Seguidores

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

ANTONIO FERREIRA DA SILVA, IRMÃO DE LAMPIÃO

Por José Mendes Pereira


Grande amigo Antonio José de Oliveira, da cidade de Serrinha, no Estado da Bahia, como do seu conhecimento e de todos já veteranos no que diz respeito a cangaço, estou postando a foto de Antonio Ferreira da Silva, o irmão mais velho de Lampião, apenas para que os principiantes e futuros amantes do tema cangaço, possam memorizar aos poucos as fotos dos facínoras da "Empresa de Cangaceiros lampiônica & Cia", 


Ao meu ver, Antonio José de Oliveira já deveria ter um lugar na SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, pois, é o que todos os cangaceirólogos pensam, em um dia qualquer, serem sócios desta identidade tão importante para todos aqueles que estudam o cangaço. 

Antonio José de Oliveira quando eu comecei a estudar este assunto em 2010, Antonio já era estudante de fibra, inclusive, autor de um livro sobre o tema,

Que bom que a SBEC lhe desse uma ficha para preenchimento, e depois o registrasse nos livros da sociedade. Antonio já passou dos 80 anos vividos, e é merecedor de um lugar na SBEC.

Vamos ver o que Antonio José de Oliveira escreveu sobre alguns amigos: 

Caro pesquisador Mendes:
          
Em 29 de Maio do ano em curso, escrevi uma modesta mensagem homenageando o administrador do http://blogdomendesemendes.blogspot.com pela passagem do seu aniversário, a qual foi publicada no referido blog. 

No conteúdo da mensagem, além do companheiro MENDES, citei os nomes de quatro notáveis personagens que, embora, com diferentes formações acadêmicas, são exímios pesquisadores, nem só da saga do cangaço, mas de tudo que diz respeito à História.
          

Fiz menção do nome do ilustre Escritor e Advogado Rangel Alves Costa, filho da Terra que produziu um dos melhores sergipanos – Poço Redondo, o saudoso político e escritor Alcino Alves Costa;
         

Mencionei o nome do Historiador e Escritor pernambucano, radicado em Paulo Afonso, João de Sousa Lima;
         

Citei o nome do Jornalista e Agrônomo Antonio do Santos, Doutor Lima, filho do Rio Grande do Norte e radicado nas Terras do Ceará, na cidade de Cruz;

   

Fiz alusão ao nome do nobre Delegado e Escritor das Terras Sergipanas, Doutor Archimedes Marques;
        
E, é claro, ao Professor e Administrador de três ou quatro blogs, o amigo José Mendes Pereira.
        
Não obstante, por questão de lapso da memória dos meus setenta anos, fui omisso, e até diria, negligente em não mencionar os seguintes nomes, com os quais tive o privilégio de contactá-los pessoalmente ou pela INTERNET, aos quais peço as minhas desculpas.
         

Guilherme Machado, Pesquisador do Cangaço e Administrador do blog Portal do Cangaço de Serrinha, filho das Terras do Recôncavo Baiano e radicado em nossa Cidade, que sempre me recebe de braços abertos;
         

O ilustre Professor Universitário e Escritor Paulo Medeiros Gastão, filho das Terras Pernambucanas de Triunfo e radicado na bela Cidade de Mossoró. Cidadão extremamente atencioso no trato com as pessoas;
         

Francisco Carlos Jorge de Oliveira, Militar, Cronista e Pesquisador do Cangaço, residente nas Terras do Paraná, mas ama o nosso Nordeste;
          

Escritor e Historiador Rostand Medeiros, filho do Rio Grande do Norte e residente na encantadora Cidade de Natal. Personagem de profundo conhecimento nem só da História do seu Nordeste, como no âmbito de toda a História Geral. Homem de comprovada atenção dispensada aos que lhe procuram.
          

Aos demais incansáveis pesquisadores, principalmente da área do cangaço, que os conheço de nomes e pelos seus escritos, deixo os meus sinceros agradecimentos por abraçarem com dedicação e firmeza uma missão, muitas vezes árdua e espinhosa, mas enormemente gratificante.
                                               
Antonio José de Oliveira reside em Serrinha, no Estado da Bahia. É pesquisador do cangaço.

https://blogdomendesemendes.blogspot.com/2014/06/antonio-jose-de-oliveira-homenageando.html

José Mendes Pereira

APRENDENDO

Clerisvaldo B. Chagas, 28 de setembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.775

No Sertão, o costume de tradições centenárias é chamar os rios de ribeira.  A foz, independente do seu tipo, é denominada barra. Entretanto, o termo barra, é utilizado em todas as regiões do estado. É uma herança portuguesa, inclusive documentada nas famosas sesmarias e que se perpetua até os tempos presentes. Lembre-se do litoral: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel... (barra do rio Santo Antônio, barra do rio São Miguel). A foz de um rio é o lugar onde o rio termina, onde despeja suas águas. Também é chamada de barra, desaguadouro e desembocadura. A foz pode ser em forma de delta, de estuário e mista. A forma delta é caracterizada por obstáculos que dificultam o pleno escoamento das águas. Exemplos: ilhas grandes ou pequenas, altas ou baixas. Na forma estuário, não existem obstáculos, as águas escoam livremente.  E na forma mista, são encontrados os dois modelos e cabe distingui-la.

Existe em nosso litoral uma forma generalizada de costas de rias. Isso acontece na vertente dos nossos rios que escorrem para o oceano Atlântico. Temos muitas costas baixas e o mar invade a foz do rio, até penetrando pela terra adentro. Também essas rias são chamadas de barras afogadas. Os nossos rios alagoanos que escorrem na zona da Mata, são da vertente do oceano, isto é, despejam no oceano atlântico. Já os rios do Sertão e do Agreste, pertencem a vertente do São Francisco. Assim como são formadas as lagunas nas costas baixas do litoral, também acontece a formação de lagoas ao longo do rio São Francisco. Essas lagoas são formadas pelas águas do “Velho Chico” que invadem as partes mais baixas (várzeas) dos terrenos das margens. Nem todos os municípios do São Francisco têm os terrenos rebaixados, isto quer dizer que não são todos que possuem lagoas. Elas são regionalmente famosas e de nomes interessantes.

As várzeas estão ou não ocupadas pelas águas do São Francisco, conforme as cheias do rio. Quando cheias, elas são excelentes lugares de pesca. Quando secas, abalizados lugares para o criatório – pela sua pastagem fertilizada pela última cheia – e para produção de frutas como a chamada “manga Maria” de excelente qualidade.

Muitos rios famosos do Sertão desembocam nas imediações de Piranhas, Pão De Açúcar, Belo Monte e Traipu. Outros, no município de Delmiro Gouveia. Rios do sertão: Traipu, Ipanema, Capiá, Moxotó, (rio de fronteira), Farias, Riacho Grande, Desumano, Jacaré e outros mais.

Esperamos que tenha gostado da revisão de hoje.

LAGUNA PARANÁ, SECANDO, EM TRAIPU – RIO CAPIÁ, CHEIO, EM OURO BRANCO: FOTOS: “REPENSANDO À GEOGRAFIA DE ALAGOAS). AINDA INÉDITO.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/09/aprendendo-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM MATOU DELMIRO GOUVEIA?


ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021 (Segunda edição).

Adquira-o com o professor Francisco Pereira Lima através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com