Seguidores

sábado, 5 de novembro de 2022

LIVRO

   Por José Mendes Pereira

Você leitor, e eu, vamos participar do casamento de José Ferreira da Silva (Santos) com a dona Maria Sulena da Purificação (Maria Lopes) pais dos irmãos Virgolino Ferreira da Silva, Antonio Ferreira da Silva, Levino Ferreira da Silva e Ezequiel Ferreira Silva.

Vamos chegar devagarinho! Pés às alturas, como se nós estivéssemos flutuando em um picadeiro de circo, silêncio total, sem pigarrearmos em momento algum, para vermos o que irá acontecer durante esta união familiar. Não se preocupe, os irmãos Ferreiras não estão aqui entre nós, eles ainda irão nascer, primeiro Antonio Ferreira, depois Levino Ferreira, depois Virgolino Ferreira e por último (dos homens) Ezequiel Ferreira da Silva.

O casamento destes famosos e futuros pais de 4 cangaceiros você irá adquirir toda história no livro: "Lampião a Raposa das Caatingas", do escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão - a partir da página 70.

Esta maravilhosa obra você irá encontrá-la através deste e-mail: franpelima@bol.com.br, com Francisco Pereira Lima, o professor Pereira, lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba.

A maior obra já escrita até hoje sobre cangaço, e sobre a família Ferreira, do afamado Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/.../lampiao...

Fotos:

1 - Livro: "Lampião a Raposa das Caatingas";

2 - José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação os pais de Lampião;

3 - O autor do livro José Bezerra Lima Irmão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

    Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com
Ou dê um pulinho lá em Cajazeiras:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO NA FAZENDA GUARIBAS

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=DdqMpCycmbo&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Rota do Cangaço - Paranatama (Vídeo 6) Nesse sexto vídeo sobre a incursão de Lampião à Serrinha do Catimbau, estivemos na Fazenda Guaribas, no qual o Sr. Rinaldo Vaz foi testemunha ocular da passagem de Lampião. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Link desse vídeo: https://youtu.be/DdqMpCycmbo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


LAMPIÃO ENFRENTA LIBERATO DE CARVALHO NA MARANDUBA.

 Por Uma história para a memória

https://www.youtube.com/watch?v=JeLuc6FApBg&ab_channel=Umahist%C3%B3riaparaamem%C3%B3ria

Lampião enfrenta Liberato de Carvalho na Maranduba SOMENTE LIVROS SOBRE O CANGAÇO https://bit.ly/3d2l88t DICAS DE LIVROS. https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre... #Cangaço #Cangaceiros #BandoDeLampião

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A FÚRIA DE LAMPIÃO COM COVARDES E TRAIDORES.

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=8ns6V4qviGs&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com Alagadiço - Frei Paulo (SE) - Dezembro-2021 - Lampião castiga mulher que abandonou o filho - Fúria de Lampião com um traidor - Homem que tapeou Lampião Link desse vídeo: https://youtu.be/8ns6V4qviGs

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MUTTI, INIMIGO DE LAMPIÃO, SE TORNA CUNHADO DE MARIA BONITA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=5wHmDMsH6M0&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Mutti, comandante de Força Policial Volante baiana e um dos princípais perseguidores de Lampião em solo baiano conhece a jovem Antônia Gomes de Oliveira, irmã de Maria Bonita, e com ela passa a viver maritalmente, nascendo um filho dessa relação, João Mutti de Almeida. Nesse depoimento Mutti fala como conheceu e conviveu com Antônia Gomes de Oliveira, irmã de Maria de Lampião. CONHEÇAM A NOSSA LOJA: https://www.lojaodonordeste.com/ Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Colaborem com o crescimento e com as melhorias do canal. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaceirismo e cultura nordestina e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IRMÃ DE MARIA BONITA

Por Guilherme Velame Wenzinger

Francisca Gomes de Oliveira, a “Chiquinha”, irmã de Maria Bonita.Foto retirada do livro “Maria Bonita” do Dr. Antônio Amaury.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVIDADES EM HQ Histórias do cangaço.... No sertão baiano

 Por Kiko Monteiro

A revista Histórias do cangaço, de autoria do professor Moisés Reis, visa trazer à luz às ações de subgrupos de cangaceiros no sertão baiano precisamente na região de Fátima, Adustina, Cícero Dantas, Heliópolis e demais municípios vizinhos.

Essa primeira edição fala de Ângelo Roque, o cangaceiro Labareda, que atuou fortemente como chefe de grupo na região.

A intenção do autor é também que a revista seja um paradidático, ajudando o professor a trabalhar a temática do cangaço, assim como a história regional, em sala de aula. 

Para adquirir a edição virtual acesse o link abaixo, Valor...

Clique aqui

http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Adustina

http://blogdomendesemendes.blogspot.com