Seguidores

quinta-feira, 5 de maio de 2022

O ÚLTIMO REFÚGIO DE LAMPIÃO - PARTE II

 Por TV Maria Bonita

https://www.youtube.com/watch?v=rDZsJQSo8CA&ab_channel=TVMARIABONITA

Violência e morte. Terror no sertão nordestino. Tornou-se um mito. Lampião para uns era um heroi. Para outros um bandido. Ele aterrorizou 7 Estados do Nordeste Brasileiro. Foi no Estado de Sergipe que ele terminou seus dias. Nesse documentário da TV Gazeta de Alagoas, veremos também outro fato terrível pós-morte de Lampião, chamada de Chacina da Fazenda Patos, onde Corisco matou e degolou parte de uma família. Veremos também uma entrevista com membros da família de Maria Bonita e com um coiteiro de Lampião e um soldado da Volante do Tenente João Bezerra, que comandou o ataque ao bando na grota do Angico.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JORNAIS - A PROVÍNCIA, RECIFE, 20/12/1928

 

Ex-cangaceiros presos na casa de detenção

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2022/05/jornais.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PENSANDO NO TEMPO

Por José Cícero da Silva

De uns dias para cá diria para o meu ego e também o meu senso crítico que não moram mais comigo: Simone de Beauvoir, nem Lou Salomé, nem Lilith, nem Eva e nem Anita. Como não habitam mais o meu espirito nem Madalena, nem Jovita, Nem madame Bovary.

Não mexem mais no meu baú de ossos antigos Hatshepsut esposa de Tutmés e a poderosa Rainha de Sabá. Ambas me perguntam o que fazer para não terem filhos. E eu confesso que não sei o que as dizer sem desagradar.

Fiquei sem o amor de Cleópatra como igualmente, sem a dança do ventre de Roxeleane à beira mar. Não mais me encontro em nenhum lugar sem Catarina da Rússia, sem Joana D'arc e sem Dandara em seu cantar. Além de Frida e Quitéria... Joguei fora para sempre toda a minha estante de livros entre outras matérias de amar. Posto que Simone ainda agora só fala em Sartre, Salomé na loucura dantesca e filosófica de Nietzsche. Ainda que Lilith e Eva disputem ferrenhamente o amor de Adão. Cleópatra só enxergasse Marcos Antonio e Júlio César. É imensa minha escuridão.

Jovita, Joana d'arc e Quitéria só falam de guerras e Roxeleana na riqueza de um tal sultão. Dandara em Zumbi e Catarina no seu Czar,

Como de resto, num quarto sem luz Frida e Bovary gritam por sexo quase matando Flaubert. Anita por seu turno, ainda chama por Garibaldi.

E eu me perco nesta solidão do pensamento e na vaguez sem nexo desta cidade sob a esfinge do mais completo estado de estranhamento. Enquanto a rainha persa parece continuar apaixonada por Alexandre. E não por acaso, neste eterno instante da história Madalena ainda geme e chora a cântaros; pelas chagas abertas e o sofrimento de Jesus em Gogota. Não tenho sequer mais meu nome.

Só o pecado da estupidez ainda permanece e me devora. Posto que sobrevivera a todo o caos e toda fome... Como se a própria humanidade dentro do tempo ainda carregasse a sua cruz.

https://www.facebook.com/josecicero.silva.33/posts/pfbid0uERrCiJwQ91dA2yQB63jTZrToNWGTsHhy4LvLfDxemxTfcnsi53LUBmnSYs2fy9Gl?notif_id=1651779503900644&notif_t=tagged_with_story&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A VIDA CRIMINOSA DE LAMPIÃO O REI DO CANGAÇO (1989) - MIGUEL BEZERRA

 Por Canal da Música Brasileira

https://www.youtube.com/watch?v=K6jLik8s3wk&ab_channel=CanaldaM%C3%BAsicaBrasileira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CAPOEIRÃO DA MORTE.

Por Cangaçologia 

https://www.youtube.com/watch?v=oWYiwFTHqKA&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

O ex-cangaceiro Volta Seca continua a contar a história fantasiosa e mirabolante sobre um suposto duelo ocorrido entre Lampião e Sabino das Abóboras (Sabino Gomes). História essa que não encontra respaldo no campo dos estudos e das pesquisas sobre o fenômeno cangaço. Resumindo... que nunca aconteceu. Mas ainda assim não deixa de ser uma estória repleta de ação e aventura envolvendo o nome dessas duas feras do cangaço. Sabino e Lampião. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RELATOS DE MANOEL FELIX, COITEIRO DE LAMPIÃO

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=KDWhIwcmuhQ&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

Manoel Félix foi coiteiro de Lampião. Seu Manoel dava cobertura ao bando, quando se instalava perto da cidade. Em Poço Redondo se escondiam na gruta de Angicos, a 30Km da cidade. Manoel Felix esteve com Lampião poucas horas antes do ataque da volante a grota do Angico em 28 de julho de 1938. onde veio a falecer. #Lampião #Coiteiros ACESSE NOSSA LIVRARIA COM DIVERSOS LIVROS COM A HISTÓRIA DO CANGAÇO: https://jflavioneres-nph-livraria.fre... * Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/2YHc66l * Apagando o Lampião: Vida e morte do rei do Cangaço https://amzn.to/3jie84M *Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3hAayTc * Cangaço uma ampla bibliografia comentada https://amzn.to/3lmGRao

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


QUEM FOI MASSILON?

Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=4371Vl1BdcM&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

Massilon deixou seu nome marcado na história do cangaço. Não há como falar de Lampião e a invasão de Mossoró, em 1927, sem sitar o nome de Massilon, já que seu nome é considerado um dos elaboradores dessa ação.


VISITE NOSSA LIVRARIA ACESSANDO O LINK ABAIXO

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ÚLTIMO REFÚGIO DE LAMPIÃO - PARTE I

 Por TV Maria Bonita

https://www.youtube.com/watch?v=h45BNn1CSwM&ab_channel=TVMARIABONITA

Reportagem da TV Gazeta de Alagoas trazendo documentário sobre Lampião e seus cangaceiros que com violência, terror e morte, assombrou o sertão nordestino. Tornou-se um mito. Lampião para uns era um heroi. Para outros um bandido.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ÚLTIMO DIA DE LAMPIÃO, O REI DO CANGAÇO E MARIA BONITA (DOCUMENTÁRIO).

Por No Rastro do Cangaço 

https://www.youtube.com/watch?v=hEZ9Ifp0AFI&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Um dos melhores documentários já produzidos sobre os momentos finais da vida de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o Rei do cangaço, Maria Bonita e parte de seu bando de cangaceiros. O dia da morte do homem que trouxe terror ao sertão nordestino. Um trabalho sensacional acerca das últimas horas do Rei do Cangaço. Rico em detalhes e com depoimentos raríssimos, inclusive de Joca Bernardo, aquele que, segundo a história do cangaço nordestino, foi o traidor e o grande responsável pela derrocada de Lampião, sua morte, extermínio de alguns de seu grupo, e por conseguinte, o fim do Cangaço. Fato ocorrido no dia 28 de julho de 1938 na Grota do Angico na época pertencente ao município de Porto da Folha/SE. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço Vejam também: https://youtu.be/xxI3SMSW_d0 https://youtu.be/rdsFsqPrINU https://youtu.be/WgJ2gzzmbXQ https://youtu.be/w689lMdvUN0 https://youtu.be/sqhWYPAy2uE https://youtu.be/ZEE32oCF7oA https://youtu.be/HH4xN9FOiQg https://youtu.be/cRvkUIonWEc https://youtu.be/3wuCmkQyaII https://youtu.be/Y1kh7Js_lhA https://youtu.be/rl0RucODGec https://youtu.be/pmPvnN9JRL8 https://youtu.be/cPMXW02sFGs UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com