Seguidores

terça-feira, 7 de novembro de 2023

MADRUGADA DE ANGICO

Por Conrado Matos


Virgulino, capitão nordestino
Seu maior temor e desatino,
Tenente Bezerra e Zé Rufino
Os caçadores do seu destino.
A volante nunca desistia
Bem chegava, Lampião partia
Um Capitão astuto de maestria
O Coiteiro era aquele que mentia.
Mas, certo dia foi o Coiteiro
que deu pista onde Lampião vivia
E na madrugada de Angico a Volante
abriu fogo, enquanto Lampião dormia.
Conrado Matos - Psicanalista, Poeta,

Escritor e Compositor. 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100005696808637

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

"O ESTADO DE SÃO PAULO" - 7 DE MARÇO DE 1996 QUANDO DADÁ CONVERSOU COM ROSEMBERG CARIRY

 Por Helena Salem (Transcrição de Antonio Correia Sobrinho)

O status inconteste de Dadá, de verdadeira cangaceira, associado à sua forte ascensão e influência sobre o esposo Corisco, faz desta mulher, penso eu, mais do que imaginamos, mais do que uma simples cangaceira. Dadá foi a líder intelectual do grupo de bandoleiros comandado pelo seu marido. 
 
Condição esta que ela, nas inúmeras entrevistas dadas à imprensa ao longo de seus anos de vida pós-cangaço, conseguiu embora deixasse aqui e ali transparecer, não tornar claro esta sua real posição dentro do grupo, o que vejo como amplamente justificável, uma vez que todo cangaceiro sobrevivente usou de mecanismos de defesa, como, não dizer completamente de seus atos delituosos, para mitigar as suas responsabilidades. 
 
No caso de Dadá, também, quem sabe, para não tirar do seu amado o holofote maior da história.  Antonio Correia
_________________________________________________
 
Sérgia da Silva Chagas, a Dadá, nasceu em 25 de abril de 1914, no interior de Pernambuco, e morreu em 7 de fevereiro de 1994, de câncer. O filho Silvio conta que, na noite de sua morte, chamou uma psicóloga do hospital em que estava internada em Salvador, pediu um batom e um pente para se arrumar “bem bonita”, porque tinha sido convidada para ir a uma festa com Jesus e não podia chegar feia”. Uma hora depois, morreu.
 
Vaidosa, corajosa, Dadá – que teve uma perna amputada em consequência dos ferimentos à bala no momento de sua prisão (ela saiu atirando com as duas mãos) junto a Corisco (ele morreu na mesma noite), em 1940 – foi depois anistiada e se casou de novo, com o empreiteiro Alcides chaves. Refez a vida, porém, não teve mais filhos. E continuou sendo, sempre, a mulher forte que se impôs frente a Corisco, conquistou o respeito e a amizade de Lampião, a admiração de todo o cangaço e até de José Rufino, o matador de cangaceiros, para quem ela era “brava como um homem”. 
 
Elogio maior, naquele ambiente tão machista, era quase impossível.
 
Entre 1989 e 1990, o diretor Rosemberg Cariri gravou em vídeo uma longa entrevista com Dadá. Seguem alguns trechos dessa entrevista inédita, na qual a ex-cangaceira fala, entre outros pontos, de seu amor por Corisco, da Coluna Prestes e de como era a vida das mulheres no cangaço.
 
Comunismo: “ouvia falar muito. De noite ficava todo mundo lá sentado e Lampião dizia: ‘Rapaz, se eu pudesse sair disso, se viesse aí um doido, uma revolução que abatesse esses miseráveis todos. Nós passava pra frente deles. Ah! Luiz Carlos Prestes. 
 
Nós encontrava com este homem, nós abre o mundo e vamos embora’. Eles falavam muito nisso, mas nunca apareceu nenhum. 
 
Quando aparecia, era pra matar. Mataram, mataram, aleijaram, acabou, pronto. Agora, tem muito cangaceiro aí bem de vida, os que se entregaram. São funcionários, os filhos são formados, vivem muito bem.”
 
Mulheres: “Era uma convivência maravilhosa. Todo mundo tinha seu marido. Um amor danado. Uma costurava, outra ajeitava um vestidinho, uma coisa. Uma vida bacana. Com Lampião ali, ninguém dava um nome, ninguém se "inxeria" com coisa nenhuma. Agora, se ela saísse fora da linha, o chumbo comia, matavam, como aconteceu com Cristina e Lídia.”
 
 
Maria Bonita (mulher de Lampião): “Era terrível, orgulhosa, metida. Era assim pequenina, toda redondinha, bem-feitinhas as pernas, mas pisava assim. Quer ver? Olhe no retrato, ela tem os pés pra frente. 
 
Orgulhosa, metida à besta, barulhenta. Só vivia com encrenca com um e com outro. Mas ninguém ligava, não. Era assim, bonitinha, alvinha, agora bacana era só ela, e queria ser mais.”
 
A relação com Corisco: “Eu tinha uma boa vida com Corisco. Era um homem bom. Nunca chegou um dia de falar comigo aborrecido. Quando ele queria dizer ‘não’, dia ‘não sei, você é que sabe’. Mas se ele dissesse ‘faça’, era o ‘sim’. Eu falava alto, eu xingava, vá pros inferno. 
 
Aí ele ficava com aquilo: ‘Fale baixo, num grita. Dadá, mulher pra ser uma mulher completa tem de ter modo até no pisar’ (...) Ele ficava dando risada, virava a cara assim pra num dar ousadia. E dizia: ‘Uma mulher é como uma flor, se a pessoa encosta nela, machuca.’ Ele dizia tanta coisa bonita pra mim, pra ver se me conformava. Mas eu era malcriada com ele.”
 
A vida no cangaço: “As mulheres não cozinhavam. Só se ela quisesse. Ela lavava tudo, botava tempero e entregava para eles cozinharem. Quando tava pronto, tava pronto. Aí vinha Lampião e eu dividir, porque Lampião tinha o povo dele e eu o meu. Maria não ia pegar em nada disso. Era bacana. Cada dia um cozinhava, outro lavava a panela, negócio tudo organizado. Não tinha de ‘não faço’. 
 
Chamava, era seu dia, tinha de fazer. Tudo limpinho, ajeitado, acabava de comer a gente dividia, mas mulher não ia para a beira do fogo. (...) Os cangaceiros eram muito amorosos, tinham tato carinho que eram capaz até de se esquecer das armas. Como teve muitos que morreram num descuido, entretido lá com mulher.”
 
Dadá, Corisco e Benjamim
 
A morte de Lampião: “Corisco ficou louco. Ele não era de chorar nem de falar, ficava calado. Mas ele parecia um maluco. Eu disse ‘deixa pra lá, Corisco’, mas ele falava ‘eu vingo’. Era quinta-feira e ele disse: ‘Se fosse os homens que tivessem morrido, não era nada demais, porque nós vivemo esperando isso. Mas uma mulher não se mata. Porque nem cem cabeças paga a de Maria.’ Aí foi quando ele fez aquele salseiro; eu quase nem consigo contar isso.”

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2023/11/o-estado-de-sao-paulo-7-de-marco-de-1996.html

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

PARABENIZANDO...

 

Gostaria de usar esse espaço para parabenizar nosso querido mestre e confrade VALDIR JOSÉ NOGUEIRA DE MOURA, que foi eleito com expressiva votação, o mais novo membro da cadeira N° 22, da Academia Brasileira de Estudos do Sertão Nordestino - ABRAES. Nosso digníssimo e querido confrade Valdir @Valdir José Nogueira merece nossos aplausos de felicitações em reconhecimento a sua eterna dedicação a história sertaneja.

(Palavras do historiador e confrade Luiz Ferraz).

Prezados confrades estou bastante contente pelo meu ingresso na ABRAES, espero poder de certa forma contribuir com esta tão importante confraria. Agradeço aos confrades e confreiras o apoio e carinhosa acolhida.

Caloroso abraço!

Valdir Nogueira.

 https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA – JUSTIFICATIVA DE NÃO CONFIRMAÇÃO AO CONVITE PARA “LANÇAMENTO DO LIVRO ALFABETO ECOLÓGICO”,ANRL Convida: Lançamento do livro "Alfabeto Ecológico", de Diógenes da Cunha Lima e Roberto Lima.

 

MOSSORÓ-RN, 06 de NOVEMBRO de 2023.  - OFÍCIO. Nº 035/2023. 

                                          ENVIADO A PEDIDOS


REVERENCIAL: “ALFABETO ECOLÓGICO“, UM LIVRO QUE TRAÇA O PERFIL AMBIVALENTE ECOLÓGICO, TEMÁTICA DA TRILOGIA LITERÁRIA DOS AUTORES, SIMBIÓTICO ECOPOEMAMUSICAL, NO MÍNÍMO INÉDITO, EMOLDURADO NA  TEMPERANÇA ILUSTRATIVA DA FERVOROSA ARTISTA PLÁSTICA AMANDA CARRERAS SIMÕES !”

AINDA NÃO LEMOS O SUPRAMENCIONADO LIVRO, MAS TEMOS CERTEZA É DE FARTURA, UM LIVRO QUE MERECE FUTURO DESTAQUE NA NOSSA BIBLIOTECA !

 ‘

RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a)!         

       

 É PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO/COMUNICADO (VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE(3 DIAS CORRIDOS), DIGNAR-SE RESPONDER, EM TEMPO HÁBIL, ÀS ECLÉTICAS MENSAGENS  DO(A)S EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTE(A)S E ENTUSIASTAS DE ENTIDADES CULTURAIS/LITERÁRIAS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM(A) DIRIGENTE INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO DOS QUE RESPEITAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.  

    DESTA FORMA, AGRADECENDO AOS ESCRITORES DIÓGENES DA CUNHA LIMA E ROBERTO LIMA, ILUSTRÍSSIMOS ACADÊMICOS DA ANLR, PELO ESPECIAL CONVITE, DESTACA-SE ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA. DIZENDO QUE POR FALHA EM NOSSO COMPUTADOR – DEIXAMOS DE CONFIRMAR NOSSA PRESENÇA – O QUE TERIA SIDO UMA GRANDE HONRA COMUNICAR NOS FARÍAMOS REPRESENTAR OFICIALMENTE AO

“““LANÇAMENTO DO LIVRO AUTORAL DOS ACADÊMICOS DA ANLR DIÓGENES DA CUNHA LIMA E ROBERTO LIMA”””

ACONTECEU EM: 06(SEGUNDA-FEIRA) DE NOVEMBRO DE 2023

HORA: 17HS

LOCAL: AUDITÓRIO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN – CAMPUS UNIVERSITÁRIO NATAL-RN, LOCALIZADO NA RUA CEL. JOÃO MEDEIROS, LAGOA NOVA, CEP 59077-000 NATAL(RN).

CONTATOS: ACADÊMICA LEIDE CAMARA/SECRETÁRIA (84) 9 9982 2438  

APRESENTAÇÃO MUSICAL “CORAL OS SERAFINS”

AMOSTRA DAS MÚSICAS DO LIVRO, SOB A REGÊNCIA DA PROFA. CATARINA SHIN.

      

PORTANTO, REPASSO A NOTÍCIA DA JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA,  AS EXCELENTÍSSIMAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS,  ACADÊMICOS DA ASCRIM E POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADEMICOS DA ASCRIM E ACADEM, ILUSTRES PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, GOVERNAMENTAIS, PÚBLICAS, PRIVADAS E MAÇÔNICAS,  JORNALISTAS E COMUNICADORES, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.    

    NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.  

      CONVOCANDO OS ACADÊMICOS DA ASCRIM E ACADEM PARA FUTUROS MAGNOS EVENTOS DESSE NAIPE, COMUNICO, AOS QUE COMPARECEREM E SE IDENTIFICAREM COMO TAIS NA SESSÃO SOLENE SUPRAMENCIONADA, DEVEM DIGNAR-SE CUMPRIR, NO QUE FOR POSSÍVEL, O RIGOR OBRIGATÓRIO ESTATUTÁRIO DE USO DO UNIFORME OFICIAL (VESTE TALAR), CONSOANTE NORMA ESTATUTÁRIA, ATRIBUTO DIGNITÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.  

   

NA OPORTUNIDADE, PARABENIZAMOS OS ACADÊMICOS DA ANLR DIÓGENES DA CUNHA LIMA E ROBERTO LIMA PELO LANÇAMENTO DO RICO LIVRO AUTORAL “ALFABETO ECOLÓGICO” !


SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 

-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM ACADEM- 

 

MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO 

-PRESIDENTA EXECUTIVA INTERINA DA ASCRIM- 

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS: 

 

P.S.-2): EVENTUALMENTE – EM RESPOSTA À TRANSMISSÃO DE CONVITE - RECEPCIONAMOS MENSAGENS QUE NOS SÃO ENVIADAS PELOS SIGNATÁRIOS DOS EMAILs DESTINATÁRIOS, AS QUAIS ENVIAMOS PARA OS PATROCINADORES DOS EVENTOS, ATRAVÉS DO NOSSO MALOTE DIGITAL OFICIAL DA ASCRIM-MADA .  

P.S.-3): ESTA É UMA CÓPIA ORIGINAL, ENCAMINHADA, OFICIALMENTE, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO PARA O(A)S:   

  EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.  

REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.  

MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.  

ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.  

ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.  

ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.  

POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.                    

 


De: Academia Norte Riograndense de Letras <academianrl@gmail.com>
Enviado: sexta-feira, 3 de novembro de 2023 09:22
Assunto: ANRL Convida: Lançamento do livro "Alfabeto Ecológico", de Diógenes da Cunha Lima e Roberto Lima.
 
PHOTO-2023-10-31-11-50-08.jpg


 Acadêmica Leide Câmara 
Secretária
(84) 9 9982 2438

Enviado pela ASCRIM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO DE SOUSA LIMA PESQUISADOR, PROFUNDO CONHECEDOR DAS HISTÓRIAS DO CANGAÇO.

 Por José Mendes Pereira

No futuro muitos vão reconhecer seu nome como um dos que deixaram um importante legado para as gerações futuras.

Assistam os vídeos de João no canal Aderbal Nogueira Cangaço no YouTube, vocês vão se surpreender.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10232359961088264&set=a.10201628255614834

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O SOLDADO MAIS VELHO DO BRASIL

 Por Marcos do Pampa

O Cabo Anísio Manoel de Souza (gaúcho de São Gabriel), em 1935 com 113 anos ainda servia a Pátria, recusando ir para casa, negando a aposentadoria, quando diziam vá descansar ele respondia: Terei tempo para isso depois.

É considerado o Soldado mais velho que ficou na ativa no exército Brasileiro.

Lutou na Revolução Farroupilha e na Guerra do Paraguai.

Fonte: Prof. Beraldo Figueiredo

https://www.facebook.com/photo/?fbid=871634781025761&set=a.577154617140447

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

LIVRO

 Por Odilon Nogueira

Lendo o belo livro 77.15.32 do escritor sergipano e amigo Robério Santos Robério Santos II É um pouco de luz na história dos currais humanos do governo (Campo de Concentração) no nordeste brasileiro. O sistema tentou esconder o submundo da nossa história, entretanto, alguns escritores, entre eles o pesquisador Robério Santos e a romancista Rachel de Queiroz, abrindo as cortinas desse período (entre 1844 a 1932). A obra é um romance que vai se entrelaçando com a história, protagonizada por aproximadamente 2 milhões de brasileiros, vítimas das intempéries da natureza e das políticas nefastas de governos.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=24931359919796570&set=a.378189938873576

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SENHORES

 Acervo do Joaozin Jaaaozinn

Fotografia rara dos Senhores (da esquerda para a direita) Tenente João Fernandes, Dr. Guedes Quintella (chefe da polícia de Alagoas) e o Tenente João Bezerra, 1934.

O Sr. Guedes informa sua opinião e reforça grupos militares para combater os bandoleiros das regiões da Bahia e Sergipe, bem como a "trindade maldita", o que o mesmo aponta para os grupos cangaceiros de Corisco, Lampião e Mariano.

Em reportagem, relata que forneceu armamento para povoados da região, ajudando, assim, a represália contra os cangaceiros e o grande apoio para os tenentes João Fernandes, Joaquim Grande e João Bezerra.

𝐹𝑂𝑁𝑇𝐸: 𝐴 𝑁𝑜𝑖𝑡𝑒 - 1934

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com