Seguidores

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cariri Cangaço para todo o Mundo

Por: Manoel Severo

É notável o número de pessoas, homens e mulheres, de todas as idades, credos, cores e classes sociais, que são verdadeiramente apaixonados pelo tema Cangaço. Em princípio poderíamos pensar que o tema em questão pudesse interessar a apenas alguns poucos segmentos ou extratos da sociedade. Lembro bem quando das edições anteriores do Cariri Cangaço se destacavam o elevado número de mulheres; jovens entre 18 e 29 anos; inscritas para nosso evento, superando o número de homens.


Observando as estatísticas de acesso ao nosso blog, através da tecnologia do Blogger em suas janelas de Origem de Tráfico e Público, podemos facilmente notar também um surpreendente interesse sobre o tema em vários países do mundo. De acordo com as estatísticas deste mês de novembro que finda, pudemos anotar visitas significativas a partir de países como Estados Unidos com 736 visitas em novembro; Canadá 122 visitas; França 109 visitas; Alemanha 101 visitas; Reino Unido 79 visitas, Portugal 64 visitas, dentre muitos outros, perfazendo um total de 16 países somando mais de 1500 visitas internacionais em novembro.

A arte de Toninho Sousa

Quero crer que a esmagadora maioria desses ilustres internautas que visitam nossa página e páginas similares sobre a temática cangaço, como os espetaculares blogs: "Lampião Aceso", "Blog do Mendes", "João de Sousa Lima", "Honório de Medeiros", "Cangaço na Bahia", dentre tantos  outros de igual valor; são brasileiros espalhados pelos quatro cantos do planeta, entretanto não podemos esquecer que também, dentre esses mesmos internautas existem estudiosos, pesquisadores e curiosos, de muitas nacionalidades que buscam a partir de páginas como as nossas, um pouco mais da verdade histórica desse que foi um dos mais significativos fenômenos sociais de nosso país.

A partir de agora, vamos possibilitar de forma mais acessível a apresentação do cariricangaco.com em vários idiomas do muindo inteiro. 

Lampião e Maria Bonita

Através da ferramenta do Google Tradutor; constante na barra lateral superior de nossa página; amigos cangaceirólogos de todo o planeta poderão se deliciar com tudo sobre Lampião, Maria Bonita, 

Os cangaceiros: Corisco e sua esposa Dadá

Corisco e Cia, em seu próprio idioma, e só ir na barra lateral, escolher o idioma e pronto: Cariri Cangaço para o todo o Mundo.

Essa postagem vai especialmente para o querido amigo e membro ilustre da família Cariri Cangaço, filho e radicado na França: 

Jack de Witte

Jack de Witte, um assíduo visitante do cariricangaco.com, em terras além mar.

Manoel Severo

http://cariricangaco.blogspot.com

Semana dedicada ao rei do baião - Luiz Gonzaga


Para sua alegria, no ano de 1980, Luiz Gonzaga canta em Fortaleza para o Papa João Paulo II, que lhe agradeceu ao pegar em sua mão dizendo: 
“OBRIGADO, CANTADOR!”.

Luiz Gonzaga fica envaidecido. Em 1981 o velho Lua recebe os dois únicos discos de ouro de toda sua carreira (vale ressaltar que é segundo Assis Ângelo e Gildson Oliveira, segundo Dominique Dreyfus Luiz Gonzaga ganhou mais discos de ouro). Neste mesmo ano, Gonzaga fica feliz quando consegue pacificar Exu. 


Foi ao encontro do Presidente da República em exercício para lhe pedir intervenção e disse:

 “Dr. Aureliano, faça um esforço para levar a paz à minha terra!”.

 
Exú - http://fabiomota1977.wordpress.com/biografia/

Tempos depois feliz com a paz conseguida para sua terra, em entrevista Luiz Gonzaga diz ao jornalista Assis Ângelo:

Jornalista Assis Ângelo e Luiz Gonzaga

“NINGUÉM DAVA JEITO EM EXU. EU PEGUEI AURELIANO CHAVES NUMA BOA E 15 DIAS DEPOIS ELE MANDOU INTERVIR (NA CIDADE). A INTERVENÇÃO SE ENCAIXOU QUE NEM UMA LUVA, E NUNCA MAIS HOUVE CRIME POLÍTICO LÁ”.


O Rei do Baião faleceu no dia 02 de agosto de 1989, às 5:15min da manhã no Hospital Santa Joana, em Recife.

Hospital Santa Joana na capital do Recife - Pernambuco

Este material foi trasladado do site: 
NA CABANA DO GONZAGÃO, do amigo Fabiano Mota

http://fabiomota1977.wordpress.com/biografia/

Semana dedicada ao rei do baião - Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga - Por Cícero Pedro de Assis

Na terra um dia se fina
Quem nos dá tanta alegria.
Eu recordo o triste dia
Da notícia tão ferina,
Que a morte, velha assassina,
Nos levou o Gonzagão,
E o Brasil, grande nação,
Bastante se comoveu.
Cem anos faz que nasceu
O nosso Rei do Baião.

Cícero Pedro de Assis/Cadeira 30/ABLC

Em 1948, casou-se com sua noiva, a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que tinha se tornado sua secretária particular, por quem Luiz se apaixonou. 

Luiz Gonzaga e dona Helena, sua esposa - fabiomota1977.wordpress.com

O casal viveu junto até o fim da vida de Luiz. Eles não tiveram filhos biológicos, por Helena não poder engravidar, mas adotaram uma menina, a quem batizaram de Rosa. Texto retirado da Wikipédia, foto retirada do site: marcohaurelio.blogspot.com

http://cordeldesaia.blogspot.com.br

Visite o blog "Fatos e Fotos"

http://sednemmendes.blogspot.com


A PRISÃO DO CANGACEIRO " VOLTA SECA "

Por: Ivanildo Alves da Silveira
Barros Alves, Angelo Osmiro e Dr. Ivanildo  Alves da Silveira

O cangaceiro "VOLTA SECA", após o combate de Maranduba/SE, em fevereiro de 1932, discutiu com Lampião, e com medo de ser morto, fugiu do bando, tendo sido preso por populares/fazendeiros, logo, algum tempo depois.

Grupo de cangaceiros de Lampião

Ele nasceu no dia 13 de março de 1918, segundo depoimento, dele próprio. Pelos seus crimes, foi condenado a 145 anos de prisão. Teve a pena comutada para 30 anos, dos quais cumpriu mais de 20 anos na penitenciária de Salvador. Foi o cangaceiro, que mais pena cumpriu. 

Segundo a literatura, fugiu 02 vezes da prisão, sendo logo capturado e recambiado para a mesma, logo depois.

O cangaceiro Volta Seca

Em 1954, teve sua liberação definitiva da prisão. O cangaceiro "VOLTA SECA" faleceu, de causas naturais, no dia 02 de fevereiro de 1997, na cidade de Pirapitinga, no Estado de Minas Gerias.

Foto do aniversário de "VOLTA SECA", realizado em 13 de março de 1996, quando o mesmo completou 78 anos de idade. Volta Seca faleceu aos 79 anos.

Um abraço a todos

IVANILDO SILVEIRA
Pesquisador e colecionador do cangaço.

http://www.orkut.com/CommMsgs?na=2&nst=18&tid=5488564511769678012&cmm=624939&hl=pt-BR

Semana dedicada ao rei do baião - Luiz Gonzaga e o Rio grande do Norte (o livro)


Por: Kydelmir Dantas(*)

Luiz Gonzaga e o Rio grande do Norte (o livro)

Retrata a ligação do Rei do Baião com o estado potiguar. Em seis capítulos apresenta desde seus parceiros locais às músicas que citam lugares do estado, seus vários títulos de cidadania, interpretes e seguidores.


Conforme a apresentação do Professor Joaquim Dantas:

“... Consiste numa compilação de textos variados. Resultado de anos de pesquisa, escrita e publicação de artigos em periódicos diversos - e em períodos distintos - esse livro possui um perceptível ar de colagem, de "encaixe", um tom de "orações coordenadas" (no sentido gramatical da coisa) de ligação entre os textos, ou seja, devido ao fato de se constituir como coletânea, a mais recente publicação de Kydelmir nos surge quase fragmentária, embora esteja reunida sob um mesmo signo: a figura do ilustre Luiz Gonzaga.”

(*) Poeta, escritor e pesquisador do cangaço de Nova Floresta-PB

http://blogdomendesemendes.blogspot.com