Seguidores

domingo, 13 de dezembro de 2020

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"

 

Depois de onze anos de pesquisas e mais de trinta viagens por sete Estados do Nordeste, entrego afinal aos meus amigos e estudiosos do fenômeno do cangaço o resultado desta árdua porém prazerosa tarefa: Lampião – a Raposa das Caatingas.

Lamento que meu dileto amigo Alcino Costa não se encontre mais entre nós para ver e avaliar este livro, ele que foi meu maior incentivador, meu companheiro de inesquecíveis e aventurosas andanças pelas caatingas de Poço Redondo e Canindé.

O autor José Bezerra Lima Irmão

Este livro – 740 páginas – tem como fio condutor a vida do cangaceiro Lampião, o maior guerrilheiro das Américas.

Analisa as causas históricas, políticas, sociais e econômicas do cangaceirismo no Nordeste brasileiro, numa época em que cangaceiro era a profissão da moda.

Os fatos são narrados na sequência natural do tempo, muitas vezes dia a dia, semana a semana, mês a mês.

Destaca os principais precursores de Lampião.
Conta a infância e juventude de um típico garoto do sertão chamado Virgulino, filho de almocreve, que as circunstâncias do tempo e do meio empurraram para o cangaço.

Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional – raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados.
O autor aceita e agradece suas críticas, correções, comentários e sugestões:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
franpelima@bol.com.br
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALCINO ALVES COSTA

Por Rangel Alves da Costa 

Alcino Alves Costa. Filho de Emeliana Marques da Costa e Ermerindo Alves Costa, Alcino nasceu em Poço Redondo a 17 de junho de 1940 e faleceu no dia 1º de novembro de 2012, aos 72 anos. Foi político (prefeito por três vezes em seu município), pesquisador, compositor, radialista, escritor e palestrante. Era conhecido e prestigiado não só em Sergipe, mas em todo o Nordeste e além-fronteiras, principalmente pela sua obra acerca do fenômeno cangaço.

O “O Caipira de Poço Redondo”, como assinava seus artigos e gostava de ser chamado, era conhecido pelo seu comportamento de homem simples que buscou nas raízes sertanejas a motivação para a pesquisa e a escrita. Sua marca característica era a havaiana nos pés até nos compromissos mais formais. Além de político renomado em todo o sertão sergipano, foi também um apaixonado pela autêntica música caipira e compositor gravado por duplas sertanejas famosas como Dino Franco e Mouraí e Dino Franco e Fandangueiro. Foi também gravado por Clemilda num hino sertanejo chamado “Seca Desalmada”, de 1974.

Foi radialista na Rádio Xingó FM, de Canindé de São Francisco, onde durante muitos anos apresentou o programa “Sertão, Viola e Amor”. Mas foi como pesquisador e escritor da saga nordestina, enveredando pelas pesquisas acerca do mundo cangaceiro, coronelista e violento, que se tornou reconhecido mundialmente.
Sobre o cangaço e suas afluências escreveu “Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico”; “O Sertão de Lampião” e “Lampião em Sergipe”. Contou a história de Poço Redondo e Canindé de São Francisco nos livros “Poço Redondo - A Saga de um Povo” e “Canindé de São Francisco - Seu Povo e sua História”.


Sobre a autêntica música caipira e suas famosas duplas escreveu “Sertão, Viola e Amor”. É também de sua lavra os livros “Saudação a Paulo Gastão” e “Preces ao Velho Chico”. Em junho de 2012, já gravemente enfermo, fez o lançamento do romance “Maria do Sertão”. E outros livros inéditos aguardam publicação.

Era membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC, sócio honorário do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará, participante efetivo do seminário permanente Cariri Cangaço, além de palestrante em diversos eventos em renomadas instituições. Postumamente, o seu nome foi outorgado ao Conselho Curador do Cariri Cangaço.

Em setembro de 2011, no município de Barbalha/CE, foi homenageado com uma placa distintiva outorgada pela Comunidade Lampião – Grande Rei do Cangaço como “Reconhecimento por sua valiosa contribuição à cultura nordestina, e, em especial, aos estudos e preservação da memória do cangaço”. Em fevereiro de 2012, o evento II Arena de Arte e Cultura, promovido pela Prefeitura de Nossa Senhora da Glória/SE, homenageou-o como expoente da cultura e da memória sertaneja. 

Professor Pereira, Manoel Severo e Alcino Alves Costa no Cariri Cangaço

Nos seus livros, ensaios, artigos e composições estão presentes a história, a geografia, o cotidiano matuto, a sociologia da violência e do misticismo, a descrição dos meandros políticos como causa e consequência das injustiças, da pobreza, da violência e das lutas cangaceiras que tão presentes estiveram nas vastidões áridas do Nordeste.

Todos estes aspectos foram pesquisados, analisados, discutidos e dimensionados por Alcino Alves Costa nas suas obras. O seu amor ao sertão foi sua característica mais marcante. Certa feita, durante entrevista ao programa Sergipanidade da TV Aperipê, Alcino afirmou: “Minha vida é o sertão, meu mundo é o sertão”. E sua vida e seu mundo eram Poço Redondo.

Rangel Alves da Costa
Pesquisador, poeta e escritor
Poço Redondo, Sergipe

http://cariricangaco.blogspot.com/2017/02/alcino-alves-costa-porrangel-alves-costa.html

http://blogdomendesemendes.blogs.com

LAMPIÃO E O SERTÃO DO PAJEÚ

 Por Anildomá Willans

LAMPIÃO E O SERTÃO DO PAJEÚ traz a saga do Rei do Cangaço dentro de um território ou espaço geográfico – o Sertão do Pajeú – e de um período do tempo, que inicia quando ele foi empurrado para o cangaço, a partir da morte do seu pai, em 1920, até sua travessia do Rio São Francisco, quando deixou pra trás o sertão pernambucano, em 1928, instalando seu reinado na Bahia e Sergipe. O autor foi buscar depoimentos de ex-cangaceiros e ex-volantes, além de declarações de pessoas que testemunharam algum fato ou passagem de Lampião e seus cangaceiros, narra as cidades, vilas e fazendas que foram invadidas ou visitadas pelos cangaceiros, os memoráveis tiroteios, seus protetores que forneciam armas e munições, matérias de jornais da época noticiando as peripécias do distante sertão, Boletins de Ocorrências e telegramas trocados entre os comandantes de polícia do interior e as autoridades da capital dando noticias dos movimentos dos cangaceiros. O livro tem 210 páginas.

O AUTOR:

Anildomá nasceu e se criou no Sertão do Pajeú. Seu trabalho de pesquisa tem a precisão e a delicadeza que somente alguém nascido nas mesmas ribeiras do Rei do Cangaço teria para contar. Inclusive, a forma de “contar a história” é uma singularidade do autor, permitindo ao leitor sentir o cheiro do mato, o calor sertanejo, como se estivesse ali, no meio dos cangaceiros, testemunhando o fato histórico.

SERVIÇO:

Receba o seu em sua casa, solicitando ao MUSEU DO CANGAÇO, pelo telefone (87) 3831 3860.

 https://www.facebook.com/photo?fbid=853061388798197&set=pcb.853062038798132

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO SOBREVIVENTES

José Maria (foto, segurado), filho do cangaceiro 'Gato', a mãe Inacinha grávida é alvejada em persiga pela polícia alagoana, a criança nada sofreu, nasce saudável.

Jornal Carioca"A noite", batida em alpendre da casa do juiz Nestor Silva, nota de rodapé.

Grupo de estudos 'OCANGAÇO', por Pedro Melo, administrador

Participe!

https://www.facebook.com/groups/ocangaceiro/

https://www.facebook.com/groups/179438349192720/?multi_permalinks=1152529031883642&notif_id=1607506833191948&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO

https://www.facebook.com/photo?fbid=2986115868288089&set=a.1396399173926441

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"ACADEMIA SALTENSE DE LETRAS" FAZ HOMENAGEM PÓSTUMA AO PESQUISADOR E ESCRITOR


NOTA DE FALECIMENTO

É com grande pesar que informamos o falecimento, nesta manhã (ONTEM) de 12-12-2020, do nosso confrade JOSÉ SABINO BASSETTI.

Aos familiares a solidariedade de todos os confrades e confreiras da ASLe que tiveram a alegria de compartilhar da companhia deste grande pesquisador do cangaço brasileiro.

Fica a saudade do amigo, mas também fica sua a obra.

Descanse em paz amigo Sabino.

 https://www.facebook.com/groups/545584095605711

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3892008470833750&id=203984609636173&sfnsn=wiwspwa

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TRÊS GRANDES ESCRITORES DO CANGAÇO NA CASA DO SENHOR!

Hoje o mundo da pesquisa do cangaço ficou menos enriquecida, faleceu nesta manhã o grande pesquisador José Sabino Bassetti, mais um dos grandes pesquisadores que contribuiriam muito para a manutenção e preservação da história do cangaço.

Sabino se junta a outros mestres como Paulo Gastão e Alcino Alves. Para nós, resta apenas pedir a Deus que Ele em sua infinita bondade conforte a família e amigos...

Essa é uma humilde homenagem de nós que fazemos o grupo Cangaço Eterno.

Att : Helton Araújo

https://www.facebook.com/groups/545584095605711

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVE – AS CANGACEIRAS ENTRAM EM CENA: ANÁLISE HISTÓRICA E CINEMATOGRÁFICA DAS MULHERES NO CANGAÇO

CINEdebate & História (Canal do YouTube)

17 de dezembro, às 19 horas

Palestrantes: Profa. Dra. Caroline de Araújo Lima e Profa. Dra. Dalila Carla dos Santos (UNEB/Campus III)

A live tem por objetivo analisar a participação das mulheres no cangaço, a partir de duas narrativas, uma histórica, a visão e a produção do conhecimento histórico realizados por historiadores e historiadoras, e uma cinematográfica, as representações construídas por cineastas e demais documentaristas, ou seja, a leitura da história pela via do cinema. Alguns temas que serão apresentados e debatidos durante a live: o contexto patriarcal da sociedade sertaneja; as origens sociais das mulheres; as formas de ingresso no cangaço; o papel das mulheres no bando de Lampião; a filmografia do cangaço; as representações das cangaceiras construídas pelo cinema.  

 (https://www.youtube.com/watch?v=CwHMglZmRdU&feature=youtu.be)

Enviado por: CINEdebate & História.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com



LAMPIÃO - SUA MORTE PASSADA A LIMPO (DOCUMENTÁRIO)

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=LnSJe69tLhg&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2jgX9m8DY_WyWd2YXwpLFIjgVeY3UsUjq9zkGI78t5dsfL218FCbrvkxY&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

É COM IMENSA TRISTEZA QUE VENHO COMUNICAR A TODOS O FALECIMENTO DO MEU AMIGO E PROFESSOR-CANGACEIRO... JOSÉ SABINO BASSETTI.

Diante dessa triste notícia venho expressar a toda a sua família as minhas mais sinceras condolências e pedir para que Deus dê forças a todos para superarem esse momento triste e difícil pelo qual estão passando.

Meu amigo e mestre-cangaceiro quero te agradecer por tudo que fez por mim e pela história do cangaço ao longo de sua vida.

Pelas críticas construtivas e pelos ensinamentos que sempre me proporcionava durante nossas longas conversas.

Seus conselhos e suas risadas ficarão para sempre nas minhas lembranças.

Homem de voz e temperamento forte. Decidido. Dono de uma inteligência muito acima da média e de uma memória formidável.

Veio para esse mundo, cumpriu sua missão e partiu, deixando o vazio e a saudade naqueles que o amam e admiram.

Todos nós que estudamos e pesquisamos o fenômeno cangaço temos uma eterna dívida de gratidão com você por tudo aquilo que resgatou e nos presenteou ao escrever seus trabalhos.

Tenho a certeza de que seu nome será pra sempre lembrado em qualquer lugar onde o tema cangaço for abordado.

Descanse em paz meu velho amigo. Que Deus o receba em seus braços.

Grato por tudo.

Como forma de homenagem estou deixando abaixo o link de uma entrevista que realizamos no ano de 2016, onde José Sabino Bassetti fala a respeito do assunto que mais entendia... a morte de Lampião.

Meus sentimentos.

Geraldo Antônio de Souza Júnior.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com