Seguidores

sexta-feira, 12 de abril de 2019

MAIS UM PERSONAGEM HISTÓRICO LOCALIZADO

Por Geraldo Antônio De Souza Júnior
Manoel Ribeiro conhecido popularmente como "Mané Gaibó"


Localizado recentemente nos confins do Raso da Catarina o último irmão, ainda vivo, da ex-cangaceira Dadá, companheira do temível cangaceiro Corisco o "Diabo Loiro", chefe de subgrupo ligado ao bando de Lampião.

Manoel Ribeiro conhecido popularmente como "Mané Gaibó", atualmente com cento e nove anos é uma das últimas testemunhas de acontecimentos envolvendo a figura de Lampião e seu bando em solo baiano e que teve uma rápida passagem pelo bando cangaceiro, tempos após sua irmã Dadá ter sido "carregada" por Corisco, fato que gerou humilhações e torturas por parte das policias contra ele e familiares e consequentemente motivou a sua entrada para o bando cangaceiro liderado por Virgolino Ferreira da Silva "Lampião".

Mané Gaibó acompanhou o bando por período inferior a um ano e por não se adaptar a dura vida da canga, resolveu retornar ao convívio familiar, não mais se envolvendo com a vida das armas.

Na primeira parte desse documentário que vocês assistirão em breve, Mané Gaibó fala, principalmente, sobre a entrada de Dadá no cangaço e o sofrimento de sua família causado pela fúria das policias, por conta do ingresso de sua irmã no bando cangaceiro, além de outros relatos envolvendo a sua trajetória no cangaço.

Aguardem!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SBEC CRIA UMA Comenda PAULO GASTÃO

Por Benedito Vasconcelos Mendes

A Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço-SBEC criou o dia 16 de Março fazer corrente ano, POR Ocasião da XV Jornada Cultural do Museu do sertão, uma COMENDA PAULO MEDEIROS GASTÃO para homenagear como PESSOAS Que tenham Pestados Relevantes Serviços À SBEC Ou Que tenham contribuído para OS ESTUDOS Relacionados com o tema Cangaço. 


Paulo Medeiros Gastão foi o idealizador e Fundador da SBEC e um dos pioneiros no Brasil, dos Estudos Relacionados Ao cangaço. A Mais Importante Comenda da SBEC, denominada Comenda Paulo Medeiros Gastão foi outorgada AOS estudiosos fazer Cangaço Jairo Luiz Oliveira (Piranhas-AL) 



e Aderbal Simões Nogueira (Fortaleza-CE), Que Será Entregue POR Ocasião fazer evento cultural Sertão Cangaço, Que vai ser Realizado na Cidade alagoana de Piranhas, no Próximo Mês de julho. 

Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

XV JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO


 Por Benedito Vasconcelos Mendes

Tornou-SE EM UM EVENTO Interestadual A XV Jornada Cultural do Museu do Sertão Contou com a presence de Intelectuais de Oito Estados brasileiros (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal). Cerca de 180 Escritores, Cientistas, Historiadores, poetas e Artistas Plásticos participaram Deste Importante evento cultural. Mais de Uma dezena de Academias de Letras, Academias de Ciências, Academia de Artistas Plásticos, Os institutos Históricos e Geográficos e Outras Instituições de cunho cultural prestigiaram a referida jornada. Dentre tão destacadas Instituições de Outros Estados Que tomaram parte na XV Jornada Cultural do Museu do Podemos Sertão citar a Academia Cearense de Ciências-ACECI, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, a Academia Lavrense de Letras-ALL, Academia de Letras e Artes do Ceará-ALACE, Academia de Letras Juvenal Galeno-ALJUG, AQQB-DF, UBE-CE, AJEB-CE e Outras Instituições. Do Rio Grande do Norte, Praticamente Todas como Academias de Letras da Capital e das Cidades do Interior jornada participaram Desta. Como Palestras proferidas Durante o evento were de alto nivel e versaram Sobre Ciências, Literatura, Artes e História. O Hino Nacional EO Hino do Museu do Sertão were interpretados Pela Juíza de Direito Welma Menezes, that com SUA voz Belíssima, encantou a todos OS PRESENTES. Uma Outra Atração artística that sensibilizou OS Participantes fazer evento foi uma “dança do xaxado“apresentado Pelos Alunos da Escola Rotary, soluçar a Coordenação da Dinâmica e Eficiente Diretora, Professora Jailma Soares. Além de dos Cientistas, Escritores, poetas e Historiadores, prestigiaram also o evento, uma Empresarial classe. Destacados Empresários do Nosso Estado se fizeram PRESENTES. 

Enviado pelo professor e escritor Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GECC REALIZA SUA REUNIÃO MENSAL DE FORMA SOLENE E CULTURAL



O Grupo de Estudos do Cangaço fazer Ceará- GECC realizou Hoje, 9 de abril de 2019, Mais uma reunião na Residência do Professor Melquíades Pinto Paiva, that constou de Uma primorosa palestra intitulada “Djacir Menezes ea Interpretação Sócio-Científica fazer Cangaço“, proferida Pela Professora, Doutora Arair Pinto Paiva. 

Depois da palestra, o Presidente fazer GECC, Pesquisador Ângelo Osmiro Barreto colocou em DISCUSSÃO o referido tema, Oportunidade em that um Professora Arair, Ao responder Às Perguntas dos PRESENTES, enriqueceu AINDA Mais o Conteúdo da SUA explanação. 

Em SEGUIDA, o Presidente da Dinamarca SBEC-Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Professor Benedito Vasconcelos Mendes, em ato solene, entregou o Troféu Cultural do Museu do Sertão Ao Cientista Melquíades Pinto Paiva. 

Foi Uma Reunião com MUITOS Participantes, Contando inclusive, com um ilustre Presença da representante da Academia Lavrense de Letras, Escritora Fátima Lemos e fazer ilustre Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo. 

Enviado pelo presidente da SBEC Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ÚLTIMO APITO_A HISTÓRIA DA ESTRADA DE FERRO NO CEARÁ

Por Aderbal Nogueira

Publicado em 8 de mai de 2011
Versão compacta do vídeo documentário que conta a história da Estrada de Ferro do Ceará. Contato: laser.video@terra.com.br
Categoria
Música neste vídeo
Música
Rabo de Boi (feat. Geraldo Junior, Dudé Casado)
Artista
Dr. Raiz
Álbum
Dr. Raiz (feat. Geraldo Junior, Dudé Casado)
Licenciado para o YouTube por
Believe Music (em nome de Humaita Music Pub)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BAURU PODE GANHAR CORDELTECA ATÉ ABRIL



http://blogdomendesemendes.blogspot.com