Seguidores

quinta-feira, 15 de abril de 2021

PEÇA LOGO ESTES TRÊS LIVROS PARA VOCÊ NÃO FICAR SEM ELES. LIVROS SOBRE CANGAÇO SÃO ARREBATADOS PELOS COLECIONADORES.

 Por José Mendes Pereira


A primeira obra é "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" que já está na 5ª. edição, e aborda o fenômeno do cangaço e a vida do maior guerrilheiro das Américas. Um homem que não temeu às autoridades policiais  e muito menos aqueles que lutavam contra a sua pessoa, na intenção de desmoralizá-lo nas suas empreitadas vingativas, e eliminá-lo do solo nordestino. Realmente foi feito o extermínio do homem mais corajoso e mais admirado do Nordeste do Brasil, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, mas não em combate, e sim, através de uma emboscada muito bem organizada pelo alagoano tenente João Bezerra da Silva. 


O Segundo livro da trilogia do escritor e pesquisador do cangaço é: "FATOS ASSOMBROSOS DA RECENTE HISTÓRIA DO NORDESTE" com 332 páginas, e um grande acervo de fotos relacionado ao assunto. E para aqueles que gosta de ler e ver fotos em uma leitura irá se sentir realizado com todas as fotos.


O terceiro livro da trilogia também do escritor José Bezerra Lima Irmão é: "CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO NORDESTE" resgata fatos sobre os quais a história oficial silencia ou lhes dá uma versão edulcorada ou distorcida: o "desenvolvimento" do Brasil, o desumano progresso de colonização feito a ferro e fogo, Guerra dos Marcates, Cabanada, Balaiada, Revolução Praieira, Ronco da Abelha, Revolta dos Quebra-Quilos, Sabinada, Revolta de Princesa, as barbáries da Serra do Rodeador e da Pedra do Reino, Guerras de Canudos, Caldeirão e Pau-de-Colher, dando ênfase especial à saga de Zumbi dos Palmares, Invasões Holandesas, Revolução Pernambucana de 1817, Confederação do Equador e Guerras da Independência, incluindo o 2 de Julho, quando o Brasil se tornou de fato independente... São assunto que dá gosto a gente lê-los.  

Adquira-os com o professor Pereira através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

ou com o autor através deste g-mail: 

josebezerralima369@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - A POLÊMICA MORTE DE NENÉM

Por Aderbal Nogueira
 https://www.youtube.com/watch?v=gTtjc5Fvk3I&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaço - A Polêmica Morte de Neném O pesquisador Antônio Porfírio nos narra como foi a morte de Neném de Luiz Pedro. Link desse vídeo: https://youtu.be/gTtjc5Fvk3I

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - SR. CAMILO, FAZENDA INGAZEIRA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=FabE_bi-EeM&t=107s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Faleceu hoje em Serra Talhada o senhor Camilo Nogueira, que era proprietário da Fazenda Ingazeira, que pertenceu ao pai de Virgulino e local onde Lampião nasceu. Tive o prazer de conhecer o Senhor Camilo e lamento por sua partida. Um dos últimos elos de ligação com o passado. Link desse vídeo: https://youtu.be/FabE_bi-EeM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROTA DOS CANGACEIROS ANTES DE CHEGAREM EM ANGICO.

 Por Geovan Farias

Os Cangaceiros Lampiônicos oriundos de Gararu - SE.

Atravessam o Rio São Francisco no Município de Traipu - AL.

Chegam no Povoado Capivara - Traipu - AL, travam combate com a volante do Tenente Valdemar Góes, Delegado do Município de Batalha - AL.

Partem em direção ao Povoado de Girau do Ponciano - AL.

Chegam no Povoado de Lagoa da Canoa - AL.

Passam na Vila Salomé - Hoje, São Sebastião - AL.

Cruzam a Caatinga e chegam à Lagoa das Pedras e em seguida na Vila Canaã, nas portas do Município de Arapiraca, Segunda maior Cidade de Alagoas.

Em Abril de 1938, dois meses antes do combate de Angico, os Cangaceiros Lampiônicos chegam na Vila Craíbas.

Abastece a tropa e parte em direção ao Município de Piranhas - AL.

Cruzam o Rio São Francisco, e, retorna ao lado Sergipano.

Acampando em Angico - SE.

Lampião convoca uma Reunião com os Sub Grupos, objetivo abastecer todos os Cangaceiros de alimentação e munição.

Desloca o Cangaceiro 25 e mais alguns Cangaceiros para buscarem armamento no Estado de Pernambuco ( relato do Cangaceiro 25)

Lampião tinha como principal objetivo reunir todas as forças e atacar a Volante de Zé Rufino.

DO LIVRO DE:

O dia em que Lampião Assustou o Agreste Alagoano.

SILVAN OLIVEIRA.

https://www.facebook.com/photo?fbid=296826631885175&set=gm.819300502007241

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEM MÉDICOS

 Clerisvaldo B, Chagas, 15 de abril de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.512


Você já ouviu falar em Arnica, Mastruz, óleo de Copaíba e Terebentina? Quando não havia médicos no sertão de Alagoas, esses nomes acima estavam sempre presentes no conhecimento popular. Quando as pessoas adoeciam entravam em ação as rezas e os remédios do mato, os mesmos das tradições indígenas e dos repasses pelos mais velhos.  Em casos mais complicados quem tinha condições viajava a Palmeira dos Índios, no agreste, mais perto da capital ou mesmo para Garanhuns, Pernambuco, conhecido como lugar de bons profissionais da medicina. Afora as orações e os remédios da vovó, havia ainda as garrafadas, ervas e raízes de vários tipos, dentro de uma garrafa, preparada pelo raizeiro, benzedor ou garrafeiro, que tanto vendia o seu produto curativo nas feiras livres quanto aguardavam específicas encomendas.

As parteiras foram essenciais nos campos e nas cidades. Muitas delas ficaram famosas porque nunca perderam uma só criança. A parteira também possui as suas orações particulares. No campo era praxe o curador de cobras. Eram curados até cercados onde as cobras que havia se retiravam e as de fora não entravam naquela propriedade. Da mesma maneira que havia ervas medicinais para os humanos, a prática sertaneja também curava todos os tipos de animais: galinha, cavalo, vaca, carneiro, bode... Pois sempre havia alguém com algum conhecimento sobre o tema, uns superficialmente, outros, profundos conhecedores dos efeitos transformadores da flora.

Em Santana do Ipanema, o Dr. Arsênio Moreira, foi o primeiro médico de fora. Já trabalhava para o Batalhão de Polícia de combate aos cangaceiros e também ficou atuando em sua própria residência. Daí em diante muita coisa mudou no sertão. Foi o doutor Arsênio quem examinou o frasco de veneno que Lampião carregava. Isso após a hecatombe de Angicos. Arsênio chegou a morar no edifício onde hoje funciona o Museu Darras Noya. O segundo médico a clinicar em Santana, foi o Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, filho da terra, vindo da zona rural, trazido pela família que fora importunada pelos sequazes de Virgulino Ferreira, o Lampião. Clodolfo atendeu muita gente no campo e atuou em cursos para parteiras leigas.

Já havia as chamadas boticas. Com as chegadas de médicos, também foram implantadas farmácias e chegando medicamentos modernos.

O padre Cícero do Juazeiro era profundo conhecedor da flora sertaneja. Gostava de receitar mastruz com leite para pessoas com problemas de pulmões. Nós sertanejos confiamos na medicina, mas dificilmente você encontrará uma residência que não guarde no armário um chazinho qualquer, tirado da mata catingueira ou dos terrenos baldios de periferia.

ARNICA (crédito: Pinterest).


http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/04/sem-medicos-clerisvaldo-b-chagas-15-de.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - LAMPIÃO BALEADO, POR PEDRO DE TERCILA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=z3aUddbicgo&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CULTURA

 Por Luís Bento

" CULTURA ", resgatar sempre é preciso, é garantir sua existência e seus conhecimentos. A memória é imprescindível prá cidadania. Ajude a resgatar, não podemos parar.

Pedra de Lampião no sítio Sucego- JATI-Ce

Casa onde nasceu Otacílio Ancelmo e Silva, primeiro Escritor filho de JATI, 09/12/1909.

Foto Luís Bento, Rio dos porcos JATI Ce.

Luís Bento no Museu do Cangaço, Serra Talhada Pe.

Encontro do Rio/Canal transposição.

Encontro do Rio dos porcos/canal Transposição

Canal Transposição JATI Ce

Canal Transposição JATI Ce

Parede do antigo Açude Quebrado JATI Ce

Pedra de Lampião, sítio Sucego-JATI-Ce

Luís Bento, Vilson Teixeira. Sentados no (Banco) onde muitas as vezes ocupado por Antônio Teixeira Leite, Antônio da Piçarra e Lampião para colocarem os assuntos em dias.

Volante. Antônio Matias de Santana, cabo Santana, genro do tenente Arlindo Rocha.

Luís Bento

JATI 15/04/21/.

https://www.facebook.com/groups/GrupoCangacologia/?multi_permalinks=4009055799151363%2C4008626249194318&notif_id=1618483907690685&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CABEÇA GIGANTE

Por José Mendes Pereira

Foto gentilmente cedida pelo professor

Benedito Vasconcelos Mendes é professor, escritor e pesquisador do cangaço, um dos sobralenses que mais Mossoró admira. Foi diretor da ESAM - Escola Superior de Agricultura de Mossoró - atualmente Universidade Federal Rural do Semi-Árido durante 24 anos. A sua biografia é vasta. Esta cabeça está localizada no Museu do Sertão Rancho Verde, na Estrada de Alagoinha em Mossoró 

"BENEDITO VASCONCELOS MENDES Formação & Titulação Engenheiro-agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (CE), graduado em 1969. Mestrado: Universidade Federal de Viçosa (MG) - Dissertação: Histopatologia de raízes do cafeeiro parasitadas por Meloidogyne exigua. Ano de Obtenção: 1975. 

Doutorado: ESALQ/USP-Piracicaba (SP) – Tese: Histologia de galhas da coroa de chuchu (Sechium edule) induzidas por Agrobacterium tumefaciens e infestadas por Meloidogyne incognita e desenvolvimento de dois sistemas de cultivo in vitro para Meloidogyne javanica. Ano de Obtenção: 1980. 

Vínculos institucionais & Atuação profissional 1) Docente (Prof. Titular) e Diretor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, antiga ESAM/Escola Superior de Agricultura de Mossoró, RN (1970-1994). 

2) Pesquisador/Dirigente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – CPA do Meio Norte (1997-1999). 

3) Docente (Prof. Adjunto IV) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Mossoró, RN (1999- ). Endereço: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Departamento de Geografia Fafic Caixa Postal 70 59600-970 - Mossoró, RN - Brasil Telefone: (84) 3152 2197 Ramal: 197 Fax: (84) 3152 2197  E-mail: beneditovasconcelos@uern.br 

Posições ocupadas na SBN Presidente (1980-1983) e Vice-Presidente (1977-1978 e 1985-1986), organizando as 3ª e 10ª Reunião Brasileira de Nematologia, ambas em Mossoró (RN), em 1978 e 1986. Acesso ao Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1770891942535885".


As fotos foram gentilmente cedidas pelo professor.


As fotos foramgentilmente cedidas pelo professor

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORRE O REPÓRTER FRANCILENO GÓIS

 

Francileno tinha 50 anos (Foto: reprodução)

Morreu na manhã desta quinta-feira o repórter policial Francileno Góis, da TCM Telecom. Ele é mais um quadro da imprensa potiguar que perde a vida para a covid-19.

Francileno foi internado na UTI do Hospital Regional de Pau dos Ferros no dia 8 de abril e foi intubado ontem.

A morte dele foi lamentada por colegas de TCM nas redes sociais. “Perdemos um dos maiores repórteres do Brasil”, escreveu Vonúvio Praxedes. “Francileno era uma das pessoas mais dedicadas que eu conheci. Fazia o que gostava como poucos. Adorava brincar. Nesse sentido, a gente se identificava muito. Sempre brincávamos que estar na TV era um sonho. Meu amigo, e o nosso cafezinho? Nossa divisão de espaço na mesa?”, postou Larissa Maciel.

Apesar de atuar na imprensa mossoroense, Francileno, morava em Caraúbas.  Ele tinha 50 anos e deixa viúva e duas filhas.

Francileno é o terceiro profissional de imprensa do RN falecido por causa da covid-19. Os outros foram Emery Costa e Paulo Macedo.

Nota do Blog: trabalhei com Francileno na TCM e lamento demais a morte de mais um colega de profissão.

http://blogdobarreto.com.br/morre-o-reporter-francileno-gois/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=morre-o-reporter-francileno-gois

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - A MORTE DOS COITEIROS, POR PEDRO DE TERCILA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=MZpXA_Mhr-g&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com