Seguidores

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

MINHAS INQUIETAÇÕES ASSIM DIZIA O ESCRITOR ALCINO ALVES COSTA

Por José Mendes Pereira - (Crônica 49)

Manoel Dantas Loyola (cangaceiro), Aderbal Nogueira (pesquisador do cangaço) e José Alves de Matos  ex-cangaceiro Vinte e Cinco.

Em um material que eu li, ou em um vídeo, não tenho muita lembrança, e que no momento, não disponho da fonte, que o bom mesmo é apresentar ao leitor a origem do fato registrado, mas que eu não estou criando isto, e não tenho segurança em afirmar que foi em um documento (Vídeo ou escrito) do cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira, que o pernambucano lá da cidade de Buíque, Manoel Dantas Loyola - ex-cangaceiro Candeeiro, afirma que Maria Bonita chegou a ter ciúmes da amizade dele com Lampião. Mas o facínora Candeeiro não explicou ao cineasta o motivo dos seus ciúmes em relação a eles dois, deixando-nos estudiosos meios confusos sobre o que teria provocado tanto ciúmes à rainha do cangaço.

Maria Bonita e Lampião: embora cangaceiros tivessem dieta rústica, rei do cangaço também sabia luxarImagem: Rubens Antonio/UOL

Aí surgem as perguntas:

1 - Qual teria sido o motivo que despertou ciúmes de Maria Bonita sobre a amizade do cangaceiro Candeeiro com o perverso e sanguinário capitão Lampião, seu companheiro?

2 - Será que Candeeiro sabia da vida amorosa do rei do cangaço com alguma mulher fora do cangaço, por este sertão sofrido, e com isso, foi criado uma espécie de inveja por Maria? 

3 - Ou teria Maria Bonita colocada em sua mente, que aquela amizade de Lampião com Candeeiro, nada mais era do que trazendo bilhetes de futuras amantes do seu companheiro?

Mas ao meu ver,  não tinha nenhum problema que Candeeiro e Lampião mantivessem as suas boas amizades, porque, durante um ano e poucos meses que o cangaceiro fez parte do cangaço do velho guerreiro, geralmente, era ele quem levava as solicitações de dinheiro às vítimas escolhidas pelo bandoleiro, e também, ele trazia os recados dos fazendeiros, informando que no momento não tinham condições de servirem ao facínora, ou já com a quantia solicitada já em mãos.

http://josemendeshistoriador.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário