Seguidores

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

A COLUNA PRESTES NO RIO GRANDE DO NORTE - I

Tomislav R. Femenick – Membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN.

A Coluna Prestes era formada por militares rebeldes, principalmente pelos de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Seus principais líderes foram Luís Carlos Prestes, Juarez Tavola e Miguel Costa. Em 1924 alguns deles já tinham tentado fazer uma revolução, tomando o Forte de Copacabana, mas fracassaram. Formados em pelotões, a Coluna percorreu cerca de vinte e cinco mil quilômetros pelo interior do país, fazendo uma “guerra de movimentos” e enfrentando as forças do governo. No final de 1926, com a metade dos homens dizimados pela cólera e sem condições de continuar a luta, se refugiou na Bolívia.

Porém no início daquele ano, no dia 3 de fevereiro, tropas rebeldes da Coluna Prestes realizaram o seu primeiro ataque no Rio Grande do Norte, contra a cidade de São Miguel. A luta foi travada por 70 revoltosos, militares treinados, contra quatro soldados da polícia do Estado e 28 atiradores (pistoleiros?), “num tiroteio que durou das quatro horas da tarde até ao crepúsculo, com um rebelde morto e dois legalistas feridos. Um destes [...] caiu nas mãos dos rebeldes e foi degolado”. A população mais abastada de São Miguel fez uma verdadeira debandada da cidade, quando se noticiou que outros mil rebeldes estavam se dirigindo para lá. No dia seguinte a cidade foi saqueada pelos integrantes da Coluna Prestes, que invadiam residências e lojas “arrebentando móveis e destruindo objetos que não podiam usar ou transportar. [...] Partiram no mesmo dia em que chegaram, depois de queimar o [Cartório de] Registro de Título e Documento” (SILVA, 1966; MACAULAY, 1977). De São Miguel foram para Luiz Gomes, onde repetiram o saque, invadiram e destruíram lojas e residências, levando tudo o que podiam, e novamente incendiaram o Cartório local.

Antes desses ataques, várias cidades do Estado se viram ameaçadas de invasão pelos tenentes rebeldes. No dia 31 de janeiro, quando o jovem Padre Luiz Ferreira da Mota (o célebre Padre Mota que depois viria a ser vigário geral, prefeito e deputado estadual) tomava posse como o novo vigário de Mossoró, correu a notícia de que os revoltosos da Coluna Prestes estavam na iminência de atacar a cidade. Em ata paroquial, o Padre Mota registrou o impacto que a notícia de um provável ataque da Coluna Preste a Mossoró teve entre a população da cidade. Dizia ele:

“Neste mesmo dia, espalhou-se pela cidade o terror da notícia de que os revoltosos se encaminhavam para nossas fronteiras, noticia que foi divulgada pela manhã, e logo começou o êxodo da população. Quando me dirigia para a Matriz, às 8 e meia, para a posse, fui, com surpresa, avisado do que se passava e sobretudo de que certas pessoas de autoridade e responsabilidade já haviam abandonado, precipitadamente, a cidade. Diante desta situação, resolvi fazer um apelo de tranquilidade ao público, para melhor se resolver a situação e convocar uma sessão de todas as autoridades e pessoas de responsabili¬dade, o que fiz de púlpito, com palavras repassadas de fé no patrocínio de nossa Virgem Padroeira, Santa Luzia, e também de confiança no patriotismo do nos¬so povo. A sessão realizou-se no mesmo dia, a 1 ho¬ra da tarde, no edifício do Colégio Diocesano, com grande comparecimento de povo e nela tomaram-se medidas que são do domínio público. Daí por diante, nos dias de aflição e apreensão para o nosso povo, sempre tomei a dianteira de todas as manifestações civico-patrióticas pela defesa da nossa cidade, procurando, sobretudo despertar o ânimo do povo, aconselhando a calma, prudência e permanência na cidade, para guarda dos acontecimentos. Aprouve a Deus que tudo se passasse sem desgraças e atropelos para nosso povo; os rebeldes tomaram outro rumo e nossa população voltou à paz do costu-me, que a caracteriza. Todos [nós] reconhecemos, nesta salvação de tamanho fla¬gelo, [que foi] o dedo de Deus que nos protegeu, por intercessão da nossa querida Padroeira Santa Luzia. Em reconhecimento de tão grande graça, cantou-se um ‘Te Deum’ solene, em ação de graças, no domingo, 21, pelas 5 horas da tarde” – Texto transcrito do livro do tombo da igreja de Santa Luzia, em Mossoró-RN.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5793360344115061&set=a.403222556462227

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

MINHAS INQUIETAÇÕES ASSIM DIZIA O ESCRITOR ALCINO ALVES COSTA

Por José Mendes Pereira - (Crônica 49)

Manoel Dantas Loyola (cangaceiro), Aderbal Nogueira (pesquisador do cangaço) e José Alves de Matos  ex-cangaceiro Vinte e Cinco.

Em um material que eu li, ou em um vídeo, não tenho muita lembrança, e que no momento, não disponho da fonte, que o bom mesmo é apresentar ao leitor a origem do fato registrado, mas que eu não estou criando isto, e não tenho segurança em afirmar que foi em um documento (Vídeo ou escrito) do cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira, que o pernambucano lá da cidade de Buíque, Manoel Dantas Loyola - ex-cangaceiro Candeeiro, afirma que Maria Bonita chegou a ter ciúmes da amizade dele com Lampião. Mas o facínora Candeeiro não explicou ao cineasta o motivo dos seus ciúmes em relação a eles dois, deixando-nos estudiosos meios confusos sobre o que teria provocado tanto ciúmes à rainha do cangaço.

Maria Bonita e Lampião: embora cangaceiros tivessem dieta rústica, rei do cangaço também sabia luxarImagem: Rubens Antonio/UOL

Aí surgem as perguntas:

1 - Qual teria sido o motivo que despertou ciúmes de Maria Bonita sobre a amizade do cangaceiro Candeeiro com o perverso e sanguinário capitão Lampião, seu companheiro?

2 - Será que Candeeiro sabia da vida amorosa do rei do cangaço com alguma mulher fora do cangaço, por este sertão sofrido, e com isso, foi criado uma espécie de inveja por Maria? 

3 - Ou teria Maria Bonita colocada em sua mente, que aquela amizade de Lampião com Candeeiro, nada mais era do que trazendo bilhetes de futuras amantes do seu companheiro?

Mas ao meu ver,  não tinha nenhum problema que Candeeiro e Lampião mantivessem as suas boas amizades, porque, durante um ano e poucos meses que o cangaceiro fez parte do cangaço do velho guerreiro, geralmente, era ele quem levava as solicitações de dinheiro às vítimas escolhidas pelo bandoleiro, e também, ele trazia os recados dos fazendeiros, informando que no momento não tinham condições de servirem ao facínora, ou já com a quantia solicitada já em mãos.

http://josemendeshistoriador.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONCURSO MUSICAL.

 Por Mossoró Hoje.

Caroline Melo se inscreveu no concurso “A Nova Voz Feminina”, que vai escolher a vocalista da Banda Cearense Mastruz com Leite no final do ano passado. Sua carreira já vinha numa ascensão de reconhecimento. Em 2022, ela teve presença de destaque no Mossoró Cidade Junina, participou da abertura do Pingo da Mei Dia, e abriu o show de Alceu Valença. A final do concurso será nesta terça-feira (17), a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da banda na internet. Caroline postou na manhã de hoje nas suas redes sócias que será a primeira a se apresentar na grande final.

https://mossorohoje.com.br/noticias/44152-cantora-mossoroense-caroline-melo-e-finalista-do-concurso-a-nova-voz-da-banda-mastruz-com-leite?fbclid=IwAR3K_ujfPGDV7fHvTpIVhfD9BeEZDaDsNVBprYX6yfqRj83bpWRpTMEpDis

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GALAXIE!

 Por Guilherme Machado

Encontrei em Petrolina Pernambuco... Ford Galaxie ano 1968. 8 Cilindros. Branco perolizado. Este carro pertenceu ao cantor baiano Waldick Soriano, uma das viagens feita pelo o artista a bordo desse carrão foi de São Paulo a Caetité BA no ano de 1969.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PASSANDO O DETECTOR DE METAIS ONDE LAMPIÃO BRIGOU ,NA FAZENDA PIÇARRA 94 ANOS DEPOIS.

 Por Lampião, Cangaço e Sertão

https://www.youtube.com/watch?v=rX2GYrt5qNU&ab_channel=Lampi%C3%A3o%2CCanga%C3%A7oesert%C3%A3o

94 anos depois do Fogo da piçarra, nós conseguimos achar provas do grande combate envolvendo Lampião e as forças volantes de Pernambuco e Ceará no ano de 1928.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LINDA IMAGEM.

 Imagem do Assis Nascimento de Porto do Mangue.


https://www.facebook.com/photo/?fbid=5639246036184016&set=a.298598163582190

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO DESISTE DE ATACAR A CIDADE DE CUSTÓDIA

Do acervo do José João Souza

Lampião estava decidido atacar o município de Custódia, no Sertão pernambucano, o cangaceiro mandou um garotinho até a cidade para verificar quantos soldados havia no quartel ou na delegacia. Ao voltar, o menino anunciou: "No quartel, só tem cem". Temeroso com o grande número de macacos, maneira pela qual chamava os guardas, Virgulino desistiu da invasão. O que ele não sabia é que Cem era o apelido do único soldado presente no quartel naquele dia.

Do livro:

Flores, Campos, Barros e Carvalho - Olhando para o passado até onde a vista alcança

De: Maria Stella Barros de Siqueira Campos.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5451915428253690&set=a.706246619487285

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTO RARÍSSIMA DO PE. CÍCERO, COM AUTORIDADES DA ÉPOCA!

 Por Devotos do Padre Cícero

Foto raríssima do Pe. Cícero, com autoridades da época!

Instagram:https://instagram.com/romeiros_do_padre_cicero...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com