Seguidores

segunda-feira, 20 de abril de 2015

O MAGO DAS IMAGENS, DESBRAVADOR DAS CAATINGAS E TRILHAS DO CANGAÇO.


O Mago das imagens, desbravador das caatingas e trilhas do cangaço. Um homem que dedica boa parte de seu talento e determinação ao fortalecimento e consolidação da memória do sertão: 

Conferencista Aderbal Nogueira, documentarista, fotografo, pesquisador, sócio da SBEC, diretor do GECC, Conselheiro Cangaço! 

Nossa quarta confirmação para o grande CARIRI CANGAÇO PIRANHAS 2015! Programação Completa em breve.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRESERVAÇÃO Codevasf doa área para ampliação da Grota do Angico e contribui para preservação da Caatinga em Sergipe


O Monumento Natural Grota do Angico, uma unidade de conservação entre os municípios sergipanos de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, será ampliado em 85,3 hectares. O termo de doação que transfere a área à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) foi assinado pelo superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, Said Schoucair.

A assinatura do termo de doação, que contou também com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, ocorreu em solenidade realizada na 4ª Superintendência Regional da Codevasf, em Aracaju. A Companhia adquiriu a área no mês de março, um investimento de R$ 181 mil. Com essa ação, a Codevasf contribui para a preservação da Caatinga no Alto Sertão de Sergipe.

Said Schoucair destacou a importância de as ações da Codevasf estarem em sintonia com as políticas do governo estadual. “É um dia histórico para a Grota do Angico. Com essa doação, além da preservação do meio ambiente, estamos contribuindo para o turismo da região, por conta da história do cangaço. Temos hoje essa parceria importante com o governo do estado, que tem demonstrado uma atenção especial com a região do Baixo São Francisco”, afirmou.

Olivier Chagas, secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, disse que a Codevasf é um agente importante para as ações ambientais, e citou as de gestão de resíduos sólidos, para as quais a Codevasf está elaborando projetos de engenharia que beneficiarão 11 municípios sergipanos. “Assinar esse documento que vai triplicar a nossa área de preservação é uma grande satisfação, é uma oportunidade histórica de deixarmos um legado para o planeta. Vamos cuidar desse terreno com o zelo, carinho e o amor que o meio ambiente merece”, disse.

O investimento para a compra da área é uma ação de compensação ambiental que contribui para reduzir o impacto ambiental provocado pela implantação do projeto de irrigação Jacaré-Curituba, localizado na mesma região. A doação da área é uma das etapas necessárias para a transferência do perímetro irrigado ao governo estadual, conforme compromisso firmado em 2014 entre a Codevasf e o Estado de Sergipe.

A Codevasf também iniciou as tratativas para formação de reserva legal dos perímetros Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, com o objetivo de adquirir de novas áreas para serem incorporadas à Grota do Angico, totalizando mais de 1.000 hectares. A ação está adequada ao atual Código Florestal, que permite a formação de áreas de reserva legal em localidades fora do perímetro irrigado, dentro do mesmo bioma.

Participaram da reunião o diretor-presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Marcos Wandir, o chefe de Gabinete da 4ª Superintendência Regional da Codevasf, Antônio Porfírio - autor de estudos sobre o cangaço na região Nordeste -, o gerente regional de Revitalização, Oscálmi Porto, o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente, Sérgio Hughes, a chefe da Assessoria Jurídica, Maria da Salete Freire, além de técnicos da Semarh.

Foto: Sidney Gouveia
Fonte: www.codevasf.gov.br

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2015/04/preservacao.html


http:blogdonendesemendes.blogspot.com

A COBRA VAI FUMAR!!!


Dentro da Nação Cariri Cangaço pulsam maravilhosos corações femininos! Terceira confirmação para o Grande Cariri Cangaço Piranhas 2015: 

Conferencista Juliana Pereira, advogada, pesquisadora, sócia da SBEC, diretora do GECC e Conselheira Cariri Cangaço! "A cobra vai fumar..." 

Seleção Cariri Cangaço Piranhas 2015! Manoel Severo Barbosa

www.cariricangaco.com

Programação em Breve

Fonte: facebook
Página: Cangaceiros Cariri‎Lampião, Cangaço e Nordeste

http:blogdonendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO DE ALCUNHA "CRIANÇA".

Nesta foto o mesmo estava residindo em São Paulo- Capital - Fonte desta foto: revista-já-diário-ago-97 - Adquirida no acervo do Voltaseca Volta‎ Lampião, Cangaço e Nordeste

Este é o cangaceiro Criança que  teve uma companheira que morreu de "parto", nos carrascais da caatinga. Foi a cangaceira Adelaide. 


A foto acima é da cangaceira Rosinha, e ela era irmã de Adelaide. Esta era companheira do cangaceiro Mariano Laurindo Granja, que foi assassinado pela volante do tenente Zé Rufino. Logo após o assassinato do cangaceiro Mariano Laurindo Granja Rosinha foi assassinada pelos companheiros a mando de Lampião, porque ela não quis escolher outro companheiro do grupo para viver. 


Esta é a cangaceira Dulce que foi companheira do cangaceiro Criança. Ela é a última fora-da-lei que está viva, e reside em Campinas de São Paulo, mas já está bem próxima a completar 100 anos.

http://blogdomendesemendesa.blogspot.com

"Lampião a Raposa das Caatingas"


PARA ADQUIRI-LO VEJA OS ENDEREÇOS ABAIXO:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SUCESSO DO LIVRO DA COLEÇÃO PERNAMBUCO NO TEMPO DO CANGAÇO Nº 02


Caríssimo(a)s,

Saudações fraternais!

Compartilho com os amigo(a)s a felicidade das vendas, no primeiro mês, do meu mais recente trabalho literário.
Recebam meu abraço e minha admiração.

Atenciosamente,
Geraldo Ferraz

Um Feliz 2015 para todos!

http://www.caldeiraodochico.com.br/sucesso-do-livro-da-colecao-pernambuco-no-tempo-do-cangaco-no-02/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MAIS NOVO LIVRO DO ROBÉRIO SANTOS - "VOLTA SECA"


É com todo orgulho que apresento a vocês mais um filho posto ao mundo, meu novo livro "VOLTA SECA". A Obra que foi sendo preparada paralelamente ao livro "O Cangaço em Itabaiana Grande" e "Lampião e Volta Seca em Itabaiana" está pronto, apenas faltando alguns ajustes. 

Fotografias inéditas e abriremos um debate sobre a entrada de crianças no cangaço, o julgamento de Volta Seca, sua infância pobre no Saco Torto, o artesão, o músico, o crítico de cinema, o pai de família, o reprodutor, a fama repentina e a pobreza... O livro é dividido em quatro partes: Infância/Cangaço/Cadeia/Liberdade e terá em torno de 300 páginas. Lançamento? Bem... Ainda este ano, se o milho (penduá) cedo kkkkkk.

Estou muito feliz por conhecer a família dele e sua história épica... Vale a pena esperar. 

E aí, vamos ler mais? Aproveite e adquira os outros meus dois sobre o cangaço e tenha completa a coleção. Tenho mais três livros sobre o cangaço para os próximos anos: 

O Neo Cangaço; Álbum do Cangaço e O Cangaço No Exterior (Como os jornais gringos trataram o Cangaço). Ufa... 

Agradeço imensamente ao Rubens Rubens Antonio, ao Antônio Corrêa Sobrinho, ao Voltaseca Volta, a Juliana Pereira, Adauto Silva, Geziel e tantos outros que contribuíram para que isso fosse possível.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VIRGULINO LAMPIÃO EM NOVA YORK

Por Sérgio Azol
A arte do Cangaço com Sérgio Oliveira, Atelie S-Azol

A Saphira & Ventura Gallery, de Nova York;  galeria norte americana que tem como uma de suas missões promover artistas brasileiros nos EUA e no mundo, estará promovendo neste mês de abril a Feira Internacional Art Expo, quando estará expondo para o público nova-iorquino o talento de artista brasileiros, dentre eles: Sérgio Oliveira do Atelie S-Azol.

O artista plástico potiguar, Sérgio Oliveira; radicado em São Paulo há 20 anos; estará mostrando suas obras, telas da coleção Virgulino, na Feira Internacional Art Expo em Nova York na galeria Saphira & Ventura Gallery. O artista revela: "O foco do meu trabalho nos últimos 4 anos tem sido Lampião, o cangaço e a cultura popular do nordeste"; com uma arte contemporânea; pintura acrílica sobre tela, colagem e escultura, Sérgio espera mostrar a beleza das cores do sertão para o mundo.


Sérgio Oliveira - Atelie S-Azol e Virgulino nos EUA

"Essa parceria do meu ateliê com eles tem a finalidade de introduzir o meu trabalho da coleção Virgulino nos EUA, com a minha participação em 4 exposições, da galeria, e a participação em algumas feiras nos EUA e em outros países onde eles mantem parcerias com galerias locais.  Será uma excelente oportunidade para divulgar, através de meus quadros, a nossa cultura, o nosso povo e seus costumes mundo a fora. Estou muito feliz por isso, é uma conquista que sonhava a tempo." Ressalta Sérgio Oliveira.

Voltando dos Estados Unidos Sérgio Oliveira revela, "chegou a hora de sair do cômodo do lar e cair em campo para fazer algumas visitas pelo nordeste, será ainda mais enriquecedor. Desejo sentir a presença de Virgulino, pisar a terra que ele andou, ouvir histórias, ver objetos, quero dá mais autenticidade ao que estou produzindo".

Sérgio Azol é mais um convidado especial da Quinta Edição do Cariri Cangaço, quando setembro chegar, no Cariri do Ceará !


http://cariricangaco.blogspot.com.br/2015/04/virgulino-lampiao-em-nova-york.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O QUE É O CANGAÇO?

Foto: Reprodução 

Quem nunca ouviu falar em Virgolino Ferreira da Silva? Ou melhor, falando, o Lampião. Quem já ouviu, sabe que ele foi o nome do cangaço no Nordeste. Mas além dele, também existiram muitos outros nomes que na época aterrorizavam as cidades da região.

Definição

O cangaço se define como um grupo de homens, vestidos em trajes a caráter (de couro), que formavam bandos armados com a intenção de invadir e saquear cidades, fazendas e terras da região do Nordeste.

O início

Historiadores afirmam que esse fator começou em meados do século XVIII com o cangaceiro José Gomes, conhecido mais como Cabeleira. E os indícios eram de que esses grupos eram formados devido à vida miserável em qual a população vivia no interior do Nordeste, e essa vivência gerava uma revolta que acabou por se rebelar no Cangaço. Esses grupos espalhavam o terror na região, roubando, quebrando tudo que via e estuprando mulheres. Alguns deles eram “protegidos de fazendeiros”, pois trabalhavam como cobradores dos senhores coronéis.

Mas o cangaço passou a ter grande força mesmo, no final do século XIX até o início do XX. Pois nessa época o país sofria com grandes crises e a Região do Nordeste era altamente prejudicada. As plantações de Cana e Algodão ficavam altamente enfraquecidas e consequentemente, deixavam as famílias sertanejas na miséria, pois os cultivos dessas duas culturas eram a base econômica da local. Migrar para o Sul em busca de trabalho nos grandes centros econômicos, como São Paulo, não era vantajoso, porque foi também nessa época, que Brasil importava mão de obra de outros países, e esses trabalhadores eram muito mais qualificados do que os brasileiros.

E foi nesse contexto que o fenômeno do cangaço estourou, vários e vários foram os bandos criados, e cada bando tinha um líder. Nessa época surgiam nomes como os de Antônio Silvino (o Rifle de Ouro), Corisco e Diabo Louro, onde o mais conhecido entre todos foi Lampião.

Os cangaceiros e a sociedade

Os cangaceiros não respeitavam as leis impostas à sociedade e os conflitos entre a polícia e os homens do cangaço eram constantes. A polícia sentia bastante dificuldade em conseguir prender esses bandos, isso porque, eles detinham um conhecimento muito grande sobre a região nordestina, conheciam as terras, a vegetação da caatinga, os locais onde tinham esconderijos e onde estavam os rios, e nunca ficavam fixados em um local, estavam sempre se locomovendo. Além disso, alguns grupos da época ajudavam a população mais necessitadas, doando uma pequena parte dos saques que eram feitos, e em troca ganhavam a lealdade e o silêncio do povo.

Para lembrar

No resumo, o cangaço foi um fenômeno social que tentava buscar uma maior igualdade para a população nordestina da época, uma vez que poucos eram detentores de renda e terras, enquanto a maioria sofria com a miséria. O cangaço foi chegando ao fim nas décadas de 30 e 40. Lampião morreu numa emboscada em 1938, depois de sua morte vários líderes se entregaram, pois o governo fazia uma grande pressão contra a prática do cangaço. E por fim, o ultimo líder, Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, foi morto em 1940.

http://www.estudokids.com.br/o-que-e-o-cangaco/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PORQUE EL NÃO ME PEDIU DE CORONEL!


Pedro Albuquerque Uchôa. Inspetor Agrícola do Ministério da Agricultura, se encontrava em Juazeiro quando da visita de Lampião a essa cidade.

Virgulino Ferreira da Silva, ao solicitar a patente de capitão, em cumprimento a promessa de Dr. Floro Bartolomeu da Costa, quando do convite por este formulado a Lampião, a que viesse se juntar ao seu grupo para combater a Coluna Prestes.

Padre Cicero pediu ao Dr. Pedro Uchôa que redigisse o documento da concessão, visto que ele era a única autoridade civil existente em Juazeiro e presente naquela ocasião.

Regressando a Fortaleza, Dr. Pedro Uchôa é interpelado pelos amigos, que queriam explicações quanto ao fato de ele haver dado a patente de capitão a Lampião.

Uchôa, perguntaram-lhe: - por que você deu a patente de Capitão ao Rei do Cangaço?

- Porque ele não me pediu de Coronel.

Fonte: facebook
Página: Antonio Morais

http://blogdomendesemendes.blogspot.com