Seguidores

domingo, 11 de fevereiro de 2018

LAMPIÃO EM LIMOEIRO DO NORTE NO ESTADO DO CEARÁ...

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior

... durante sua passagem pela cidade dois dias após a tentativa frustrada de ataque à cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte, ocorrida no dia 13 de junho de 1927. Durante o ataque o cangaceiro Colchete, notadamente embriagado, é alvejado mortalmente. Jararaca (José Leite de Santana) ao tentar desarvorar o companheiro abatido é atingido por dois tiros, sendo um no peito e outro na perna direita quando tentava se evadir do local. Jararaca foi preso no dia seguinte (14/06/1927) e conduzido à cadeia pública municipal, onde na noite do dia 19 de junho de 1927, foi retirado e levado ao cemitério público municipal (Cemitério São Sebastião) sendo sumariamente e sem chances de defesa executado por membros da escolta policial responsáveis por sua condução.



A fotografia anexada a essa matéria foi registrada por Francisco Ribeiro na cidade de Limoeiro do Norte no Ceará e revelada por Octávio Maia em Mossoró/RN, nela aparece parte do bando que participou do ataque e no destaque Lampião, que por motivos desconhecidos, não se posicionou a frente do grupo, provavelmente por se tratar de um momento posterior a uma grande derrota. Uma derrota que além de ter acarretado importante desfalque para o seu bando, provocou a ira das autoridades de vários estados, que por sua vez intensificaram a caçada ao bando e forçaram Lampião e um reduzido grupo de homens a adentrar em solo baiano no dia 28 de agosto de 1928

Além de Lampião o grupo era composto pelos cangaceiros: Luiz Pedro, Virgínio Fortunato "Moderno", Ezequiel Ferreira "Ponto-Fino" irmão de Lampião, Mergulhão I e Mariano. Quando Lampião encontrava-se na Bahia juntaram-se ao bando os cangaceiros Corisco e Arvoredo.

Na Bahia o sagaz cangaceiro descansaria por um certo período de tempo, formaria novas alianças, reconstituiria seu bando e sua rede de apoiadores e voltaria a agir, dessa vez com mais violência e sede de sangue.

Nas quebradas do sertão.
Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=902039273293303&set=a.703792683117964.1073741835.100004617153542&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário