Seguidores

domingo, 31 de outubro de 2021

TESTE GENÉTICO IDENTIFICA NOVO FILHO DE LAMPIÃO

 Por DA REPORTAGEM LOCAL - Lembrando ao leitor que oTexto  é do ano de 1994

O coordenador de serviços gerais João Ferreira da Silva, 56, foi identificado como filho do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e de Maria Bonita.

Silva e Expedita Ferreira Nunes, a única filha legítima de Lampião até agora, foram submetidos ao exame de DNA (leia texto ao lado), para determinar se havia parentesco entre os dois.

O resultado dos testes, feitos no Banco de Sangue de São Paulo e pelo Laboratório Especializado em Imunologia, mostram que os dois tem elementos genéticos identicos.
A conclusão foi confirmada pelo exame do laboratório norte-americano Lifecoades Corporation, de Stanford, Massachusetts.

Os exames não confirmam totalmente a paternidade porque o código genético de Silva não pôde ser comparado com o de seus pais, que estão mortos.

Mas o biomédico da Faculdade de Medicina da USP, José Arnaldo Soares Vieira, diz que a probabilidade de que duas pessoas que não sejam parentes tenham traços genéticos comuns é de 1 para 100 bilhões.

Silva diz que soube que era filho de Lampião aos 17 anos. Ele foi entregue pelo cangaceiro, com 42 dias de vida, em 1938, para um juiz de menores de Juazeiro do Norte (Ceará).

Seu pai furou suas duas orelhas com a ponta de um punhal para poder reconhecer o garoto quando voltasse para buscá-lo.

Lampião não voltou. No mesmo ano, ele e Maria Déa (Maria Bonita) foram mortos e decapitados.

Em Juazeiro, Silva foi entregue a uma mulher que o criou. Ele diz que sempre soube que era adotado.

Em sua certidão de nascimento constam os nomes de Virgulino e Maria Déa. "Tem tanto Virgulino no Nordeste, eu nunca desconfiei", afirma.

A única coisa que o incomodava eram os furos nas orelhas. "Toda vez que eu perguntava por que, minha mãe (adotiva) começava a chorar."

Segundo Silva, quando ele tinha 17 anos, sua mãe sofreu um acidente, achou que ia morrer e contou o segredo.

Na época, a filha legítima de Lampião, Expedita, não acreditou na história e dizia que Silva era um farsante.

"Ela nunca quis me reconhecer. Agora que os exames provaram que sou filho de Lampião não quero nada dela", diz.

Silva afirma que não quer o dinheiro dos direitos de filmes e livros sobre Lampião. "Minha única preocupação é o povo faminto do Nordeste", diz

Separado da mulher, Silva tem um filho de 18 anos que mora em Juazeiro. No Ceará, ele era funcionário da prefeitura.

Sua história era conhecida há anos no Estado. Ele veio para São Paulo há um ano, trazido pela Rádio Atual (emissora dedicada aos nordestinos), onde trabalha hoje.

O dono da rádio, José de Abreu, e o Centro de Tradições Nordestinas patrocinaram os exames para provar a paternidade de Lampião.

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/4/14/cotidiano/17.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário