Por Israel Maria
Olá, pessoal!
Estou passando para divulgar o meu primeiro trabalho sobre o cangaço: trata-se do livro “O tiro que matou Lampião: as controvérsias sobre a morte do mais famoso bandoleiro nordestino”.
Nessa obra, escrita a partir de rigorosa pesquisa em fontes primárias e bibliográficas sobre o tema, especialmente a partir de depoimentos dos remanescentes envolvidos nos acontecimentos do dia 28 de julho de 1938, investigo a razão de ser de algumas polêmicas acerca dos momentos finais do Rei do Cangaço.
Questões como a motivação para a reunião do bando no coito do Angico; as datas de chegada e saída dos cangaceiros a essa/dessa localidade; o número de homens que acompanhavam Virgulino Ferreira na ocasião; a reunião das volantes para a efetivação do cerco; o modo como aconteceram as prisões dos irmãos Pedro de Cândido e Durval; a divisão tática das tropas e a forma do avanço dos grupos policiais, entre outras, são revisitadas nesse livro.
A ênfase do estudo recai sobre a morte propriamente dita de Lampião, momento em que faço uma análise demorada a respeito das várias versões sobre o seu matador, discutindo em pormenores a tese que apontou o soldado Santo como o responsável pela eliminação de Virgulino Ferreira.
A obra traz um apêndice com a íntegra das duas mais completas entrevistas concedidas à impressa pelos oficiais João Bezerra e Francisco Ferreira de Mello (ao que consta, pela primeira vez publicadas em livro). O estudo totaliza 254 páginas.
Adquira o seu exemplar através do whatsapp: (84) 99850-8469 ou pelo e-mail leao.israel10@hotmail.com.
Grato pela atenção!
https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário