Seguidores

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

LIVE

Por Helton Araújo

Ontem tivemos uma das melhores lives que já pude apresentar, foi um show com muitas informações sobre a temática do cangaço, com a presença dos ilustres pesquisadores e escritores Ângelo Osmiro Barreto e Bismarck Martins de Oliveira. A notícia boa, é que se você perdeu essa aula do tema cangaço, você ainda pode assistir, a live ficou grava e a qualquer momento você pode ter acesso.

https://www.youtube.com/watch?v=x7tHbeo9x9s&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Segue o link abaixo para os interessados

https://youtu.be/x7tHbeo9x9s

Desde já muito obrigado, e quem já assistiu deixe sua opinião nos comentários.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

" FIGURAS DO CANGAÇO " ( 05 ) - O PRIMO DE SINHÔ PEREIRA

Por Helton Araújo

LUÍS PADRE : Luiz Pereira da Silva Jacobina nascido no ano de 1896 , de uma família de 5 irmãos, 3 homens e 2 mulheres, filho de Manuel Pereira da Silva Jacobina (Padre Pereira) e Francisca Pereira da Silva (Dona Chiquinha Pereira), neto paterno do Coronel Francisco Pereira da Silva e Ana de Sá, neto materno de Andrelino Pereira da Silva (Barão do Pajeú) e Maria Pereira da Silva.

O ex-cangaceiro Luiz Padre era primo primeiro do Sebastião Pereira da Silva o afamado cangaceiro Sinhô Pereira.

Seu pai, Padre Pereira foi assassinado, dai seu mergulho nos conflitos entre clãs e no mundo hostil do cangaço.

Depois de muitas lutas deixou tal vida e seguiu para as terras do sudeste brasileiro. Lá fez uma nova história até o fim de seus dias.

Para saber mais sobre as andanças de Sinhô Pereira e seu primo Luiz Padre, clique no link abaixo e assistir o vídeo 👇

https://youtu.be/T8lM1nedq0Q

Foto : Acervo Familiar ( família de Luis Padre )

Edição : Helton Araújo ( Acervo Digital )

Deixo claro que as fotos não me pertence, apenas a edição.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=184418267401883&set=gm.616237316830427&idorvanity=414354543685373

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISTA DE LAMPIÃO À CIDADE DE TUCANO-BAHIA.

 Acervo doVolta Seca

Comitiva para recepcionar Lampião e seus cangaceiros em visita a cidade de Tucano Bahia! Em 16 de dezembro de 1928. Lampião entrou as 17:30 horas da data acima citada no vilarejo de Tucano... Lampião chegou a bordo de um Automóvel que foi tomado do Monsenhor Berenguer Padre da Paróquia de Monte Santo, o vigário tinha ido a Vila do Cumbe atual Euclides da Cunha quando se deparou com Lampião e seus sequazes que lhes tomaram o carro e chofer para se destinarem a Vila de Tucano... Na fotografia acima são eles! Zeca Miranda, Acbal Bastos , Salvador Passos, Heralcides Martins e Artur Prado. Na outra fotografia o chofer do automóvel com curiosos. Lampião chegou a Tucano com os seguintes Cangaceiros! Ezequiel, Virgínio, Luiz Pedro, Mariano, Corisco, Mergulhão e Arvoredo oito com Lampião.

Foto fonte: Livro Tucano de Ontem autor Rubens Rocha.

Matéria compilada..Zap/Cangaço eterno

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1988177148050916&set=gm.2006366576238943&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JORNAL A NOITE

 

Acervo de Guilherme Velame Wenzinger

A reportagem do Jornal A Noite do dia 01/08/1938 trouxe a foto de um facão que pertenceu a um dos cangaceiros de Lampião. O facão, segundo a matéria, tinha o cabo de prata, e pertenceu ao cangaceiro "Catingueira". Havia sido apreendido há alguns anos na Serra da Canabrava, em Sergipe.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5941922622562988&set=gm.2006713136204287&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÓ COMO ARQUIVO EM NOSSO BLOG. - CATEDRAL DE SANTA SOFIA NA UCRÂNIA

Catedral de Santa Sofia, Kiev / Rbrechko - Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

Ucrânia diz que Rússia planeja bombardear antiga catedral em Kiev

KIEV, 02 Mar. 22 / 02:56 pm (ACI).- A Embaixada da Ucrânia junto à Santa Sé disse que, segundo dados dos serviços de inteligência, o governo russo planeja bombardear a catedral de Santa Sofia, em Kiev, que hoje é apenas um museu.

“A Catedral do século XI é a pérola da Ucrânia. Apelamos aos russos: não cometam este crime!!!”, escreveu a embaixada no Twitter nessa terça, 1º de março.

A construção da catedral de Santa Sofia em Kiev foi patrocinada no século XI por Yaroslav I, o Sábio, três vezes grão-príncipe de Novgorod e Kiev. Era o principal templo do Estado e serviu como centro espiritual, político e cultural do cristianismo ortodoxo.

O primaz da Igreja greco-católica ucraniana, dom Sviatoslav Shevchuk, pediu ontem  em uma mensagem de vídeo, o fim da invasão russa na Ucrânia que começou em 24 de fevereiro. A Igreja greco-católica ucraniana, à qual pertencem 14,1% da população do país, está em plena comunhão com Roma.

“Hoje estamos vivendo o sexto dia da guerra sangrenta e injusta. Nos últimos momentos, especialmente esta noite, testemunhamos novos horrores da guerra. Vimos como escolas, creches, cinemas e museus foram destruídos e pela manhã um míssil atingiu a maternidade”, disse dom Shevchuk.

“Nós nos perguntamos, mas por quê? São mulheres e recém-nascidos. Por que eles são vítimas desta guerra?”, disse. “Nós resistimos. Somos uma nação que constrói, defende às custas do nosso próprio sangue, a paz na Ucrânia e em todo o mundo."

Ontem uma bomba caiu sobre a sede da diocese de Kharkiv, Ucrânia, em cujo porão estavam abrigadas cerca de 40 pessoas, entre mulheres e crianças. Padre. Gregorio Semenkov, chanceler da diocese católica latina de Kharkiv, informou que "há muitos mortos", mas por enquanto não há notícias do número de vítimas e feridos.

A Igreja Católica na Polônia, país que faz fronteira com a Ucrânia, já acolhe mais de 300 mil refugiados que fogem da guerra. A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) enviou um milhão de euros para ajudar a Igreja na Ucrânia em sua pastoral e trabalho solidário.

https://www.acidigital.com/noticias/ucrania-diz-que-russia-planeja-bombardear-antiga-catedral-em-kiev-78804

http://blogdomendesemendes.blogspot.com