Seguidores

terça-feira, 5 de novembro de 2019

"O PATRIARCA"

Por Sálvio Siqueira

No dia 3 de setembro de 2016 será lançado, em Serra Talhada - Pe, mais uma obra prima da literatura sertaneja, intitulado 'O PATRIARCA', o livro nos traz a notória história do cidadão "Crispim Pereira de Araújo", que na história ficou conhecido como "Ioiô Maroto", contada pela 'pena' do ilustre amigo venicio feitosa neves

Crispim Pereira de Araújo (Ioiô Maroto) 

Sendo parente de Sinhô Pereira, chefe de grupo cangaceiro e comandante dos irmãos Ferreira, conta-nos o livro, a história que "Ioiô Maroto" foi vítima de invejas e fuxico. Após sua casa ter sido invadida por uma volante comandada pelo tenente Peregrino Montenegro, da força cearense.

Sinhô Pereira

Sinhô Pereira deixa o cangaço, não sem antes fazer um pedido para o novo chefe do bando, Virgolino Ferreira da Silva o Lampião e o mesmo cumpre o prometido.


Além da excelente narração escrita pelo autor, teremos o prazer e satisfação de vislumbrar rica e inédita iconografia.

Não deixem de ter em sua coleção particular, mais essa obra prima literária.

Pedidos:

franpelima@bolo.com.br

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/675945445902908/?notif_t=group_activity&notif_id=1471274094349578

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FRANCISCO FERREIRA DE MELLO ...


Força Policial Volante sob o comando do Tenente PMAL Francisco Ferreira de Mello (Chico Ferreira), em fotografia colhida quando a tropa retornava da fazenda Angico, local da morte do cangaceiro Lampião.O registro foi feito dias após a morte do Rei do Cangaço, ocorrida após cerco policial em 28 de julho de 1938, pelo fotógrafo do jornal carioca A Noite. Ao lado do Tenente Chico Ferreira (promovido após a morte de Lampião) está o jornalista Melquíades da Rocha, do jornal A Noite e que fez uma ampla cobertura jornalística sobre a operação militar que resultou no extermínio de Lampião, Maria Bonita e mais 9 elementos do famoso bando e também na morte do Soldado PMAL Adrião Pedro de Souza. 

Foto cortesia de Paulo Britto.
Postagem por Wasterland Ferreira


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GUSTAVO BARROSO E A CASA DE CONSELHEIRO POR: BRUNO PAULINO


"O contista e jornalista Gustavo Barroso quando foi correspondente da revista ''O Cruzeiro'', na década de 40, uma vez visitou Quixeramobim, estava escrevendo sobre a vida de Antônio Conselheiro para o periódico de maior circulação nacional. Fausto Nilo - cujo pai costumava ler "os sertões" - era menino e leitor da revista, ficou entusiasmadíssimo ao saber que a história de sua morada iria sair no Cruzeiro. Gustavo Barroso foi quem primeiro divulgou nacionalmente a casa do conselheiro, num momento em que se iniciava um revisionismo e reconstrução histórica do personagem"
Bruno Paulino.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROMEIROS DO PADIM CIÇO POR:RANGEL ALVES DA COSTA


Dá-se o nome de romaria aos grupos de pessoas que viajam em peregrinação aos locais sagrados, guiados pela fé e pela crença, objetivando sempre a demonstração de gratidão religiosa ou a retribuição por graças alcançadas. Romeiros, pois, são tais pessoas que seguem a pé, em animais ou outros meios de transportes, vencendo cansaço e até as dores de enfermidades, para ter-se diante daquilo que reputam como divino ou milagroso. Muitas vezes, a simples presença é como alívio ou cura.
Os objetivos da romaria podem ser diversificados, mas a real penitência sempre se volta para o pagamento de promessas, a alimentação da fé e a demonstração de amor e gratidão ao templo, ao santo ou ao local tido como sagrado. É neste sentido que os romeiros de antigamente faziam quando, neste período do ano, já ao findar o mês de outubro, seguiam em grupos até Juazeiro do Norte, na região do cariri cearense, para louvar a vida, os feitos e os milagres de Cícero Romão Batista, o Padre Cícero Romão, ou simplesmente “Padim Ciço”.


Hoje a ida até Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero e da fé do nordestino, é feita de modo muito mais seguro, ligeiro e através de meios de transporte modernos e confortáveis. É uma viagem qualquer, a passeio, com hora de partida e de chegada, acaso algum contratempo não surja. Muito diferente de antigamente, quando viajar a terra sagrada dos nordestinos significava esforço, sacrifício e extrema abnegação. Somente a fé para chamar e conduzir o sertanejo em meio a tantas atribulações na viagem e estadia.


Nos dias de agora, basta fretar um ônibus de turismo ou tirar da garagem o possante de luxo e seguir viagem. As paradas são poucas, os restaurantes oferecem do bom e do melhor nos instantes de fome, as vias são asfaltadas e as distâncias parecem muito mais encurtadas. Agora imaginem uma viagem longa e cansativa, por muitos trechos de chão batido, em cima de uma caminhonete, rural ou caminhão pau de arara. E num apinhado tão grande de gente que mal dava para abrir a boca para as cantigas e rezas de romaria.


Mas quanto mais sacrifício mais demonstração de amor ao santo padrinho do nordestino e do sertanejo. E assim porque desde muito que o Padim Pade Ciço foi santificado pelo povo, desde muito que a fé em seus milagres está presente na vida de tantos. Mesmo sem o reconhecimento oficial do Vaticano, o Santo do Juazeiro já foi entronizado pela fé de um povo que o devota proteção, cura e desatribulação. Exemplo disso está na sala dos ex-votos onde troncos e membros em madeira, representando as partes curadas, estão expostos como demonstração das graças alcançadas.

Dona Maria havia sido desenganada pela medicina. Com problema tamanho e sem mais jeito a dar pela ciência humana, um dia se ajoelhou perante a imagem do Padim Pade Ciço e, após lágrimas e orações, ao santo pediu intercessão de cura e prometendo que se boa ficasse, a partir daquele ano não faltaria a mais nenhuma romaria. E no mês de outubro lá estava ela subindo num pau de arara e levando consigo a prova da cura em madeira: duas pernas. Desenganada estava, mas o santo nordestino lhe permitiu restabelecer suas forças e ficar curada daquelas dores terríveis que até a impediam de caminhar.

Assim com Sebastião, com Jurema, com Quitéria, com Leontino. Todos curados pela intercessão do Padim Pade Ciço, pelo desejo do santo dos pobres e dos desvalidos. Por isso mesmo que dificilmente há uma casa onde não esteja presente a imagem do milagreiro ou mesmo uma fitinha de fé. E não adianta querer justificar que a cura foi obtida por outros meios. Ora, o povo não quer saber se houve receita e médico, se houve injeção ou comprimido, se houve dieta e cuidado. O que importa mesmo ao povo é a certeza de que através da fé foi atendida pelo Santo de Juazeiro.


Daí que, no passado, tanto sacrifício para pagar promessas, para visitar o túmulo do santo padre, para entrar ajoelhado nas igrejas, para ouvir missas e sermões, para receber a água benta de Juazeiro, para avistar a estátua, para chorar a seus pés. Mais de dia de viagem, levando a devoção no peito e farofa com carne seca no saco de viagem. Mulheres já partindo com lenços na cabeça, vestidos compridos, dinheirinho escondido nas pregas das anáguas, em atitudes que somente a fé e a devoção extremadas podiam justificar.

E de Juazeiro retornar renovadas, espiritualmente fortalecidas, e trazendo sempre uma garrafinha de água benta, meia dúzia de rapaduras e um punhado de fitas. E a promessa de retornar. E a certeza de que o altar nordestino está mesmo em Juazeiro e no pedestal santificado está o Santo Padim.


Rangel Alves da Costa, Pesquisador e escritor - Conselheiro Cariri Cangaço.

29 de Outubro de 2019 - blograngel-sertao.blogspot.com

http://cariricangaco.blogspot.com

SESSÃO SOLENE DA ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS ACONTECE EM FORTALEZA

Cristina Couto e Manoel Severo: Conselho do Cariri Cangaço na Festa da Academia Lavrense de Letras

Aconteceu na noite desta ultima quinta-feira, 31 de outubro de 2019, no bairro Meireles na cidade de Fortaleza mais uma Sessão Solene da Academia Lavrense de Letras. Presidida pela escritora Cristina Couto, a Arcádia empossou um novel acadêmico que tomou assento na cadeira de número 30. Assumiu como mais novo membro efetivo da ALL o escritor e poeta Jesus Alves Pereira.

O mais novo acadêmico da ALL, escritor Jesus Alves Pereira
Cristina Couto, Benedito Vasconcelos e Fátima Lemos
Ingrid Rebouças, Manoel Severo, Cristina Couto e Susana Goreti

Em noite concorrida que contou com a presença; além de membros efetivos e correspondentes da Academia Lavrense de Letras; representantes de várias outras instituições literárias, familiares e convidados que participaram da Sessão Solene que contou ainda com a entrega oficial da Estola de Conselheira do Cariri Cangaço, pelo curador Manoel Severo, à presidente da Academia e também Conselheira do Cariri Cangaço, Cristina Couto.

Manoel Severo na Sessão Solene da ALL
Cristina Couto recebe a Estola do Conselho do Cariri Cangaço
Manoel Severo e Rômulo Alexandre

A solenidade ainda marcaria a Conferência "Martin Soares Moreno: A fundação do Ceará e a Jornada do Maranhão" pelo advogado e representante da Câmara Brasil-Portugal, Dr Rômulo Alexandre Soares; como também de forma solene houve o lançamento da edição de número 03 da Revista da Academia Lavrense de Letras, com artigos de vários colaboradores, dentre esses: Cristina Couto, Manoel Severo, Calixto Junior, Rômulo Alexandre, Ângelo Osmiro, dentre outros.

3ª Edição da Revista da Academia Lavrense de Letras
Linda Lemos, presidente da ALJUG, Benedito Vasconcelos, presidente da SBEC
 e Manoel Severo, presidente do Cariri Cangaço
Ingrid Rebouças, Manoel Severo,Cristina Couto, Benedito Vasconcelos e Susana Goreti

Ainda dentro da solenidade da Academia Lavrense de Letras-ALL, foi lançado o livro “ Vivências de um Menino em uma Fazenda Sertaneja”, de autoria do Prof. Benedito Vasconcelos Mendes, presidente da SBEC. A Presidente da ALL, Cristina Couto solicitou  à escritora Linda Lemos, Presidente da Academia de Letras Juvenal Galeno-ALJUG para fazer a apresentação protocolar do livro do Professor Benedito. Após o discurso de apresentação da citada obra, o Prof. Benedito Mendes agradeceu à escritora  Linda Lemos e à Presidente Cristina Couto pelos elogios que fizeram ao livro recém-lançado.

Manoel Severo, Cristina Couto e Rômulo Alexandre
Susana Goreti, Benedito Vasconcelos, Cristina Couto, 
Manoel Severo, Ingrid Rebouças e Ruy Gabriel
Fátima Lemos
Marcelo Leal


Sessão Solene da Academia Lavrense de Letras
Fortaleza, 31 de Outubro de 2019.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOLTANDO À ESCRAVIDÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 5 de novembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.209


 Acontecerá nas Alagoas farta programação relativa ao Dia da Consciência Negra, 19 de novembro. Turistas do Brasil e do mundo estarão subindo a serra da Barriga – patrimônio cultural do MERCOSUL – em União dos Palmares, entrando direto na história da escravidão negra e de seu bravo líder Zumbi. Participarão no cimo da serra de solenidades no espaço do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Mas os festejos culturais, sociais e históricos, terão início antes, na Praça Multieventos, no Bairro Pajuçara, em Maceió, dia 14 com prolongamento até o dia 17. E mesmo após a serra da Barriga, dia 19, haverá atividade em Maceió, dia 20 e 22. “Quilombo de Cinema Negro” no Centro Cultural Arte Pajuçara.

SERRA DA BARRIGA. (FOTO: vidasemparedes.com).

A programação completa do evento já foi divulgada. Para o município de União dos Palmares é o seu grande resgate histórico e reconhecimento das lutas renhidas dos irmãos africanos pela liberdade. Deverá como sempre, receber de todo o estado, caravanas e mais caravanas de estudantes e seus professores, interessados também em conhecer a Zona da Mata e a famigerada montanha da resistência preta. Abre-se grande leque de trabalho escolar à escolha, dentro dos inúmeros episódios entre rios, montes, colinas e canaviais. Muitos livros podem preparar antes o espírito aventureiro dos que aspiram ao saber. As boas rodovias do estado tornam União dos Palmares, epicentro dos festejos, relativamente perto do ponto de partida.
Sempre planejada em pensamento, essa viagem a Terra de Zumbi, nunca deu certo para engajar em nossas incursões com alunos. Logo apareciam fatos novos que impediam esse desejo que perdura. Creio que o sertão santanense e seus matizes far-se-ão presentes na serra da Barriga. Isso tudo nos faz lembrar o robusto romance “O Tigre dos Palmares”, do saudoso autor palmeirense Adalberon Cavalcanti Lins, referindo-se à bravura de Zumbi.
E como quem não conhece a história do torrão em que nasceu fica um pouco desnorteado, O Dia da Consciência Negra já é um bom início para se achar.
Zumbi, viva Zumbi!
 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com//