Seguidores

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PERSONAGENS DA HISTÓRIA DR. OTACÍLIO MACEDO.


Médico da cidade do Crato no estado do Ceará que entrevistou Lampião em 1926, quando este esteve na cidade de Juazeiro do Norte/CE para receber a “polêmica” patente de Capitão dos Batalhões Patrióticos que dariam combate à coluna de revoltosos militares liderada por Prestes e Miguel Costa (Coluna Prestes).

Lampião recebeu a “patente”, as armas (Fuzis) e munições e partiu junto com seu bando para combater a Coluna, porém ao chegar em solo pernambucano seus antigos inimigos não reconheceram a sua autoridade e o recebeu ao velho estilo... ou seja... na bala.

E a “viola” de Lampião... como dizem... voltou a tocar na toada antiga...

... NAS QUEBRADAS DO SERTÃO.

Foto: Fonte desconhecida.
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)
Grupo: O Cangaço

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VÍDEOS COM BENEDITO VASCONCELOS MENDES

https://www.youtube.com/watch?v=cAAIE60eJQs&autoplay=122%2F02%2F16&app=desktop

MOSSORÓ DE TODOS OS TEMPOS - COM PROF. BENEDITO VASCONCELOS MENDES

Publicado em 31 de jan de 2014
Participação do Professor Benedito Vasconcelos Mendes no Programa "Mossoró de Todos os Tempos", apresentado pelo Ex-reitor Milton Marques de Medeiros na TCM (TV a Cabo de Mossoró) no dia 25 de agosto de 2007.
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=bYSneY6P-uY&autoplay=122%2F02%2F16&app=desktop

ENTREVISTA DO PROF. BENEDITO VASCONCELOS MENDES - SALA VIP

Publicado em 15 de abr de 2014
Entrevista do Prof. Benedito Vasconcelos Mendes ao programa Sala VIP da TV Ponta Negra - SBT.
Apresentador: Paulo Macêdo
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

https://m.youtube.com/watch?v=fcdZbEtLDO4&autoplay=122/02/16

PROGRAMA MEMÓRIA VIVA - ENTREVISTA COM O PROFESSOR BENEDITO VASCONCELOS MENDES

Publicado em 17 de dez de 2013
Entrevista realizada no Programa Memória Viva da TV Universitária (UFRN) com o prof. Benedito Vasconcelos Mendes no dia 08 de maio de 2013. Apresentador: Jornalista e professor Tarcísio Gurgel. Entrevistadores: Dr. Ernani Rosado e jornalista Vicente Serejo.
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=EFTlGuQKcpA&autoplay=1&app=desktop

PROGRAMA "PEDAGOGIA DA GESTÃO"

Publicado em 9 de dez de 2013
Programa "Pedagogia da Gestão", apresentado por Clauder Arcanjo aos sábados à noite na TCM (TV a Cabo de Mossoró ), com o professor Benedito Vasconcelos Mendes. É um programa de uma hora de duração sobre assuntos ligados à cultura. Os entrevistados foram: Aécio Cândido - Presidente do ICOP

Enviado pelo entrevistado professor e presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Benedito Vasconcelos Mendes

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com
 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARTA ABERTA AOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA UERN


1. Nos últimos anos, o processo de desvalorização da categoria docente da UERN se acelerou significativamente. Além da piora das condições objetivas de manutenção da atividade docente, consideráveis perdas salarias foram acumuladas até o presente mês, totalizando cerca de 90%, sendo 7,8% de inflação (maio/2015-janeiro/2016), 57,54% de perdas dos anos anteriores, 13,01% correspondente ao aumento piso nacional do magistério de 2015 e 11,36% correspondente ao aumento piso nacional do magistério em 2016.

2. Além de todo este processo de defasagem salarial, ainda poderíamos acrescentar o aumento dos valores correspondentes ao Plano de Saúde, bem como, da não correção da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), o que elevaria ainda mais este processo de defasagem, passando de 100% de desvalorização (perda do poder de compra do salário).

3. No sentido de repor as perdas anteriores, foi celebrado um acordo entre o governo do estado e os docentes da UERN no sentido de conceder reajuste salarial em quatro parcelas de 12,035% no quadriênio de 2015 a 2018. Acordo este que, por não ter sido cumprido, resultou na maior greve da história da Universidade e que foi finalizada por decisão judicial em caráter liminar, Impondo assim uma derrota inédita ao movimento de reivindicação salarial dos professores.

4. Diferentemente da categoria, os técnicos administrativos aceitaram a proposta da concessão de auxílio transporte correspondente aos 12,035% da remuneração dos servidores. Auxílio que, segundo a proposta governamental, seria, concedida até que a LRF permitisse, a reposição dos salários e, desta forma, beneficiaria também os servidores inativos.

5. Um grupo de professores, após o término da greve, pleiteou a extensão do benefício obtido pelos técnicos administrativos aos docentes. Entretanto, o diálogo com o governo foi condicionado à anuência da Aduern. Apesar de solicitada uma assembleia para analisar a possibilidade, o sindicato impôs sucessivas exigências para o estabelecimento do diálogo. Resultado disto, é que nos aproximamos do vencimento do que seria a 2ª parcela do acordo entre Aduern e o governo do estado, fato que muda a prioridade da luta classista. Não faz sentido em falar na concessão de auxílio concedido em 2015 quando há uma nova pauta de reivindicações para 2016.

6. Entretanto, o cenário político e econômico desfavorável ao movimento que se apresentou em 2015 se agravou. Segundo os relatórios da Secretaria de Planejamento, o governo continua no limite prudencial da LRF, inclusive relatando uma piora nos indicadores financeiros do Estado, destaca-se que nos últimos meses só conseguiu pagar a folha de pagamento com o uso de recursos do Fundo Previdenciário, e no último mês os salários já foram pagos com atraso. Por outro lado, não há sinais de acúmulo de forças do movimento sindical capaz de mudar a postura do governo. Não há mobilização nem abertura de diálogo com a categoria para tratar de nova pauta.

7. Segundo a Aduern, o governo se recusa a responder suas solicitações de reabertura de diálogo. Reiteradamente a Diretoria do sindicado, vem solicitando através de ofício, agendamento de reunião para tratar da “renegociação” do acordo, bem como, das formas de reposição salarial, entretanto, sem ter nenhuma resposta concreta de agendamento ou mesmo posicionamento sobre a referida demanda dos professores da UERN.

8. Caso persista a atual correlação de forças, é possível que o governo, se pressionado, ofereça um acordo nas mesmas condições do ano passado. Neste sentido, em maio de 2016, teremos o vencimento do cumprimento da 2ª parcela do acordo salarial e a possibilidade de oferta de um “novo auxílio”. Diante de tal quadro, voltaremo s a rejeitar tal auxílio?

9. Diante do atual quadro de perdas, solicitamos que o sindicato comunique o encaminhamento das proposições/propostas direcionadas ao governo, bem como, dos resultados obtidos e alternativas a serem adotadas mediante a situação lastimável das nossas perdas salariais.

10. Neste sentido, consideramos imprescindível que a Diretoria da ADUERN convoque uma urgentemente uma assembleia da categoria para discussão da campanha salarial a ser discutida/proposta para o ano de 2016 (e anos subsequentes).

11. Participem dessa luta.

GRUPO DE DISCUSSÃO DE VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE – UERN

Maria Viviane M. de Farias – Mat. 011265-8
Técnica de Nível Superior
Departamento de Geografia
Lázaro Emerson Soares – Mat. 08944-3
Agente Técnico Administrativo
Departamento de Geografia


FONTE: 
http://www.caldeiraodochico.com.br/carta-aberta-aos-professores-e-professoras-da-uern/

Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero Araújo Cardoso.

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MAIS NOVO LIVRO SOBRE O CANGACEIRO JARARACA

Por Marcílio Lima Falcão

Sinopse - Jararaca - Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró - Marcílio Lima Falcão.

Jararaca: Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró historiciza a construção das memórias sobre a santificação do cangaceiro Jararaca, morto na noite de 19 de junho de 1927, no cemitério São Sebastião, em Mossoró, pela força policial que o escoltava para Natal, capital do Rio Grande do Norte. A interpretação é realizada por meio da análise da documentação dos jornais O Mossoroense, O Nordeste e O Correio do Povo, da análise de obras com narrativas a respeito da morte de Jararaca, da importância dos lugares de memória como espaços de conflito e das falas dos devotos que visitavam o túmulo de Jararaca no dia de finados. Procura-se compreender as formas de circulação, apreensão e ressignificação das memórias sobre a santificação de Jararaca.

Jararaca - Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró - Marcílio Lima Falcão.

Autor: Marcílio Lima Falcão
Adquira logo este através deste e-mail:limafalcao34@gmail.com
Valor: R$ 
35,00 (incluso a postagem)
Banco do Brasil
Agência: 
3966-7
CC – 
5929-3
Marcílio Lima Falcão

Marcílio Lima Falcão é professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mestre em História Social pela
Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente faz doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP).
Suas principais áreas de pesquisa são a História Social da Memória, Religiosidade e Movimentos Sociais no Brasil Republicano.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS CARIRI

Por Manoel Severo

Dois meses nos separam de um dos mais esperados eventos com a marca Cariri Cangaço. Dos dias 26 a 28 de Maio estaremos recebendo a todos os apaixonados pela história do cagaço, em Floresta e Nazaré do Pico; para o Cariri Cangaço Floresta 2016. A saga dos valorosos florestanos, homens que dignificaram a honra e a coragem sertaneja na luta contra o cangaço. Durante três dias teremos a oportunidade de aprofundar o estudo sobre esse espetacular recorte de um dos mais espetaculares capítulos da história de nosso sertão. Você é nosso convidado. 

Manoel Severo Barbosa.
www.cariricangaco.com

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O SERTANEJO NORDESTINO FOI A PRINCIPAL VÍTIMA DO CANGAÇO.


NA MÃO DAS VOLANTES...

Quando interrogados sobre a passagem de grupos de cangaceiros se a resposta fosse negativa apanhava porque poderia estar escondendo a verdade. Se a resposta fosse afirmativa apanhava porque não avisou a polícia sobre a passagem dos bandoleiros.

NA MÃO DOS CANGACEIROS...

Uma simples e infundada suspeita de delação por parte de algum coiteiro ou "paisano" (Que não é militar/Civil) era o suficiente para que torturas intensas fossem aplicadas e até mesma morte.

Como se já não bastasse a seca, a fome e o sofrimento do dia a dia o sertanejo nordestino daquela época ainda tinha que passar por essas situações desumanas e constrangedoras.

ERA UM TEMPO DE AFLIÇÃO...

... NAS QUEBRADAS DO SERTÃO.

Fonte: facebook
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)
Grupo: O Cangaço

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MUSEU DO SERTÃO

https://m.youtube.com/watch?v=v3O_pfImfL4&autoplay=1

http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com