Seguidores

sábado, 6 de maio de 2023

DESAFIO EM DECASSÍLABO - JOSÉ DI ROSA MARIA & THALISON SOARES

Por José Di Rosa Maria 

https://www.youtube.com/watch?v=4ie1n6nzU5M&ab_channel=Jos%C3%A9DiRosaMaria

Autor: José Di Rosa Maria Cantam: José Di Rosa Maria & Thalison Soares.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREGA DE BALAS A LAMPIÃO

Por José Mendes Pereira

O jornal de Fato (Mossoró-RN) - Revista exemplar - Edição 315/2008 “Domingo” publicou um artigo do escritor e pesquisador do cangaço o saudoso Paulo de Medeiros Gastão, que entrevistou o Durval Rosa ,irmão do coiteiro do capitão Lampião, o Pedro de Cândido.

Vamos ouvir o que disse o escritor Paulo Gastão:

"- Durval Rosa irmão de Pedro de Cândido em depoimento a mim, prestado e registrado em fita de vídeo, declara que na noite anterior (noite anterior que ele se refere é a noite que antecedeu a chacina da Grota do Angico em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe, na madrugada de 28 de julho de 1938), ele desceu a serra e foi levar um saco de balas dividido em duas porções, em cima de um jumento. “Era muito peso”, dizia o entrevistado.

Para que tantas balas? Que desejaria o capitão fazer com o material?

Existia a compra de armas e balas, porém, se quem servia de intermediário para que farto material chegasse às mãos dos bandidos?

Um militar que atuou na volante que chegou a Angico foi curto e grosso. - A polícia!”

Eu, José Mendes Pereira, que não sou nenhuma autoridade no que diz respeito a cangaço, mas que não se paga e nem é proibido opinar, não acredito que o tenente João Bezerra da Silva fazia tamanha covardia com os seus comandados, sabendo que todos eles, inclusive ele próprio, estavam na mira de cangaceiros, já que eram donos de muita munição. 

Por quê? - É muito difícil que um ser humano venda balas ou armas ao seu próprio inimigo, sabendo ele que está colocando a sua vida em risco.

Mas lembrando ao leitor que não me refiro às palavras do escritor Paulo de Medeiros Gastão, e sim, as palavras soltas de Durval Rosa, pois o escritor apenas diz o que o depoente disse. 

Não é o escritor que está confirmando a remessa de balas feita por João Bezerra da Silva ao famoso, perverso e sanguinário capitão Lampião.

O tenente João Bezerra é o da esquerda sentado.

Eu não duvido que alguns policiais desprovidos de patentes e sem um tico de responsabilidade, e que não participavam das perseguições aos bandidos, tenham feito vendas de balas a Lampião, ou mesmo a outros ligados ao capitão, pois na época do cangaço, não era necessário se apresentar documentos para tal compra, e também, quem guardava as avantajadas caixas de balas nos destacamentos policiais, isso de minha parte, sem sombra de dúvida, eram os próprios policiais, que eles mesmos poderiam negociá-las, sem que os patenteados como sargentos, tenentes e capitães soubessem o total de balas estocada.

O tenente João Bezerra - É o que está com mão sobre a coxa

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MARUJADA DO MESTRE PAULINO

Por Dr. Epitácio de Andrade Filho

Da primeira para segunda metade do século XX, Vasco e Sebastião Paulino criaram um dos grupos culturais de maior tradição no Rio Grande do Norte.

A Marujada do Mestre Paulino, também conhecida como “Marujada de Senador Georgino Avelino” ou “Grupo de Marujos”, é uma trupe de dança e músicas folclóricas que usa uma indumentária branca entrecortada por fitas azuis vestindo cerca de 20 marujos com quepes de marinheiros e oficiais. É animada por cantigas anônimas interpretadas pela cancioneira de dramas Dona Marilu. A Marujada é um auto popular, apresentado num barco ou palco, que se inspira nas aventuras dos portugueses durante os grandes descobrimentos. O escritor Deífilo Gurgel no livro “Espaço e Tempo do Folclore Potiguar”(3ª edição,2008) descreve o fandango nordestino e apresenta na iconografia da obra uma fotografia do grupo de Marujos, dançando em Natal, no dia 28.08.1994. A dança contagiante simula o balanço das embarcações e faz vibrar o público nas festas populares. A edição-2012 do FlipAUT( Festival Literário Alternativo da Praia de Pipa) contou com uma apresentação dos dançantes da Marujada. Em junho de 2013, durante a Conferência Municipal de Cultura de Senador Georgino Avelino, o médico e pesquisador Epitácio de Andrade Filho participou de uma Roda de Conversa sobre “ A Marujada como Ocupação Terapêutica para jovens e adultos e Ferramenta de Economia Criativa”.

Atualmente, essa nau fandangueira é comandada pelo capitão Chico Gambiarra.

Marujada mestre Vasco e Sebastião Paulino

Marujada no flipaut 2012

Barco na laguna de Guaraíras

Marujada do  mestre Paulino com Chico Gambiarra

Marujada no livro de Deífilo

Deífilo Livro

Com marujada 20 de junho de 2013 conferência de cultura de Senador Georgino Avelino

Chico Gambiarra

Enviado pelo o autor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com







LAMPIÃO E A EMBOSCADA NA GROTA DO SACO #CANGAÇO

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=kTOkmPeOdiU&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

Lampião e a emboscada na Grota do saco #cangaço LIVROS SOBRE O CANGAÇO, CLICK NO LINK ABAIXO: https://bit.ly/3d2l88t ================================ ✔✔👍 Contribua com o Canal: chave PIX jflavioneres@gmail.com ✔✔👍Você pode também nos ajudar comprando um dos cursos ou livros indicados abaixo: ✔✔👍E-mail para contato: jflavioneres@gmail.com ============================================= LIVROS COM TEMAS DIVERSOS, CLICK NO LINK ABAIXO: https://ler-para-melhor-viver.webnode... ============================================== MAIS LIVROS COM TEMAS DIVERSOS, CLICK NO LINK ABAIXO: https://jflavioneres-nph-livraria.fre... ============================================== CANAIS PARCEIROS: 😊👀 UMA HISTÓRIA PARA A MEMÓRIA https://url.gratis/EKbuum 😊👀 ROSINHA VIDA MINHA:    / @rosinha-vidaminh... 

😊👀 Pr. FLÁVIO NERES :    / @pastorflavionere... 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MANUEL NETO: UM DOS MAIS PERIGOSOS E IMPLACÁVEIS INIMIGOS DE LAMPIÃO. #cangaçologia

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=UplGG75nF0A&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A história contada de forma resumida sobre a vida e a trajetória do Nazareno Manuel Neto ou "Mané Fumaça", como Lampião o chamava, membro da temida Força Policial Volante oriunda do antigo povoado de Nazaré (Atual Nazaré do Pico) no distrito de Floresta no estado de Pernambuco. Considerado um dos mais corajosos e perigosos inimigos de Lampião e de seus apoiadores. Um homem que cuja a valentia era reconhecida pelo próprio Lampião que por sua vez em determinado momento chegou a dizer aos seus Cabras que ao lutarem contra Manuel Neto buscassem salvar a metade de suas vidas, porque a outra já se foi.

Um personagem importantíssimo da história cangaceira que durante anos combateu o banditismo nos sertões do Nordeste e combateu o bom combate contra Lampião e bando, equilibrando as batalhas e impondo ao chefe-mor do cangaço perdas e derrotas significativas ao longo de sua carreira militar.

Vamos conhecer! Nossas redes sociais: - Facebook:
https://www.facebook.com/Cangacologia - Instagram: https://www.instagram.com/cangacologia - Kwai: kawai-video.com/u/@Cangacologia_1/3CEbCbQP - Tik-Tok: Cangaçologia CONHEÇAM A NOSSA LOJA: https://www.lojaodonordeste.com Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Colaborem com o crescimento e com as melhorias do canal. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaceirismo e cultura nordestina e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:   
 / @cangacologia  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A ORAÇÃO DE LABAREDA

Por Contos do Cangaço
https://www.youtube.com/watch?v=oRkkkGRlwX0&ab_channel=ContosdoCanga%C3%A7o

Cangaço - Cangaceiro Lampião - Ângelo Roque - Labareda - Oração

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO NO JUAZEIRO DO NORTE

Por José Mendes Pereira

A primeira entrevista oficialmente do capitão Lampião foi prestada ao médico do Crato, Octacílio Macêdo, no sobrado de João Mendes de Oliveira, em Juazeiro do Norte – Ceará, no ano de 1926. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2015/06/sobrado-do-poeta-popular-joao-mendes-de.html

Tranquilamente, em parte da entrevista, sentado em tamborete e bebendo cerveja com os colegas cangaceiros, em outra no sótão do mencionado lugar, Lampião foi perguntado e respondeu:

Dr. Otacílio perguntou-lhe:

- No caso de insucesso com a polícia, quem o substituirá como chefe do bando?

E o capitão respondeu-lhe:

– Meu irmão Antonio Ferreira ou Sabino Gomes.

Antônio Ferreira irmão de Lampião - http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2017/09/o-cangaceiro-antonio-ferreira-irmao-de.html

Antônio Ferreira da Silva era o irmão mais velho de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião. Alguns autores de livros, dizem que ele era apenas filho de dona Maria Sulena da Purificação, sendo o seu pai um senhor proprietário de terras chamado de Venâncio. Mas o escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão, afirma em seu livro "Lampião a Raposa das Caatingas" que Antônio também era filho de seu José Ferreira dos Santos, pai de Lampião. Como ele soube desta informação? Pela contagem da data que está na Certidão de casamento do casal José Ferreira com dona Maria. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2016/03/o-temivel-cangaceiro-sabino-das-aboboras.html 

Mesmo aos trancos e barrancos, Lampião conseguiu chegar até o ano de 1938, quando foi abatido na Grota do Angico, em terras do Estado de Sergipe, isto é, teve sucesso garantido, e os que ele disse que assumiriam o seu respeitado posto de cangaceiros, que era o chefe superior, caso ele fosse morto pelas volantes policiais do governo, como Antônio Ferreira da Silva, que morreu naquele mesmo ano que ele visitou Juazeiro do Norte,  - http://cariricangaco.blogspot.com/2009/12/morre-antonio-ferreira-porantonio.html, e o Sabino Gomes das Aóboras, que morreu um ano depois da visita dos cangaceiros a Juazeiro, - http://cariricangaco.blogspot.com/2010/02/fazenda-picarra-e-morte-de-sabino-gomes.htmltiveram o sucesso cangaceiro desfeito, ambos foram abatidos logo.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com