Seguidores

sábado, 20 de fevereiro de 2021

O SUBTENENTE VALDERY BENÍCIO FOI PARA A CASA DO SENHOR!

 Por Narciso Dias

Luiz Ruben, Narciso Dias, Antonio Amaury, Jairo Luiz e Jorge Remigio no Hotel do Cariri Cangaço 2013

Hoje infelizmente amanhecemos com uma notícia triste, perdemos para esse vírus maldito, nosso amigo, companheiro e irmão Subtenente Valdery. Há exatos 20 anos ingressávamos no curso de formação de sargentos, CFS 2001, ainda jovens sabíamos dos desafios e responsabilidades que seríamos submetidos depois de formados. 

O tempo passou e cada um de nós teve nosso desafio, cada um em funções distintas, mas sempre procurando honrar a posição que nos foi conferida, e com Valdery não foi diferente. Todos nós temos um propósito aqui nesse plano terrestre, nosso amigo cumpriu sua missão. 

Agora oremos pelo conforto dos familiares e nos cuidarmos para não sermos vencidos por um inimigo tão perigoso. Vá com Deus, meu amigo! 

Toda nossa turma, a primeira turma de Sargentos do século XXI jamais lhe esquecerá.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MAIS DESLEAL DOS COITEIROS DE LAMPIÃO

Por Luíz Bento

Isaías Arruda foi o mais desleal dos coiteiros de Lampião, no Cariri. Filho de Aurora, chefe político em Missão Velha, tinha conturbada ação política. Isaías Arruda só ia na lei da vantagem!

Foi ele quem mais estimulou o frustrado ataque de Lampião a Mossoró, com Macilon Benevides, dizendo: “Lampião, Mossoró é cidade de quatro torres”, isto é, de duas igrejas: Lampião foi na onda dos dois e se deu mal!

Tudo indica que Isaías Arruda esperava auferir algum lucro, na investida do cangaço sobre Mossoró, inclusive, lucro pecuniário! Como a ousada empreitada fracassou totalmente, Isaías Arruda foi para Fortaleza e, certamente, nas altas esferas policiais do Governo, planejou o aniquilamento do “Rei do Cangaço", no seu regresso ao Cariri.

Quando a tropa lampiônica, duramente perseguida pela polícia, chegou à sua fazenda Ipueiras, município de Aurora, Isaías Arruda mandou pôr veneno na comida dos cangaceiros e, como a comida foi recusada, seus cabras atearam fogo nos quatro cantos da manga, para que os cangaceiros fossem literalmente aniquilados! Mais uma vez, Lampião conseguiu safar-se da traição do régulo missão-velhense.

Tanto isso é verdade que, quando Isaías Arruda foi alvejado em um trem, próximo à estação de Ingazeira, entre Missão Velha e Aurora, todos pensaram que fora uma vingança de Lampião pela grande traição sofrida. Os fatos, todavia, provaram que Isaías Arruda fora baleado por membros da aguerrida família Paulino, de Aurora, que teve, anteriormente, um dos seus membros morto por pistoleiros a serviço de Isaías Arruda, que era capaz de tudo.

Basta citar um exemplo, para aquilatar a elevada periculosidade de Isaías Arruda: certa vez vendera ele dormentes de madeira para os trilhos da Rede de Viação Cearense, extraídos de sua fazenda. Os dormentes foram entregues e pagos e, na calada da noite, Isaías Arruda mandou colocar querosene nos dormentes e atear fogo, para ter a possibilidade de mais lucro, vendendo novos dormentes, quando os trilhos do trem buscavam o Crato!

Como chefe político de Missão Velha, Isaías Arruda sustentou verdadeira guerra contra o seu opositor, Coronel José Dantas, “Zeca Dantas”, que chegou a ser ferido em choque armado, por volta de 1925! Sua situação política foi desastrosa, intranquilizando a pacata cidade caririense.

Era 4 de agosto de 1928 quando o coronel Isaías Arruda tomou tranquilamente o trem da Rede de Viação Cearense, na estação de Missão Velha. Ao atingir a estação do então vilarejo de Ingazeira, foi mortalmente ferido a bala, sobrevivendo ainda por quatro dias, falecendo no dia 8 de agosto, após terríveis padecimentos por peritonite, certamente por falta de uma laparotomia exploradora, já que ainda não havia hospitais em Cariri.

Mais uma vez, a filosofia popular tem razão: “Quem com ferro fere, com ferro será ferido.”

Fonte: Napoleão Tavares Neves- Pág 87 - 88.

Cariri- Cangaço, Coiteiros e Adjacências.

" LUÍS BENTO ".

JATI - 20/02/2021/.

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=789901514947140&notif_id=1613859209658974&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITA DOS MEMBROS DA CPRH, BNDES E SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE SERRA TALHADA, AO SÍTIO PASSAGEM DAS PEDRAS, ONDE NASCEU LAMPIÃO.

Por Anildomá Willans.

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=789901514947140&notif_id=1613859209658974&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EX-CANGACEIRO CANDEEIRO APÓS AS ENTREGAS PARTICIPOU COMO SOLDADO DA BORRACHA, CONTRATADO PELO GOVERNO.

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=sCoR6YDUVfQ&t=326s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o&fbclid=IwAR1Bo5YZCbHZrFRTrH0NU8Wbv5UJD-sMjOj2do2M0o2KaGTxQ74ocIXt-a0

VEJA A SUA HISTÓRIA..

OBS: MAIS UM VÍDEO COM O SELO E QUALIDADE.

https://www.youtube.com/watch?v=sCoR6YDUVfQ&t=326s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o&fbclid=IwAR1Bo5YZCbHZrFRTrH0NU8Wbv5UJD-sMjOj2do2M0o2KaGTxQ74ocIXt-a0

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE PEDRO INÁCIO RIBEIRO E A FILHA DE MORENO E DURVINHA

Por Bruno Yacub Sampaio Cabral

Quando Moreno entra para o cangaço, por volta de 1935, Lampião ao saber que o novato vinha da região de Brejo dos Santos, o encarregou a pagar uma promessa antiga, mas nunca esquecida: ofereceu-lhe 50 contos de réis para trazer-lhe as orelhas de Antônio da Piçarra, por havê-lo traído no episódio do Fogo da Piçarra, acontecido em 28 de março de 1928 e cujo seu braço direito, Sabino Gomes, fora morto pelas volantes pernambucanas. Para termos uma noção da tamanha quantia ofertada por Lampião a Moreno, Antônio da Piçarra comprou por 10 contos de réis a dita fazenda que foi atrelada ao seu nome.

Boa leitura!

Clique no link:

https://amunganga.blogspot.com/2021/02/padre-pedro-inacio-ribeiro-e-filha-de.html?fbclid=IwAR35ANXzNKIe882Yj-IywT3tE5vxTcEvz9kFzq7Q2MTjqeXbQFXaI4mbbjA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GRUPO DE DEFENSORES DE CARAÚBAS - RN. AO ATAQUE DE ANTÔNIO SILVINO. 1912:

Francisco de Souza, Nilo de Góis, Francisco Amâncio, Elizeu Noronha, Francisco Brasilino, João Cisneiros de Góis, Firmino Gurgel, Osório Pinto, Abel Fernandes, Pedro Oliveira, Manoel Rosa, Mariano Soares, João Neiva, Samuel Mário, Nestor Fernandes, Vital Fernandes, Bento Sobrinho, Bertoldo Soares, Josué de Oliveira, Valério de Freitas, João Câmara, Manoel Darico, Elísio Fernandes, Pedro Fernandes, Joaquim Amâncio, Deodoro Gurgel, Lino Ademar, Manoel Teopompo Fernandes, Jacob Gurgel, Luiz de Oliveira, Joaquim Gurgel, Nestor de Oliveira, Dr. Alfredo Celso, Cícero Fernandes, Raimundo Costa, Manoel Arruda, José Dantas e Matias Fernandes.

Antônio Silvino deixou um recado para o povo de Caraúbas, dizendo que em breve iria até ali, com o mesmo propósito. O recado foi transmitido pelo Padre Pinto, então vigário de Augusto Severo, ao Bel. Alfredo Celso de Oliveira Fagundes, que ali se encontrava em trânsito.

O Dr. Alfredo, recém-investido no cargo de Juiz Distrital de Caraúbas, cioso dos seus deveres de guardião da lei, não viu com bons olhos a descabida e pretensiosa atitude do bandoleiro e ao chegar a sua terra, onde também já havia chegado o “ultimatum” de Silvino, encontrou o chefe local e demais autoridades sobressaltados e desalentados ante a perspectiva da indesejável visita.

Foi quando o juiz tomou a arrojada decisão: assumiu a responsabilidade da defesa do lugar e mandou dizer ao bandoleiro que, “podia vir, mas que seria recebido à bala” – aquela mesma resposta que Rodolfo Fernandes daria mais tarde a Lampião.

É claro que Antônio Silvino não gostou da resposta e mandou-lhe o troco com esta terrível ameaça:

“Pois diga a esse dotôzinho, que breve irei lá. Vô rasgá a sua carta de dotô, queimar a sua casa, esquartejá-lo e depois dinpindurá os seus restos nos postes dos lampiões da luz...”.

Imediatamente a população foi mobilizada. Alberto Maranhão no Governo do Estado, cientificado, mandou “um cunhete de balas (1.000 cartuchos)”. As lideranças locais e fazendeiros convocados atenderam ao chamamento do juiz e de repente 40 rifles estavam a sua disposição. Vários dias a então vila de Caraúbas esteve em pé de guerra na expectativa do ataque iminente, mas Antônio Silvino não apareceu para “rasgá a carta do dotô...”.

De tudo ficou o fato e a foto documentando para a História um acontecimento, fruto de uma época de atraso que já se vai encobrindo na curva do tempo..

Fonte:

GURGEL, Antônio; BRITO, Raimundo Soares de. Nas garras de Lampião. Mossoró: Coleção Mossoroense, 1996.

RAIBRITO. Uma vê; outra mata. http://letrascangaceiras.blogspot.com/.../antonio-silvino.... acesso em: 18/02/2021.

 Acervo do Beto Rueda

https://www.facebook.com/groups/GrupoCangacologia/?multi_permalinks=3849138165143128%2C3848355465221398%2C3848344601889151&notif_id=1613820398653468&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DAVID JURUBEBA INIMIGO DE LAMPIÃO. - RESUMO BIOGRÁFICO.

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=TikFd1Ih1XU&feature=share&fbclid=IwAR0HifZq30Hvr7RBVcWlRFDq5H82Kb4AIZzziZkIXyz_E2ovcAk40P6fFNQ&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Um resumo biográfico de um dos mais destemidos e implacáveis inimigos de Lampião.

Assistam e aproveitem para se inscreverem no canal e ativar o sino para não perder nenhuma das nossas postagens e atualizações.

Forte abraço!

Atenciosamente:

Geraldo Antônio de Souza Júnior.

https://www.facebook.com/groups/GrupoCangacologia/?multi_permalinks=3849138165143128%2C3848355465221398%2C3848344601889151&notif_id=1613820398653468&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA*

 Por Crônicas & Artigos - João Adolfo Guerreiro

Tenente João Bezerra da Silva

No crime existe sempre a versão da polícia e a do bandido, sendo que a verdade, por vezes, transita perdida por entre essas duas.

No crime existe sempre a versão da polícia e a do bandido, sendo que a verdade, por vezes, transita perdida por entre essas duas. Como escreveu Millôr Fernandes, “não pergunte quem atira, procure sair da mira, entre bandido e polícia, só a bala é verdadeira, e a vida uma mentira” (*1). Entendo ser justamente o caso do PM Cão Coxo e do bandoleiro Cego.

Os nomes que estavam por trás das alcunhas pejorativas pelas quais um zombava do outro são respectivamente tenente João Bezerra da Silva e “capitão” Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Possuíam aspetos biográficos comuns esses dois “silvas” antagonistas que, apesar do mesmo sobrenome, não eram parentes: ambos pernambucanos, nascidos em cidades (Afogados da Ingazeira / Serra Talhada) localizadas na Microrregião do Pajeú naquele estado, vindos ao mundo no mesmo mês e ano (julho de 1898), Cão Coxo no dia 24 e Cego no dia 4, portanto, vinte dias mais velho. Como esse texto é sobre a versão da polícia, focará na vida de Cão Coxo, pois já escrevemos sobre o capitão Virgulino na crônica publicada aqui no portal dia 27 de julho passado.

O oficial da PM de Alagoas João Bezerra era caçador de cangaceiros, comandante de volante, denominação dada aos grupos policiais que perseguiam tais bandidos nas décadas de 1920 – 30 pelo nordeste. O nome se devia à especificidade de tais forças: não possuíam quartel e se deslocavam constantemente. A biografia de Bezerra é longa, não é o caso de abordar minúcias num texto curto. Todavia, um episódio é interessante, para o caso, ser lembrado...

No início de sua carreira policial estava na cidade de Princesa Isabel – PB, trabalhando para o importante militar coronel José Pereira (1884 – 1949). Os fazendeiros da região eram acossados por uma onça que, além de matar animais, vitimara uma pessoa. Ninguém conseguia pegar o felino, mas João Bezerra viera a esse mundo para ser alguém. Embrenhou-se no mato atrás do gatão e somente retornou com a pata dianteira do bicho decepada como prova de seu feito. Veremos que esse modus operandi macabro seria repetido em bravuras de maior importância nos anos que viriam.

Vamos dar um salto nessa história até julho de 1938, quando encontramos Cão Coxo já como afamado tenente de volante, ele e Cego com 40 anos recém-completos. Caguetaram a João Bezerra que Lampião e seu bando estavam acoitados próximos a Piranhas – AL, justamente a cidade onde o tenente residia. Anos atrás, ela fora atacada pelos cangaceiros Gato (Santílio Barros, + 1936) e Corisco (Cristino Cleto, 1907 – 1940), na tentativa de libertar da prisão a esposa do primeiro. O delator diz que os irmãos e coiteiros Pedro de Cândido (Pedro Rodrigues Rosa, + 1941) e Durval de Cândido (Durval Rodrigues Rosa, 1920 - 2003), filhos do fazendeiro Cândido, sabiam o local exato do coito do Capitão. “Coiteiro”, cabe explicar, eram os que acoitavam os cangaceiros, sendo “coito” o esconderijo cedido. Bezerra manda um comandado seu buscar Pedro em sua fazenda Angicos no dia 27, mas este volta relatando que Pedro estava com a mãe doente e não viria. Enfurecido, o tenente passa uma carraspana no soldado e o manda voltar, acompanhado de outro, para trazer o coiteiro na marra. Entretanto Pedro, ao chegar, faz, por medo ou lealdade a Lampião, jogo duro. Bezerra arranca uma de suas unhas à faca, mas ele resiste. Contudo, ao tenente enfiar a faca por baixo de uma de suas costelas, sair por cima e apoiá-la na costela seguinte, Pedro preferiu correr o risco de encarar a morte mais tarde e dedurou que Lampião estava em Angicos, informando porém que apenas Durval conhecia o local exato do coito. Esse, um rapaz de 17 anos, foi pego em sua casa e, junto com o irmão, teve de levar a volante até onde estava o Rei do Cangaço (*2).

Saíram na madrugada do dia 28 com o objetivo de chegar à Grota de Angicos, onde ficava o coito, ao raiar do dia para surpreender os cangaceiros ainda dormindo. Poucos policiais foram informados sobre a identidade do caçado, pois Lampião metia muito medo. Beberam um trago antes de iniciar a marcha para fortalecer a coragem. Bezerra escreveu um livro em 1940 sobre esse episódio, confessando possuir dúvidas se ia para fazer uma emboscada ou cair numa. Olhava para trás e pensava em quantos daqueles homens não voltariam daquele combate. Pelo caminho, uma ocorrência pitoresca: os soldados ouvem barulhos na mata à retaguarda e se prepararam para o confronto iminente, quando um inocente e desavisado pangaré surge. Eles, apesar da tensão, conseguem rir baixo.

Chegaram silenciosamente à Grota de Angicos e dividiram a volante em três visando cercar o acampamento. O último grupo ainda não havia tomado sua posição quando o cangaceiro Amoroso levanta e vai buscar água para o café. Um policial dispara contra ele, fazendo com que os cem soldados atirem em uníssono com seus fuzis e quatro metralhadoras contra o coito, numa infernal carga contínua de cerca de quinze a vinte minutos. Ao fim, onze dos cerca de trinta e seis cangaceiros e cangaceiras acoitados jazem sobre o solo rochoso e pedregoso da Grota, dentre eles Lampião e Maria Bonita que, ao contrário do que diz a letra da canção (*3) gravada pelo ex-cangaceiro Volta Seca (Antônio dos Santos, 13.03.1918 – 02.02.1997) em 1957, acordou, levantou mas não fez o café; certamente este foi passado e bebido pelo tenente para curar a ressaca do trago. Amoroso e os demais sobreviventes só escaparam devido ao terceiro grupo militar ainda não estar devidamente posicionado.

Se matou a onça, tem de mostrar a pata; se matou o cangaceiro, tem de mostrar a... Cabeça! Elas valiam promoção para os policiais. E assim fez Cão Coxo, cortando-as e exibindo-as em Piranhas e outras cidades da região antes de enviá-las para a capital. Como Lampião há muito era notícia em todo o mundo, sua morte repercutiu em jornais da França, Inglaterra e Estados Unidos, tornando igualmente famoso o comandante da tropa que o liquidara. João Bezerra foi convidado a ir ao Rio de Janeiro para passar um dia inteiro com o presidente Getúlio Vargas, onde teve seu grande feito louvado e prestigiado.

E assim terminou a história dos pernambucanos do Pajeú Cão Coxo e Cego (*4). Bezerra faleceu em 4 de dezembro de 1970 em sua fazenda na cidade de Garanhuns – PE, vítima de um AVC.

Notas:

* - Título em português do filme americano do gênero de western “The man who shot Liberty Valence” (1962, John Ford), com John Wayne, James Stewart e Lee Marvin no elenco.

*1 - Poemeu olhando a bela paisagem de São Conrado do alto da Rocinha. Diário da Nova República, Volume III, L&PM, 1988, p. 108

*2 - Essa versão, a da polícia, é contestada por alguns pesquisadores. Para eles, há indícios que Pedro e Durval delataram Lampião em troca de vantagens oferecidas pela PM alagoana e que essa história de tortura e coação foi inventada para protegê-los de futuras represálias de cangaceiros.

*3 –“Acorda Maria Bonita / levanta, vai fazer o café / que o dia já vem raiando / e a polícia já está em pé”.

*4 - Existe um grande debate entre pesquisadores do cangaço sobre os fatos ocorridos nos dias 27 e 28 de julho de 1938, com significativa controvérsia. Assim, você poderá encontrar algumas narrativas com detalhes diferentes, conforme os autores. Por outro lado, no texto fiz uma versão sintética, omitindo minúcias que, entretanto, não comprometem ou distorcem o que se tem por consenso acerca do assunto.

https://www.portaldenoticias.com.br/ler-coluna/711/o-homem-que-matou-o-facinora.html#:~:text=Bezerra%20faleceu%20em%204%20de,PE%2C%20v%C3%ADtima%20de%20um%20AVC.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS...


Do professor escritor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio.

Adquira através deste e-mail: rubensantonio@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O SOLDADO SANTANA SE TORNA JARARACA DO CANGAÇO

Adelson Mota
https://www.youtube.com/watch?v=B1lZs0bBRxY&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

https://www.facebook.com/adelsomota.mota

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVRO DE OLEONE COELHO FONTES

 Por Daniel francisco Lira da Silva

Boa tarde!! A história de como achei esse livro, diria que se assemelha as aventuras dos cangaceiros!!


Primeiro volume de Lampião na Bahia do grande Oleone Coelho Fontes de 1988 e sabe mais?! Com dedicatória do próprio autor. OBS: livro adquirido num sebo em Ribeirão Preto SP.

Sorte da gota serena!!!!

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/?multi_permalinks=1395970127413961%2C1394753970868910&notif_id=1613689573241118&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com