Seguidores

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

MERAS IMPRESSÕES

Por Antônio Corrêa Sobrinho


AMIGOS, reuni neste e-book alguns versos e pensamentos meus, escritos no decorrer dos últimos vinte e cinco anos, todos eles expressão pura dos meus sentimentos, muitos deles reminiscências minhas, e que os chamo de "MERAS IMPRESSÕES", estes que hoje resolvi colocá-los à apreciação de todos os que gostam de poesia.

Faço isso, embora não reconhecendo neles valor literário que justifique trazê-los a público, pois, a meu ver, carecem de melhor estética e ritmo, no brincar com as palavras e seus sentidos, exigido pela boa literatura poética. Mas, confiando no parecer do meu prezado e distinto colega, doutor Antônio Santos de Souza Neto, este sim, poeta de escol, que, ao lê-los, a pedido meu para fins de introdução do livro, afirmou tratar-se de poesia, sim; "Uma poesia que ainda se busca, uma poesia que ainda procura, mas uma poesia que quer", e que, por isso, digo eu, trazê-lo a lume não comprometerá negativamente a literatura brasileira.

Como fiz com outros trabalhos, encaminharei gratuita e prazerosamente para os e-mails dos amigos que se interessarem em ler estas minhas singelas poesias, transmissão que farei nos próximos dias.

Aproveito pra desejar a todos um FELIZ ANO NOVO.
Obrigado.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1840088906119977&set=a.290440857751464&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SR. APRÍGIO...O MAIOR ARTESÃO EM COURO DO NORDESTE !



Vejam esse gibão e o chapéu que ele fez (foto, abaixo).

Suas peças estão sendo vendidas até na Europa.

Fez peças para artistas como : Luiz Gonzaga; Dominguinhos, Martinho da Vila, Alcimar Monteiro, Flávio Leandro e, dezenas de artistas.

Um dos Gibões, confeccionado por ele, o mestre Luiz Gonzaga presenteou o PAPA JOÃO PAULO II, quando de sua visita ao Brasil.

Se o Sr. Aprígio morasse num grande centro, como Rio ou SP, estaria riquíssimo.

Foto: cortesia do Sr. Aprígio.. net/facebook

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=997019857166655&set=gm.981136678761943&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS DIFÍCEIS CAMINHOS DE POÇO REDONDO

*Rangel Alves da Costa

Mesmo que os pessimistas e alguns fanáticos petistas pretendam negar, certamente que o Brasil ganha um rumo mais esperançoso com a posse de Jair Bolsonaro na presidência. A situação estava tão feia e desesperadora, que o alento chega pela simples expectativa de dias melhores, e não pela certeza de realizações concretas que possam tirar, efetivamente, o país da situação caótica em que se encontra. Mas é preciso acreditar e torcer para que o barco enfim saia da turbulência e tome seguros caminhos.
A mesmo esperança, contudo, não pode ser dita com relação a Poço Redondo. Este município sertanejo vem experimentando momentos difíceis, turbulentos, duvidosos, e não será fácil retomar o seu rumo. É uma questão de análise, apenas, e de compreensão da realidade, nada mais que isso. Sem partidarismos ou ideologias, a verdade é que a atual gestão municipal dificilmente conseguirá administrar com eficiência os dois anos que faltam para o término do mandato, sem fazer conjecturas acerca da permanência ou não do prefeito.
E também uma questão de fácil entendimento. Ora, se os dois primeiros anos não vingaram como o esperado ou desejado (e também pelo prometido em campanha em posteriormente), não será no tempo restante que o tempo perdido será conquistado. Uma planta, por exemplo, deve crescer forte desde sua raiz e não alimentada somente depois de crescida e já visivelmente debilitada. É o que está acontecendo em Poço Redondo.
Nos dois primeiros anos, a gestão municipal pouco ou nada fez do prometido. Maquiou a cidade, pontuou em algumas obras e ficou por isso mesmo. Muito pouco para a redenção cantada em altos brados. E as desculpas por tão pouco não podem nem devem recair em problemas climáticos (com as secas e tanques secos, bichos famintos e sertanejos ao sofrimento) nem nas dificuldades financeiras passadas pelo país. Os recursos sempre chegam, as verbas são sagradas numa administração municipal. Se há diminuição no repasse dos recursos, logicamente que as obras sofrerão diminuição, mas nada explica que nada ou quase se faça quando os recursos são existentes.


E outro grave problema está no sempre deixar para depois, no fazer adiante, e o tempo passar e nada ser feito. Quantas promessas vão deixando de ser cumpridas assim? Recordo muito bem que ainda no final do ano de 2017, em diálogo amigueiro, eu afirmei ao então secretário de obras que seria bom se a prefeitura pudesse podar as árvores da Praça da Matriz para que algumas lâmpadas natalinas pudessem ser colocadas, possibilitando um visual mais alegre aos noturnos poço-redondenses. O enfeite seria simples, mas ficaria muito bonito.
Como resposta eu ouvi que não haveria tempo, pois as obras na praça já iam ser iniciadas. E já estamos em 2019 sem nada disso acontecer. Infelizmente isso não é bom. Ninguém deseja que a administração se perca na ineficácia, no descaso nem na omissão, mas também ninguém suporta ver o tempo passar e nada simplesmente acontecer. O povo também cansa de ladainha, de conversa pra boi dormir, de lengalenga e nada efetivamente acontecer. Dói-me demais avistar a cidade assim tão entregue ao deus dará e apenas na promessa que vai ser feito, vai ser feito, vai ser feito... Quando?
Ademais, não pretendo entrar no mérito de outros problemas recorrentes e de boca em boca perante a população, mas o que está visível não pode ser negado. A sede municipal está feia, suja, abandonada. Nos povoados a situação não deve ser diferente. Algo tem que ser feito, urgentemente. Sei muito bem que a atual administração vem passando por problemas de ordem jurídica, numa insegurança que certamente impede um trabalho com maior afinco e firmeza. Mas esperamos que tudo melhore. Esperamos que o gestor permaneça na sua função e realmente mostre que não é só capaz de prometer, mas principalmente de fazer.
E a Poço Redondo desejamos um Feliz 2019. Que as dificuldades sejam vencidas e a sua população se orgulhe de ser cada vez mais sertaneja.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARTE II - XV JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO


Por Benedito Vasconcelos Mendes

Será realizada no dia 16 de MARÇO de 2019 (sábado), no ESPAÇO CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO, em Mossoró-RN, de 8 às 13 horas, a XV JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO, cula programação é a que segue.


PROGRAMAÇÃO (continuação)

10:00 HORAS

- Palestra do Cientista, José Albérsio A. Lima, sobre as Atividades da Academia Cearense de Ciências-ACECI e Laçamento do Segundo Fascículo do Volume 2, da Revista Científica da ACECI.


10:20 HORAS

- Apresentação pela Presidente da Academia Mossoroense de Artistas Plásticos-AMARP, escritora Franci Dantas, da Segunda Exposição de Artes Plásticas de Mossoró. 


10:40 HORAS

- Homenagem ao empresário e escritor sobralense, residente em Brasília, Antônio Carlos Aguiar e à outras personalidades.

11:00 HORAS

- Visita aos Pavilhões do Museu do Sertão, guiado pelo Professor Benedito Vasconcelos Mendes e pela Diretora Pedagógica do Museu do Sertão, Professora Susana Goretti Lima Leite.


https://www.facebook.com/franci.dantas.56

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NAZARÉ... TEU NOME TÁ ESCRITO NA HISTÓRIA !



Vai com Deus querido Assis de Abel... Que teu exemplo de decência e honradez perpetue para sempre. 

Queridos Mabel Nogueira, Moabe Nogueira, Maelbe Nogueira, dona Juvanira e toda família Nazarena, recebam o abraço fraterno e respeitoso do Cariri Cangaço...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=931562000380687&set=a.112850422251853&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOCUMENTÁRIO SOBRE LAMPIÃO, O REI DO CANGAÇO

https://www.youtube.com/watch?v=bQvLD5FLbXw

Publicado em 15 de jun de 2017

O Repórter Nelson Faheina esteve em Serra Talhada-PE, município onde Lampião nasceu, conversou com populares, e visitou a casa onde ele morou com a família, acompanhe a reportagem.
Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA DE ROSANE, EX-COLLOR, AO FANTÁSTICO

https://www.youtube.com/watch?v=H2VbS-iLmRg

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FILME QUE ESTAVA SENDO EXIBIDO QUANDO LAMPIÃO FOI AO CINEMA MUNICIPAL DE CAPELA - SE (1929).


Por Joel Reis

Naquela época os filmes eram “mudos”, e por isso durante a exibição alguns músicos tocavam modinhas para entreter a assistência. Em Capela a orquestra era um piano, uma rabeca e uma sanfona. Ouvia-se a valsa Abismo de Rosas.
Anjo das Ruas (Street Angel/ 1928)

https://www.youtube.com/watch?v=dQlhkvrBLzc

Em Naples, onde as prostitutas não conseguem pagar seu aluguel, Angela é condenada a 1 ano de prisão quando tentar roubar para pagar o remédio de sua mãe a beira da morte. Ela escapa e vai viver escondida em um circo, onde conhece Gino, um pintor vagabundo. Quando ela torce o tornozelo durante uma apresentação, ela e Gino precisam decidir o que fazer de suas vidas.

FILME
O Anjo das Ruas
(Street Angel, 1928)
cartaz de O Anjo das Ruas

ELENCO
• Janet Gaynor clique para ver o perfil Angela
• Charles Farrell (I) clique para ver o perfil Gino
• Henry Armetta Mascetto
• Natalie Kingston Lisetta
• Guido Trento Sargento Neri
• Alberto Rabagliati Policial
• Louis Liggett Beppo
• Milton Dickinson Bimbo
• Helena Herman Andrea
• Dave Kashner O fortão
• Jennie Bruno Senhoria
• Demetrius Alexis Funcionário do museu
• Direção: Frank Borzage
• Roteiro: Marion Orth (roteiro), Philip Klein (adaptação), Henry Roberts Symonds (adaptação), Katherine Hilliker (intertítulos), H.H. Caldwell (intertítulos), Monckton Hoffe (peça)
• Gênero: Drama
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 102 minutos
• Tipo: Longa-metragem

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?epa=SEARCH_BOX

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O LIVRO SOBRE ZÉ BAIANO

https://www.youtube.com/watch?v=DTOa73R82mM&feature=share

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?epa=SEARCH_BOX

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CUIDADO CAPITÃO, ESTOU AVISANDO! CAPITÃO TEM QUE HONRAR A SUA PATENTE E SEU CARGO DE PRESIDENTE!


Eu estou de olho em você! 


Falem bem ou mal nos jornais, mas falem  de mim. Cada vez que falam de mim eu cresço mais ainda. 

Capitão que promete e não faz nada pelo seu país eu passo ele no meu punhal de 80 centímetros!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“CANGAÇO” HISTORIAS QUE O POVO CONTAM.


Lampião era um gênio, doutor dos sertões e mestre das caatingas, ele conhecia inúmeras ervas, folhas, sementes, frutos, caules e raízes que eram aproveitados para serem usados para curar e cicatrizar ferimentos, lesões, entorses, e ainda amenizar a dores de seus cabras, dentes, barriga, rins bexiga, febre e diversos tipos de infecções, além de combater também peçonhas de repteis, aracnídeos e inúmeros tipos de insetos. 


O Rei do Cangaço fazia até parto das cangaceiras no meio ao mato, ele também suturava cortes na pele e lesões por tiro ou facada. Virgulino era um verdadeiro médico, os métodos eram os mais primitivos, mas ele dava sempre um jeito e resolvia o caso. O que o Capitão Cangaceiro temia ouvir dos seus cabras quando chegava com um ferido à bala ou a faca era: Capitão! Fedeu a bosta! Ah! Daí Lampião já balançava a cabeça e se benzia fazendo o sinal da cruz porque sabia que o cabra estava condenado a morte, e ele nada podia fazer. 


Dizem que uma vez Lampião chegou com seu bando em uma fazenda e pediu ao proprietário abrigo e comida pra pernoitar até de manhã, o dono mandou matar dois cabritos e cozinhar um caldeirão de feijão e macaxeiras para a cabroeira se alimentar. Depois de saciados cada um procurou um canto para descansar e dormir. A lua brilhava alta no céu, a urutau com seu canto soturno enchia as caatingas de pavor, enquanto a mortalha negrejava solitária nos galhos de uma braúna. Lampião sentou-se com o dono da fazenda em um banco na varanda e pegou a prosear, a conversa tava boa quando o Rei do Cangaço ouviu de dento da casa pela janela, um profundo gemido de dor, no átimo Virgulino já perguntou o que estava sucedendo. 


O fazendeiro disse ao Capitão que era seu filho de treze anos que pegou uma infecção no estômago e estava desenganado pelos médicos de Juazeiro, e assim trouxe o pobre menino pra morrer em casa. Lampião perguntou o que o menino sentia, e pediu ao proprietário para vê-lo e sob a luz de uma lamparina o Rei do Cangaço observou o pobre infeliz. Meu senhor, pegue essa lamparina e vamos comigo dar uma volta nas caatingas! Atônito o homem sem saber o intento do chefe cangaceiro o acompanhou calado. 


Lampião colheu algumas ervas e casca de pau, depois votou à casa da fazenda, e logo misturou os ingredientes esmagou e fez um chá bem quente e deu uma canecada para o menino beber. Assim foi feito, e Lampião acendeu um cigarro de palha e continuou a prosear com o velho no mesmo lugar. Quando se despediram para irem dormir, já era duas horas da manhã, o menino começou a tossir e vomitar, depois começou a suar frio e desmaiou. 


Lampião disse aos familiares da casa: Se tiver algum cristão aqui comece a rezar pra Virgem Maria, que o menino esta melhorando nisso a mãe que estava aflita e em prantos se acalmou ouvindo o pedido daquele bandido. E todos foram dormir, exceto a genitora e o pai da prole enferma. Quando o galo cantou ás seis da manhã, o menino estava sentado na cama tomando um copo de leite de cabra. Lampião e seus cabras se despediram do proprietário e os demais e foram embora, mas ao virar a curva da estrada o Rei do Cangaço ainda contemplou o menino que da janela de seu quarto acenava a Lampião, que acenando também sumiu embrenhando-se caatinga adentro seguindo rumo ignorado.

Cabo Francisco Carlos Jorge de Oliveira. CABO PMPR RR

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RECUPERANDO-SE!


O professor, escritor e pesquisador do cangaço Antonio Vilela lá da cidade de Garanhum teve um probleminha de saúde, mas já está se recuperando muito bem, segundo disse ele na sua página facebook.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2261410063871377&set=a.766058503406548&type=3&theater 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com