dispor para futuras publicações.

Muito grato.

Seu conterrâneo José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONHEÇA A HISTÓRIA DE EDGAR FEUCHTWANGER, O VIZINHO JUDEU DE HITLER

Material do acervo do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros

Edgar Feuchtwanger, um judeu nascido em 8 de setembro de 1924, cresceu em um bairro rico de Munique, Alemanha, sendo filho de Erna Rosina e Ludwig Feuchtwanger, um advogado, palestrante e autor. Mas o que diferencia a história de Edgar, de tantos jovens judeus daquela época, foi ele ter sido um vizinho próximo de Adolf Hitler por nove anos.
Ele viveu ao lado perigo que pairava sobre sua vida e sua família durante o início da década de 1930, perto da residência privada de Adolf Hitler, na Grillparzer Strasse.

A primeira vez que havia visto o futuro genocida, em 1932 – um ano antes de Hitler ser nomeado Chanceler – ele havia saído para passear com sua babá, quando o viu de forma involuntária. Segundo ele, Hitler teria passado, olhado diretamente para seu rosto, mas sem esboçar qualquer emoção. 


Em recente entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da rede CNN, ele contou que costumava sentir que algo ruim iria acontecer. “Eu o conhecia muito bem, mesmo com apenas 8 anos de idade, sabia que seria uma coisa muito ruim para nós”, lembrou.

Em 2012 Feuchtwanger foi co-autor de um livro com o jornalista francês Bertil Scali descrevendo suas experiências de infância com Hitler. Intitulado “Hitler, mon voisin – Loja juif d’un enfant” (Meu Vizinho Hitler – Memórias de uma criança judia), contou que se Hitler soubesse quem ele era, hoje não estaria vivo. Ele não se referia apenas a sua condição de judeu, mas a família que pertencia. Edgar ela sobrinho de Lion Feuchtwanger, um escritor de renome que havia se tornado um “inimigo pessoal” de Hitler.

Segundo ele, Hitler teria mudado para o mesmo bairro em 1929, quando sua carreira política estava em ascensão e moraram lado a lado por nove anos. Apesar de Feuchtwanger, assim como outros, começar a perceber as profundas mudanças que aconteciam no país, ninguém imaginou o que viria a seguir. E embora ela não tenha se juntado à Juventude Hitlerista, não pôde escapar do ensino de ideologia nazista durante sua passagem pela escola. Seus professores “eram 150% nazistas” e foi pedido que ele fizesse tudo o lhe mandassem. “Por isso eu não podia escapar da propaganda exposta nos currículos escolares”. Até hoje ele guarda alguns cadernos em que a suástica pode ser vista claramente diagramada.

Kristallnacht – Fonte – katana17.wordpress.com

Mas em uma noite, tudo mudou para sua família. Em 9 de novembro de 1939, ocorreu o que ficou conhecido como A Noite dos Cristais (Kristallnacht). Nessa data histórica para a Alemanha, foram executados ataques contra a população judaica orquestrada pelo governo central. As ações nazistas incluíram detenções de 30.000 judeus na Áustria e na Alemanha, a mortes de 91 destes e o saque generalizado de lojas de propriedade de judeus e sinagogas. No outro dia após a Kristallnacht o pai de Edgar foi levado pela Gestapo para o campo de concentração, em Dachau. Seis semanas mais tarde ele foi libertado, mas sua vida a partir daí seria alterada para sempre.

Assim como milhares de judeus, eles decidiram deixar a Alemanha. A maioria que ficou não tinha as mesmas vantagens econômicas que os Feuchtwangers, embora eventualmente o estado tivesse confiscado sua riqueza.

A família então escolheu viver na Inglaterra para começar uma nova vida, acreditando que esse era o propósito dos nazistas: expulsar todos os judeus da Alemanha. “Afinal de contas, coisas como Auschwitz ainda não existiam. Não pensávamos que eles alcançariam esse extremo”, disse.

O pai de Edgar Feuchtwanger.

A família conseguiu obter vistos de entrada para a Grã-Bretanha e em fevereiro de 1939 Edgar embarcou em um trem com destino a Londres. Seu pai acompanhou o jovem garoto até à fronteira holandesa e, em seguida, retornou à Alemanha para terminar arranjos para ele e sua esposa seguir para o novo destino.

Outros membros da família do jovem vizinho de Hitler foram atingidos diretamente pelos nazistas. Dos irmãos de seu pai um deles foi morto num campo de concentração e três irmãs tiveram que se dispersar pelo mundo afora – Duas irmãs foram morar na Palestina após a ascensão do Partido Nazista e uma se estabeleceu em Nova York, Estados Unidos.


Vivendo em Londres até o presente momento, ele nunca mais retornou para sua terra natal. No Reino Unido, ele se tornou um respeitado professor universitário de História e hoje afirma ter um excelente relacionamento com seus atuais vizinhos.

FONTE – jornalciencia.com/conheca-a-historia-de-edgar-feuchtwanger-o-vizinho-judeu-de-hitler

Extraído do blog Tok de História do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros. - https://tokdehistoria.com.br/2016/07/19/conheca-a-historia-de-edgar-feuchtwanger-o-vizinho-judeu-de-hitler/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO AGORA?

Por Junior Almeida
Carlos Alberto, José Tavares e Junior Almeida em dia de Cariri Cangaço

Sei que aqui a maioria não dispensa uma boa leitura. Tiro por mim e meu povo. Eu quando vou para um Cariri Cangaço, volto em média com 10 livros sobre o tema para ler. Leio outros temas também, é verdade, mas a maioria dentro da literatura nordestina. Raramente fujo do Nordeste, suas histórias e seus personagens.

Isso falando em livros, pois artigos, reportagens, crônicas e causos na internet, sobre vários assuntos, eu leio quase tudo. Não dispenso os blogs LAMPIÃO ACESO, CARIRI CANGAÇO e outros especializados no tema. No facebook, dentro de OFÍCIO DAS ESPINGARDAS, LAMPIÃO CANGAÇO E NORDESTE, O CANGAÇO E CANGACEIROS, eu leio tudo. Quem publicar nesses grupos, pode ficar sossegado, pois pelo menos um leitor tem. Eu.

Terminei esses dias de ler um livro sobre o Rei do Baião, de nome "O Sanfoneiro do Riacho da Brígida", do paraibano Sinval Sá, e atualmente leio "Água Branca, do meu amigo Edvaldo Feitosa, minha esposa Ranaise Almeida está lendo além das coisas na área da educação, "Cangaceiros e Fanáticos", de Rui Facó, pois já a "contaminei" pelo gosto desse tipo de leitura. Como ela trabalha com educação no campo, ler cangaço até a ajuda. 
  


Minha filha Yasmim Almeida também gosta de ler, coisas pra idade dela é verdade. Atualmente está devorando "As Crônicas de Narnia". Eu antes de dormir, tenho outra leitura de cabeceira e não é livro. Eu me delicio todas as noites com as aventuras da Turma da Mônica, do incrível Maurício de Souza. Não tem coisa melhor pra desestressar, volto a ser criança. De todos os personagens da Turma, eu gosto do Zé Lelé, o primo Lelé da Cuca do Chico Bento.

Me veio esses dias a curiosidade de saber o que os amigos que gostam de cangaço, assim como eu, leem. Será que só cangaço, ou como eu gastam seu tempo com algum besteirol? A pergunta é: O QUE VOCÊS ESTÃO LENDO ATUALMENTE?

Junior Almeida

Pesquisador e Escritor; Capoeiras PE

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROGÉRIO DIAS EM ""MOSSORÓ DE TODOS OS TEMPOS""...!! TCM 10 MILTON MARQUES.















Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUE VENHA ÁGUA BRANCA...

Por Edvaldo Feitosa

É com muita satisfação que o INSTITUTO CARIRI DO BRASIL e a PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA BRANCA, apresentam O SEMINÁRIO 1° EDIÇÃO DO CARIRI CANGAÇO EM ÁGUA BRANCA. 

O Cariri Cangaço é um evento de cunho turístico-cultural e histórico científico que reúne os maiores pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo e correlatos ao sertão e ao nordeste do Brasil, configurando-se em seu sétimo ano de realização, e com maior e mais respeitado evento do gênero no país. Atualmente está presente em 24 municípios de cinco estados do Nordeste; Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe; tendo realizado 93 conferências, 112 visitas técnicas e reunindo um público de mais de 30 mil pessoas em todas as suas edições. Configura-se como o maior exemplo do gênero no Brasil. No próximo dia 29 de julho o Cariri Cangaço realizará na cidade de Água Branca, no Estado de Alagoas, mais uma festejada edição; quando reunirá mais de 300 pesquisadores de todo o Brasil; tendo como objetivo primordial o debate aprofundado e sério sobre um dos episódios mais marcantes de nosso sertão: O Cangaço na vida do Nordeste.

Água Branca, em ti! Água Branca nos corações de cada um de nós. Esse é o nosso povo! Essa é a nossa História! Uma História de valores no contexto cultural, social e político. A 1ª edição do Cariri Cangaço em Água Branca, nos leva a escrever uma nova página dessa História. Nos leva a construir nesse universo de valores culturais a sua identidade e a sua memória social. Tema este, "O Cangaço", objeto de várias monografias apresentada nas Universidades deste País para a obtenção do Grau de Bacharel em História.

Edvaldo Feitosa
Comissão Organizadora em Água Branca

http://cariricangaço.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com