Seguidores

domingo, 31 de outubro de 2021

AINDA SOBRE O SUPOSTO FILHO DE LAMPIÃO, O JOÃO FERREIRA DA SILVA, O JOÃO PEITUDO.

 Por José Mendes Pereira

A foto pertence ao acervo do jornaliste e pesquisador do cangaço Robério Santos.

Fazendo uma pesquisa mais aprofundada e com muito cuidado para não usar injustiça com o rapaz em estudo, que é o suposto filho do capitão Lampião e Maria Bonita, o João Ferreira da Silva, o João Peitudo, que havia nascido na região do Cariri, no Estado do Ceará, em abril do ano de 1938, não encontrei nenhuma data que fala sobre a visita do capitão Lampião neste Estado, entre os anos de 1937 e 1938. Sabemos que,  neste período o capitão estava de rede armada e cachimbo aceso nas terras do Estado de Sergipe. 

Em 1938, quando o João Ferreira da Silva nasceu, o velho guerreiro capitão Lampião estava vivendo por aquela região, mais ou menos pelas redondezas de Porto da Folha, atual Poço Redondo. E nesse tempo, o capitão não tinha mais tanta disposição para sair de Sergipe, passar pelo Estado de Alagoas, e em seguida, cortar as terras de Pernambuco, e chegar a Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, com uma criança de colo que havia nascido a 42 dias, para entregá-la  a uma senhora de nome Aurora, que por lá residia. 

E por que o capitão Lampião tinha este desejo de entregar a criança somente nas mãos desta senhora, onde no percurso existiam tantas outras famílias que poderiam adotá-la sem ele receber nenhuma palavra negativa?

O jovem em estudo, realmente, aparentemente, tem muito a ver com o suposto pai, mas pela a lógica, não tem como dizer com segurança que ele era filho do capitão Lampião. Acredito que isso foi invencionice de quem o criou, ou até mesmo, uma brincadeira que surgiu no meio dos amigos, devido a sua aparência comparada com fotos antigas do capitão.

Mera coincidência. Quem criou dona Expedita Ferreira Nunes, mundialmente reconhecida como sendo a única filha dos reis do cangaço, capitão Lampião e Maria Bonita, foi o casal Manoel Severo e dona Aurora. E o João Ferreira da Silva o João Peitudo, também foi criado por uma senhora de nome Aurora da Conceição. Seria o capitão Lampião apaixonado por mulheres que tinham o nome Aurora?

Paulo Medeiros Gastão e Aderbal Nogueira

Os cangaceiros remanescentes de Lampião não informaram aos estudiosos do cangaço que Maria Bonita esteve grávida nos anos 1937/1938, principalmente, Manoel Dantas Loyola, o ex-cangaceiro Candeeiro, que entrou para o cangaço em 1937, dito pelos pesquisadores Dr. Paulo Medeiros Gastão e o cearense Aderbal Nogueira, que fizeram diversas gravações com o facínora, sempre afirmaram com as sete letras da verdade, que o Candeeiro era um homem de palavras firme, e não dava entrevistas com a finalidade de aparecer ou querer se engrandecer. Sempre usando a verdade em primeiro lugar, e sem mudar a sua versão.

https://www.youtube.com/watch?v=UyoKFSyAdsY&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

No meu entender, João Ferreira da Silva, o João Peitudo não é filho dos reis do cangaço, porque, nos últimos anos, Maria Bonita não engravidou, e nem o capitão Lampião retornou mais ao Estado do Ceará, muito menos para deixar uma criança por lá. Acho que isso não passa de invencionice do entrevistado, o suposto filho de Lampião e Maria Bonita, ou quem sabe, história inventada por quem o criou. 

Em rodas de amigos, acontecem coisas impressionantes, e muitas vezes, uma conversa inventada por eles mesmos, irá se tornar verdade. Começaram a dizer que ele se parecia com Lampião, e o dizer saiu por aí, fazendo com que o João Peitudo fosse filho do casal de cangaceiros. O mais in teressante é que ele acreditou.

Informação ao leitor: 

Lembrando ao leitor que, o que eu escrevi, não tem nenhum valor para a literatura lampiônica, e jamais prejudicará os trabalhos dos pesquisadores, cineastas e escritores. São apenas as minhas inquietações.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA –” HOMENAGEM À FESTA DE SANTA LUZIA – PADROEIRA DE MOSSORÓ-RN – EDIÇÃO 2021”: OF. Nº 048/2021.

MOSSORÓ-RN, 30 de outubro de 2021.     

 

HOMENAGEM À FESTA DE SANTA LUZIA – PADROEIRA DE MOSSORÓ-RN – EDIÇÃO 2021 

“Quando nos propomos apoiar um evento cultural, na melhor brevidade, nos reportamos com dignidade e honra !   

 

“RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(A).”     

     

    

    DE MODO ENTUSIASTA PELA CRISTANDADE DA FÉ, DENTRO DAS COMEMORAÇÕES DAS FESTAS DE SANTA LUZIA PADROEIRA DE MOSSORÓ-RN, (EDIÇÃO 2021), A PLURAL ARTISTA, MARTHA CRISTINA ELEUTÉRIO MAIA, JUNTAMENTE COM A CANTORA MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO, RESPECTIVAMENTE DIRETORA DE ASSUNTOS ARTÍSTICOS DA ASCRIM E PRESIDENTA EXECUTIVA INTERINA, AMBAS ACADÊMICAS ASCRIMIANAS, FARÃO UMA FILMAGEM MUSICAL ALUSIVA AOS 179 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO HISTÓRICA DA PARÓQUIA SANTA LUZIA, ATRAVÉS DA MÚSICA “SANTA LUIZA”(AUTORIA POR DEVOÇÃO, DO COMPOSITOR E CANTOR CONSAGRADO, FILHO DE MOSSORÓ, LUIZ FÁBIO), VERDADEIRA ORAÇÃO  DA RELIGIOSIDADE DOS MOSSORONSES QUE EXPRESSA O CONTEMPLATIVO FERVOR POR SANTA LUZIA – A VIRGEM  E MÁRTIR DE SIRACUSA, PADROEIRA DE MOSSORÓ  !  

   O EVENTO COMEMORATIVO, MOMENTO RARO DE MUSICALIDADE INÉDITA CATÓLICA(PIONEIRA NO GÊNERO),  ACONTECERÁ NO ÁTRIO DA CATEDRAL DE SANTA LUZIA(CENTRO DE MOSSORÓ), A PARTIR DAS 08:HS DO DIA 01.011.2021. 

 

 

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS, 

  

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO  

-PRESIDENTE DA ASCRIM E ACADEM  

  

MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO  

-VICE-PRESIDENTA INTERINA DA ASCRIM-  

 

MARTHA CRISTINA ELEUTÉRIO MAIA 

-DIRETORA DE ASSUNTOS ASTÍSTICOS ASCRIM-  


Enviado pela ASCRIM


http://blogdomendesemendes.blogspot.com


HOJE COM 87 ANOS, NUNES RELEMBRA QUE TINHA MEDO DAS ROUPAS DOS CANGACEIROS, DAS PESSOAS QUE ANDAVAM COM LAMPIÃO E DAS ARMAS UTILIZADAS POR ELES.

 Por Isabela Barreiros

Os cangaceiros Lampião e Maria Bonita - Domínio Público

Hoje com 88 anos, Nunes relembra que tinha medo das roupas dos cangaceiros, das pessoas que andavam com Lampião e das armas utilizadas por eles

Quando Lampião e Maria Bonita morreram surpreendidos na Grota do Angico, em 1938, depois da batalha contra as tropas do tenente José Bezerra, Expedita Ferreira Nunes tinha apenas cinco anos. Única filha reconhecida do casal cangaceiro, hoje tem 87 anos e segue honrando a memória de seus pais.

Expedita nasceu em 1932 e, como de costume no cangaço, foi necessário decidir o destino da criança. Como não queriam que a menina crescesse na bandidagem, ela foi entregue a um aliado do Rei do Cangaço para que ela tivesse como tutor o tio João Ferreira. Isso tudo ocorreu no maior sigilo e o caso foi tratado como uma espécie de Segredo de Estado.

Os dois mais importantes nomes do cangaço e mais outros nove membros do grupo foram assassinados e decapitados pela polícia da região. A violência da ação marcou a vida de quem morava na região, principalmente da família remanescente do casal.

Expedita Ferreira Nunes / Crédito: Acervo Pessoal

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, em 2000, a filha de Lampião e Maria Bonita narrou sua vivência ocupando tal posição. “A lembrança é pouca, mas tenho de pequena até hoje. Quando ele chegava em casa e me pegava, me abraçava. Eu tinha medo das roupas, daquele povo todo que vinha com ele [Lampião], das armas, eu tinha medo de tudo. Mas ele me pegava, me botava no colo”, relembrou.

Apesar de não ter sido criada pelos cangaceiros, a imagem dos dois sempre esteve presente em sua vida. “O Manuel Severo e a Aurora [me criaram], até os oito anos. Eu fui criada por eles sabendo que eles eram meus pais, mas que eu tinha outros pais. Eles não me enganaram, nem podiam. Meu tio João Ferreira terminou de me criar. Meu avô tinha uma fazenda e ele ajudava o meu tio a me fazer estudar e tudo, até eu fazer 18 anos, quando me casei”, explicou ainda ao jornal paulista.

Nos dias de hoje, Expedita é considerada a única filha reconhecida do famoso casal nordestino. Existiram muitas polêmicas em relação a pessoas que alegavam que poderiam ter parentesco com os dois, mas ela segue sendo a única com provas de DNA.

De acordo com a Agência Alagoas, do Governo do estado do Alagoas, a herdeira dos cangaceiros não conseguiu ir prestar homenagens a seus pais em uma cerimônia realizada em memória dos 81 anos da morte de Lampião e Maria Bonita.

Crédito: Domínio Público

Todos os anos, em 28 de julho, os descendentes diretos organizam o encontro que reúne centenas de pessoas e relembra as raízes históricas do movimento nordestino. Ano passado, em 2019, Expedita não conseguiu comparecer devido a sua debilitada saúde.

Neta dos cangaceiros, Vera Ferreira tornou-se pesquisadora no tema que tange sua família. Ela é a principal organizadora dos encontros anuais e escreveu obras a respeito do momento histórico protagonizado por seus parentes, como O Espinho do Quipá - Lampião, a História (1997) e De Virgulino a Lampião (1999).

“Esse evento é a confirmação de um trabalho feito com seriedade e comprometimento, que lança uma semente que vem germinando. São sementes culturais que a gente vai plantando e faz com que as pessoas procurem conhecer mais essa história que poucos sabem até hoje. Infelizmente”, explicou ao portal Agência Alagoas.

 https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/princesa-do-cangaco-filha-abandonada-de-lampiao-e-maria-bonita.phtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTO INÉDITA DE LAMPIÃO. VERDADEIRA OU FALSA? O QUE OS AMIGOS ACHAM

 Por Voltaseca Volta‎


O pesquisador e escritor Archimedes Marques ganhou de presente a original dessa fotografia inédita de Lampião. O presente foi de uma pessoa que viveu no tempo do cangaço e, quando era criança, foi tratado por Maria Bonita de um tiro acidental que trespassou as nádegas, quando um cangaceiro manejava a sua arma.

Recentemente ele me pediu para analisar a foto, para ver todos os detalhes e comprovar se realmente é "verdadeira", assim como, também, o seu provável ano de tiragem. Agora, solicitou para que os amigos de estudos, também, analisassem e dessem as suas opiniões.

Segundo Wilma Maria Ferreira Leite no facebook


Segundo meu amigo Luiz Ferraz este Lampião é legitimo e a foto não é inédita, no livro de Ranulfo Prata e ou Leonardo Mota tem esta foto. “Violeiros do Norte” é o nome do livro que tem esta foto. Ele está sem óculos, pois seu problema no olho ainda não tinha se agravado. Lampião era canhoto, ele tem posição de atirar com o braço esquerdo. O chapéu estrelado era usado desde o tempo Sinhô Pereira. Era código de honra. 

Após a morte de Delmiro Gouveia começaram a identificar os bandos através dos chapéus estrelados. Ao entrarem no cangaço eles usavam chapéus quebrados na testa sem estrelas e ao colocar estrelas era aderir definitivamente ao cangaço. Usar estrelas no chapéu era dizer: “sou matador de polícia”. Lampião passou a usar chapéu estrelado após a morte de seu pai.

A estrela de Davi foi moda de Lampião. Antes eram usados moedas e outros adereços!

Fonte: facebook


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TESTE GENÉTICO IDENTIFICA NOVO FILHO DE LAMPIÃO

 Por DA REPORTAGEM LOCAL - Lembrando ao leitor que oTexto  é do ano de 1994

O coordenador de serviços gerais João Ferreira da Silva, 56, foi identificado como filho do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e de Maria Bonita.

Silva e Expedita Ferreira Nunes, a única filha legítima de Lampião até agora, foram submetidos ao exame de DNA (leia texto ao lado), para determinar se havia parentesco entre os dois.

O resultado dos testes, feitos no Banco de Sangue de São Paulo e pelo Laboratório Especializado em Imunologia, mostram que os dois tem elementos genéticos identicos.
A conclusão foi confirmada pelo exame do laboratório norte-americano Lifecoades Corporation, de Stanford, Massachusetts.

Os exames não confirmam totalmente a paternidade porque o código genético de Silva não pôde ser comparado com o de seus pais, que estão mortos.

Mas o biomédico da Faculdade de Medicina da USP, José Arnaldo Soares Vieira, diz que a probabilidade de que duas pessoas que não sejam parentes tenham traços genéticos comuns é de 1 para 100 bilhões.

Silva diz que soube que era filho de Lampião aos 17 anos. Ele foi entregue pelo cangaceiro, com 42 dias de vida, em 1938, para um juiz de menores de Juazeiro do Norte (Ceará).

Seu pai furou suas duas orelhas com a ponta de um punhal para poder reconhecer o garoto quando voltasse para buscá-lo.

Lampião não voltou. No mesmo ano, ele e Maria Déa (Maria Bonita) foram mortos e decapitados.

Em Juazeiro, Silva foi entregue a uma mulher que o criou. Ele diz que sempre soube que era adotado.

Em sua certidão de nascimento constam os nomes de Virgulino e Maria Déa. "Tem tanto Virgulino no Nordeste, eu nunca desconfiei", afirma.

A única coisa que o incomodava eram os furos nas orelhas. "Toda vez que eu perguntava por que, minha mãe (adotiva) começava a chorar."

Segundo Silva, quando ele tinha 17 anos, sua mãe sofreu um acidente, achou que ia morrer e contou o segredo.

Na época, a filha legítima de Lampião, Expedita, não acreditou na história e dizia que Silva era um farsante.

"Ela nunca quis me reconhecer. Agora que os exames provaram que sou filho de Lampião não quero nada dela", diz.

Silva afirma que não quer o dinheiro dos direitos de filmes e livros sobre Lampião. "Minha única preocupação é o povo faminto do Nordeste", diz

Separado da mulher, Silva tem um filho de 18 anos que mora em Juazeiro. No Ceará, ele era funcionário da prefeitura.

Sua história era conhecida há anos no Estado. Ele veio para São Paulo há um ano, trazido pela Rádio Atual (emissora dedicada aos nordestinos), onde trabalha hoje.

O dono da rádio, José de Abreu, e o Centro de Tradições Nordestinas patrocinaram os exames para provar a paternidade de Lampião.

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/4/14/cotidiano/17.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SUPOSTO FILHO DE LAMPIÃO


Esta foto pertence ao acervo do jornalista e pesquisador do cangaço Robério Santos. 

https://www.facebook.com/groups/471177556686759/posts/1304300573374449/?comment_id=1304346216703218&reply_comment_id=1304609273343579&notif_id=1635639875801517&ref=notif&notif_t=group_comment_mention

http://blogdomendesemendes.blogspot.com