Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2021

PEÇA LOGO ESTES TRÊS LIVROS PARA VOCÊ NÃO FICAR SEM ELES. LIVROS SOBRE CANGAÇO SÃO ARREBATADOS PELOS COLECIONADORES.

  Por José Mendes Pereira 

A primeira obra é "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" que já está na 5ª. edição, e aborda o fenômeno do cangaço e a vida do maior guerrilheiro das Américas. Um homem que não temeu às autoridades policiais  e muito menos aqueles que lutavam contra a sua pessoa, na intenção de desmoralizá-lo nas suas empreitadas vingativas, e eliminá-lo do solo nordestino. Realmente foi feito o extermínio do homem mais corajoso e mais admirado do Nordeste do Brasil, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, mas não em combate, e sim, através de uma emboscada muito bem organizada pelo alagoano tenente João Bezerra da Silva. 


O Segundo livro da trilogia do escritor e pesquisador do cangaço é: "FATOS ASSOMBROSOS DA RECENTE HISTÓRIA DO NORDESTE" com 332 páginas, e um grande acervo de fotos relacionado ao assunto. E para aqueles que gosta de ler e ver fotos em uma leitura irá se sentir realizado com todas as fotos.


O terceiro livro da trilogia também do escritor José Bezerra Lima Irmão é: "CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO NORDESTE" resgata fatos sobre os quais a história oficial silencia ou lhes dá uma versão edulcorada ou distorcida: o "desenvolvimento" do Brasil, o desumano progresso de colonização feito a ferro e fogo, Guerra dos Marcates, Cabanada, Balaiada, Revolução Praieira, Ronco da Abelha, Revolta dos Quebra-Quilos, Sabinada, Revolta de Princesa, as barbáries da Serra do Rodeador e da Pedra do Reino, Guerras de Canudos, Caldeirão e Pau-de-Colher, dando ênfase especial à saga de Zumbi dos Palmares, Invasões Holandesas, Revolução Pernambucana de 1817, Confederação do Equador e Guerras da Independência, incluindo o 2 de Julho, quando o Brasil se tornou de fato independente... São assuntos que dão gostos a gente lê-los.  

Adquira-os com o professor Pereira através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

ou com o autor através deste g-mail: 

josebezerralima369@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA SOBRE CANGAÇO

Por José Mendes Pereira

 

Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COPIANDO DO FOLCLORISTA POTIGUAR, GUTENBERG BERG COSTA CENTENÁRIO DE VERÍSSIMO DE MELO (09/07/1921 - 09/07/2021): NOSSA HOMENAGEM!

"Veríssimo de Melo faz jornalismo, está findando o curso jurídico e espera continuar estudando e amando, naturalmente, terra e gente onde vive. Desde menino amalucou pelos folguedos tradicionais, alegrias, corridas, afoitezas de muitos séculos capitalizados nas pernas, braços e goelas molecas. Empinou corujas com galhardia, amarrando rucega na ponta da cauda, desafiando adversários, como Finnmore viu no Japão antes da bomba atômica. Comeu goiaba quente, teve dor de barriga escondida, fugiu da escola para ir ao Circo de Cavalinhos, acompanhou o Palhaço e apaixonou-se pela menina do trapézio. Todas as “constantes” do menino nortista vivem, agora recalcadas para o potencial, neste futuro bacharel em ciências jurídicas e sociais, com a borla tocada no quengo e o anel no fura-bolo.

Amou, logicamente, o Folk Lore, com suas divisões naturais da Literatura Oral e da Etnografia Tradicional. Frequentou livros e feiras, que são ainda os nossos museus de Arte e Trabalho Popular. Aprendeu a cantar todos os versos do “Fandango” e dar seis passos e meio no bailado da “Burrinha” no Bumba-meu-Boi. Não há uma atividade no plano folclórico que Veríssimo ignore. De velha raça de observadores, meio cético, meio crédulo, sabe ver, ouvir e contar. Os “antigos” deixaram-lhe no sangue a mania da liberdade moral, a impossibilidade do ritmo quaternário, lento e lindo, carregando a ponta da cauda de um manto. Dá-lhe logo vontade de levantar tudo de uma vez para verificar o que vai andando, se é gente mesmo ou bicho ensinado. Mas nada existe nesse companheiro que lembre deseducação desrespeito, desatenção, brutalidade. Ninguém terá mais amor ao passado, galas, modos, frases. Nem mais compreensão ao presente. Como um folclorista legítimo estuda o homem na sua normalidade, no trágico quotidiano, sem querer provar cousa alguma, sem obedecer aos bridões de uma doutrina ou aos freios de uma solidariedade total."

LUÍS DA CÂMARA CASCUDO

Fonte: Adivinhas / Veríssimo de Melo – Natal: Biblioteca da Sociedade Brasileira de Folk-Lore, 1948 - Prefácio de Luís da Câmara Cascudo.

Foto: VERÍSSIMO e CASCUDO.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100010681625071

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO – VIOLÊNCIA NO SERTÃO DO NORDESTE

Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros UFRJ

Resumo

Análise do cangaço como uma modalidade de violência, com algumas características de cultura regional – Nordeste. Conjuntura internacional e nacional: fim da primeira guerra mundial e levantes tenentistas no Brasil. Ênfase no mundo sertanejo (1917 – 1938), com êxodo de populações tangidas pela violência da guerra entre duas concepções de mundo, em sete Estados. Características da cultura sertaneja, honra e valentia constituem a épica dessa saga, cujo epílogo coincide com a eclosão da segunda guerra mundial. Flashes de violência no mundo contemporâneo globalizado.

Palavras-chave: Cangaço. Cultura Regional. Memória. Violência.

Biografia do Autor

Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, UFRJ

Doutora em Ciências Sociais PUC/SP

Pós doutorado em Antropologia UNICAMP e em Ciência da Literatura - UFRJ.

Professora Aposentada

Referências

ALBUQUERQUE, Ulysses Lins de – Um Sertanejo e o Sertão. Rio de Janeiro, José Olympio, 1957.

AMANCIO, Geraldo – Lampião rei do cangaço. Fortaleza, Editora IMEPH, 2015

BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti – A Derradeira Gesta Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão. Rio de Janeiro, MAUAD X Ed, 2018, 3ª edição

_________ Juazeiro do Padre Cícero a Terra da Mãe de Deus. Fortaleza, Editora IMEPH, 3ª edição, 2014.

_________ (Org) Octavio Brandão – Centenário de um Militante na Memória do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, UERJ, Cultural – SR3: Arquivo Público, 1996.

_________ Cangaço e Memória, in Revista Educação em Debate. Ano 21-V.1- Nº 37 – 1999. Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 1999.

_________ Cangaceiro – Verbete in MOTTA, Márcia (Org) Dicionário da Terra. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 2005.

Barroso, Gustavo – Almas de Lama e de Aço. São Paulo, Melhoramentos, 1930.

BERGSON, Henri – Matéria e Memória. Ensaio Sobre a Relação do Corpo com o Espírito. São Paulo, Livraria Martins Fonte Ed. 1990.

COSTA, Alcino Alves – Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angico. Aracaju, Sociedade Editorial de Sergipe/Secretaria do Estado da Cultura de Se 1996.

COUTINHO, Lourival – O General Góes Depõe. Rio de Janeiro, Livraria Editora Coelho Branco, 1956.

DENZIN, N.K, - Interpretando as Vidas de Pessoas Comuns: Sartre, Heidegger e Faulkner, in Revista de Ciências Sociais. Rio, IUPERJ, Vol 27, nº 1, 1984.

DÓRIA, Carlos Alberto – A Tradição Honrada (a honra como tema de cultura e na sociedade ibero-americana). In Cadernos Pagu – Sedução, Tradição, Transgressão. Campinas, SP, Núcleo de Estudos de Gênero/UNICAMP, (2) 1994.

FERRAZ, Marilourdes – O Canto do Acauã. Recife, Editora de Guias Especiais Ltda, 1985.

FRANCO, M. S. de Carvalho - O Código do Sertão: um estudo sobre violência no meio rural. In Dados. Rio de Janeiro, IUPERJ nº 5, 1968.

HALBWACHS, Maurice – A Memória Coletiva. São Paulo, Vértice Editora – Revista dos Tribunais, 1990.

HOBSBAWM, E. J.- Bandidos. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1975.

____________ Rebeldes Primitivos. Rio de Janeiro, Zahar Ed. 1968.

LE GOFF, Jacques – História e Memória. Campinas – SP, Editora da UNICAMP, 1994.

LIMA, Lourenço Moreira – A Coluna Prestes (Marchas e Combates). São Paulo, Ed Alfa-Ômega, 1979.

MATTA MACHADO, Maria Christina – As Táticas de Guerra dos Cangaceiros. 2ª edição, São Paulo, Ed Brasiliense, 1978,

MELLO, Frederico Pernambucano de – Guerreiros do Sol o Banditismo no Nordeste do Brasil. Recife, FUNDAJ, Ed. Massangana, 1985.

MORAES, Walfrido – Jagunços e Heróis. Bahia, Empresa Gráfica da Bahia/Ipac, 1991

MOTA, Leonardo – No Tempo de Lampião. Fortaleza, Imprensa Universitária do Ceará, 1967.

PORTELLI, H. – Gramsci e o Bloco Histórico. Rio de Janeiro, Ed Paz e Terra, 1987.

PROENÇA, Ivan Cavalcanti – A Ideologia do Cordel. 3ª edição, Rio de Janeiro, Plurarte Editora, 1982.

VIANNA, Arievaldo - Leandro Gomes de Barros O Mestre da Literatura de Cordel Vida e Obra. Fortaleza – CE: Edições Edições Sintaf, 2014/Mossoró – RN: Queima – Bucha, 2014.

VILAR, Pierre – Desenvolvimento Econômico e Análise Histórica. Lisboa, Ed. Presença, 1982.

 https://seer.ufs.br/index.php/pontadelanca/article/view/9317

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GAIOLAS

Clerisvaldo B. Chagas, 14 de julho de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.574

Você concorda que uma gaiola de passarinho é pura arte? Conheci muitas, bem feitas, bem acabadas, partes envernizadas, retangulares, redondas, quadradas, cheias de detalhes e até com belíssimo primeiro andar. Como são criativos os nossos artesãos das talas. O problema é que ninguém quer imaginar uma gaiola sem um pássaro dentro; um pássaro de verdade porque ainda não consegue enxergar com a mente, uma gaiola em casa como ornamento com um pássaro de plástico, de madeira... Ou de outro material. Conheci pessoas com criatórios de aves canoras da área externa de casa à cozinha. Quem pode negar que aqueles inúmeros cantos de uma vez só não parece um paraíso? Apesar de bem cuidados e até com assistência veterinária, lembramos que estão presos. O crime? Cantar bonito.

Talvez o maior criador de passarinhos de Santana do Ipanema, tenha sido o saudoso Sebastião Amaral, esposo que foi da simpática senhora Iolanda. Nunca me interessei (adolescente) em saber o que era que movia o cidadão a criar tantos pássaros assim. Sei \penas, do valor de cada ave, pois um criador de Arapiraca me falava do lucro que tinha com o galo de campina, o papa-capim, o canário, o azulão e outros mais. Falou-me que havia um criador, cujo pássaro já fora trocado por automóvel. Todavia, não vamos entrar no mérito das paixões dos criadores, compradores e vendedores. A nossa formalidade de hoje, foi apenas apresentar a gaiola como fruto de arte do artesão e que deve ser apreciada como tal, independente de ave de carne e osso.

Da mesma maneira uma bainha de faca sob encomenda de um bom artesão é coisa chique. O problema é que a polícia obriga ao indivíduo que for flagrado com bainha sem faca, a dá conta da arma, mesmo que ela não exista. Assim, com estamos vendo agora a apreensão de inúmeras gaiolas na feira. Somente as gaiolas vazias. O artesanato belo e puro, previamente acusado de um futuro crime. Caso houvesse questão, seriam advogados de um lado e de outro.  Um embate sem fim na opinião pública.

Coisas simples e complicadas

Haja arte!

Haja pássaros... Na Natureza.

ARTE NOS QUINTAIS ZERO PRISÃO. (FOTO: B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/07/gaiolas-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANGICO - A DERROCADA DO CANGAÇO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=xDBjpdECLWg&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Uma das últimas entrevistas concedidas pelo renomado escritor e pesquisador Antônio Amaury Corrêa de Araújo, que nos deixou nesse último dia 26 de fevereiro de 2021, onde ele conta pormenores a respeito dos acontecimentos e dos personagens que fizeram parte do evento que culminou na morte de Lampião em Angico. Através desse vídeo homenageamos aquele que durante décadas nos brindou com o fruto de seus estudos e pesquisas e nos proporcionou um vasto conhecimento a respeito da história cangaceira. Sem ele a história do cangaço jamais seria contada da forma que hoje conhecemos. O canal Cangaçologia em nome de seu criador e de todos os participantes, presta essa homenagem em reconhecimento da importância de Antônio Amaury Corrêa de Araújo para o universo dos estudos, pesquisas e da literatura cangaceira. Meu reconhecimento e minha eterna gratidão. 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior – Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

" LAMPIÃO, EMBOSCADA E O PRIMEIRO CONFRONTO COM A LEI ".

 Por Luís Bento

Zé Saturnino reuniu Zé Cabloco e mais cinco cabras e resolveram botar uma "emboscada" nos irmãos Ferreira. A ordem de " fogo " foi dada quando eles passavam mais adiante, por uma curva da estrada. Durou o tiroteio 15 minutos e Antônio Ferreira saiu ferido a altura dos rins. O velho José Ferreira procurou as autoridades a fim de processar os responsáveis pelo atentado. Sem êxito. Franziu o sobrecenha, temendo que a impunidade dos agressores irritasse ainda mais os seus filhos. Ouviu a voz da prudência e anunciou que a família se mudaria para a fazenda " Poço do Negro " nas proximidades de Carqueja (antiga Nazaré do Pico). Antes da mudança, entretanto, que se completou em princípio de 1918, as autoridades patrocinaram um acordo entre Ferreiras e José Saturnino. Antônio, Livino e Virgulino não botariam mais os pés em Serra Vermelha. Saturnino por ventura, não iria mais a Carqueja e redondezas. Para José Ferreira o problema estava solucionado, mas não estava. Certa manhã José Saturnino apareceu na feira de Carqueja, a pretexto de cobrar uma dívida. Violava o acordo. Para os Ferreiras, viram na violação uma afronta. E porque haviam crescido respeitando muitas regras, entre outras a lei sagrada de que sertanejo não engole afronta.

Quando os Ferreiras foram a feira, os soldados tentaram desarmá-los. Virgulino explicou que a vida deles estava em perigo e que tinham que se defenderem. Não entregariam as armas. As autoridades insistiram, mas os Ferreiras não cederam e houve " fogo ". Era o primeiro atrito com a lei celebrado com tiros que pusera Carqueja em pólvora. No final, Livino saiu ferido, caindo nas mãos da polícia. Foi mandado  Floresta, a 40 km de distância, passar cinco meses no xadrez. Bafejado por favores políticos. Saturnino se distrai em realizar diligências contra os Ferreiras. Põe todos em sobressaltos. Surge para os Ferreiras a necessidade de nova mudança. Desta vez para Alagoas. Logo que Livino voltou da prisão a família parte. Instala-se na fazenda Olho D'água, em Água Branca, a 46 km de Mata Grande para levar a vida antiga de plantar, almocrevar. Mas a mágoa estava em carne viva nos sentimentos de cada um. Ninguém alí aprenderá a disfarçar os ímpetos que as injustiças do mundo despertavam neles. A vingança tem para o sertanejo a força de um dever. Quando diz para o filho, você nunca apanhe, que seu pai nunca apanhou. O sertanejo estabelece um código de honra onde o verbo perdoar não existe e onde é covarde aquele que apanha e deixa a coisa ficar por isso mesmo.

Fonte, Mozart de Castro e Silva - Revista

Região pág 05

JATI 15/07/21/.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

LAMPIÃO O REI DOS CANGACEIROS


O autor deste livro mora nos Estados Unidos, e foi encontrado por filha e pai, os quais são: Bárbara de Medeiros e Honório de Medeiros, ambos escritores e pesquisadores do cangaço.

Se você interessa adquiri-lo veja se o professor Pereira o tem, através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SER ETERNO

Por Hélio Xaxá


Há muito pouco tempo
Eu era um jovem
Hoje sou um jovem
Há muito mais tempo...
Correm contra o tempo
Os que podem
Correr entre os que correm
Era o meu passatempo.
O tempo não parou
E eu fiquei mais velho
Ou foi o mundo que ficou
Mais moderno?
Aqui tudo mudou
Até as leis do Evangelho:
Não existe mais felicidade
Desse lado do inferno.
Lembro o tempo
Que eu não valia nada
Nesse tempo eu era mais feliz...
Viver é contratempo
Sento à beira da estrada
Ser eterno é tudo que sempre quis.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1235055983610343&set=a.140271556422130

http://blogdomendesemendes.blogspot.com