Seguidores

sexta-feira, 7 de abril de 2023

O TERRÍVEL CANGACEIRO MOITA BRAVA

Por Cangaço Eterno
 https://www.youtube.com/watch?v=TUHraQs6F_Q&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Conheça uma breve biografia sobre o cangaceiro Moita Brava que foi cabra de Corisco, Lampião e Ângelo Roque.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAGA-LUMES

 Clerisvaldo B. Chagas, 6 de abril de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.860

VAGA-LUME (FOTO: PINTEREST).

Santana do Ipanema, cidade sertaneja de Alagoas, passou quatro anos no escuro. É que o motor alemão que abastecia a cidade, caiu na exaustão. Após uma luta incessante dos santanenses, o governador resolveu trazer energia de Paulo Afonso e abasteceu a urbe. Muitas coisas interessantes aconteceram naquele período onde afloraram toda a tradição da Ribeira do Panema. Lembramo-nos muito bem de certas noites em que o céu era povoado desses insetos simpáticos e misteriosos que são os vaga-lumes e que em outras regiões são denominados pirilampos. Não é que todas as noites havia vaga-lumes, mas eles sempre apareciam em maior ou em número reduzido, mas povoavam a nossa mente interiorana.

Os vaga-lumes tornaram-se imortais na literatura cangaceira, quando na madrugada de 28 de julho de 1938, foram confundidos com lanternas por duas mulheres bandidas na Grota dos Angicos, em Sergipe. O engano entre vaga-lumes e lanternas de verdade, fez a diferença no ataque que vitimou Rei e Rainha do Cangaço naquela fatídica madrugada. Mas acontece que o progresso como faróis de automóveis, luzes de postes atrapalharam o pisca-pisca dos pirilampos que se comunicam assim e atraem as fêmeas para o acasalamento. Por outro lado, o seu habitat foi invadido por desmatamento e construções, impedindo a reprodução desses coleópteros que estão no momento desaparecidos.

As luzes artificiais e companhia retiraram do ar esses maravilhosos insetos que povoaram a mente de crianças e adultos no nosso mundo sertanejo. Vez em quando vemos e ouvimos repentistas violeiros falarem sobre a lanterna natural desses insetos que enfeitavam a abóboda do mundo sertanejo. São personagens do bioma caatinga assim como as não menos famosas tanajuras que surgiam após as trovoadas e enchiam de júbilos todas as faixas etárias do semiárido. E como a parte traseira era volumosa e comestível, daí a expressão rasteira: “bunda de tanajura”. Pois os vaga-lumes e outros personagens do Sertão, transformaram-se apenas em saudade no mundo literário e na boca dos nossos avós. Parece impossível conviverem em harmonia o moderno e o passado.

Mas lembrar, pode?



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O BACORINHO DE ZÉ PANTA

 Clerisvaldo B. Chagas, 5 de abril de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.859


Você já viu alguém criar porco em apartamento? Um gatinho, um cachorro mimoso... Ainda vai, mas um porco para arrebentar com tudo é coisa que parece mentira. Pois o caso aconteceu há muito em Maceió. O funcionário público do antigo Departamento Nacional de Estrada de Rodagem – DNER – moreno de mais de dois metros de altura, gaiato e tocador de violão, Zé Panta, sentiu-se grato pela passagem de um engenheiro residente na unidade de Santana do Ipanema. O querido engenheiro quando deixou Santana foi residir em Maceió. Planejando levar um presente para o homem cheio de bondades, Zé Panta comprou um bacorinho (porco ainda novo), boto-o debaixo do braço e partiu para a capital. A trajetória do tocador de violão foi repleta de histórias engraçadas até mesmo em ações somente para adultos.

Vamos interromper a história do bacorinho para dizer que certa feita Zé Panta foi enganado por um vendedor de mel falsificado na esquina da Feira do Passarinho, em Maceió. Quando descobriu que o produto era apenas água com açúcar, resolveu voltar ao local uma semana depois. O vendedor de mel estava no mesmo lugar fazendo sua propaganda. Ao notar a aproximação daquele homem gigante, tentou correr, mas não daria tempo carregar com ele a banquinha de madeira com vários litros do hodromel. Sendo assim, resolveu solucionar o problema com brincadeira.  Gaiato contra gaiato. Zé Panta fez cara de mau e indagou: “Qual foi a abelha que fabricou esse mel?”. E o vendilhão esperto: “Tá falando com ela!”. E bateu no peito. Como os semelhantes se entendem, o final resultou em gargalhadas.

Pois bem, voltando ao caso do porco, Panta chegou ao apartamento do engenheiro, cujo encontro foi uma festa. Apresentado o porquinho, o doutor agradeceu, mas alegou que não podia aceitar o presente porque não tinha onde colocar o bichinho. Estressado, o animal grunhia alto chamando a atenção de todos por ali. Um barulho dos seiscentos diabos! Diante do ajuntamento da vizinhança e a recusa do ex-chefe, Zé Panta se despediu. Quando o engenheiro tentou fechar a porta, Panta agiu com rapidez e jogou o bacorinho dentro do apartamento dizendo e correndo: “Presente para vossa senhoria!”. O pega-pega e a quebradeira que houve dentro do apartamento arrumadinho, fica por conta do leitor internauta.

Arre!



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

   Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com  

ESSE TEU CHEIRO ME MATA

Por Veridiano Dias Clemente

Hoje senti teu cheiro
O vento trouxe pra mim
Este cheiro de Jasmim
Me fez lembrar de você
Te espero a todo instante
Sem tú saber sou teu amante
Um dia vais me querer
E é a cada alvorecer
Que mantenho a esperança
No meu peito tem lembranças
D ' aquelas bem sufocantes
O coração quase parando
E cada vez mais te amando
Pega no tranco a cada instante
És pricesa ! És diamante !
Que me trazes a Luz divina
És pura ! Bela menina !
És o meu sonho de ilusão
És meu amor em segredo
Te amo tanto que faz mêdo
És de parar meu coraçao
Poeta VERÍ
Do país de Caruaru-PE
05 / 02 / 21
Às 22h15
Visite minhas obras
Autor : veri

https://www.facebook.com/veridianodiasclemente.clemente

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VERSIFICANDO!

Por José G. Diniz


Poesia é uma dádiva
Uma estrela que brilha
Um barco que ancora
A margem de minha ilha
Uma flor que desabrocha
Quando faço uma sextilha
E o beijo de uma filha
Um abraço de seus pais
O que eu fiz no passado
Hoje eu não faço mais
E o prever dos profetas
Tem meu versos os sinais
Costureira usam dedais
Para não furar os dedos
O mofino faz promessas
Para ver se cura os medos
E eu de forma alguma
Vou revelar meus segredos
De mim já fizeram enredos
Mas eu procurei a paz
Se alguém de mim foge
Eu não vou correr atrás
Quero da flor a essência
E que a cor seja lilás
Eu espalhei cartaz
Da estória que eu descrevo
Da reta longa da estrada
E nos detalhes de um trevo
No serrado e no deserto
Na planície e no relevo
Eu já paguei o que devo
Com juros e correções
Ser justo eu herdei dos pais
Aprendi bem as lições
Vou preservar seus conceitos
Respeitando as tradições
Eu já andei em vagões
De trem superlotados
Mas nunca perdi horário
Por não chegar atrasado
A mente me despertava
De um sono mal sossegado
Quando vou ao supermercado
Pesquiso bem os produtos
Caminhando só na vereda
Me apareceram os vultos
Mas era pura impressão
Não existem seres ocultos
Passei pelos viadutos
Que tem nas metrópoles
Cavalo bem instruído
Corre aos trostes e galopes
Na politica com corrupção
As vezes existem os golpes
Existem drogas que são dopes
E outras que curam as dores
Na politica tem disputa
Porque existem opositores
E a sua boa integralidade
Depende dos seus valores.

https://www.facebook.com/josegomesd

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÓ PARA EFEITO DE CORREÇÃO - CACHORROS NA BIBLIOTECA DO DR. VINGT-UN ROSADO MAIA

Por José Mendes Pereira

Dr. Jerônimo vingt-un Rosado Maia e sua esposa Professor América Fernandes Rosado.

Uma coisa engraçada que aconteceu comigo, foi no final da década de 90, quando eu fui até a casa do Dr. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, localizada no bairro Costa e Silva - Mossoró, para adquirir a biografia completa do poeta, escritor e jornalista José Martins de Vasconcelos, um grande homem de Apodi, mas era radicado em Mossoró.

Professor José Martins de Vasconcelos - http://apodiantiguidades.blogspot.com.br

A escola que eu trabalhava leva o seu nome (Escola Estadual Professor José Martins de Vasconcelos), e, como estava preste ao seu aniversário de fundação, nós, professores e diretores, havíamos programados uma gincana, a qual seria realizada pelos alunos do turno noturno. Dividida as classes, eu fiquei encarregado de acompanhar os trabalhos dos alunos de dois terceiros anos.

Eu sentindo que as pesquisas destas turmas caminhavam muito lentas, resolvi participar com elas, adquirindo o que fosse necessário para as apresentações, e assim, fui obrigado procurar o Dr. Vingt-un Rosado Maia, ex-diretor da ESAM, agrônomo, professor, historiador do Rio Grande do Norte, e que eu tinha certeza que sairia da sua casa com a biografia do pesquisado.

Nos anos 70, eu era tipógrafo na Editora Comercial S/A, e linotipicamente, fazia as  composições dos seus livros (coleção mossoroense), e a minha intimidade com ele era mais próxima.  Mas em 1979, eu deixei a vida gráfica para tentar uma atividade qualquer, permanecendo como comerciante até 1985, e que neste período, eu já era professor lotado na Secretaria de Educação Estadual. Afastando-me do ramo gráfico, deixei de frequentar a sua residência, só retornando à sua casa, no período desta pesquisa.

Neste dia em que eu procurei o Dr. Vingt-un Rosado, fui bem recebido por ele. Mas não me reconheceu, devido o tempo passado, e mesmo assim, ele já estava com a idade avançada, e além do mais, tinha problemas auditivos e me parece, também visuais.

O escritor e historiador Raimundo Soares de Brito e o jornalista Geraldo Maia do Nascimento. 

Perguntou-me se eu já havia procurado a biografia de José Martins de Vasconcelos  ao escritor e historiador Raimundo Soares de Brito, sendo que este, formava o trio de intelectuais, juntamente com ele e com o jornalista Geraldo Maia do Nascimento. Depois de um bom bate-papo, finalmente recebi das suas mãos a biografia do pesquisado.

Mas o mais interessante, foi que enquanto nós conversávamos em sua enorme biblioteca, chegou em um carrão a sua esposa,  América Fernandes Rosado Maia, que também era professora da ESAM, e de grande conceito. E assim que ela estacionou o seu automóvel (não deu para eu saber se quem dirigia era ela, porque nós estávamos dentro da biblioteca), parece que quando ela entrou para colocar o seu carro na garagem, viu pelo retrovisor, que um cachorro aproveitou o ensejo e entrou para o jardim. E ao descer, ela foi tentar expulsar o cachorro do quintal.

Foi a partir daí que tudo foi contrariado. Dona América não viu logo o cachorro, e de imediato gritou:

- Vingt-un, entrou um cachorro dentro do quintal, e agora eu não sei aonde ele está.

Dr. Vingt-un com problemas de audição, achava que ela estava se referindo ao professor, no caso, eu. E logo,  respondeu:

- Ele está aqui comigo dentro da biblioteca!

Dona América já irritada com o desaparecimento do cachorro, e ouvira do Dr. Vingt-un, que o cão havia entrado na biblioteca, fez-lhe a seguinte pergunta:

- E por que você Vingt-un, deixou o cachorro entrar na biblioteca?

Como ele ainda não havia entendido o que dona América Fernandes perguntava, devido o problema na audição, disse-lhe:

- Ele quer a biografia do jornalista José Martins de Vasconcelos. - Respondeu ele já com um pouco de impaciência.

- Pois diga! Só o que me faltava mesmo! Esta é a primeira vez que eu tomo conhecimento que um cachorro está procurando biografia de alguém em uma biblioteca.

Como eu estava por trás de uma estante, dona América entrou, e em suas mãos, conduzia um pedaço de pau, e que seria para expulsar o cachorro da biblioteca. E ao me ver, perguntou:

- O moço viu um cachorro entrar aqui?

- Não senhora. Eu não vi cachorro aqui dentro não. - Respondi-lhe.

- Isso é coisa do Vingt-un. - Dizia ela se retirando da biblioteca. - Ele parece que não entendeu o que eu perguntei. Ele está com sérios problemas na audição.

Mas eu já havia entendido tudo. Ela falava sobre o cão que havia invadido o seu quintal. Mas o Dr. Vingt-un Rosado achava que ela estava falando sobre a minha pessoa, porque, talvez, a sua audição, confundiu o som "Cachorro" com "professor".

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A PAREDE DE FÓSSEIS DE VINGT-UN ROSADO

Por Benedito Vasconcelos Mendes*

O Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia, visando preservar os testemunhos fósseis de invertebrados marinhos de 90 milhões de anos (do Período Cretáceo, da Era Mesozóica ) da Chapada do Apodi, juntou cerca de 5 mil quilos de fósseis, a maior parte de moluscos, mas também de equinodermos, animais da megafauna pleistocênica e de vegetais fossilizados, encontrados na referida chapada, que hoje fazem parte do acervo do Museu de Paleontologia "Vingt-Un Rosado", da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Por ocasião da construção da antiga ESAM - Escola Superior de Agricultura de Mossoró, hoje UFERSA, no ano de 1967, o Dr. Vingt-Un mandou revestir as colunas do pórtico da entrada principal com fósseis (conchas de moluscos, equinodermos, ossos de animais e pedaços de plantas fossilizadas) e peças líticas dos índios nativos da Chapada do Apodi (machadinhas e almofarizes dos antigos Tapuias). Em 1980, quando ele construiu sua residência na Rua Jorge Coelho de Andrade, no Bairro Ulrik Graf, Vingt-Un, revestiu uma parede da área externa de sua casa com fósseis da Chapada do Apodi (moluscos, equinodermos, ossos de vertebrados da megafauna pleistocênica e folhas e outros órgãos fossilizados de vegetais). Esta parede foi preservada, quando sua casa foi reformada para abrigar o Restaurante Dona Têca. 

Dr. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia

Vale salientar que na casa de morada do Dr. Vingt-Un na década de 1960, localizada na Rua Almino Afonso, 381, no Centro de Mossoró (que foi demolida), havia também uma parede recoberta com fósseis da Chapada do Apodi. Esta atitude do Professor Vingt-Un Rosado, de fixar na parede os fósseis com massa de cimento, revela a sua preocupação de preservar estes materiais para futuros estudos sobre a Paleontologia regional. As figuras que seguem foram obtidas do Restaurante Dona Têca e do pórtico da UFERSA em janeiro de 2016. Foi louvável a atitude de preservação desta parede com fósseis pelos atuais proprietários deste imóvel, pois acredita-se que nem todos estes fósseis colecionados por Vingt-Un tenham sido descritos cientificamente, podendo futuramente, quando forem estudados por paleontólogos, serem descobertas espécies novas, principalmente de moluscos e equinodermos.

https://www.facebook.com/benedito.vasconcelosmendes

Leia, se interessar: Se o link não abrir, leve-o ao google.

CACHORROS NA BIBLIOTECA DO DR. VINGT-UN ROSADO MAIA

https://blogdomendesemendes.blogspot.com/2014/03/cachorros-na-biblioteca-do-dr-vingt-un.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O QUE A GUERRA FAZ

Por Hélio Xaxá


A guerra já fez
Feridas demais
E em cada vez
O mundo fica mais insensível...
A guerra faz
Dos homens animais
E sonhar com a paz
Torna-se quase impossível...
Os traficantes enriquecem
Assim como as indústrias bélicas...
E os jovens enlouquecem
E a paz vira uma palavra cética.
Se quem vai
Ao campo de batalha
E volta pra casa
Vem morto de qualquer jeito...
Se quem vai
Deixa por lá o coração
E os sonhos pelo chão
De que valem as medalhas no peito!?
"O que se deixa fica pra trás
E o que se leva não se traz...
É isso o que a guerra faz:
Desfaz."


https://www.facebook.com/helio.xaxa

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MOSSORÓ(RN), 06.04.2023- OFÍCIO. Nº 006/2023 - REF. OFÍCIO. Nº 005/2023, 31 de MARÇO de 2023.

 1481522002230_PastedImage

 ASCRIM/ACADEM PRESIDÊNCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO DA CARTA CONVITE DA AFLAM PARA: “SOLENIDADE DE POSSE DA SUA NOVA DIRETORIA, BEM COMO DA ENTRONIZAÇÃO DAS NOVAS SÓCIAS ABAIXO RELACIONADAS”, DE MOSSORÓ-RN, 31 de MARÇO de 2023. - OFÍCIO. Nº 005/2023.

MOSSORÓ(RN), 06.04.2023- OFÍCIO. Nº 006/2023.

 

RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a).’

 

REFERENCIANDO O EXPEDIENTE À EPÍGRAFE.

 

            POR GENTILEZA OBSERVEM, ABAIXO, (NO RODAPÉ DO CONVITE) ENVIADO PELA EXCELENTÍSSIMA DRA. TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO, M.D. PRESIDENTA DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS E ARTES DE MOSSORÓ-AFLAM, A NOTIFICAÇÃO QUE ALTERA EXCLUSIVAMENTE APENAS A DATA E O LOCAL ONDE ACONTECERÁ O EVENTO:   

SOLENIDADE DE POSSE DA SUA NOVA DIRETORIA”

“ENTRONIZAÇÃO DAS NOVAS SÓCIAS”

O EVENTO ACONTECERÁ NO

NO DIA 20 (QUINTA) DE ABRIL DE  2023, A PARTIR DAS 18:30HS, NO AUDITÓRIO DA ESTAÇÃO DAS ARTES “ELIZEU VENTANIA”, AV. RIO BRANCO, S/N, CENTRO, MOSSORÓ-RN.


SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

 

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO

-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM ACADEM-

 

MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO

-PRESIDENTA EXECUTIVA INTERINA DA ASCRIM-

 

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS INSIGNES DIGNITÁRIOS:

 

P.S.-2): OBSERVAÇÃO-CASO NÃO TENHA INTERESSE EM RECEBER NOSSAS MENSAGENS, GENTILEZA NOTIFICAR-NOS QUE O(A) EXCLUIREMOS DEFINITIVAMENTE DA NOSSA AGENDA DE CONTATOS, ATRAVÉS DO NOSSO MALOTE DIGITAL OFICIAL DA ASCRIM-MADA!

P.S.-3): ESTA É UMA CÓPIA ORIGINAL, ENCAMINHADA, OFICIALMENTE, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO PARA O(A)S:  

 

 EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES. 

REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS. 

MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES. 

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS. 

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES. 

ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA. 

ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES. 

ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM. 

POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
De: taniamar barreto <taniamar.barreto@yahoo.com.br>
Enviado: quinta-feira, 6 de abril de 2023 11:48
Para: ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM <asescritm@hotmail.com>;
Assunto: mudança de data e local do Evento AFLAM
 
Imagem incorporada

Enviado pela ASCRIM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com