Seguidores

terça-feira, 19 de setembro de 2017

FELIZ DA VIDA!

Por José Romero de Araújo Cardoso

Amigo Caio César Muniz feliz da vida com o presente recebido do artista plástico Nélson Oliveira Júnior para o fã-clube Alucinação, em homenagem a Belchior!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASAS NO ALFABETO

Clerisvaldo B. Chagas, 19 de setembro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.740

Você sabia que o nosso alfabeto veio de muito longe? Estamos devendo isso aos fenícios e aos gregos. Vamos a uma ideia sobe os primeiros? Os fenícios eram um povo que vivia entre montanhas do atual Líbano e o mar. Como suas terras férteis eram poucas, optaram pelo comércio navegante através do mar Mediterrâneo e conseguiram a grandeza em ambas as coisas. Para melhor se comunicar com outros povos, desenvolveram um alfabeto com 22 letras consoantes.  A este, os gregos acrescentaram as vogais. Assim o alfabeto fenício foi à base para o grego no qual se baseia o nosso. Os fenícios possuíam cidades e colônias. Destacaram-se também como artesãos em tecido, joias, perfumes, artefatos de pedra, marfim, metal e cerâmica.
Foto: (Escola Interativa).

Temos os fenícios ainda como inventores do vidro transparente. Possuíam cidades separadas, mas não formavam um estado. Cada cidade tinha o seu governo como Ugarit, Biblos, Beritos, Sídon e Tiro (esta muito famosa na história maçônica). Houve muita prosperidade com elas entre 1400 e 700 anos a. C. Entre suas colônias estavam Chipre, Sicília, Cádiz e Cartago (famosa pelas guerras defensivas contra os romanos). Aproveitando as poucas terras férteis, plantavam cedros (madeira de lei) e negociavam suas toras, bem como cereais, algodão e oliveiras das quais extraíam o azeite. Pelo Mediterrâneo, vendiam seus produtos, trocavam, além de comprar e vender mercadorias de outros povos; como exemplo, compravam papiro aos egípcios e vendiam aos gregos.
A palavra FENÍCIO vem de PÚRPURA, uma cor vermelho-escura, espécie de tinta extraída das glândulas de um molusco chamado múrex. A tinta era usada para tingir tecidos que tinham grande aceitação no mercado. Inclusive, no império romano a púrpura demonstrava destaque, pois era usada por elevadas autoridades.

A história dos fenícios é um compartimento da História Antiga muito agradável. Um povo que dominou a navegação e o comércio pela necessidade. Seguiram o ditado popular: “Quem não tem cão, caça com gato”. Lembra agora das origens do nosso ALFABETO? Alegria.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NÃO OLHE PARA TRÁS

*Rangel Alves da Costa

Cuidado. Não olhe para trás. Nem sempre será tão boa a visão que se deseja ter ao olhar para trás. Por isso mesmo é melhor não olhar para trás. Talvez até que seja proveitoso ir buscar no passado, nos idos da vida, as velhas lições e ensinamentos, mas tendo muito cuidado com o que deseja reencontrar.
O que está atrás ou o que ficou para trás sempre provoca sensações de desconforto e dor. Quem vai embora não quer ver ninguém chorando, de lenço à mão, ao olhar para trás. Aumenta o sofrimento tanto em quem vai como em quem fica. Então será melhor não olhar para trás.
Mesmo que a nostalgia atice, chame, tente a todo custo olhar para trás e relembrar o passado, corre-se o risco de não ter como escolher aquilo que se deseja recordar. E muito do passado jamais se quer recordar. Então, já que se tem uma estrada adiante, insistir em mudar os planos e novamente ter o que já passou?
Desde os tempos primeiros, pelos relatos bíblicos, mito ou conhecimento popular, o ato de olhar para trás nem sempre foi o mais acertado. Surpresas indesejáveis podem ocorrer. O que está atrás, à espreita nos cantos escurecidos, espera somente que o outro se volte para a sua visão estarrecedora.
Foi por ter olhado para trás que a mulher se transformou em estátua de sal. Foi por ter olhado para trás que o semideus quebrou o pacto e teve de amargar a dor de avistar sua amada retornando às profundezas. Foi por ter olhado para trás que a pessoa de repente se viu petrificada pelo olhar odioso.
Então, será uma ação inteligente a de olhar para trás? Creio que não, e muito mais quando há ordem, proibição ou conselho para evitar, a todo custo, que assim proceda. Se há indicação no sentido de evitar é por que uma consequência ruim poderá ocorrer.
A mulher de Ló foi imprudente, não deu importância à proibição de olhar para trás e pagou caro por causa disso. Não obedeceu a ordem de não olhar e foi transformada em estátua de sal.
Com efeito, quando o Senhor fez chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra, somente a Ló, sua esposa e filhas, foi concedido o direito de se livrarem da destruição, mas com a condição de que em fuga nenhum deles olhasse para trás.
“[...] Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças (Gênesis 19:17). Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal (Gênesis 19:24-26)”.
Na mitologia grega, foi Eurídice, a falecida esposa de Orfeu, que depois de ser salva do Hades, que novamente retornou ao submundo dos mortos após seu amado descuidar e descumprir a ordem de não olhar para a esposa, que vinha logo atrás, até que estivessem sob a luz do sol.
Orfeu, para ter certeza que a esposa o acompanhava, negligenciou da ordem recebida e olhou para trás. Que ato mais impensado! No mesmo instante sua Eurídice se transformou em espectro e novamente desceu ao mundo inferior. Ele que tanto havia lutado, que conseguira fazer de sua música o renascimento da amada, novamente a perdeu pelo simples gesto de olhar para trás.
E o que aconteceu com aquele grego que no labirinto da Medusa olhou para trás, e logo no instante que a monstruosidade com cabelos de serpente aguardava exatamente tal gesto? O herói Perseu decapitou-a exatamente porque ao invés de olhar para trás, fez de seu escudo um espelho para avistá-la às suas costas. E quando se virou de olhos fechados já foi para dar o golpe certeiro.
Desse modo, o melhor mesmo é evitar olhar para trás. Deuses, semideuses e heróis sofreram por terem olhado para trás. E o que faz um simples humano a todo instante olhando para trás?
Sim, olhar para trás não traz sempre uma consequência ruim. Existe saudade boa, existe lembrança boa, existe um olhar ao passado que rejuvenesce e faz engrandecer. Mas nem tudo deve ser avistado naquilo que já das costas do tempo adiante. Muitas lágrimas surgem assim.
O melhor a fazer é usar o presente e o futuro como se fossem o escudo de Perseu ao avistar a górgona Medusa. Voltado para frente, o semideus enxergou pelo escudo o que lhe espreitava às costas. Não precisou olhar para trás quando deu o golpe certeiro. Já sabia que ela estava ali.
Distante de ser um semideus, o homem comum tem como escudo sua própria experiência de vida. E por conhecer o passado, o que ficou para trás, evita sempre se deparar com os monstros ávidos para novamente atormentar. Então faça o mesmo e não olha para trás.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS MEMÓRIAS DE LAJES -


Quem passava em Lajes, vindo de Guarabira-PB com destino a Macau-RN, toda terça-feira era um caminhão de produtos do cariri paraibano incluindo os culturais cordelistas, como em São Tomé, que era caminho deles, prosseguiam por Pedro Avelino e Afonso Bezerra para chegar a Macau. 

Na quinta feira era a volta pelo mesmo percurso traziam sal e peixe seco para Guarabira. As atividades eram as mesmas nas diversas cidades onde passavam. Estas foram as principais fontes de cultura que dispúnhamos. 

Em Lajes a parada do caminhão do Brejo, um Chevrolet cara suja, 50/1 que as barras horizontais da frente não eram niqueladas, era na Praça do Mercado embaixo de um frondoso pé de Ficcus Benjamin que havia em frente ao Bar de Bilá, ao lado da Farmácia onde eu trabalhava, já em em 1956. Por isso, tenho vivo na memória estes fatos que imperavam em nossa região.

Foto: Cariri Cangaço-Exu: Kydelmir Dantas José Nobre e Múcio Procópio Araújo

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=477001595999224&set=p.477001595999224&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOLANTE ANTÔNIO VIEIRA

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=UcCE7JmnJLQ

Fez parte da famosa batalha de Angico, onde morreu Lampião e mais 10 cangaceiros.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://blogdodrlima.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com
http://saibahistoria.blogspot.com

SEBASTIÃO PEREIRA E SILVA “SINHÔ PEREIRA”.

Por Geraldo Júnior 

Breve resumo.

Antigo comandante de Lampião.

Sebastião Pereira e Silva ou “Sinhô Pereira” como ficou conhecido na história do cangaço, nasceu no dia 20 de janeiro de 1896 na antiga Vila Bella atual cidade de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco.


Sinhô Pereira ainda jovem ficou órfão e foi morar com seu tio Manoel Pereira da Silva Jacobina “Padre Pereira”. Em 15 de outubro de 1907 “Padre Pereira” é assassinado e sua esposa dona Chiquinha Pereira (Francisca Pereira da Silva) pede por vingança. O escolhido para vingar a morte de “Padre Pereira” é Né Dadu, irmão de Sinhô Pereira.

Manoel Pereira da Silva Jacobina “Padre Pereira”

Né Dadu dá inicio à vingança contra a família Carvalho, responsável pela morte de Padre Pereira, matando um de seus membros.

Dona Chiquinha

Em 1916 Né Dadu é assassinado por um membro de seu próprio bando. Dona Chiquinha chama seu filho Luiz Padre para se juntar à Sinhô Pereira e dar continuidade à vingança contra os Carvalhos iniciada por Né Dadu.

Sinhô Pereira e Luiz Padre

Sinhô Pereira e Luiz Padre vão para a região do Barro no Estado do Ceará e com o apoio do coronel José Inácio do Barro, que tinha uma filha casada com um membro da família Pereira, formam um pequeno bando cangaceiro.

Coronel José Inácio do Barro

Os vingadores e bando permanecem na região entre os anos de 1917 e 1919 e durante esse período conseguem matar os assassinos de Padre Pereira e Né Dadu.

Padre Cícero

Em fins do ano de 1919 o Padre Cícero do Juazeiro do Norte/CE envia carta ao Major Zé Inácio do Barro pedindo para que Sinhô Pereira e Luiz Padre abandonassem a região e recomeçassem suas vidas.

Sinhô Pereira e Luiz Padre atendem ao pedido do padre e decidem abandonar o cangaço.

Os primos cangaceiros seguem em fuga em direção ao Piauí, porém no trajeto Sinhô Pereira se desprende do bando e passa a ser perseguido, sendo forçado à retornar. Luiz Padre, escoltado, segue em fuga e consegue escapar.

Em janeiro de 1922 Sinhô Pereira retorna para o sertão pernambucano e recomeça o confronto contra os Carvalhos.

No dia 22 de agosto de 1922 na Fazenda Preá em Serrita/Pernambuco, Sinhô Pereira, na época com 26 anos e sete meses de idade, passa o comando de seu bando à Lampião e abandona definitivamente o cangaço partindo em direção ao Estado de Goiás, onde permaneceu por alguns anos até se mudar, juntamente com sua família, para o Estado de Minas Gerais (Lagoa Grande/MG), onde terminou seus dias de vida. 


Sinhô Pereira faleceu no dia 21 de agosto de 1979 na cidade de Lagoa Grande/MG, onde residia.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=831698130327418&set=a.703792683117964.1073741835.100004617153542&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FESTA DO ROSÁRIO DE POMBAL: OS SINOS DA IGREJA DO ROSÁRIO.

 Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Originalmente a Igreja do Rosário possuía três sinos. Um foi doado para a Igreja de São Pedro, por Monsenhor Vicente Freitas. Com o passar do tempo os dois que ficaram racharam, necessitando de restauração, o que custava muito caro. A Irmandade, juntamente com alguns paroquianos e com apoio do Padre José Casimiro, vigário da paróquia de São Pedro, realizou uma campanha para a aquisição de um novo, voltando a igreja a contar mais uma vez com três sinos. 


Os dois mais antigos, trabalhados em alto relevo, e que necessitam de restauração, só podem badalar em ocasiões especiais, como: morte de um membro da irmandade ou do clero, em alguns dias da Festa do Rosário como a abertura, sábado do Rosário e domingo do Rosário, e no dia da Padroeira Nossa Senhora do Bonsucesso. 

Os sinos antigos da igreja foram batizados, como era costume à época, com os nomes de São Miguel Arcanjo, São Gabriel Arcanjo e São
Raphael Arcanjo. O que se encontra na Igreja de São Pedro é o São Miguel Arcanjo.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTÔNIO SILVINO “O RIFLE DE OURO”... O “GOVERNADOR DO SERTÃO” ANTES DO SURGIMENTO DE LAMPIÃO NO CANGAÇO.

Por Geraldo Júnior

A matéria do Jornal “A NOITE” em sua edição de número 11.662 do dia 31 de julho de 1944 trouxe a seguinte matéria de capa:

FOI O REI DO CANGAÇO.

A morte de Antônio Silvino no interior paraibano.


Como noticiamos na edição das onze horas em telegrama do serviço especial de A NOITE, morreu em Campina Grande, em pleno coração do Nordeste, onde imperou por longos anos, Manoel Batista de Morais, que outro não era se não o famoso bandoleiro Antônio Silvino. Com esse nome dominou as caatingas, criando em torno de suas façanhas o medo e o respeito supersticioso dos sertanejos, que viviam constantemente apavorados com a sua brusca aparição, tão temida e temível sempre. (A NOITE)

Antônio Silvino faleceu aos 68 anos de idade no dia 30 de julho de 1944, na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, onde residia.

A fotografia de Antônio Silvino que foi exposta na capa do Jornal “A NOITE” em sua edição do dia 31 de julho de 1944 e que está anexada a essa matéria provavelmente é desconhecida de grande parte dos estudiosos do assunto e ainda vou além afirmando que possivelmente essa tenha sido uma de suas últimas imagens registradas em vida, levando em consideração a sua feição apresentada no registro fotográfico. 

(Geraldo Antônio de Souza Júnior)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=831723506991547&set=a.703792683117964.1073741835.100004617153542&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/PRESIDENCIA – RETRANSMISSÃO CONVITE DA LOJA MAÇONICA JERONIMO ROSADO A SESSÃO MAGNA BRANCA HOMENAGEM VINGT-UN ROSADO- OFÍCIO 101/2017.


MOSSORÓ (RN), 18.09.2017 – ENVIADO HOJE, AS 13:28HS  
  
‘RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a).’ 

     É DA PRAXE DESTA PRESIDENCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO, DIGNAR-SE RESPONDER AOS ECLÉTICOS CONVITES DE VENERANDOS MAÇÔNICOS , EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM PRESIDENTE CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE NO INTERCÂMBIO ENTRE CULTORES DA FILANTROPIA E DA LITERATURA.
   NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E IRMANDADE DE SEUS CORPOS SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E FILANTROPOS  DESSAS PLÊIADES.
  DESTA FORMA, AGRADECENDO PELO CONVITE, AO VENERÁVEL MESTRE RAIMUNDO OLÍMPIO MENDES JUNIOR, RESERVO-ME ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE É UMA HONRA CONFIRMAR MINHA PRESENÇA A XXVII SESSÃO MAGNA BRANCA EM HOMENAGEM AO PROF. VINGT-UM ROSADO NO DIA 21.09.2017(QUINTA-FEIRA), AS 19:30HS, NO  RESPEITABILISSIMO TEMPLO DA LOJA MAÇÔNICA JERÔNIMO ROSADO, LOCALIZADO NA RUA INACIO VALE,600,PLANALTO 13 DE MAIO, NESTA URBE.
   OUTROSSIM, DADA ALTÍSSIMA IMPORTÂNCIA DA XLIII NOITE DA CULTURA, DO PATRONATO MAÇÔNICO, MORMENTE TRADIÇÃO RESPLANDECENTE ANUAL IMPAR,INCUMBIU-ME O EMBAIXADOR MAÇÔNICO DO GRANDE ORIENTE MOSSORÓ, ACADÊMICO DA ASCRIM, GERALDO MAIA, DE ORDEM DO GRANDE VENERÁVEL MESTRE DA LOJA MAÇÔNICA JERÔNIMO ROSADO RAIMUNDO OLÍMPIO, A HONRADÍSSIMA TAREFA DE ANUNCIAR O PRELÚDIO PERMANENTE CULTURAL DESSA MAGNA SESSÃO LITERÁRIA.:
, 
COMUNICADO - XLIII NOITE DA CULTURA

A PROGRAMAÇÃO LITERO-CULTURAL, DE CARÁTER LIVRE AOS AUTORES INTELECTUAIS, EVIDENTE, ABERTA AOS CONVIDADOS QUE SE INSCREVEREM(VER FICHA DE PARTICIPAÇÃO INCLUSA),  INICIA-SE AS 18HS, PARA: EXPOSIÇÃO   E VENDAGEM DE OBRAS LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS, RECITAIS,  MUSICAIS, ETC, NUMA  SEQUÊNCIA LOGICA DE APRESENTAÇÕES ESPONTÂNEAS.
   CONSIDERADA UM DOS PONTOS MARCANTES DA  GRANDIOSÍSSIMA FESTIVIDADE DO POVO MOSSOROENSE, O EVENTO,  REPRESENTA COROLÁRIO DA SAGA LIBERTÁRIA  DO PAÍS DE MOSSORÓ, EM SUAS DIVERSAS NUANCES, ATRIBUTO EXEMPLAR DO HOMESNAGEADO  PROF VINGT-UM ROSADO, NO ASPECTO CULTURAL.
A ORGANIZAÇÃO DA XLIII NOITE DA CULTURA, DISPONIBILIZOU UM AMPLO SALÃO NO TEMPLO MAÇÔNICO, COM INFRA-ESTRUTURA DE SOM E GUARNIÇÃO CONDIZENTE. CABERÁ AOS PARTICIPANTES, A RESPONSABILIDADE ORGANIZACIONAL DE SUAS RESPECTIVAS EXPOSIÇÕES/ATRAÇÕES.   

   PORTANTO, REPASSO A TÍTULO DE LEMBRETE O ASSUNTO DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA,  AS EXCELENTÍSSIMAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS,  ACADÊMICOS DA ASCRIM E POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADEMICOS DA ASCRIM, ILUSTRES PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS, PÚBLICAS, PRIVADAS E MAÇÔNICAS,  POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.  
    COMUNICO, AOS ACADÊMICOS DA ASCRIM, QUE COMPARECEREM AO EVENTO SUPRAMENCIONADO, DEVEM CUMPRIR O RIGOR OBRIGATÓRIO DE USO DO UNIFORME OFICIAL (VESTE TALAR), CONSOANTE NORMA ESTATUTÁRIA, ATRIBUTO DIGNITÁRIO DO DECORO INTELECTUAL. 


SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM-

C/CÓPIA PARA OS PRESIDENTES E DIRIGENTES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS E MAÇONICAS.
C/CÓPIA PARA OS PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
C/CÓPIA PARA OS PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS.
C/CÓPIA PARA JORNALISTAS E COMUNICADORES,
C/CÓPIA PARA OS ACADÊMICOS DA ASCRIM,
C/CÓPIA PARA OS POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADÊMICOS DA ASCRIM.  

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO - Segredos e Confidências do Tempo do Cangaço.

Por kydelmir Dantas

Durante minhas aquisições da literatura cangaceira deparei-me com uma edição - encadernada - d'um livro do Prof. Mestre Antonio Amaury Correa de Araújo, publicada com 1ª edição em 1996: LAMPIÃO - Segredos e Confidências do Tempo do Cangaço. 


No ano de 1997 ele esteve nos visitando em Mossoró - no Museu Municipal Lauro da Escóssia - e fizemos esta foto quando o mesmo observava matérias sobre aquele 13 de junho de 1927, no acervo do centenário jornal O Mossoroense. 


Posteriormente, aproveitamos esta foto e fizemos uma capa exclusiva para o livro encadernado, conforme segue nas imagens.

Fonte: facebook
Página: Kydelmir Dantas
Grupo: Lampião, Cangaço e Nordeste
Link: https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A...S A N D Á L I A DELAMPIÃO..!

https://www.youtube.com/watch?v=nEog6URX1nw

Documentário produzido com o apoio do Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos sobre o Patrimônio Cultural Imaterial (Etnodoc). 

Dentro da caixa de ferramentas de seu falecido pai, Mestre Expedito Saleiro encontrou o molde de uma sandália com sola retangular, usada por Lampião para deixar pegadas que confundiam a polícia. 

O episódio marcou a trajetória do artesão cearense, que inventou um novo estilo ao reunir de modo original o universo dos vaqueiros e a estética do cangaço.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=705332283009052%2C705329953009285%2C705329899675957%2C705314613010819&notif_t=group_activity&notif_id=1505822836525856

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LANÇAMENTO DE LIVRO

Por Francisco Pereira de Lima (professor Pereira)

Foi lançado ontem dia 18/09 em São José de Piranhas-PB, mais um livro do professor Messias Ferreira de Lima: São José de Piranhas: Datas e Notas. Mais uma contribuição valiosa do Professor Messias a historiografia Piranhense, parabéns.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=705298353012445%2C705188736356740%2C705188253023455%2C705185249690422%2C705081416367472&notif_t=group_activity&notif_id=1505762030883635

http://blogdomendesemendes.blogspot.com