Seguidores

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Cangaceiros


A partir da esquerda:

1 - Cangaceiro não identificado
2 - Moça.
3 - Inacinha do cangaceiro Gato
 4 - Catingueira companheiro da cangaceira Aristéia
5 - Canário companheiro da cangaceira Adília.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com 

NA CHUVA

Por Rangel Alves da Costa*

Na aurora de minha vida - como disse o poeta - já tomei banho completamente nu debaixo da chuva, corri pelado pelas ruas atrás de chuveiros escorrendo dos telhados, dancei desnudo a dança da felicidade e da inocência. Hoje nem nos quintais murados é mais possível tirar toda a roupa para sentir o açoite da chuvarada.

Mas de vez em quando me jogo debaixo da força das águas vestindo bermuda. Como não posso correr, me jogar de barriga pelas calçadas lisas e encharcadas ou chamar aqueles amigos de infância para pular nas poças transbordantes das ruazinhas sertanejas, apenas fecho os olhos e deixo que as águas caiam abundantes e me tragam as doces recordações.

Não quero falar de quem chora debaixo da chuva ou de quem faz com que as lágrimas sejam percebidas apenas como as águas que se derramam. Já sorri chorando e já chorei sorrindo, daí que é tudo uma só enxurrada nos olhos que talvez chorem e nas águas que talvez cantem. Mas de uma coisa tenho certeza: quanto mais chove, mais cai chove forte, mais viajo recordando outras chuvaradas num sertão onde qualquer gota d’água é festa.

Como percebido, sou verdadeiramente apaixonado pelas chuvaradas. Se a chuva que cai é apenas mansinha, ainda assim recolho seus pingos para molhar a vidraça e sentir saudades. Eis que é humanamente impossível que o ser sentimental não se deixe envolver pelas vidraças embaçadas e seus tantos significados, ainda que angustiantes e dolorosos.


Inicialmente, sempre vejo com alegria a chuva caindo assim que levanto na madrugada. Digo inicialmente porque sei que depois tudo muda, mas é assim mesmo. Acordo e logo vou sentir na pele a chuva caindo. Depois, xícara de café na mão, sento na espreguiçadeira rente ao portão da frente e fico olhando a madrugada molhada lá fora. O vento sopra, a chuva avança e acaba chegando onde estou. Mas tanto faz, eis que o pensamento já muito distante.

O tempo ainda escurecido, os pingos cortando a luz amarelada no poste adiante, o asfalto molhado, as águas escorrendo, e aqueles sons constantes, contínuos, tão conhecidos da chuva. E o que vem à memória, e o que recordo? Talvez nem pense em pessoas, em situações. O momento sempre chama a refletir sobre a vida, sobre a existência, e sempre ouvindo a voz daquele silêncio molhado.

Sei de muitos que odeiam as chuvas, já outros sequer saem de casa se o tempo estiver nublado. Ainda outros vivem eternamente esperando a chuva cair, vez que não largam de jeito nenhum o seu guarda-chuva. E é comum que lancem sobre as chuvas a culpa que é do homem ao não cuidar dos canais e bueiros.

No sertão de antigamente bastava o tempo começar a trovejar que os panos começavam a encobrir tudo que fosse espelhado ou brilhoso. Era um medo danado dos raios e as tolhas e cobertas serviam para evitar atração. Não somente isso, pois velas eram acesas e as mães se recolhiam com seus filhos nos quartos para as orações. E rezas duplas, vez que tanto agradeciam pela trovoada como pediam para que não houvesse nenhuma destruição.

Mas neste domingo logo cedinho, aproveitando que por aqui já chove há uns três dias, resolvi fazer uma coisa que estava com vontade desde muito. Como tinha de ir até as proximidades do mercado, então decidi ir andando debaixo da chuva. E simplesmente segui me deixando molhar. De início imaginei que sequer molharia toda a roupa, mas já estava encharcando quando virei a segunda esquina.

Todo molhado, mas assim mesmo seguindo em frente. Contudo, o mais interessante foi o que fiquei imaginando com os pingos batendo nos óculos e aquele turvamento que se formava de vez em quando. E me vi diante de uma janela envidraçada recebendo as gotas de chuvas. Do lado de fora os pingos descendo pela vidraça; do lado de dentro o embaçamento e um dedo escrevendo uma palavra: saudade.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com  

A ENTREVISTA DE GLAUBER ROCHA COM ZÉ RUFINO, O MATADOR DE CORISCO


Você que ainda não leu, aproveita e leia. 

É uma excelente história escrita pelo historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros. 

Clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/01/entrevista-de-glauber-rocha-com-ze.html

Foto feita em Angico, 1938 - Corpo da rainha do cangaço Maria Bonita


Esta foto mostra o corpo da rainha do cangaço Maria Bonita após a chacina feita pelas volantes policiais, na madrugada de 28 de Julho de 1938, na grota de Angico, no Estado de Sergipe. 

Para você leitor, observar melhor a foto da rainha do cangaço aumente a imagem, e verá melhores detalhes.

Aos poucos os artistas restauradores de fotos estão dando cores às fotos do tempo do cangaço e dos cangaceiros. 


Veja a foto original do corpo da cangaceira Maria Bonita. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

O maior tiroteio feito pelo capitão Lampião



http://lampiaoaceso.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias;blogspot.com