Seguidores

sábado, 4 de julho de 2020

UMA INTERESSANTE ENTREVISTA DE UMA REFÉM DE LAMPIÃO! #CANGACO #LAMPIAO IMPRESSIONANTE ENTREVISTA CONCEDIDA POR DONA MARIA JOSÉ LOPES QUE FOI APRISIONADA PELO BANDO DE LAMPIÃO EM 1927. DONA MARIA NARRA INTERESSA...

Do acervo do Rivanildo Alexandrino


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ELEONORA CANGACEIRA - CABEÇA CORTADA.


Pobre Jovem, Cangaceira Eleonora. Cabeça Cortada, Rombo Na Testa De Tiro. Sangue, fumaça...

Edição: Davi Lima, Fortaleza/Ce.


Vilma Maciel Maciel Lira - O infortúnio de Eleonora Soares Lima foi perseguição de sua família, tornou-se companheira do cangaceiro Serra Branca. Eleonora era irmã de Aristeia mulher do cangaceiro Catingueira. Passou pouco tempo no Cangaço, não chegou nem a conviver com María Bonita. Acabou sendo morta na fazenda Patos, em 20 de fevereiro d e 1938, junto com dois companheiros.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LOGO MAIS ÀS 20 HORAS.



Para participar SIGAM o perfil do Pedro Popoff no Instagram.
Aguardo todos vocês.

Postado pro Geralldo Júnior.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESSE É ZÉ DE JULIÃO. Ex-cangaceiro de LAMPIÃO.

Por Rangel Alves da Costa

E sua história está inteiramente narrada neste livro: ZÉ DE JULIÃO: A SAGA DE UM EX-CANGACEIRO DE LAMPIÃO. Adquira já o seu com Rangel pelo cel/whats (79) 99830-5644, ou com Manoel Belarmino pelo cel/whats (79) 9 9911-6318. Uma história impressionante!

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

OBS: Já adquiri 02 exemplares. eu recomendo em face do volume de informações/doc. acerca desse famoso personagem . (adendo por Volta Seca).



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORENA


Por Hamilton Santos

Tua presença clareia a noite
E Ilumina todo o meu ser
O luar dos teus olhos ateia
O fogo do meu bem querer

Tem tanto sol no teu rosto
Tens tanta alegria em ser
Afastas de mim os desgostos
E me enches de amor por viver

Contigo cada dia é promessa
Que teu sol brilhará pra nós
Que o amor e a felicidade
Estarão em felizes arrebóis

Morena já sou teu cativo
E de tanto te amar me perdi
Ou vivo sempre contigo
Ou morro de amor por aí.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NAPOLEÃO TAVARES NEVES: O CANGAÇO, LAMPIÃO E PADRE IBIAPINA, NO CARIRI

Fonte: YouTube  Canal:Aderbal Nogueira

Em 1869, por ocasião de uma de suas missões de evangelização, o Padre Ibiapina em visita à capela do Bom Jesus dos Aflitos localizada nas terras do senhor Antônio Emanuel de Caldas, conhece a fonte do Bom Jesus nas proximidades do local. Por acreditar nas propriedades curativas das águas minerais, o padre passa a recomendar o banho e a ingestão destas aos fieis. A partir de então a fonte do Bom Jesus, na localidade de Caldas, passa a receber uma quantidade considerável de pessoas em busca de suas propriedades medicinais. Com o passar dos anos foram surgindo casas e pontos comerciais no povoado. Uma nova igreja foi construída, assim como um cemitério e em 1946 fundou-se a Escola Rural do Caldas. Em 1958, por obra do DNOCS, foi construída a estrada que liga o povoado à cidade de Barbalha. Atualmente as fontes do balneário do Caldas em Barbalha é um dos pontos turísticos mais procurados da região e aqui, no Caldas, temos algumas passagens marcantes da historiografia do cangaço e do messianismo, nesta oportunidade nos contadas pelo memorialista Napoleão Tavares Neves, captada pelas lentes de Aderbal Nogueira por ocasião da visita do Cariri Cangaço ao Caldas em agosto de 2010 dentro de nossa segunda edição.
 
Napoleão Tavares Neves
Cariri Cangaço 2010
Imagens e Edição: Aderbal Nogueira

E AS RIQUEZAS DOS CANGACEIROS QUEM FICOU COM ELAS?


Por José Mendes Pereira

Assim que os cangaceiros foram abatidos na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, em terras da cidade de Poço Redondo quem teria coragem de perguntar pelas riquezas dos cangaceiros? 

Cariri Cangaço: Mané Véio: O feroz da Santa Brígida Parte II Por ...
Volante Mané Véio

Foi solicitado pelo comandante das volantes que tudo deveria ser jogado ao chão e dividir de igualdade com os outros policiais. Mané Véio com as riquezas do cangaceiro Luiz Pedro dentro do seu bornal, além das mãos que ele tinha cortado do infeliz para tirar os anéis só em casa, bateu o martelo que não dividiria nada com ninguém, e aquele que o enfrentasse na intenção de tomar, morreria. 

E quem era doido para enfrentar um maluco com uma arma na mão e cheio de ambição? Mané Véio foi tão cruel que matou a sua primeira esposa Cidália por ciúmes. Anos depois mandou matar a 2a. esposa também por ciúmes, só que na morte foi com ela a sua filha também. O pistoleiro encomendado acertou as duas em uma parada de ônibus. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

NO TEMPO DO CANGAÇO MESMO HUMILHADO, NINGUÉM TEVE MAIS SORTE NO SEU MUNDO DO CRIME DO QUE O CAPITÃO LAMPIÃO.

Por José Mendes Pereira

Às vezes eu mesmo imagino que escrevo besteiras sobre o movimento social do cangaço, mas fico satisfeito, porque os meus relatos são bem recebidos pelos amigos do blog do “Mendes e Mendes” e do facebook, com bastantes acessos em ambos, e não escrevo para ferir nenhuma autoridade no que diz respeito ao tema, como os escritores, pesquisadores e historiadores, apenas apresento as minhas inquietações sobre alguns depoentes que não usaram a seriedade quando foram entrevistados, disseram isso e depois algum desmentiu a si mesmo, mas outros fizeram o papel de bons declarantes, sem acrescentarem fatos que não aconteceram nas jornadas cangaceiras.

Uma das razões quando eu digo que escrevo besteiras é não ser conhecedor como muitos que estudam o cangaço e conhecem desde o século XVIII, com o aparecimento do primeiro cangaceiro do Nordeste do Brasil, que foi o pernambucano José Gomes o Cabeleira; e detalham cada reinado de chefes famosos de bandos de cangaceiros com firmeza como o Jesuíno Brilhante, o Antonio Silvino, Sinhô Pereira e o próprio Lampião, os quais viveram os seus movimentos desastrosos em épocas diferentes. Mas o cangaço teve seu fim no dia 25 de maio de 1940, quando o último cangaceiro que ainda reinava no sertão do Nordeste o Corisco ou Diabo Loiro foi baleado e preso pelas armas do então tenente Zé Rufino, e com horas depois veio a óbito.

Eu vi de perto através das minhas lentes oculares, aqui em minha casinhola, sentado em uma cadeira, num banco ou numa rede, sem sair do lugar, nos livros que eu tenho lidos o que os escritores e pesquisadores escreveram e continuam escrevendo, tudo que viram nas suas pesquisas por estes sertões de catingueiros. Ma eu não vi os personagens que participaram de toda trama e das maldades feitas por eles nos sertões sofridos e desprezados pelas autoridades governamentais. 

O ex-cangaceiro Asa Branca

Somente conheci um personagem do cangaço, não só de terno e gravata, mas pessoalmente, Antonio Luiz Tavares o ex-cangaceiro Asa Branca, apesar de que morávamos em Mossoró no mesmo bairro e bem próximos um do outro, mas sem nunca eu ter conversado com ele. Em anos remotos todos nós temíamos um papo com  pessoas que eram chamadas de assassinas.

Não resta dúvida o capitão Lampião foi um dos que mais sofreu covardias e humilhações durante os seus anos vividos aqui em nosso chão. O primeiro que tentou vencê-lo foi o seu vizinho Zé Saturnino quando o futuro cangaceiro descobriu peles dos animais do seu pai em uma casa de um morador do fazendeiro. Ele não aceitando a sua descoberta, a partir dali, o ódio entre as duas famílias começou. Lampião tinha desejo de matá-lo, apesar das tentativas,  mas nunca conseguiu.

Zé Saturnino - Primeiro inimigo de Lampião - YouTube

O segundo acontecimento triste foi quando a mãe dona Maria Sulena da Purificação infartou, a causa, ficara desgostosa com o que fizera o seu vizinho e amigo Zé Saturnino com a sua família. O seu coração não aguentando tamanha pressão, veio a óbito no ano de 1920. 

Caiçara dos Rios dos Ventos: A MORTE DO PAI e DA MÃE de LAMPIÃO
Os pais de Lampião

Dias depois o pai José Ferreira dos Santos perdeu a sua vida para o militar Zé Lucena, que em perseguição aos seus filhos Antonio Ferreira, Levino Ferrai e Virgolino Ferreira da Silva, findou assassinando um homem que tinha boa conduta e nada a ver com as desordens dos seus filhos. O tenente Zé Lucena seria bem mais difícil de  Lampião passá-lo no seu mosquetão, porque ele vivia rodeado de policiais todos comandados por ele.

Lampião aceso: O inimigo nº 2 de Lampião
Coronel Zé Lucena

Posteriormente, o terceiro acontecimento covarde foi praticado pelo o coronel Isaías Arruda nascido na cidade de Aurora, no Estado do Ceará, quando tentou matar o capitão Lampião juntamente com os seus empregados, servindo um almoço para toda cabroeira com comidas  envenenadas

Biografia do Coronel Isaias Arruda, ex-prefeito de Missão Velha ...

A sorte foi que o capitão Lampião tinha uma colher de metal e ao colocá-la em um dos alimentos, percebeu que a comida estava envenenada. Tudo já estava combinado caso o capitão caísse nessa armadilha preparada pelo o coronel Isaías Arruda. Mas ele foi astuto, conseguiu fugir com o seu bando do cerco que os capangas do Isaías Arruda fizeram ao redor da casa. Depois Lampião teve vontade de matá-lo, mas não houve oportunidade, já que não estava mais em terras cearenses.

Blog do Mendes & Mendes: INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA....Livro: " SAGA ...

A quarta covardia  foi feita pelo fazendeiro Antônio Teixeira Leite seu Antonio da Piçarra, em Jati, também no Estado do Ceará, entregando o capitão Lampião  às autoridades militares do governo, enquanto eles estavam com o coito armado na barreira do seu açude, e nessa noite, houve combate e o chefe perdeu o seu maior amigo desde a velha-guarda, o cangaceiro Sabino Gomes.

No detalhe, cangaceiro "MERGULHÃO" (Antonio Juvenal), quando posava para a câmera de Alcides Fraga, em 17/12/ 1928, no lugarejo Ribeira do Pombal/BA.

Este foi ferido e como não tinha mais jeito de sobreviver pediu a Lampião que o matasse, mas Lampião disse-lhe que não tinha coragem para matar um amigo e nem ordenava a sua execução. Depois de tanto sofrimento de Sabino e conversa entre os cangaceiros, Mergulhão vendo o estado crítico do seu companheiro disse ao rei Lampião que tinha coragem de executá-lo. E com um tiro no ouvido Mergulhão o matou. 

MORENO - (100 anos) Cangaceiro * Tacaratu, PE (01/11/1909) + Belo ...
O cangaceiro Moreno

Alguns falam que o capitão Lampião incumbiu o cangaceiro Moreno para vingar a covardia feita pelo seu Antonio da Piçarra, mas parece que Moreno não confirmou aos escritores e pesquisadores que este pedido Lampião havia lhe feito.

Mas mesmo com todo sofrimento o que não faltou para Lampião foram as proteções que chegavam de todos os lados. Parece que mesmo tendo sido um marginal de alta periculosidade o poder supremo não lhe via como um demônio e vingativo sobre a terra, porque ele continuava fazendo as suas algazarras, e com isso, viveu quase vinte anos no mundo do crime e das desordens sem nunca ser preso.

Blog do Mendes & Mendes: COMO MANTER O BANDO ABASTECIDO!
Lampião pagando ao coiteiro seus serviços prestados.

Lampião teve tanta sorte no seu mundo de crimes que recebeu apoio de uma porção de gente, e nesse meio, estavam figuras importantes como grandes fazendeiros, coronéis, padres, juízes, políticos, prefeitos, catingueiros, coiteiros, policiais que não cumpriam com a sua responsabilidade. 

E para facilitar mais ainda a sua vida de bandoleiro e dos seus comandados, quase não existiam estradas e rodagens, e assim, o velho guerreiro e o seu bando podiam percorrer quantos pedaços de chão sertanejos sem medo, apenas aqui e acolá, um ataque de volantes aparecia em seu rasto. Mas geralmente Lampião e seu grupo de cangaceiros eram vencedores.

Mas estes apoios teriam sido dados porque as armas mortíferas do capitão e dos seus comandados estavam em suas mãos e eles os temiam? Ou era porque o velho guerreiro sabia muito bem conquistar o seu futuro povo que poderia o ajudar nessa jornada?

O capitão Lampião tinha jeito de conquistador, de bom rapaz, dono de bom papo, usava o respeito como uma maneira de ludibriar aqueles que ele desejava fazê-los de amigos. Apesar dos seus crimes cabeludos, Lampião era generoso e tentava a paz, mas não era visto por alguns com bons olhos. 

Os remanescentes de Lampião nenhum falou mal do rei e o que os pesquisadores ouviram deles que restaram da “Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia., que pertencia ao grande chefe, era um homem educado, Mente brilhante, humildade e sabedoria, prestativo, atencioso a quem conversava com ele, respeitador e amigo daqueles que queriam fazer parte do seu círculo de amizades. Lampião poderia ser um ser indesejável no planeta, mas parece que as pessoas o viam como um bom homem mesmo.

Coiteiro do capitão lampião Mané Félix.

O coiteiro Mané Félix que de todos eles que prestavam os seus serviços aos cangaceiros, principalmente ao capitão Lampião,  foi o último a falar com ele na noite do dia 27 de julho de 1938, o recadeiro o tinha como um amigão, e chegou a dizer aos pesquisadores que em Poço Redondo ele nunca fez nada contra a ninguém. 

Nós que estudamos cangaço sabemos que o capitão Lampião não era nenhum santo sobre a face da terra, ele era simplesmente o que era, mas não tanto como as pessoas diziam que ele fazia só maldades. Ele chegou a ajudar algumas pessoas, mas não souberam aproveitar a sua boa vontade. Traído por alguns desses que ele os ajudou e não agradeceram, o mais correto para ele era se vingar. E assim fazia a vingança da sua maneira.

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com