Seguidores

quinta-feira, 9 de março de 2023

"SOBREVIVENTE" VISITA A FAZENDA PATOS!

 Por Adauto Silva - Publicado em 11 de março de 2015.


Semana passada uma das filhas do finado Silvino Ventura visitou a fazenda Patos, e no local, soltou uma frase que achei histórica... Ela disse: graças a cangaceira Dadá, eu estou viva aqui.
 


Com esta declaração, acredito eu que, o seu pai Silvino, sobrevivente daquele fatídico dia, tenha realmente sido salvo, graças à interferência da Dadá.

Fonte: facebook
Página: Corisco Dadá

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO CAIXA DE FÓSFORO "As Figuras do Cangaço"

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=mqTVMdpgd7M&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Conheça uma pequena biografia resumida do cangaceiro Caixa de Fósforo, cabra de Corisco.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÚLTIMA ATROCIDADE DO CARRASCO CORISCO

Por José Mendes Pereira


Imagem da internet

Este texto é uma criação do saudoso escritor e pesquisador do cangaço Alcino Alves da Costa, apenas, com minhas palavras, sem fugir do assunto e nem aumentando fatos que não aconteceram, eu fiz a redação baseada nele, e você irá encontrá-lo (por sinal, uma maravilha de redação), no seu livro "Lampião Além da Versão, Mentiras e Mistérios de Angico". 

Encontre-o com o professor Pereira através deste endereço.
franpelima@bol.com.br

Quem não se lembra do afamado cangaceiro chamado Cristino Gomes da Silva Cleto?  Este nome nos lembra um grande cangaceiro. E na verdade, é ele mesmo, o temido Diabo Loiro, o Corisco.                                                                  

Se falarmos em Lampião, com certeza, lembraremos  deste imediatamente. Este homem era um grande astro do banditismo. Nascido no dia 10 de agosto de 1907, no Estado de Alagoas, no município de Matinha de água Branca                           

Na minha opinião, Não dá para a gente entender. Por que Lampião tinha tanta amizade a este cangaceiro, já que em toda sua vida de bandoleiro, as maiores desgraças que ele sofreu, foram causadas por gente do Estado de Alagoas? Foi em Alagoas que ele perdeu pai e mãe. Alguns coiteiros que haviam lhe traído eram de Alagoas. O seu matador em 1938, era Alagoano E por que tanta adulação com Corisco que também era de Alagoas. Será que o rei tinha medo do feroz Corisco?                                                   

De todos os cangaceiros, Corisco era o mais valente e de uma perversidade muito além da normalidade. E dentro do cangaço, os maiores beberrões eram: Corisco e Sabiá, Os dois cangaceiros viviam sobre o efeito do álcool, que quase todos os dias se encontravam totalmente embriagados.                                           

Conta Alcino Alves que o Corisco era um sujeito de boa aparência, atlético, alto, loiro e sobre tudo, um cabelo solto que o vento não o deixava em paz um só instante; chamando a atenção das mocinhas daqueles sertões nordestinos. Além desses adjetivos, Corisco era considerado um grande rei dos sertões.                             

Tantos adjetivos que lhes fazia um admirado homem, Corisco não havia nascido para ser líder, devido as bebidas que lhe atrapalhavam, o assecla não possuía o dom de vir a ser um dia capitão do cangaço. Não nascera para ludibriar os coronéis e donos de fazendas, pois isso, o rei Lampião tinha de sobra, sabia muito bem conquistar quem ele queria.        

Dadá cangaceira

Apesar dos seus defeitos Corisco teve a grande felicidade de colocar ao seu lado, a famosa suçuarana, como era conhecida no meio do cangaço, a verdadeira Dadá, uma das grandes guerreiras do cangaço nordestino, esta era pernambucana, lá de Belém de São Francisco-PE nascida entre o ano de 1914 ou possivelmente no ano de 1915. 

Com o desaparecimento do grande chefe Lampião e o fim da sua respeitada "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia.", todos os sobreviventes dela acreditavam na possibilidade do Corisco assumir a vaga de chefe deixada pelo capitão, que  desde o dia 28 de julho de 1938, o trono havia ficado vago, e ninguém poderia opor-se ao direito do afamado Diabo Louro apoderasse da coroa do rei, já que ele havia sido abatido na Grota do Angico, nas terras de Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe.                   

Corisco logo assumiu o comando da cangaceirada, mas por poucos dias, e entendeu que na verdade, não possuía condições e nem tão pouco qualidades para substituir o grande mestre do cangaço que foi o capitão Lampião.  

Lampião havia subido tantos degraus, conseguindo chegar ao pico mais elevado no que diz respeito a cangaço. Ninguém dali tinha condições de dirigir um cargo tão importante, que era o de administrar feras humanas, no amor fraternal, e mesmo na hora de punir severamente um companheiro. O trono deixado pelo capitão Lampião, ficaria sem substituto. A partir dali, cada um por si, e Deus ou o Diabo por todos. 

Quando aconteceu a grande chacina que levou o rei, a sua rainha Maria Bonita, e mais nove cangaceiros, além do volante Adrião Pedro da Silva, Corisco e seus comandados encontravam-se acoitados entre as fazendas Coidado (o nome desta fazenda era assim mesmo), e Emendadas.

O escritor Alcino Alves Costa diz no seu texto, e não houve nenhuma modificação por minha parte. É na íntegra: “-Uma estranha versão conta que nos últimos dias que antecederam o cerco, os famosos José Lucena e Aniceto Rodrigues, foram até o coito, com a finalidade de acertarem algo que poderia mudar os caminhos do banditismo com o falado Diabo Loiro”. Diz ainda Alcino: “-É esta visita misteriosa, um dos grandes segredos que cercam os fatos de Angico”.

Corisco temeroso e não querendo administrar aquelas feras humanas disse que não possuía qualidade para a importantíssima tarefa de ser o novo chefe, e cheio de ódio, revoltou-se contra os moradores da Fazenda Patos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2015/03/sobrevivente-visita-fazenda-patos_11.html

Quando Joca Bernardes maldosamente informou ao perigoso cangaceiro, que o verdadeiro delator de Lampião tinha sido Domingos Ventura, Corisco foi a sua casa, e lá assassinou quase toda família do vaqueiro. 

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com/2016/01/quem-traiu-lampiao-pedro-de-candido-ou.html

Em seguida, maldosamente e apoderado de rancores, cortou as cabeças dos infelizes e mandou-as para Piranhas, endereçadas a João Bezerra ou ao prefeito João Correta Brito. E com elas, foi um bilhete dizendo: “Faça uma fritada com elas. Se o problema é cabeça, aí vão em quantidade”. Com essa violência, estava mais do que comprovada a inabilidade do feroz cangaceiro.

https://www.oprumodehiram.com.br/ten-joao-bezerra-o-macom-que-deu-cabo-de-lampiao/

Como o bom administrador de cangaceiros havia partido para a outra vida além, os bandos começaram as suas inquietações, desesperando-se por falta de apoio, já que Lampião não mais existia no meio deles, protegendo-os em todas as circunstâncias. E agora, que rumo iriam tomar? Para onde iriam? Muitos deles procuraram fugir para os sertões, como: Pitombeira, Zabelê, Lavandeira e Quixabeira decidiram partir para as terras do Ceará.  

Foto do capitão Aníbal Ferreira gentilmente cedida para o nosso blog pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio. - http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2017/03/sabonete-o-secretario-particular-da.html

Outros foram de encontro a boa vontade do capitão Aníbal Vicente Ferreira, um grande e piedoso dos órfãos de Lampião, o comandante policial das forças baianas, com sede na cidade de Jeremoabo, e lá se entregaram às mãos deste, para serem julgados, como fizeram os grupos de Zé Sereno, Juriti e muitos outros. Por último, o cangaço do antigo Virgulino Ferreira da Silva, o rei Lampião, estava totalmente vencido, havia chegado o final de sua desastrosa jornada. 

O perigoso Corisco resolveu não se entregar, e continuava tentando sustentar o movimento do velho e amigo companheiro Lampião. Dizia por ande andava, que jamais deixaria aquela vida, pois já estava acostumado das correrias, livrando-se das volantes a toda hora. Para ele era o seu amado divertimento, e só a morte o afastaria das caatingas sertanejas. Mas via que o rei Lampião lhe fazia muita falta. Sem ele, o cangaço havia acabado de uma vez por toda a sua importância. 

Desesperado e costumeiramente embriagado, deu início a uma maneira de tentar resolver os seus problemas financeiros urgente. Preocupado por ter ficado órfão, pois o pai que muito lhe protegia havia partido para eternidade, tornou-se ainda mais perverso e homicida. Sentado no seu pequenino coito, pôs-se a pensar o que fazer. E logo chegou o momento de humildemente precisar daqueles antigos contatos do grande e insubstituível chefe Lampião. Como arranjar alimentos dentro daquela caatinga? Com quem iria arrumar dinheiro para as suas necessidades que o assolavam? Como adquirir munições para recarregar as suas armas e garantir vitória na hora dos combates?

E logo lhe veio a lembrança dos velhos e amigos coiteiros, fazendeiros, aqueles que quando ele precisava, todos  supriam as suas necessidades,  jamais algum deles havia lhe negado. Principiou fazendo cartas e mais cartas, solicitando recursos para dar continuidade aos seus trabalhos, apesar de desastrosos, mas era um trabalho que não podia parar de uma vez. O bando e ele precisavam das ajudas dos companheiros. 

Mas o famoso Corisco estava completamente enganado! Sim Senhor! Suas cartas começaram com respostas negativas. Ninguém mais dava a menor atenção aos seus escritos.  O cangaço e Corisco, com a morte de Lampião, estavam desmoralizados, os amigos de antes, não lhe tinham um tico de respeito.

Envergonhado, Corisco deixou o Estado de Alagoas, a sua terra e foi tentar em Sergipe.  Lá, procuraria velhos coiteiros e amigos fazendeiros, e com certeza, poderia arrecadar algum dinheiro. As necessidades estavam lhe atrapalhando, pois não tinha mais dinheiro, e nem tão pouco, coiteiros amigos. Tudo que havia arranjado no cangaço, eram as suas belas cédulas, ouro, mas não queria, de maneira alguma, se desfazer de suas notas e nem do seu pesado ouro, que cuidadosamente, carregava-os no seu bornal. 

Logo que entrou em Sergipe procurou o coiteiro chamado Sinhozinho de Néu Militão e por ele, remeteu cartas para os senhores: Camilo Laurindo, Luiz Antonio Militão, Manoel do Brejinho e outros grandes fazendeiros das regiões dos municípios de Monte Alegre, Porto da Folha e Poço Redondo. Mas, como o cangaço havia sido morto juntamente com o seu ex-chefe e compadre, os fazendeiros não deram nenhuma importância às solicitações. Sinhozinho, destemido ou por idiotice mesmo, saiu espalhando e galhofando das cartas e das solicitações de Corisco, e a negativa dos fazendeiros; a todos que ele encontrava no município, conversava sobre isso. Sinhozinho iria pagar por ter feito a fofoca, passando para as bocas fofoqueiras que lá no município daquela região não faltavam. 

Assim que ficou sabendo do desrespeito do Sinhozinho contra a sua pessoa Corisco enfureceu-se, dizendo que Sinhozinho de Néu, iria pagar pelos boatos que ele havia espalhado no município. E não o perdoaria de jeito nenhum. A morte de Sinhozinho iria acontecer a qualquer momento. Era questão de oportunidade.                                      

O coiteiro Sinhozinho, tomando conhecimento das ameaças de Corisco, foi passar alguns dias em Porto da Folha, deixando sua moradia em Monte Alegre, e o gadinho levou para a fazenda Chafardona. Mas o vaqueiro não precisava ter saído de sua casa, porque, ou mais cedo ou mais tarde, Corisco não o perdoaria, e com certeza, vingaria com sangue a sua fofoca.                                                                                     

Lá, Sinhozinho não conseguiu se demorar muito em sua cidade natal que era Porto da Folha, sendo obrigado a voltar por um motivo qualquer.  Dias depois, retornou aos velhos campos que ora deixara pressionado pelo cangaceiro Corisco.  Sua casa ficava mais ou menos a um quilômetro de Monte Alegre. Lá existia um pequeno curral, e sempre que podia, ia lá chiqueirar os bezerros. Como ele estava na mira do cangaceiro, e temendo algo, chamou um  amigo de nome Santo Velho, e foram caçar o gado. Assim que o encontrou, levaram-no para o curral, prendendo-os.

Fazendo caminhadas próximo ao curral, Sinhozinho descobriu umas pegadas de várias pessoas. Não tendo certeza do que se tratava, chamou Santo Velho e  mostrou os rastros, estes não sendo poucos. Ao ver, o companheiro disse-lhe: - Estes rastros ou são de cangaceiros ou de soldados. Apoderaram-se de um medo invencível, e às pressas, procuraram tanger o gado. Sinhozinho que na verdade era o que estava marcado para morrer,  com agilidade, abriu a porteira e partiram em direção a casa. No meio da malhada, Sinhozinho observou que uma das vacas estava com o úbere já precisando ser mungido. Este, disse a Santo velho que precisava ordenar a mesma para não correr o risco de as tetas infeccionarem. Com isso, tomaram a frente do gado, e em seguida, retornaram para o curral. 

Ao chegarem conduzindo o gado, Sinhozinho arriou a vaca, e deu início a tirada do leite. Mas não levando sorte os cangaceiros chegaram à porteira. E quem eram eles? Era Corisco e seu bando. Sinhozinho estava totalmente frito, pois logo, talvez, iria conhecer o outro mundo. Não tendo como fugir, Sinhozinho ficou parado, ainda acocorado, sem dar nenhuma palavra. Não havia mais jeito. O desgraçado que antes havia lhe prometido a vingança tinha chegado para fazê-la, e sem desistência alguma. Que má sorte, hein?                                                            

E sem demora, Corisco cheio de ódio e desejo de vingança, disse-lhe:

- Cabra safado, por que você foi dizer à polícia que eu tinha mandado cartas pedindo ajuda aos fazendeiros? – perguntou-lhe de cara feia o tenebroso Corisco.

Sinhozinho não respondeu nada, Se calado estava, calado permaneceu. 

- Por que você saiu mangando das minhas cartas, hein?  

Dadá, a suçuarana se adianta, dizendo para Corisco:                       

- Corisco, por que você ainda pergunta? Mate esse bandido sem vergonha -  ordena ela. E virando-se para um cangaceiro, disse-lhe: - Caixa de Fósforo, mate este cabra safado! Atire nele! Sem nenhum dó, o coitado tomou rumo para o outro mundo.  

https://www.youtube.com/watch?v=mqTVMdpgd7M&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Assim que o corpo de Sinhozinho caiu ao chão não esperaram que o mesmo morresse. E logo lhe cortaram a cabeça, e em seguida, botaram-na em uma gamela.  

Corisco virou-se para Santo Velho, ordenando-lhe:                                         

- Escute-me! Você não vai ser morto, mas eu quero que leve esta cabeça para o comandante do destacamento de Monte Alegre, o cabo Nicolau. Se você não entregá-la pessoalmente a ele, quando eu me encontrar com você, farei pior do que fiz com ele. Certo?                                                                                   

- Sim senhor! – confirmou Santo Velho tremendo-se de medo. 

- Eu vou procurar saber se esta cabeça chegou lá. Caso contrário, eu vou logo atrás de você para matar-te. 

E Santo Velho era doido de não levar a cabeça?  Santo estava velho, mas doido, não senhor! 

Amigo leitor, não deixa de adquirir o livro do saudoso escritor Alcino Alves da Costa - "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico". É uma obra de primeira categoria. Alcino Alves da Costa  redigia muito bem.

São 27 histórias que são bem narradas e gostosas para se fazer uma  excelente leitura. Esta história também está no livro.

Adquira-o com o professor Pereira através deste e-mail: - franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com