Seguidores

domingo, 11 de fevereiro de 2018

O RESGATE DOS MEMORÁVEIS CABARÉS DO RÓI-COURO EM POMBAL/PB.

 POR PROFESSORA PIEDADE FARIAS

"O resgate dos memoráveis cabarés do Rói-couro em Pombal/PB faz de Jerdivan Nóbrega um passeador pelos destinos das putas e dos ciclos de apogeu e decadência dessas casas de recursos que encheram salas e quartos de sexo, dança, jogo, bebida, e muita diversão, não só em Pombal mas na maioria das cidades do Brasil inteiro, onde “os fracos e os mortos eram as mesmas pessoas”... Com Jerdivan, conta esta história, os apitos do trem da Brasil Oiticica, os estudantes sem um tostão no bolso, apostadores de carteados, o sanfoneiro Jaime, entre tantos e tantas como “as pobres e desgraçadas almas fugidas das secas ou das periferias e algumas outras desonradas pelos cassacos da Camargo Correa”. 

Hoje, enquanto filhos e netos dessas mulheres guerreiras e anônimas caminham pelas ruas que mudaram de nome e demoliram algumas de suas casas, com vergonha dos seus tempos de Rói-couro, Jerdivan o grita... Grita os seus nomes, mostra o encardido das cortinas de seus quartos, o rangido dos trincos das portas e das alças dos caixões descidos na calçada da Igreja do Rosário, antes de descer aos sete palmos de terra. Jerdivan grita alto, grita para que não esqueçam, e grita tão alto quanto o grito do apito do trem puxando os seus vagões nos trilhos de sua memória."

(PROFESSORA PIEDADE FARIAS Restauradora do IPHAN)

Enviado pelo professor José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA "O PATRIARCA: CRISPIM PEREIRA DE ARAÚJO, IOIÔ MAROTO".


O livro "O Patriarca: Crispim Pereira de Araújo, Ioiô Maroto" de Venício Feitosa Neves será lançado em no próximo dia 4 de setembro as 20h durante o Encontro da Família Pereira em Serra Talhada.

A obra traz um conteúdo bem fundamentado de Genealogia da família Pereira do Pajeú e parte da família Feitosa dos Inhamuns.

Mas vem também, recheado de informações de Cangaço, Coronelismo, História local dos municípios de Serra Talhada, São José do Belmonte, São Francisco, Bom Nome, entre outros) e a tão badalada rixa entre Pereira e Carvalho, no vale do Pajeú.

O livro tem 710 páginas. 
Você já pode adquirir este lançamento com o Professor Pereira ao preço de R$ 85,00 (com frete incluso) Contato: franpelima@bol.com.br 
fplima1956@gmail.com

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2016/08/novo-livro-na-praca_31.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO “PARAHYBA NOS TEMPOS DO CANGAÇO”

Por Antonio Corrêa Sobrinho

O que dizer de “PARAHYBA NOS TEMPOS DO CANGAÇO”, livro do amigo Ruberval de Souza Silva, obra recém-lançada, que acabo de ler, senão que é trabalho respeitável, pois fruto de muito esforço, dedicação; que é texto bom, valoroso, lavra de professor, um dizer eminentemente didático da história do banditismo cangaceiro na sua querida Paraíba. É livro de linguagem simples, sucinto e objetivo, acessível a todos; bem intitulado, pontuado, bem apresentado. E que capa bonita, rica, onde nela vejo outro amigo, o Rubens Antonio, mestre baiano, dos primeiros a colorizar fotos do cangaço! A leitura de “PARAHYBA NOS TEMPOS DO CANGAÇO” me fez entender de outra forma o que eu antes imaginava: o cangaço na terra tabajara como apenas de passagem. Parabéns e sucesso, Ruberval!

Adendo: José Mendes Pereira

Eu também recomendo aos leitores do nosso blog para lerem esta excelente obra, e veja se alguns dos leitores  possam ser parentes de alguns cangaceiros registrados no livro do Ruberval Souza.

ADENDO -  http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Entre em contato com o professor Pereira através deste 
e-mail: 
franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1022616384533904&set=gm.554349684773980&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“PAJEÚ EM CHAMAS: O CANGAÇO E OS PEREIRAS”


Quem interessar adquirir esta obra é só entrar em contato com o professor Pereira através deste e-mail: franpelima@bol.com.br
Tudo é muito rápido, e ele entregará em qualquer parte do Brasil.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS

Por Josimar Reis

Lampião (1960); Corisco (1961); Maria Bonita (1962);  Volta Seca (1963); Ponto Fino (1964); Sabino (1965); Pilão Deitado (1966); Cocada (1968); Ventania (1968);Jararaca (1969); Moitinha (1979); Zabelê (1979);

Produção Lourival Oliveira, ano 1979, pela Rozemblit, com direção de Nelson Ferreira. O disco é uma tradução do nosso modo de ser.

Lourival Oliveira – Iniciou como clarinetista na Banda da Polícia Militar de Pernambuco, por volta de 1938.

Em 1945, depois de pedir licença àquela instituição, passou a integrar a Orquestra da Rádio Clube de Pernambuco, onde ficou por 11 anos atuando como clarinetista, saxofonista e arranjador.


No ano de 1946, em breve estadia no Rio de Janeiro, integrou a Orquestra do Cassino Copacabana, dirigida por Simon Bountman.

Em 1952 compôs o primeiro frevo, “Frevo a jato”, gravado por Peruzzi e sua orquestra pela Elite Special . No mesmo ano, o frevo “O galo ciscando” foi gravada pela Orquestra Tabajara de Severino Araújo, pelo selo Continental. Nessa época, passou a integrar, a convite do maestro Vicente Fittipaldi, a Orquestra Sinfônica de Recife como primeiro clarinetista.

Em 1955, compôs o frevo “Lágrimas de colombina”, gravado pela Orquestra Tabajara, pela Continental.


Em 1957, venceu o concurso de frevos com “Praça do diário”, lançado pela Orquestra de Nelson Ferreira, pelo selo Mocambo. Nesse ano, sua polca “Carnavá na roça” foi gravada por Jair Pimentel na Mocambo.

Em 1958, passou a dirigir a Banda Municipal de Recife. No ano seguinte, voltou a receber o primeiro prêmio no concurso de frevos com “É de lascar”, gravado pela Orquestra de Clube da Banda do 14º Regimento de Infantaria de Pernambuco, pelo selo Mocambo.

Em 1961, foi novamente vencedor com o frevo “Lampião”, gravado pela Orquestra do Clube da Banda do 14º Regimento de Infantaria pela Mocambo. Nesse ano, a amesma orquestra gravou o frevo-de-rua “Corisco”.

Em 1962, mais um de seus frevos-de-rua foi lançado na Mocambo pela ando do 14º Regimento de Infantaria, “Maria Bonita”.

Em 1963, depois de sair da Orquestra Sinfônica e da Banda Municipal, passou a integrar a Orquestra da TV Jornal do Comércio de Pernambuco. Nesse ano, teve gravado pela Banda do 14º Regimento de Infantaria o frevo-de-rua “Volta Seca”, homenagem ao famoso cangaceiro que pertenceu ao bando de Lampião.

Em 1968 voltou a vencer o festival de frevo no Recife , com “Cocada”. Dois anos depois, venceu com “Nordestino”, ambos gravados pela Banda Municipal de Recife pela Mocambo.

Em 1973, integrou como clarinetista o Quinteto de Sopros, do professor Wascyli Simões dos Anjos. Na mesma época, participou da Orquestra de Nelson Ferreira, como orquestrador e primeiro saxofonista.

Em 1976, venceu o concurso de frevos com “Gildo Branco na onda”

Em 1977, venceu com “Frevo autêntico”.

Compôs, entre 1960 e 1979, uma série de frevos-de-rua, com nomes de cangaceiros do bando de Lampião (Virgulino Ferreira da Silva), que foram reunidos em elepê pela Fábrica Rosemblit, em 1979:

Em 1980, foi vencedor do Frevança – Encontro Nacional do Frevo e do Maracatu, com os frevos-de-rua “Recordações de Felinho” e “Forrobodó”.


https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/permalink/1893713550941147/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"NOTAS PARA HISTÓRIA DO NORDESTE "

Por José Irari

Prezados senhores pesquisadores, estudiosos e leitores da literatura cangaço e nordeste! ! Vejam este ótimo trabalho do professor José Romero Araújo Cardoso" Notas para História do Nordeste ". Este trabalho tem prefácio do professor Francisco Pereira Lima e posfácio do escritor Archimedes Marques. Contínuo com o slogan: "O que é bom, é para ser compartilhado".




https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RABO DE CUTIA.

Por José Antonio Albuquerque

Em mãos o livro de poesias RABO DE CUTIA, de João Damasco Braga, cajazeirense, que reside em Campina Grande, professor aposentado do Curso de Engenharia Elétrica de Campina Grande, ex-professor visitante da UFMA, graduado em Letras pela UFCG e hoje dedica-se à literatura. 


A capa do livro é ilustrada com a casa, no Sítio Picada, que pertenceu ao seu avô paterno Epaminondas Lins de Albuquerque. Neste livro tem a poesia "Junto de uma cisterna" que dedica aos seus irmãos, é um "hino a Cajazeiras", seus cantos, recantos, vielas, pessoas, sentimentos, folguedos e saudades. Ele divide as suas poesias em quatro "momentos" DESENCONTROS, CAMINHOS, ENCONTROS E HORAS VARRIDAS. 


Foi editado pela Scortecci, São Paulo. João foi meu contemporâneo do velho e tradicional Colégio Diocesano Padre Rolim.



Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A CADEIA VELHA DE POMBAL


A cidade de Pombal localiza-se no alto sertão da Paraíba, foi o primeiro núcleo populacional do interior sertanejo. Foi ela quem deu origem a outros núcleos habitacionais da região. Na velha cidade, entre outros marcos históricos, destaca-se a Velha Cadeia, que mantêm ainda suas linhas arquitetônicas, denunciando em nosso tempo, a introdução de um marco da era imperial no alto sertão paraibano. 


Desativada como presídio, a Velha Cadeia deveria ser o Museu do Cangaceiro, o que bem caracterizaria sua história, mas o projeto não foi adiante. Alicerçada no ano de 1848, famosa porque concentrava presos perigosos do Estado e cangaceiros da década de 20 e 30 do século passado, a Velha Cadeia não abriga mais presos, mas uma instituição denominada de Casa da Cultura, necessitando de mais zelo e maior identificação com sua história. Em suas celas de parede largas e piso de tijolos rústicos passaram muitos criminosos que marcaram época, a exemplo: Donária dos Anjos, que durante a seca de 1877, segundo a própria, “para não morrer de fome”, matou uma criança e comeu sua carne. O bandido “Rio Preto”, que se dizia, tinha um pacto com o diabo: “era curado de bala e faca, no seu corpo os punhais entortariam as pontas e as balas passariam de raspão”. Ferido à bala por vingança, “Rio Preto” morreu dentro da velha cadeia. Outro preso famoso foi Chico Pereira, que após a morte de seu pai se fez um dos grandes chefes do cangaço no sertão da Paraíba. Os fanáticos Pretos da “Irmandade dos Espíritos da Luz”, chefiados por Gabriel Cândido de Carvalho, depois da prática de crimes, também tiveram sua participação na história da velha cadeia.

Mas entre muitos acontecimentos, um se destaca pela audácia: Jesuíno Brilhante, cangaceiro inteligente, com certa instrução educacional, foi protagonista da história, que se deu da seguinte forma: Lucas, irmão de Jesuíno, cometeu um crime em Catolé do Rocha, foi preso e remetido, havia tempo, para cadeia de Pombal, onde estavam mais de 50 presos da cidade e de outras vizinhanças. Como o julgamento estava demorando, Jesuíno tomou a decisão de libertar o irmão. Às duas horas da manhã de 19 de fevereiro de 1874, numa quinta feira, chovendo bastante, não havendo ronda noturna, Jesuíno Brilhante, seu irmão João Alves Filho, o cunhado Joaquim Monteiro e outros, perfazendo um total de oito cangaceiros, todos montados a cavalos, atacaram de surpresa a Velha Cadeia, que na época era guarnecida por um cabo, onze soldados da Guarda Nacional e um da Polícia. Despertando-os a tiros, dizendo em voz alta os nomes dos primeiros atacantes, destacados como os mais importantes do bando, dando viva a Nossa Senhora, os oitos cangaceiros conseguiram dominar todos os soldados. Enquanto isso, os presos acendiam velas e lamparinas para iluminar as celas. Os cangaceiros se apoderaram das armas e munições, distribuiriam com presos que, aos poucos, iam ganhando liberdade e ajudando no ataque. Arrebentaram cadeados, fechaduras, dobradiças, grades e saleiras com pedras, machados e outros instrumentos. Foi um verdadeiro levante, na maior algazarra. Depois se retiraram gritando pelas ruas, quando já se tinham evadido 42 presos de justiça, ficando 12 que não quiseram fugir. Os fugitivos tomaram rumos diversos, não constando nos autos a captura de um só criminoso. Nunca tantos presos deveram tanto, a tão poucos bandoleiros.

Hoje, a Cadeia Velha, que resiste à passagem do tempo, é um marco da era imperial encravada no sertão da Paraíba, uma relíquia da memória pombalense, que faz parte do centro histórico da nossa querida cidade. Então, quando estiver em Pombal, visite a Cadeia Velha – A Casa da Cultura – os seus passos serão os de muitos que ali passaram e fizeram história, infelizmente, de muitos crimes. Texto de Verneck Abrantes de Sousa

 Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO EM LIMOEIRO DO NORTE NO ESTADO DO CEARÁ...

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior

... durante sua passagem pela cidade dois dias após a tentativa frustrada de ataque à cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte, ocorrida no dia 13 de junho de 1927. Durante o ataque o cangaceiro Colchete, notadamente embriagado, é alvejado mortalmente. Jararaca (José Leite de Santana) ao tentar desarvorar o companheiro abatido é atingido por dois tiros, sendo um no peito e outro na perna direita quando tentava se evadir do local. Jararaca foi preso no dia seguinte (14/06/1927) e conduzido à cadeia pública municipal, onde na noite do dia 19 de junho de 1927, foi retirado e levado ao cemitério público municipal (Cemitério São Sebastião) sendo sumariamente e sem chances de defesa executado por membros da escolta policial responsáveis por sua condução.



A fotografia anexada a essa matéria foi registrada por Francisco Ribeiro na cidade de Limoeiro do Norte no Ceará e revelada por Octávio Maia em Mossoró/RN, nela aparece parte do bando que participou do ataque e no destaque Lampião, que por motivos desconhecidos, não se posicionou a frente do grupo, provavelmente por se tratar de um momento posterior a uma grande derrota. Uma derrota que além de ter acarretado importante desfalque para o seu bando, provocou a ira das autoridades de vários estados, que por sua vez intensificaram a caçada ao bando e forçaram Lampião e um reduzido grupo de homens a adentrar em solo baiano no dia 28 de agosto de 1928

Além de Lampião o grupo era composto pelos cangaceiros: Luiz Pedro, Virgínio Fortunato "Moderno", Ezequiel Ferreira "Ponto-Fino" irmão de Lampião, Mergulhão I e Mariano. Quando Lampião encontrava-se na Bahia juntaram-se ao bando os cangaceiros Corisco e Arvoredo.

Na Bahia o sagaz cangaceiro descansaria por um certo período de tempo, formaria novas alianças, reconstituiria seu bando e sua rede de apoiadores e voltaria a agir, dessa vez com mais violência e sede de sangue.

Nas quebradas do sertão.
Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=902039273293303&set=a.703792683117964.1073741835.100004617153542&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com