Seguidores

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

A REVOLUÇÃO DO OVO

Clerisvaldo B. Chagas, 16 de novembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2008

       No lugar onde moramos mal o Sol bota a cara de fora, passa o carro do mungunzá com aquele som horrível de circo do interior. Logo vem o churros. O pãozeiro faz alarido com sua corneta de mão e, em seguida, o leiteiro motorizado buzina que nem caminhão Mercedes. Rolinha branca pousa na rua, o jumento orneja na margem do Ipanema, gatos voltam das caçadas e o bem-te-vi canta feliz na cabeça do poste de luz. Mais tarde são os irritantes carros de som do Comércio que não deixam o cristão em paz. O respeito dos decibéis é engolido com farinha e nem a periferia escapa da falta de respeito às leis. Haja verba para atender os ávidos apelos comerciais.


Entre eles o carro do ovo é a grande e insistente novidade em todas as cidades de Alagoas, inclusive, na capital. Por coincidência, depois que foi anunciada a implantação de uma das maiores granjas na cidade lagunar de Santa Luzia do Norte, estar acontecendo à revolução do ovo. Passa o carro anunciando, 50 ovos por 10,00. No outro dia, 40 ovos, 30... E assim por diante. Estamos falando dos ovos brancos de granja. Em Santana do Ipanema, depois do projeto do governo para criação de galinha caipira, criou-se a Cooperativa e o agricultor tem produzido muito e aumentado a sua renda. Parece haver uma concorrência grande agora, entre ovos brancos e avermelhados.
E o nosso velho Brasil, alimentador do mundo, vai em Alagoas, matando a fome da baixa renda através da fartura abençoada das galinhas. E como houve a época do frango que alimentou a pobreza brasileira, agora é o ovo que o vendedor chama de ovo gigante. E alguns são mesmo grandes, mas não vale dizer que estão negociando ovo de ema, ave pernalta, das caatingas.
E fora o tal ovo de granja e o da galinha caipira, ainda tem o ovo de galinha de capoeira, aquele produzido nos terreiro das fazendas e no matagal dos arredores.
Viva! Viva a bendita REVOLUÇÃO DO OVO!

CASO DANIEL: MÃE TERIA PEDIDO AO JOGADOR PARA NÃO IR À FESTA DE ALLANA


Mensagens trocadas entre Eliana Corrêa e a filha de Edson Brittes, assassino confesso do atleta, foram divulgadas após o crime brutal


No dia seguinte ao brutal assassinato de Daniel Corrêa, mensagens trocadas entre a mãe do jogador e Allana Brites – uma das envolvidas no caso –, revelaram que Eliana Corrêa estava preocupada com o filho: disse ter pedido para que ele não fosse à festa, na casa dos Brittes, onde o crime foi cometido. A sequência da conversa entre as duas causa revolta. Allana demonstrou frieza ao fingir não saber nada sobre o desaparecimento do rapaz. A informação é do portal Uol.

A cada dia que passa, a polícia tem conseguido mais informações sobre a morte de Daniel. Dessa vez, investigadores tiveram acesso ao celular da adolescente envolvida no caso. Nas mensagens, a mãe do jogador buscava o paradeiro do filho, enquanto Allana se mostrava prestativa e dizia para Eliana manter a calma. Nesse momento, a jovem já sabia da morte do atleta.

Allana é filha de Edison Brittes Júnior, o Juninho, que assumiu ter matado Daniel após uma sessão de espancamento. Segundo ele, o jogador estaria tentando estuprar sua mulher, Cristiana. Os três integrantes da família estão presos até que as investigações sejam concluídas.

MAIS SOBRE O ASSUNTO


De acordo com a reportagem, após a mãe de Daniel ter recebido a notícia de que um corpo havia sido encontrado e poderia ser do jogador, Eliana entrou em contato com Allana, pedindo que ela fosse ao Instituto Médico Legal (IML), para confirmar a morte. A jovem se mostrou disposta e disse que estava a caminho do IML, com os pais. “Fica tranquila, por favor”, escreveu.

“Allana, eu acho que é ele sim. Minha irmã já mandou foto de um juiz aí, eu acho que é ele sim, mas Allana, confirma porque estou em estado de choque aqui, parece que estou em um pesadelo”, disse a mãe de Daniel.
Eliana afirmou ainda estar com raiva do jogador, pois havia pedido a ele para não comparecer à festa. “Não consigo nem chorar, só consigo ficar com raiva dele, por (sic) eu falei muito para ele não ir, para ele vir e ficar com a filha dele, mas ele não quis, entendeu? É, aí tô com raiva dele ainda, tô com raiva, não sei porque vai mudar isso em mim”, diz a mensagem.

Allana diz após o áudio:

“Meu Deus, eu não acredito nisso. Eu vou ir lá sim. Tô indo já. Tô dentro do carro”. Eliana questiona às 21h07 se “demora muito ainda?”. Às 21h14, a mãe de Daniel envia outra mensagem. “Lana, não precisa já estamos cientes que é ele mesmo!!!!”.

Às 21h16 Allana responde: “Já estava a caminho”. E depois: “Não acredito nisso. Me diz que é mentira”.  Nesse momento, conforme diria à polícia depois, Allana já sabia que Daniel havia sido espancado por Juninho, mas mentiu para proteger o pai.

A mãe de Daniel fala às 21h17: “Infelizmente. Estamos desesperados”. Allana manda a última mensagem do dia 28 de outubro: “Meu deus”, escreve. Além de Allana, Cristiana e Edison Brittes, Ygor King, David Vollero da Silva e Eduardo da Silva estão presos acusados de participação no assassinato.

https://www.metropoles.com/brasil/caso-daniel-mae-teria-pedido-ao-jogador-para-nao-ir-a-festa-de-allana?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NAS PEGADAS DO CANGAÇO

Texto e fotos por Wagner Barreira

“Em novembro de 2017, viajei pelo sertão nordestino para as pesquisas de Lampião e Maria Bonita – Uma História de Amor e Balas. Percorri 2.427 km de carro, outros 100 km em picape 4×4 dentro do Raso da Catarina, na Bahia, mais 20 km de voadeira no rio São Francisco na divisa de Alagoas e Sergipe, alguns outros em caminhadas.


Estava em busca de pesquisadores, relatos e da geografia do cangaço. De Recife, onde começou a jornada, até Serra Talhada, berço de Virgulino Ferreira da Silva, o próprio caminho testemunha as mudanças da “quebrada do mar” ao sertão profundo. Os muitos rios e a vegetação espessa da capital de Pernambuco rapidamente dão lugar à Zona da Mata e ao agreste e suas plantações. À medida que a viagem prossegue rumo ao interior, o verde vai mudando de tonalidade até desaparecer, cedendo lugar a árvores pequenas e retorcidas, cada vez mais cinza.


A estrada, em excelente estado de conservação, corta os rios do alto sertão. O Moxotó e o Pajeú se revelam cursos d’água por causa das pontes. Embaixo, há areia e desolação. O líquido só se conserva nas cisternas, frutos de uma ação do governo federal no começo do século, nas pequenas propriedades que se sucedem pelo caminho. Foi nesse cenário, que conhecia como poucos, que Lampião instaurou seu reinado. As marcas ainda estão por lá.

Algumas são visíveis, como os tiros na casa em ruínas de seu primeiro inimigo, Zé Saturnino, em Serra Talhada. Ou as cruzes que marcam o local da morte do cangaceiro e de Maria Bonita e outros nove fora da lei, em Angico, Sergipe. Outras são mais dissimuladas. Há “museus do cangaço” em dezenas de cidades, com acervos variáveis – mas sempre há um rifle e uma sanfona em exposição. Nas feiras, camisetas e esculturas de barro representando o casal são artigos fáceis.


Nas conversas que tive com pessoas idosas, todos guardam uma história de Lampião envolvendo familiares, umas verossímeis, outras, não. Lampião e Maria Bonita, mais de oitenta anos depois da morte, estão no cotidiano dos sertanejos. A perseverança da memória de um casal que viveu à margem da sociedade, em fuga permanente da polícia, foi o que mais chamou a minha atenção. Mas isso é tema para um novo post…”
***
Wagner Barreira nasceu em São Paulo, em 1962. Jornalista, trabalhou nas revistas Veja e Aventuras na História, no jornal O Estado de S. Paulo e na TV Cultura. Também foi diretor editorial de mídias digitais na Editora Abril e professor de Técnicas de Reportagem e Teoria do Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica paulista. Vive em São Paulo e tem três filhos. É o autor de Lampião e Maria Bonita – uma história de amor e balas; saiba mais sobre o livro clicando aqui.

http://www.blogdaplaneta.com.br/2018/11/06/cangaco-lampiao-maria-bonita/?fbclid=IwAR16coHvLYDPCJE6HUDTUZSv5Zc3QHgvXUGelFpOjayYwcbG8JGHqct5HTc

blogdomendesemendes: 

Não sei, mas talvez você encontrará este livro através deste e-mail: 
franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ERONIDES DE CARVALHO DESCONHECIA SOBRE A MORTE DE LAMPIÃO


Por Joel Reis

O Jornal (RJ) ouviu Eronides de Carvalho interventor Federal do Estado de Sergipe que estava hospedado no quarto 105, do Palace Hotel. Eronides desconhecia sobre a morte de Lampião.

Disse:

- É estranho o fato! A Fazenda Angico está localizada às margens do Rio São Francisco, poucos quilômetros da fronteira alagoana. O governo tem uma estação de rádio na localidade de Monte Alegre, nas proximidades do local onde teria tombado Lampião. Daí minha natural estranheza por não saber sobre o fato.


TELEGRAMA URGENTE PEDINDO NOTÍCIAS

Diante do caso, já amplamente divulgado por todas as estações transmissoras do País, o Sr. Eronides de Carvalho passou o seguinte rádio pela Estação da Polícia Civil do Distrito Federal (Rio de Janeiro):

- Interventor interino Federal de Sergipe.

- Mande notícias urgentes e detalhadas sobre a morte de Lampião em nosso território.

- Abraços. Eronides de Carvalho.

Referindo-se aos últimos dias de Lampião, o Interventor disse:

- Ultimamente Lampião havia dividido o seu bando em seis grupos, que operavam sob suas ordens.

- Há dois meses fizeram excursão ao interior alagoano atacando varias localidades.

FOTOGRAFOU O REI DO CANGAÇO

Antes de terminar a entrevista, depois de olhar o clichê de Lampião publicado num jornal vespertino, fez uma revelação:

- Esta fotografia foi feita por mim, Achava-me em 1929, numa fazenda sergipana, em tratamento de saúde, quando Lampião chegou a casa grande. Estava cansado, apresentava roupas bastante sujas e vinha sendo perseguido pela polícia pernambucana. À tarde, pedi para Lampião posar para a minha Kodak, o pedido foi atendido sem objeção de espécie.

REFERÊNCIA
O Jornal, 29 jul. 1928.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2028283800569839&set=gm.2072554989723668&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ACABOU-SE GATO!


Por Joel Reis

Em 29 de outubro de 1936, após o ataque a cidade de Piranhas – AL, Gato foi levado ferido em uma rede para Fazenda Mogiana. Quando anoiteceu, os cangaceiros se certificaram de que não tinha mais perigo.

Gato: - Oh! Minha comadre, quanta dor eu tô passando!

Dadá: - Eu sei Gato! Não é pra menos.

Gato: - Oh! Minha comadre, minha neguinha como está? Quem sabe.... Talvez tenha morrido...

Gato: - Cadê Maria?

Gato: - Maria faz um cigarrinho bem fininho pra mim.

Maria de Pancada aprontava o cigarro, ele puxava aquelas tragadas.

Passaram-se três dias, Gato, não comia, além disso, tudo que bebia vomitava.

Gato: - Todo mundo foi embora?

Dadá: - inguém lhe deixa, Gato. Tá todo mundo aqui. Nós não lhe deixamos no meio de todo perigo, a gente vai deixar você aqui?

Gato: - Ah! Eu acredito em você, comadre.

Gato: - Chame Corisco aí.

Corisco: - O que é, Gato?

Gato: - Eu quero conversar um pouco com você. Fizemos essa viagem e não arranjamos nada.

Corisco: - Se acalme, você tem que arranjar o perdão de Deus. Vamos rezar.


Quando um cangaceiro era gravemente ferido, Corisco colocava os outros cangaceiros para rezar. Na hora da oração, ninguém era desprezado.

Corisco: - Compadre Gato, vamos rezar. Vamos se recomendar a Deus, pois o senhor já sabe qual é o seu caso.

Gato: - Eu sei que vou morrer, Corisco. Tomaram minha mulher. Como não está minha pretinha?... Quanta dor!

Gato olhava para o céu e dava risada.

Corisco puxou uma forte oração.

Corisco: - Perdoa, Senhor, o inimigo que me atingiu.

Gato: - O quê? Se eu pegasse, aí sim, ele ia ver o perdão como era. Dava um tiro! Pronto, perdoava.

Gato: - Ele me dava a Inacinha e eu o matava.

Corisco: - Gato, se arrepende das desgraças que praticou?

Gato: - Num me arrependo de nada.

Corisco: - Gato, perdoa seus inimigos?
Gato: - Que perdoo o quê, Corisco! Só quero pegá quem me fez isso.

Nos lampejos de lucidez do moribundo, Corisco chegava-se a ele.

Corisco: - Perdoa seus inimigos, se arrepende?

Gato: - Perdão a quem me atingiu, mas porque eu não peguei. Se eu pegar, já sabe.

Depois de muito tempo quase inaudível disse:

- Perdoo.

Maria de Pancada: - Gato está morrendo! Gato está morrendo!

Pendeu a cabeça sobre o ombro esquerdo e morreu. Em sua face ficou um sorriso.

Acenderam velas, todos rezaram em volta, logo após, o morto foi envolto nas cobertas. No meio de umas moitas enormes de macambira prepararam uma cova bem funda, em seguida, o corpo foi levado para cova. Acabou-se Gato.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

ARAÚJO, Antônio Amaury Corrêa de. Gente de Lampião: Dadá e Corisco. 3. ed. Salvador: Assembleia Legislativa da Bahia, 2011.
DIAS, José Umberto. Dadá. Salvador: EGBA/Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1988.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2029971940401025&set=gm.2073319946313839&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“NUNCA FOI TÃO FÁCIL SER LADRÃO NESTE PAÍS”, DIZ LULA PARA JUÍZA


Interrogado sobre reformas no sítio de Atibaia, petista exaltou-se quando questionado sobre propinas no âmbito de contratos da Petrobras.

https://www.metropoles.com/brasil/justica/nunca-foi-tao-facil-ser-ladrao-neste-pais-diz-lula-em-depoimento

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 007/2018 = ENC: ASCRIM/PRESIDENCIA – ENCAMINHAMENTO DAS CHAPAS CANDIDATAS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018 E DECLARAÇÃO DE CANDIDATOS APTOS - OF. Nº 067/2018.ENCAMINHAMENTO DE CHAPAS CANDIDATA ELEIÇÕES ASCRIM BIÊNIO 2019/2020.

1481522002230_PastedImage
I - Na qualidade de Presidente da ASCRIM, conforme me faculta a alínea “a”, do § único do Art. 36, Albergado no Art. 35: item 1, inciso I, item 2 inciso II, item 1 da alínea “d” do inciso III , item 7 da alínea “e” do inciso III, combinados com o parágrafo único, todos do Estatuto da ASCRIM:
1. CONSIDERANDO que, a solicitação da candidata a VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM, TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO, para devida correção do seu nome exarado erradamente(“TANIAMÁ VIEIRABARRETO DA SILVA”)  na CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020, integrante do ANEXO ao OFÍCIO Nº 067/2018, DE 14 de novembro de 2018, é justa, merece ser recebida e rerratificada com encaminhamento à CEA/2018,
2. CONSIDERANDO que, em relação ao nome correto “TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO”, os antroponímicos “SILVA BARRETO”, grafados em ordem inversa gerou a grafia errada “TANIAMÁ VIEIRA BARRETO DA SILVA, como se apresenta na chapa referenciada no item 1 desta,
3. CONSIDERANDO que, por se tratar de erro de informação de alto nível, poderá trazer sérias consequências DE COMPLEXIDADES DIVERSAS, relacionadas com A PERSONALIDADE NOMINAL DA CANDIDATA “TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO”, NAS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018, se não for feita, tempestivamente, a devida CORREÇÃO do nome questionado, na CHAPA CANDIDATA, MENCIONADA NO ITEM 1, desta RESOLUÇÃO,  
RESOLVO:
a. RERRATIFICAR a CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020, integrante do ANEXO ao OFÍCIO Nº 067/2018, DE 14 de novembro de 2018com a seguinte alteração na mesma: onde se ler “TANIAMÁ VIEIRA BARRETO DA SILVA”, leia-se “TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO”,  por ser de lídimo direito FUNDAMENTADO em conhecimento de causa própria sobre o assunto em comento, CONSIDERANDO os CONSIDERANDOS dos itens 1, 2 e 3 desta RESOLUÇÃO, atendendo aos preceitos de preservação do nome, delineados nos códigos substantivo e adjetivo civil brasileiros.
b. ENCAMINHAR, anexa, à CEA/2018, devidamente RERRATIFICADA, a CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020, integrante do ANEXO ao OFÍCIO Nº 067/2018, DE 14 de novembro de 2018, na forma desta RESOLUÇÃO, albergado na  RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 006/2018 E ATO PRESIDENCIAL ASCRIM 003/2018, supedâneos  do ASCRIM-EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA-AGO Nº 01/2018 – ELEIÇÕES PARA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DA ASCRIM DO BIÊNIO 2019-2020, respectivamente de 31.10.2018, 09.11.2018 e 13.11.2018,conferindo suprir, a partir desta data, as imediatas PROVIDENCIAS, obedecido o disposto no caput da alínea “a” desta RESOLUÇÃO, de SUBSTITUIÇÃO DAS CHAPAS, ONDE ESTEJAM  GRAFADOS INCORRETAMENTE O NOME DA CANDIDATA a VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIMNAS ELEIÇÕES ASCRIM/2018, INCLUSIVE O CUMPRIMENTO DE HOMOLOGAÇÃO E DE PUBLICAÇÃO, NOS PRAZOS E DISPOSIÇÕES  REGULAMENTARES do PROCESSO ELEITORAL DAS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018, COM CÓPIA PARA A SOLICITANTE “TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO, E, DE IGUAL MODO PARA ESTE PRESIDENTE, OU SEJA, APÓS O RECEBIMENTO DESTA RESOLUÇÃO
TERMOS EM QUE SE EXPEDE E CUMPRA-SE, REVOGANDO-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

MOSSORÓ(RN), 15 DE NOVEMBRO DE 2018,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM-

ANEXOS:
1. CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020.
2. “DECLARAÇÃO DE CANDIDATOS APTOS AS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018 



SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 
- PRESIDENTE DA ASCRIM -


De: Taniamá Barreto <silvabarretovieira@gmail.com>
Enviado: quinta-feira, 15 de novembro de 2018 00:37
Para: ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES ASCRIM
Cc: cea-2018@hotmail.com; ANTONIA LÍRIA FEITOSA NOGUEIRA ALVINO; Antonio Clauder Alves Arcanjo Arcanjo; Antônio Clóvis Vieira; ricardo alfredo;marcuspytter@bol.com.br; Benedito Vasconcelos Mendes; Ceição Maciel; Dix-sept Rosado Sobrinho; Joana Pedra; Elder Heronildes; Eriberto Monteiro; Expedito de Assis; filemon rodrigues; franci dantas; fratermanoel@yahoo.com.brgemail1@gmail.com; goretti alves alves; gualter couto; Ivanilza Silva; jhessica luara; Joana Darc Fernandes Coelho; Lucio Ney; Ludimilla Carvalho Oliveira; Marcos Antonio Filgueira; gorettimf@gmail.com; Maria do Socorro Albuquerque Gurgel; maria do socorro cavalcanti cavalcanti; marta noberto de sousa aquino de medeiros medeiros; marthacristinamaia@hotmail.com; Francisco Obery Rodrigues Obery; SILVA NETO; Susana Goretti; Vanda Maria Jacinto; Wilson Bezerra de Moura; Milton Marques; José Lacerda Alves Felipe Felipe; tarcisiogurgel@hotmail.com; Aldo Cardoso; heronildes.jr2016@outlook.comjmdovalefernandes@hotmail.comluciaro@uol.com.br;adersonsilvino@uol.com.brdyandreia@gmail.comcarlos_robertols@hotmail.comrogenildosilva13@hotmail.com; Maria das Graças Henrique;ranielealvescosta708@gmail.compesatiro@cdsl.com.br; Ernane Pinheiro; pedro melo; Fabiano Regis; ivanildaborgeshrtm@hotmail.com;fernandamdomonte@hotmail.compres.sebastiaoalmeida@yahoo.com.br; Bruno Ernesto Clemente; josafainacio@uol.com.brluzialcantara@hotmail.com;nigiamelo@hotmail.com; Jean Custo; Rogerio dias xavier; Nonato Santos; ilfe13@yahoo.com.brilsafe13@yahoo.com.br; rughful; ligiaguerr@hotmail.com; Terencio Barros; David Leite; josilene70@hotmail.com; Bárbara Tavares; Marilene Paiva; ligiaguerra@hotmail.comdiogoooliveira2011@hotmail.com;josseleneferreira@hotmail.combellavid_1@hotmail.comyascaraamaral@hotmail.comalderidantas@yahoo.com.brangelagurgel@gmail.com; Leide Camara; UBE União Brasileira de Escritores; ane.df@terra.com.br; Academia Norte Riograndense de Letras; academiadeletraspatu@hotmail.com;administrativo@ube.org.br; Alam Alam; acjussecretaria@gmail.com; acjus; Judas azevedo tadeu azevedo; jwellingtonbarreto@bol.com.br; Jose Odmar Lima; helenita castro soares; petronilo hemetério filho petro; academiaapodiensedeletras@hotmail.com; UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES Literatura;fatima.bezerra@senadora.leg.brdep.antoniojacome@camara.leg.brdep.betorosado@camara.leg.brdep.fabiofaria@camara.leg.br;dep.felipemaia@camara.leg.brdep.rafaelmotta@camara.leg.brdep.rogeriomarinho@camara.leg.brdep.walteralves@camara.leg.br;dep.zenaidemaia@camara.leg.br; Manoel Galdino; Gilberto Pereira Melo; carolinemelooficial@hotmail.com; melissa Francisco pedroErnesto Sobrinho; anderson mikael; Zilene; Ernane Pinheiro; FRANCISCO VIEIRA FILHO; josilene morais monteiro; antoniogsoi@oi.com.br; Roberto Luiz Dias Florencio;adriana.morais20@hotmail.comalbenes.junior@ufersa.edu.bralvarodias@rn.gov.br; Antonio Gomes; chgab@uern.brpedrofernandes@uern.br; Pedro Fernandes; fafic@uern.br; FALA – Faculdade de Letras e Artes; Pedro Fernandes; Dr Edilson Gonzaga; emerycosta@uol.com.br; Felipe Moju; cafundó cafundó; lemuelrsilva@hotmail.combruno@brunoernesto.adv.brcerimonial@uern.brcontato@blogdoskarlack.com; Cristiane Magalhaes;desa.mariazeneide@tjrn.jus.brdiasfb@uol.com.brberiozkam@yahoo.com.br; Antônia Selma de Oliveira Câmara; Stella Maris;diocesedemossoro@uol.com.br; Snowwyy :3; zezabfernandes@hotmail.comizabelmontenegro@hotmail.comnayaragadelha@prefeiturademossoro.com.brpedro@figueiredoadvogados.comoabmossoro@outlook.comsuamesilva@hotmail.com; Sérgio Chaves;tradusco.info@gmail.commarcilia.pereira@tcm10.com.brlilianmartinsme@gmail.comcmm.mossoro@gmail.comjalesconsultoria@hotmail.com;carecan4l3@hotmail.comjosemendesp58@gmail.comthiagoescrita@gmail.comjailton.barbosa@ifrn.edu.brrizoleta_baitinga@hotmail.com; Estúdio Ricardo Lopes; marcospinto52@hotmail.comdra.tammy@gmail.com; José Romero Cardoso
Assunto: Re: ASCRIM/PRESIDENCIA – ENCAMINHAMENTO DAS CHAPAS CANDIDATAS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018 E DECLARAÇÃO DE CANDIDATOS APTOS - OF. Nº 067/2018.ENCAMINHAMENTO DE CHAPAS CANDIDATA ELEIÇÕES ASCRIM BIÊNIO 2019/2020.
 
Recebido. E DOU CIÊNCIA
SOLICITO CORREÇÃO DO MEU NOME
TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO
E NÃO

TANIAMÁ VIEIRA BARRETO DA SILVA.

Em qua, 14 de nov de 2018 às 22:37, ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM <asescritm@hotmail.com> escreveu:
1481522002230_PastedImage
ASCRIM/PRESIDENCIA – ENCAMINHAMENTO DAS CHAPAS CANDIDATAS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018 E DECLARAÇÃO DE CANDIDATOS APTOS - OF. Nº 067/2018.

MOSSORÓ-RN, 14 OUTUBRO de 2018

PREZADOS COMISSÁRIOS DA CEA,

ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA.
EXPEDITO DE ASSIS SILVA.
FRANCI DANTAS.
MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO.
REFERINDO-NOS AO EXPEDIENTE ASCRIM/PRESIDENCIA–RECEBIMENTO DAS CHAPAS CANDIDATAS ELEIÇÕES DA ASCRIM - OF. Nº 066/2018, DE 13 NOVEMBRO de 2018, REMETEMOS, ABAIXO, CÓPIA DA CARTA E SEUS ANEXOS, DE 13.11.2018, ONDE O SR. FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, SOLICITA REGISTRO DAS CHAPAS CANDIDATAS AS ELEIÇÕES ASCRIM/2018, RECEBIDAS DENTRO DO PRAZO contido no item 4 DA AGO Nº 01/2018, E AS REENCAMINHAMOS PARA ESSA CEA/2018, PORTANTO NO PRAZO E CONDIÇÕES LEGAIS.

   ESCLARECEMOS QUE, ATÉ O PRESENTE, AS SUPRAMENCIONADAS ÚNICAS CHAPAS CANDIDATAS QUE NOS FORAM ENVIADAS, NO PRAZO REGULAMENTAR, SÃO AS QUE CONSTAM NO ARQUIVO “ASCRIM CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATO”, ANEXO.

    OUTROSSIM, REMETEMOS ANEXO, O ARQUIVO “ASCRIM “DECLARAÇÃO DE CANDIDATOS APTOS AS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018”, PARA SUBSIDIAR A HOMOLOGAÇÃO E PUBLICAÇÃO POR ESSA CEA/2018, ATÉ O DIA 19.11.2018, DAS REFERIDAS CHAPAS CANDIDATAS, OBEDECIDOS AS NORMAS DOS  ITENS 4.1 E 4.2 DO EDITAL AGO 01/2018.

    ANTES DE REMETERMOS A RELAÇÃO ATUALIZADA DOS ASSOCIADOS APTOS A VOTAR, COMUNICAMOS QUE OFERTAREMOS NOVO PRAZO, ATÉ O DIA 20.11.2018, PARA QUE OS MDESMOS REGULARIZEM AS PENDÊNCIAS FINANCEIRAS E SOCIAIS NA ASCRIM E POSSAM EXERCER O DIREITO DO VOTO, NAS ELEIÇÕES ASCRIM/2018, QUE SE REALIZARÁ NO DIA 29.11.2018.
SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM-

De: FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO <planesilva@msn.com>
Enviado: terça-feira, 13 de novembro de 2018 23:30
Para: ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES ASCRIM
Assunto: ENCAMINHAMENTO DE CHAPAS CANDIDATA ELEIÇÕES ASCRIM BIÊNIO 2019/2020.
 
Mossoró(RN), 13 DE NOVEMBRO DE 2018,
Sr. Presidente da ASCRIM,
   Solicito encaminhar à COMISSÃO ELEITORAL DA ASCRIM-CEA/2018, em atendimento ao expediente ASCRIM - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA-AGO Nº 01/2018 – ELEIÇÕES PARA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DA ASCRIM DO BIÊNIO 2019-2020, de 31.10.2018, as CHAPAS CANDIDATAS PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA ASCRIM, anexas, com a relação dos nomes que concorrerão aos CARGOS.
   Na oportunidade, peço validar os nomes dos candidatos, INCLUSOS NAS CHAPAS ANEXAS, como aptos na forma do item 4.1 do EDITAL AGO Nº 01/2018, para concorrerem as ELEIÇÕES DA ASCRIM.
Na certeza do acolhimento, agradeço antecipadamente.
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
RESPONSÁVEL PELO ENCAMINHAMENTO DAS CHAPAS CANDIDATAS
A N E X O AO OF. Nº 067/2018, DE 14 de NOVEMBRO de 2018
CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃONAS ELEIÇÕES DA:
DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020-CARGOS DE:
1-PRESIDENTE EXECUTIVO: FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO.
2-VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO: TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO.
3-1ª SECRETÁRIA: MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO.
4-2ºSECRETÁRIO: (VAGO)
5-1º TESOUREIRO: EXPEDITO DE ASSIS SILVA.
6-2º TESOUREIRO: (VAGO)
7-DIRETOR DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS: ELDER HERONILDES DA SILVA
8-DIRETOR DE ACERVOS: GERALDO MAIA DO NASCIMENTO.
9-DIRETORA DE ASSUNTOS ARTÍSTICOS:MARTHA CRISTINA ELEUTÉRIO MAIA.
11-DIRETORA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS:MARIA CONCEIÇÃO MACIEL FILGUEIRA.
12-DIRETOR DE ASSUNTOS JURÍDICOS: LÚCIO NEY DE SOUZA
--------------------------------------------------------------------------------
CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕESDO CONSELHO FISCAL DA ASCRIM--BIÊNIO 2019/2020-CARGOS DE:
1-PRESIDENTE: WILSON BEZERRA DE MOURA.
3-SECRETÁRIA: MARIA DO SOCORRO DE ALBUQUERQUE GURGEL.
4-SUPLENTE:(VAGO) 

Enviado pela Ascrim - 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com