Seguidores

sexta-feira, 23 de julho de 2021

PEÇA LOGO ESTES TRÊS LIVROS PARA VOCÊ NÃO FICAR SEM ELES. LIVROS SOBRE CANGAÇO SÃO ARREBATADOS PELOS COLECIONADORES.

  Por José Mendes Pereira 

A primeira obra é "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" que já está na 5ª. edição, e aborda o fenômeno do cangaço e a vida do maior guerrilheiro das Américas. Um homem que não temeu às autoridades policiais  e muito menos aqueles que lutavam contra a sua pessoa, na intenção de desmoralizá-lo nas suas empreitadas vingativas, e eliminá-lo do solo nordestino. Realmente foi feito o extermínio do homem mais corajoso e mais admirado do Nordeste do Brasil, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, mas não em combate, e sim, através de uma emboscada muito bem organizada pelo alagoano tenente João Bezerra da Silva. 


O Segundo livro da trilogia do escritor e pesquisador do cangaço é: "FATOS ASSOMBROSOS DA RECENTE HISTÓRIA DO NORDESTE" com 332 páginas, e um grande acervo de fotos relacionado ao assunto. E para aqueles que gosta de ler e ver fotos em uma leitura irá se sentir realizado com todas as fotos.


O terceiro livro da trilogia também do escritor José Bezerra Lima Irmão é: "CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO NORDESTE" resgata fatos sobre os quais a história oficial silencia ou lhes dá uma versão edulcorada ou distorcida: o "desenvolvimento" do Brasil, o desumano progresso de colonização feito a ferro e fogo, Guerra dos Marcates, Cabanada, Balaiada, Revolução Praieira, Ronco da Abelha, Revolta dos Quebra-Quilos, Sabinada, Revolta de Princesa, as barbáries da Serra do Rodeador e da Pedra do Reino, Guerras de Canudos, Caldeirão e Pau-de-Colher, dando ênfase especial à saga de Zumbi dos Palmares, Invasões Holandesas, Revolução Pernambucana de 1817, Confederação do Equador e Guerras da Independência, incluindo o 2 de Julho, quando o Brasil se tornou de fato independente... São assuntos que dão gostos a gente lê-los.  

Adquira-os com o professor Pereira através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

ou com o autor através deste g-mail: 

josebezerralima369@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

 


LIVE “UMA VIAGEM NO MUNDO DO ESCRITOR”– ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES DE MOSSORÓ

 


ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA –– OF. Nº 029/2021.        

MOSSORÓ-RN, 23 de JULHO de 2021.       

EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE DA AFLAM,  

M.D. DRA. Dra Taniamá Vieira Barreto   

“RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(A).”      

ESTAMOS ENCAMINHANDO A CONFIRMAÇÃO QUE NOS FOI ENVIADA PELO SENHOR JOSÉ MENDES PEREIRA(BLOGUISTA).

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,   

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO  

-PRESIDENTE DA ASCRIM E ACADEM  

MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO  

-VICE-PRESIDENTA INTERINA DA ASCRIM- 

Enviado pela ASCRIM

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA SOBRE CANGAÇO

   Por José Mendes Pereira

 

Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: NOTA SOBRE A PRISÃO DE GITIRANA

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=Sn1tQ5QTHkk&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria

O que a Imprensa noticiou acerca da prisão do cangaceiro Gitirana na Bahia. Referências: .Cariri Cangaço .O Globo - 09/08/1940 Fotos: Cariri Cangaço / O Globo / Internet.

Ajude-nos a manter viável este trabalho. Se inscreva no canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

 

Por Lúcia Rocha

Hoje, em Tibau, a partir das 18 h. Às 20 h tem música ao vivo com Gaby Viegas. Casa dos Ventos fica ao lado do Restaurante Nolasco, na Rua do Tubarão. Sinta-se convidado. Valor do livro: 50 reais.

https://www.facebook.com/photo?fbid=4141354795990612&set=gm.1927062457470403

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MALTA VIP

 Por João de Soua Lima

Quer conhecer a história de Paulo Afonso e da Vila POTY, e também a história do cangaço em nossa região???... Então você encontra aqui: 

75-988074138 ou Supermercado Suprave e Maria Bonita Turismo (térreo do hotel San Marino).

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CABOCLA, COITEIRA DE LAMPIÃO, TEM 109 ANOS E VIVE EM PAULO AFONSO.

Acervo do Sálvio Siqueira

Os registros do Cangaço em Paulo Afonso.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=4328061547214630&set=a.414751525212338

Material registrado pelo escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima, em 25 de fevereiro de 2014. É provável que dona Cabocla não esteja mais aqui entre nós. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANDANÇAS...

 Por Adelsomota

Minhas andanças por Serrolândia, Maracujá, Várzea do Poço e na Lagoa do Lino, onde foram abatidos, pela volante, de Zé Rufino, e José Fernandes de Mundo Novo, Azulão, Zabelê, Canjica, e Maria Dorea, escapou Arvoredo, Calais e outra Maria.


Dizem neste Umbúzeiro ter ficado as cabeças para escorrer o sangue.

Vista da fazenda Lagoa do Lino, os Morrinhos, antiga fazenda Morrinhos, onde Azulão e seu bando fizeram muitas perversidades, mataram o Sr Zezé Almeida e o filho





https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA

 Por Israel Maria

Olá, pessoal!

Estou passando para divulgar o meu primeiro trabalho sobre o cangaço: trata-se do livro “O tiro que matou Lampião: as controvérsias sobre a morte do mais famoso bandoleiro nordestino”.

Nessa obra, escrita a partir de rigorosa pesquisa em fontes primárias e bibliográficas sobre o tema, especialmente a partir de depoimentos dos remanescentes envolvidos nos acontecimentos do dia 28 de julho de 1938, investigo a razão de ser de algumas polêmicas acerca dos momentos finais do Rei do Cangaço.

Questões como a motivação para a reunião do bando no coito do Angico; as datas de chegada e saída dos cangaceiros a essa/dessa localidade; o número de homens que acompanhavam Virgulino Ferreira na ocasião; a reunião das volantes para a efetivação do cerco; o modo como aconteceram as prisões dos irmãos Pedro de Cândido e Durval; a divisão tática das tropas e a forma do avanço dos grupos policiais, entre outras, são revisitadas nesse livro.

A ênfase do estudo recai sobre a morte propriamente dita de Lampião, momento em que faço uma análise demorada a respeito das várias versões sobre o seu matador, discutindo em pormenores a tese que apontou o soldado Santo como o responsável pela eliminação de Virgulino Ferreira.

A obra traz um apêndice com a íntegra das duas mais completas entrevistas concedidas à impressa pelos oficiais João Bezerra e Francisco Ferreira de Mello (ao que consta, pela primeira vez publicadas em livro). O estudo totaliza 254 páginas.

Adquira o seu exemplar através do whatsapp: (84) 99850-8469 ou pelo e-mail leao.israel10@hotmail.com.

Grato pela atenção!

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO NO DIÁRIO OFICIAL

Por Gildeci de Oliveira Leite [*]

Gravuras da capa e contracapa é de Leonardo Alencar.

Virgulino Ferreira da Silva continua a dividir opiniões. Para alguns, Lampião continua sendo nosso Capitão, representante do povo nordestino, contestador de agruras impostas aos sertanejos desta parte de cá. Outros, investem na afirmação de que seria Lampião o assassino sanguinário a promover desordem por onde passou. Diversas narrativas tratam de enaltecer e/ou demonizar a imagem do esposo de Maria Bonita e de seu bando. Por onde o bando de Lampião passava, fazia a terra e homens tremerem, alguns sorriam!

Entendo ser necessária uma abordagem menos tendenciosa, mais despossuída de amores e desamores. Afirmar que Lampião e seu bando eram uns santos aureolados é tão duvidoso, questionável, risível quanto afirmar que, por exemplo, os coronéis e seus bandos possuíam as áureas dos anjos em todas as suas ações. O que quero chamar atenção é para o tendencioso construir de algumas histórias. Ao mesmo tempo em que se criminaliza Lampião, por suas ações bélicas, diz-se que coronéis são heróis por iniciativas do mesmo gênero, recheados ou não de maior potencial sanguinolento, conforme o contar dos próprios julgadores ou chefes de torcidas.

Fico a imaginar, que talvez queiram afirmar serem as lâminas e as armas de fogo de Lampião emprestadas pelo diabo, já as de alguns coronéis seriam abençoadas, representantes de cruzadas sertanejas, ungidas por Cristo. Prefiro olhar o Capitão Virgulino como alguém, que resolveu seguir o caminho das armas, quase como um Robin Hood, ora a enfrentar o estado, ora a cumprir missões desse próprio poder estatal contra desafetos políticos. É razoável o questionamento sobre os porquês da criminalização de Virgulino, esquecendo de adotar ao menos critérios parecidos para interpretar ações coronelísticas? Com isso, não afirmo que este ou aquele coronel é ou foi um criminoso, só peço mais reflexões! Entretanto, resguardo-me e não me arrisco a emitir mais opiniões por ainda não ter adentrado o suficiente na vasta bibliografia sobre estes líderes do sertão.

O jornalista e escritor GILFRANCISCO

Agora, surge mais uma oportunidade para leituras a respeito de Virgulino Ferreira. O livro “Lampião no Diário Oficial” foi construído graças à teimosia do baiano-sergipano GILFRANCISCO. Desobediente, o pesquisador adentrava o arquivo da imprensa oficial de Sergipe, ao invés de ficar quieto, esperando as horas passarem, conforme orientações de seu chefe. O livro seria publicado desde 2010, quando recebeu do artista plástico Leonardo Alencar a gravura para a capa e contracapa. 

Vindas do Diário Oficial de Sergipe ou de qualquer outro estado, as notícias sobre o cangaceiro são oficiais, nem sempre mentirosas e/ou verdadeiras. 

Vamos às leituras miradas aos diversos lugares de fala. Viva o sertão!

Para adquirir:gilfrancisco.santos@gmail.com ou (79) 99115-1758 / 998812-7542

[*] É escritor, sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e professor da UNEB.

Pesquei em Evidencie-se

 http://lampiaoaceso.blogspot.com/2021/06/novo-livro-na-praca.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FLAGELLO DE LAMPEÃO - PEDRO VERGNE DE ABREU

 Por Conversas  Novidades

https://www.youtube.com/watch?v=jchoXlwUl8A&ab_channel=CONVERSAS%26CONVIDADOS

CONVERSA SOBRE LIVROS - EM ESPECIAL O FLAGELLO DE LAMPEÃO E OS DRAMAS DOLOROSOS DO NORDÉSTE DE PEDRO VERGNE DE ABREU

http://blogdomendesemendes.blogspot.com