Seguidores

sábado, 23 de outubro de 2021

A CHEGADA DE ZÉ SERENO NO BANDO DE LAMPIÃO

 Por Kinko Peregrine

https://www.youtube.com/watch?v=Gnt_cUSnLMs&ab_channel=KinkoPelegrine

Observação: Neste vídeo é dito que Zé Sereno era sobrinho de Zé Baiano, mas na verdade, ele era primo carnal de Zé Baiano. Zé Baiano, Zé Sereno e Mané Moreno eram primos entre si. Outros cangaceiros eram primos de Zé Sereno.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZABELÊ, CORRENTEZA E DINDA: MEUS PARENTES CANGACEIROS

 *Rangel Alves da Costa

Nos dias de hoje, a cada esquina de rua de Poço Redondo o caminhante acaba encontrando um parente de cangaceiro ou de coiteiro. Certa feita disseram que em Poço Redondo quem não era cangaceiro era coiteiro. E não há nenhum absurdo em tal afirmação. Era quase assim mesmo. Na pequena povoação e na vastidão de seus arredores, grande parte da população ou estava junto com Lampião ou a seu serviço.

Mais de trinta e quatro mocinhas e rapazes fizeram parte do bando do Capitão Virgulino. Mas um número indescritível de poço-redondenses fez parte do rol daqueles que, mesmo não seguindo os passos do cangaço, intermediavam o bem-estar, a segurança e a proteção dos cangaceiros. Estes eram os coiteiros.

Como diz o outro, coiteiro em Poço Redondo teve de "ruma", e cangaceiro teve de "montão". Acaso alguém se debruce sobre as raízes familiares destes sertões do Velho Chico, das terras de China do Poço e de Zé de Julião, dificilmente não encontrará um parente que foi cangaceiro. Minha família paterna, a família Marques, por exemplo, contou com dois cangaceiros: Zabelê e Correnteza. Já minha família materna, do tronco dos Alves, teve a cangaceira Dinda como sua representante.

Manoel Marques da Silva, o Zabelê, era irmão de minha avó Emeliana. Alcino Alves Costa, meu pai, filho desta, era, portanto, sobrinho do cangaceiro. E eu, então, um sobrinho-neto. Este Zabelê foi, certamente, o último dos três Zabelê que existiram do bando de Lampião. E assim porque o Zabelê dos Marques de Poço Redondo estava em Angico naquele fatídico dia 28 de julho de 1938, quando Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram mortos pelas forças volantes. E não haveria como ter surgido outro Zabelê pós-Angico.

Manoel Marques, o Zabelê de Poço Redondo, foi um dos sobreviventes à chacina. Contudo, até hoje a família jamais soube de seu paradeiro após a fuga. Era o segundo homem dos onze filhos de Antônio Marques da Silva e Maria Madalena de Santa (Mãe Véia), sendo oito mulheres, dentre as quais minha avó Emeliana. Cangaceiro com nome de passarinho, quando fogo de Angico começou a zunir por todo lugar, então bateu asas e voou. E voo tão apressadamente alto que até hoje é desconhecido seu paradeiro. Já nos céus, na terra, ninguém sabe.

Outro parente meu, pelo lado de meu pai Alcino, foi o cangaceiro Correnteza, de nome Joaquim Marques da Silva. Correnteza era primo "carnal" de Zabelê e, como quase todos os poço-redondenses que foram para o cangaço, acabou servindo ao subgrupo de Zé Sereno (companheiro de Sila, também de Poço Redondo). A admissão de tantos filhos de Poço Redondo neste subgrupo parece ter apenas uma explicação: Sila. Esta era uma espécie de Maria Bonita no subgrupo do companheiro. Igual à companheira de Lampião, certamente também possuía muito poder de mando junto a Zé Sereno. Daí chamar seus conterrâneos para o seu lado.

Correnteza, ao contrário do que se imagina, não nasceu em Porto da Folha, mas nas terras da família Marques já na povoação de Poço Redondo, na Lagoa de Dentro ou arredores. Seu pai era irmão de meu bisavô Antônio Marques. Diferente de seu primo Zabelê, Correnteza não suportou as agruras do cangaço e fugiu do bando enquanto estava acoitado na fazenda Boa Lembrança, em Poço Redondo. Da fuga desesperada, só retornou ao sertão sergipano após a morte do Capitão. Sabia o seu destino acaso fosse encontrado pela cangaceirama.

Já a cangaceira Dinda, que certamente possuía outro prenome e Alves Feitosa como sobrenome, pois filha de Presentino Alves e Eutímia Feitosa, sendo seu pai irmão de meu avô Teotônio Alves China (o China do Poço Redondo), foi uma das sete mulheres de Poço Redondo que enveredaram no mundo carrasquento dos cangaceiros: a própria Dinda, Sila, Adília, Enedina, Áurea, Rosinha e Adelaide

No cangaço, Dinda foi companheira de Delicado (João Brás de Souza, ou João Mulatinho, irmão da cangaceira Adília), também de Poço Redondo. Os dois jovens sertanejos eram noivos quando João Mulatinho resolveu seguir Lampião. Sua noiva Dinda não suportou a saudade e pediu-lhe para fazer companhia naquela vida de ilusões, desilusões, dores e sofrimentos. Estava no Angico durante o fogo matador. Os noivos, contudo, restaram salvos da terrível chacina.

Assim, relatos sobre uma parentagem que fez parte da saga cangaceira. Depois de seus feitos e de suas partidas, restou aos que ficaram a guarda de suas memórias. Memórias cangaceiras, é verdade. Mas, acima de tudo, História. Há gente que não gosta de ser reconhecido com tal parentesco. Mas um vínculo que não pode ser afastado por um desejo próprio. Que se honre ou não a afinidade familiar, o que não se pode ocultar é a verdade desde muito enraizada.

*Rangel Alves da Costa, advogado e escritor Membro da Academia de Letras de Aracaju.

 https://jornaldodiase.com.br/noticias_ler.php?id=49184&t=zabele-correnteza-e-dinda-meus-parentes-cangaceiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO DESCONHECIDO

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=E9Z4Equkfdg&t=127s&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Por mais de setenta anos um dos cangaceiros mortos em Angico, teve o seu nome/apelido desconhecido e apagado das páginas da história cangaceira, porém no ano de 2014 a descoberta de uma matéria que foi publicada no Jornal de Alagoas em sua edição de 09 de novembro de 1938, pôs fim ao mistério e identificou o cangaceiro em questão. 

Um formidável trabalho de pesquisa que elucidou aquilo que era considerado até então um dos grandes mistérios de Angico. Vamos ao desdobramento dos fatos. Inscrevam-se no canal e não esqueçam de ativar o sino para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FIDERALINA ALGUSTO LIMA UM CORONEL DE SAIA NA ÉPOCA DO CANGAÇO

 Por Kinko Peregrine

https://www.youtube.com/watch?v=vwnTczwPfO8&ab_channel=KinkoPelegrine

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ENCONTRO DE LAMPIÃO E MARIA BONITA

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=9GFO6G_W_Wc&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

O casal de cangaceiros Lampião e Maria Bonita é um dos mais conhecidos da história do Brasil, e não é à toa: os dois, junto do bando do mais importante cangaceiro, viajaram pelas mais diferentes regiões do nordeste brasileiro fazendo a história do cangaço. #NoRastroDoCangaço A história do cangaço nordestino narrada com imparcialidade. https://www.youtube.com/watch?v=0kkj5... https://www.youtube.com/watch?v=CsvPj... https://www.youtube.com/watch?v=44TAI... https://www.youtube.com/watch?v=B1Dgt...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO MATA JOÃO DE CLEMENTE E DEPOIS SE ARREPENDE

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=Ej76cR6nv1Y&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Lampião, o rei do cangaço, ajoelhou-se, apontou a arma, fez mira na direção de João e atirou. O jovem caiu morto e o cavalo parou. Capitão Virgulino confidenciou alguns dias depois, aos amigos Quincas e Aristéia, que se pudesse voltar no tempo não atiraria naquele jovem, mesmo achando que o rapaz estaria fugindo para denunciar às volantes da chegada dos cangaceiros. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço 

Vejam também: 

https://youtu.be/sqhWYPAy2uE https://youtu.be/ZEE32oCF7oA https://youtu.be/HH4xN9FOiQg https://youtu.be/cRvkUIonWEc https://youtu.be/3wuCmkQyaII https://youtu.be/Y1kh7Js_lhA https://youtu.be/rl0RucODGec https://youtu.be/pmPvnN9JRL8 https://youtu.be/cPMXW02sFGs https://youtu.be/wfIuVfZnS54

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O INIMIGO INVISÍVEL - @CONTOS DO CANGAÇO - CANGACEIRO LAMPIÃO

 Por José Filho de Paula Pessoa

https://www.youtube.com/watch?v=kC5XkVfuhCc&ab_channel=ContosdoCanga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUTO EM TODA FAMÍLIA GALDINO, A QUAL EU FAÇO PARTE.

Imagem do acervo da Sônia Galdino

Imagem do acervo da Sônia Galdino

Faleceu em Mossoró Manoel Galdino da Silva. Ele residia na comunidade Pintos ,no bairro Costa e Silva. Ele era primo legítimo do meu pai Pedro Nél Pereira.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DUAS PERSONALIDADES DE ALTO NÍVEL, O POETA CRISPINIANO NETO, E O EX-GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE, CORTEZ PEREIRA, O IDEALIZADOR DAS AGRO-VILAS, HOJE, SERRA DO MEL.

Por José Mendes Pereira

Crispiniano Neto atual secretário de Cultura do Rio Grande do Norte

Não me recordo o ano e nem tão pouco dia e mês que certa vez, o nosso admirado poeta, político, advogado, professor, escritor e atual Secretário de Cultura do Rio Grande do Norte, Crispiniano Neto, foi preso, acusado de ser um dos incentivadores de invasão a um barracão do governo. Mas vale lembrar que apenas foi acusado, e as pessoas que lutam pelos direitos do povo, não temem à certas agressões de autoridade nenhuma.

Ex-governador do Rio Grande do Norte Cortez Pereira

Em uma das entrevistas que cedeu o ex-governador do Estado do Rio Grande do Norte o professor Cortez Pereira, a uma emissora de Mossoró, e que eu ouvi um repórter perguntando ao estadista o seguinte:

- Qual é o seu maior arrependimento no período do seu governo, e que o incomoda muito até hoje, porque ficou gravado em sua mente, depois de deixar o governo do Estado do Rio Grande do Norte?

E o chefe de Estado respondeu:

- O meu maior arrependimento foi ter mandado prender o Crispiniano Neto, porque ele tinha razão. Isso me incomoda muito. O Crispiniano Neto é meu amigo, e eu não respeitei a nossa amizade. Eu tomei essa decisão erradíssima, de mandar prender um homem do povo, e que luta em favor da população mais pobre. A minha decisão foi absurda, e por isso, muito me arrependo até hoje, de ter ordenado a sua prisão. Um ser humano extraordinário, pacato e de grande talento, como é o Crispiniano Neto, que passou pela minha vingança como governador do nosso Estado.

Um pouco sobre o ex-governador do Rio Grande do Norte José Cortez Pereira de Araújo.

José Cortez Pereira de Araújo nasceu na cidade de Currais Novos, no dia 17 de outubro de 1924, e faleceu em Natal, no dia 21 de fevereiro de 2004. Foi um agropecuarista, professor, político brasileiro e o 42.º governador do Rio Grande do Norte. Ele era filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Filha e Aída Ramalho Cortez Pereira

Um pouco sobre a primeira dama do Estado do Rio Grande do Norte Maria Aída Ramalho Cortez Pereira.

A viúva (também já faleceu) do ex-governador José Cortez Pereira de Araújo — que governou o Estado do Rio Grande do Norte entre 1971 e 1975 — ex-primeira dama do Estado Maria Aída Ramalho Cortez Pereira, faleceu aos 85 anos. Era mãe da vice-prefeita de Natal, a advogada Aíla Pereira (PDT). Aída Ramalho nasceu no dia___/_______/____. Infelizmente não encontrei a biografia da Aída Ramalho.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MESA REDONDA DO CANGAÇO. PARTE I.

 Por Cangaçologia - Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=J57f-GmAbDc&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

DEPOIMENTOS DE EX-CANGACEIROS DO BANDO DE LAMPIÃO. 

No ano de 1944 o jornalista Joel Silveira esteve na Penitenciária de Salvador, Bahia, onde estavam presos e cumpriam pena alguns dos antigos cangaceiros que fizeram parte do bando de Lampião. Com a ajuda do então diretor da penitenciária, Joel Silveira conseguiu reunir seis ex-cangaceiros que ali se encontravam e coletar seus depoimentos, os quais foram publicados posteriormente na extinta Revista O Cruzeiro. 

Nesse documentário trago a narração da matéria para que todos vocês possam ter a oportunidade de também conhecer o conteúdo, que hoje nada mais é que um importante documento histórico para quem realmente quer se aprofundar no conhecimento do assunto. A MESA REDONDA DO CANGAÇO - PARTE I. 

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. 

Forte abraço! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

https://www.youtube.com/watch?v=J57f-GmAbDc&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Acervo do pesquisador José Irari

http://blogdomendesemendes.blogspot.com