Seguidores

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

AS CABEÇAS DE LAMPIÃO E MARIA BONITA


Por Voltaseca
Foto desse registro. Autor da foto: desconhecido.

As cabeças de LAMPIÃO e MARIA BONITA e, a realização de exames antropológicos pelo Dr.Lages Filho / Médico legista.

Após a morte e degola do rei do cangaço, Maria e mais 09 cangaceiros, as cabeças como verdadeiros troféus de guerra ( fato, que não aprecio ), seguiram em um caminhão, mal acondicionadas, em latas de querosene com uma mistura de alcóol / querosene, passando por várias cidades alagoanas para deleite dos curiosos.

Ao chegarem na cidade de Maceió, já em avançado estado de decomposição, foram examinadas pelo legista, Dr. LAGES FILHO, que emitiu laudos respectivos e, assinalou que, nem Lampião, nem Maria, apresentavam sinais característicos lombrosianos, sobre criminosos natos.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=989869591215015&set=gm.973497222859222&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO "LAMPIÃO NA PARAÍBA - NOTAS PARA A HISTÓRIA".


Adquira este livro com Francisco Pereira Lima através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROE

1481522002230_PastedImage
RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 015/2018
I - Na qualidade de Presidente da ASCRIM, conforme me faculta a alínea “a”, do § único do Art. 36, Albergado no Art. 35: item 1, inciso I, item 2 inciso II, item 1 da alínea “d” do inciso III , item 7 da alínea “e” do inciso III, combinados com o parágrafo único, todos do Estatuto da ASCRIM:
1. CONSIDERANDO que, por ordem de saúde e motivo de força maior, data vênia, este PRESIDENTE DA ASCRIM, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, encontra-se impossibilitado de comparecer, hoje, ao “LANÇAMENTO DO LIVRO Lembranças, Sonhos E Realidade”, às 19H00MIN, no Auditório da BIBLIOTECA MUNICIPAL NEY PONTES DUARTE, nesta urbe,
RESOLVO:
a. DESIGNAR, obedecida as disposições DE ORDEM e ESCALA HIERARQUICA ESTATUTÁRIA DA ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM, DIGNE-SE, a acadêmica ascrimiana, PRESIDENTE DA AMARP,FRANCI DANTAS, REPRESENTAR O PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, no supramencionado EVENTO CULTURAL, momento em que fará e receberá as honras de PRESIDENTE DA ASCRIM, principalmente as congratulações e especial congraçamento, A QUEM, ATRAVÉS desta, conduz o insígne ENCARGO, exigindo-se registrar nos anais de todas as Academias, presentes e ausentes, o EXEMPLO DESSA PROEZA LITERÁRIA, transmitindo os parabéns e votos de contínuos francos sucessos nas dinâmicas atividades, INCLUSIVE COMO DIRETORA DESTE SILOGEU.
TERMOS EM QUE SE EXPEDE E CUMPRA-SE, REVOGANDO-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

MOSSORÓ(RN), 21 DE DEZEMBRO DE 2018,
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM-

Enviado pela ASCRIM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PAPO AMARELO

Clerisvaldo B. Chagas, 20 de dezembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.028

PAPO-AMARELO – Página 36. Bando de jagunços chefiados por Sabino e guiado pelo rastejador Zé Praxedes, persegue um grupo de resgate nas caatingas da Bahia.

ILUSTRAÇÃO: FLÁVIO FORNER (BBC).

─ Oxente! Visse não os carvão da fogueira dentro do buraco? Eu disse a vocês: Tamo pelejando com rastejador do meu tamanho ou maior do que eu. É duro eu dizer isso, mas rastejador bom no mundo não só era o meu veio pai, não.
O jagunço chamado Passarinho, bebeu uma “frechada” da branquinha, animou-se e começou a cantar:

Quando Passarinho canta
toda a natureza chora
Chega logo bem-te-vi
Lavandeira e siricora...

Chega logo bem-te-vi
Lavandeira e siricora.

Como o sujeito tinha voz bonita mesmo, os outros escutavam em silêncio justificando o vulgo do comparsa:

Veja os zoio de Maria
Veja os zoio de Sinhá
A saudade dos seus zoi
Inda hoje vou matá...

A saudade dos seus zoi
Inda hoje vou matá

Depois de certo tempo com direito a sonhos, Sabino levantou-se do chão, bateu no chapéu de couro como quem tira a poeira e disse:
─ Vamo!
E os homens desceram a colina em fila cada um puxando seu respectivo animal pelo cabresto. Agora Sabino tomou à dianteira e o rastejador foi para o final do cordão.
Vagareza achava que uma das mulheres seria dona Cila e que antes da Marcação haveria combate.
No horizonte, bando de urubus fazia festa. Sabino disse:
─ Verão tá já chegando.
Vagareza falou:
─ Eu nem sei qual é o pior. Se é inverno é um frio de lascar! Se é verão, o Sol racha tudo. Como nem sou agricultor nem crio nada faço que nem Mané Guarda.
─ E o que foi que ele fez? 
─ Ele não fez, Sabino, ele só vivia arreclamando da vida. Dizia que todo mundo tinha nascido com uma estrela na testa, a dele tinha nascido no cu. “No primeiro peido que eu dei, ela voou na casa da peste!”.
Sabino riu com muito gosto e depois indagou:       

─ E tu acha que a tua estrela nasceu onde, Vagareza?
─ Home, deixa pra lá...
        Pelos arredores a rolinha branca saudava os caminhantes:
Urrrr... Urrrr...  Urrrr...


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AMOR EM VERSO E PROSA

*Rangel Alves da Costa

Mesmo na solidão, a noite abre suas portas para amar o que já amei. É na saudade e na recordação que beija e abraça o meu coração.
Uma mulher em fotografia, apenas um papel com um lindo rosto e um belo sorriso. Ante tudo, se sou feliz não sei, mas o fiel retrato do que amei.
Beijos profundos e abraços profundos, Tudo tão profundo que jamais emergi para a realidade de não ter mais. E me afastar do não ter mais sou incapaz.
Deitar em seu colo e suas mãos me fazer cafuné, e me chamar de meu amor e docemente me beijar. E tanto dengo que eu parecia sonhar.
Tirar sua roupa e sentir seu calor. Nunca percebi bem a mulher, mas apenas a deusa nua. E assim tão meiga e tão minha, que a noite sorria sozinha.
Poucas palavras. Quase nenhuma. Ou falando tão baixinho que quase nada para ouvir. E o que dizer perante o beijo e abraço, enlaçado no mais terno laço?
Na canção o teu rosto. Na taça de vinho o teu rosto. Na janela aberta o teu rosto. Na bela paisagem o teu rosto. E a vontade de voar para te abraçar.
Sim, recordar também instantes sublimes de mãos dadas pela estrada, de beirais de flores e sombreados ao entardecer. E tudo faz pensar em você.
Transbordar como um poema de Whitman, sobre as folhas da relva ao entardecer. E do amor fazer poesia, e no amor a razão de ser.
Interessante as pequenas coisas que nos aconteceram. Eu já ouvia o teu olhar, eu já sabia o que dizia o teu gesto. Por isso tanto silenciei quando tanto te amei.
Mesmo ainda distante, eu já sentia a proximidade. Parecia ouvir os passos, sentir o perfume. E os meus olhos sorrindo pela porteira se abrindo.
Agora tudo já passado. Os braços separados, os abraços distanciados, os corpos desatados. Outono que vem e nós faz de refém.
Reféns de nós mesmos que deixamos esmorecer todo o amor sentido. E veio o vento e levou o que ainda nos restava de amor.
E por fim, o fim. Jardim sem jasmim, a cor sem cor no carmim. E o adeus ao que tão belamente existiu, para da solidão vencer seu desafio.
Mas depois que adormeço, mesmo assim eu não a esqueço. E ela vem assim em tão belo sonho que ser feliz suponho.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO AO CONVITE DA FVR E A ESCRITORA MARIA DAS GRAÇAS ENRIQUE “LANÇAMENTO DO LIVRO Lembranças, Sonhos E Realidade” - OF. Nº 076/2018.

1481522002230_PastedImage
ASCRIM/PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO AO CONVITE DA FVR E A ESCRITORA MARIA DAS GRAÇAS ENRIQUE “LANÇAMENTO DO LIVRO Lembranças, Sonhos E Realidade” - OF. Nº 076/2018.

MOSSORÓ-RN, 20 de DEZEMBRO de 2018.
“REENVIADO A PEDIDOS”

RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(A).” 

   É PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO(VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE, DIGNAR-SE RESPONDER AOS ECLÉTICOS CONVITES DOS EXCELENTÍSSIMOS DIRETORES DE ENTIDADES EDUCACIONAIS, TAMBÉM CONSIDERADAS ENTUSIASTAS DA LITERATURA, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM DIRIGENTE INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO DOS QUE RESPEITAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.
   NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS/SOLENES E A CONFIRMAÇÃO, PERMUTADA, RECÍPROCA DOS PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO PRESIDENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE, O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.

   DESTA FORMA, AGRADEÇO PELO CONVITE, A ILUSTRÍSSIMA DRA., MARIA DAS GRAÇAS ENRIQUE, M.D. DIRETORA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL NEY PONTES DUARTE, QUE LANÇARÁ NO DIA 21.12.2018 P.P. (SEXTA-FEIRA), ÀS 19H00MIN, NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL NEY PONTES DUARTE, CENTRO, NESTA URBE.
    RESERVO-ME ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, LAMENTANDO NÃO COMPARECER POR MOTIVO E FORÇA MAIOR DE SAÚDE.
   PORTANTO, REPASSO, COM SATISFAÇÃO, O ASSUNTO DO ALVO CONVITE, DE IGUAL MODO, POR CÓPIA, A0S INSIGNES DIGNITÁRIOS ELENCADOS NO “POST SCRIPTUM”,-OS QUE DISPONIBILIZARAM, GENEROSAMENTE, SEUS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS-, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS HONRADAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.  
    CONCLAMANDO AOS ACADÊMICOS E POTENCIAIS CANDIDATOS DA ASCRIM, QUE COMPARECEREM E SE APRESENTAREM COMO ACADÊMICOS DA ASCRIM NO EVENTO SUPRAMENCIONADO, COMUNICO, ESTÃO LIBERADOS, PARA USAR O MEDALHÃO OFICIAL DA ASCRIM, ATRIBUTO SIGNATÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.


SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM
P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS:
  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.
REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.
MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES EDUCACIONAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.
ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.
ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.
DIGNOS ACADÊMICO(A)S DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES
DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.
DIGNOS POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.

LEMBRETE: LEIAM O SITE PROVISÓRIO DA ASCRIM CLICANDO NO LINK https://assocescritoresmossoroenses.com/ (MATÉRIAS IMPORTANTES ENTRE OUTRAS: DETALHES DA ATIVAÇÃO DA ACADEMIA DOS ESCRITORES DA ASCRIM, POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADÊMICOS,ETC

Enviado pela Ascrim

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FANTÁSTICO!


© Gilson Prior Micelli
Mais Curiosidades :

1. A média nacional do salário dos professores estaduais de Ensino Fundamental em (1880) era de R$ 8.958,00 em valores atualizados.

2. Entre 1850 e 1890, o Rio de Janeiro era conhecido na Europa como “A Cidade Dos Pianos” devido ao enorme número de pianos em quase todos ambientes comerciais e domésticos.

3. O bairro mais caro do Rio de Janeiro, o Leblon, era um quilombo que cultivava camélias, flor símbolo da abolição, sendo sustentado pela Princesa Isabel.

4. O Maestro e Compositor Carlos Gomes, de “O Guarani” foi sustentado por Pedro II até atingir grande sucesso mundial.

5. Pedro II tinha o projeto da construção de um trem que ligasse diretamente a cidade do Rio de Janeiro a cidade de Niterói. O projeto em tramito até hoje nunca saiu do papel.

6. Pedro II mandou acabar com a guarda chamada Dragões da Independência por achar desperdício de dinheiro público. Com a república a guarda voltou a existir.

7. Em 1887, Pedro II recebeu os diplomas honorários de Botânica e Astronomia pela Universidade de Cambridge.

8. Desconstruindo boatos, D. Pedro II e o Barão/Visconde de Mauá eram amigos e planejaram juntos o futuro dos escravos pós-abolição. Infelizmente com o golpe militar de 1889 os planos foram interrompidos.

9. Oficialmente, a primeira grande favela na cidade do Rio de Janeiro, data de 1893, 4 anos e meio após a Proclamação da República e cancelamento de ajuda aos ex-cativos.

10. D. Pedro II tinha 1,91m de altura, quando a média dos homens brasileiros era de 1,69m e mulheres 1,61m.

11. Na época do golpe militar de 1889, D. Pedro II tinha 90% de aprovação da população em geral. Por isso o golpe não teve participação popular.

12. José do Patrocínio organizou uma guarda especialmente para a proteção da Princesa Isabel, chamada “A Guarda Negra”. Devido a abolição e até mesmo antes na Lei do Ventre Livre , a princesa recebia diariamente ameaças contra sua vida e de seus filhos. As ameaças eram financiadas pelos grandes cafeicultores escravocratas.
...









Outras Curiosidades :

1. O Paço Leopoldina localizava-se onde atualmente é o Jardim Zoológico.

2. O Terreno onde fica o Estádio do Maracanã pertencia ao Duque de Saxe, esposo da Princesa Leopoldina.

3. Santos Dumont almoçava 3 vezes por semana na casa da Princesa Isabel em Paris.

4. A ideia do Cristo na montanha do corcovado partiu da Princesa Isabel.

5. A família imperial não tinha escravos. Todos os negros eram alforriados e assalariados, em todos imóveis da família.

6. D. Pedro II tentou ao parlamento a abolição da escravatura desde 1848. Uma luta contra os poderosos fazendeiros por 40 anos.

7. D. Pedro II falava 23 idiomas, sendo que 17 era fluente.

8. A primeira tradução do clássico árabe “Mil e uma noites” foi feita por D. Pedro II, do árabe arcaico para o português do Brasil.

9. D. Pedro II doava 50% de sua dotação anual para instituições de caridade e incentivos para educação com ênfase nas ciências e artes.

10. D. Pedro Augusto Saxe-Coburgo era fã assumido de Chiquinha Gonzaga.

11. Princesa Isabel recebia com bastante frequência amigos negros em seu palácio em Laranjeiras para saraus e pequenas festas. Um verdadeiro escândalo para época.

12. Na casa de veraneio em Petrópolis, Princesa Isabel ajudava a esconder escravos fugidos e arrecadava numerários para alforriá-los.

13. Os pequenos filhos da Princesa Isabel possuíam um jornalzinho que circulava em Petrópolis, um jornal totalmente abolicionista.

14. D. Pedro II recebeu 14 mil votos na Filadélfia para a eleição Presidencial, devido sua popularidade, na época os eleitores podiam votar em qualquer pessoa nas eleições.

15. Uma senhora milionária do sul, inconformada com a derrota na guerra civil americana, propôs a Pedro II anexar o sul dos Estados Unidos ao Brasil, ele respondeu literalmente com dois “Never!” bem enfáticos.

16. Pedro II fez um empréstimo pessoal há um banco europeu para comprar a fazenda que abrange hoje o Parque Nacional da Tijuca. Em uma época que ninguém pensava em ecologia ou desmatamento, Pedro II mandou reflorestar toda a grande fazenda de café com mata atlântica nativa.

17. A mídia ridicularizava a figura de Pedro II por usar roupas extremamente simples, e o descaso no cuidado e manutenção dos palácios da Quinta da Boa Vista e Petrópolis. Pedro II não admitia tirar dinheiro do governo para tais futilidades. Alvo de charges quase diárias nos jornais, mantinha a total liberdade de expressão e nenhuma censura.

18. Thomas Edison, Pasteur e Graham Bell fizeram teses em homenagem a Pedro II.

19. Pedro II acreditava em Allan Kardec e Dr. Freud, confiando o tratamento de seu neto Pedro Augusto. Os resultados foram excelentes deixando Pedro Augusto sem nenhum surto por anos.

20. D. Pedro II andava pelas ruas de Paris em seu exilio sempre com um saco de veludo ao bolso com um pouco de areia da praia de Copacabana. Foi enterrado com ele.

... 

Continua...
Fontes: 

Biblioteca Nacional, IMS, Coleção Teresa Cristina, Diário de Pedro II, Correspondências do acervo do Museu Imperial de Petrópolis, Biografias como As Barbas Do Imperador, Imperador Cidadão, Filho de uma Habsburgo, Chico Xavier e D. Pedro II, Cartas da Imperatriz, Teatro de Sombras, Construção da Ordem, D. Pedro II Ser ou Não Ser, Acervo Museu Histórico Nacional entre outros.

Continua...

Gilson Prior Micelli
© Gilson Prior Micelli

https://www.facebook.com/verluce.ferraz/posts/2213466968691490?notif_id=1545420743297935&notif_t=notify_me

Adquiri na página da pesquisadora Verluce Ferraz

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOJE É DIA DE POESIA. VAMOS SOLICITAR?

Por De Assis 

Prontas pra enviar pra todo o Brasil e exterior. Solicitações em: 1,2,3. Agenda aberta para oficinas de cordel, xilogravuras e ministrações de palestras sobre a cultura popular cordelística.


ZERANDO. ZELANDO.

AUTOR: Francisco de Assis A.S.


ZERANDO. ZELANDO.
AUTOR: Francisco de Assis A.S.
Registrada no: CEU/EDA/FBN
Todos os Direitos Reservados®
Se eu pudesse apagar,
Qualquer resquício de dor,
Pra não teres que usar,
Maquiagem, qualquer cor,
Pra disfarçar o teu choro,
Faria, pois duradouro,
Só quero que seja o amor.
Não o pranto, nunca mais,
Este não é pra durar,
Pra que passares por isto?
Este não irei deixar,
Macular, rosto pequeno,
Isto seria veneno,
E este não vou lhe dar.
Quero é me aproximar,
De um mundo não descoberto,
E quando eu encontrar,
Chegar cada vez mais perto,
Descer fundo e bem mais fundo,
E quando em teu ser profundo,
Hei de ver qu’estava certo.
És muito mais que deserto,
Você não é aridez,
És terreno bem mais fértil,
Não apenas mês a mês,
Todos os dias há vida,
E fornece-me guarida,
Digamos: Era uma vez...
Uma linda menininha,
Que agora é mulher,
Mas perdeu-se em meninice,
Guria linda que quer,
Novamente ser criança,
Valsa, baile, aquela dança,
Pra quem bom senso tiver.
E na estória infantil,
A verdade é encontrada,
A menina outra vez,
Irá sentir-se amada,
Ainda há “Prinspe e Precesa”,
Reservo-lhe uma surpresa,
Coragem, pois é chegada.
A hora de uma vitória,
Aguardada a tempo tanto,
Que embora desesperaste,
Chegou pra você o encanto,
Sabia eu que chegava,
Mas não forcei, aguardava,
Como quem coloca um manto.
Pra descobri no momento,
Propício, apropriado,
Como quem tem um alimento,
De há muito desejado,
E fica só protelando,
Pro desejo ir aumentando,
Ê coisa do meu agrado.
Tô morrendo de vontade,
De lhe ver, mas fico aqui,
Esperando calmamente,
Não tão calmo, pois eu vi,
Meus nervos à flor da pele,
Que você por mim mais zele,
Que eu mais zele por ti.
Que consigamos zerar,
E começar novamente,
Sem jogar nada em rosto,
Sendo gente inteligente,
Que vive o novo dia,
Gastando a energia,
A vida é daqui pra frente.
21/12/2018 15:03:28 Hs.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com