Seguidores

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

JOÃO VICTOR ARAÚJO

 Por José Mendes Pereira

Meu neto especial João Victor Araújo com pouco mais de 18 anos. 


Felicidade, meu neto João victor Araújo!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTÔNIO ROSA O PERIGOSO IRMÃO ADOTIVO DE LAMPIÃO

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=rFQid3rUhHs&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Conheça um pouco mais sobre o cangaceiro Antônio Rosa irmão adotivo de Lampião.

https://www.youtube.com/watch?fbclid=IwAR2SLkubft3BbA4YYgryulbyva61IffinnS2yO30uySlFLFrE3eR7sJifAE&v=rFQid3rUhHs&feature=youtu.be&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS DO ESCRITOR JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO

 


 



Adquira-os através deste e-amil: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O INFORTUNADO AMOR SERESTEIRO - CONTOS DO CANGAÇO - CANGACEIRO LAMPIÃO

Por Contos do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?fbclid=IwAR2EUwvtpQAHnO8foGoohTMIkp8QG-1gnI9dj3G-vpfjc0bc9ELnMvtqDYo&v=-V8orieSn74&feature=youtu.be&ab_channel=ContosdoCanga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRAS APRISIONADAS

 Por Manchete de 18 de maio de 1935, no jornal “Diário de Noticias” BA.

As cangaceiras Anna à esquerda e Otilia à direita.

A presença de cangaceiras aprisionadas foi uma das marcas do momento. Anna Maria da Conceição, nascida em Jeremoabo, era companheira do cangaceiro "Jurema". Caminhava com Jurema, Juremeira, Beija-Flor e Nevoeiro, quando a volante do sargento Vicente caiu sobre o subgrupo. Foi alvejada com dois tiros de fuzil, que lhe atingiram os braços, sendo capturada.

A outra é a cangaceira Otilia Teixeira Lima, de Poços, e era companheira de "Mariano Laurindo Granja", antes da Rosinha. Adentrou o Cangaço em 1931, depondo que constituíam o bando, naquele momento em que adentrou, Lampeão, Mariano, Zé Bahiano, Pó Corante, Gato, Bananeira, Volta Secca, Maçarico, Cajueiro, Balisa, Cabo Velho, Nevoeiro, Luis Pedro, Virgínio, Suspeita e Medalha, além de Maria Bonita e algumas mulheres que não indicou os nomes.

Deslocava-se, em 1935, junto com Mariano, Criança, Pai Velho e Pau Ferro, quando o subgrupo foi cercado pela volante do sargento Rufino. Cerrada brigada, foi cercada, não conseguindo Mariano romper o seu cerco para libertá-la. Acabou entregando-se.

Este material está no blog Lampião Aceso do pesquisador Kiko Monteiro, que o adquiriu no blog Cangaço na Bahia, administrado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio. 

Já eu o adquiri no Lampião Aceso.

http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Ana%20de%20Jurema

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARQUE DE VAQUJADA/CENTRO BÍBLICO

Clerisvaldo B. Chagas, 24 de fevereiro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.476

No momento em que a Igreja também dá uma pausa nas suas atividades, devido a Pandemia que assola o mundo, passamos defronte ao Centro Bíblico de Santana do Ipanema, notando uma solidão de deserto nas ruas do entorno. Situado no Bairro Camoxinga, mais ou menos por trás do Estádio Arnon de Melo, o lugar, ainda sem habitações, não passava de uma pista de corrida de mourão com o nome de Parque Bela Vista pertencente ao Dr. Dalmário Nepomuceno Gaia. Alguns o chamavam de Parque de Vaquejada, onde a pega de boi na pista divertia o povo. Vendida depois, aquela área de terra passou a ser loteada e atualmente representa uma área residencial bastante concorrida. Foi ali erguido o Centro Bíblico, um lugar de estudos e ações católicas que atingiu o ápice tendo à frente os saudosos senhores José Vieira e José Nogueira, o primeiro, também fundador do Sindicato Rural.

Parte exterior do edifício católico (Foto: B. Chagas)

Sob o comando do padre José Augusto, então, dirigente da Paróquia de São Cristóvão, o movimento bíblico tornou-se uma imensa força católica no município com movimentos produtivos e animados que atraíam multidões. Ali surgiram compositores que revolucionaram com novos cânticos para a Igreja. Após anos a fio de crescimento e vigor, o pároco José Augusto foi comandar outra paróquia na capital alagoana. Os líderes bíblicos citados acima, faleceram, o movimento arrefeceu e, o restante não sabemos contar de certo. Lugar bastante agradável, o Centro Bíblico físico continua de pé e como referência para a região onde se acha implantado.

A área em torno do antigo Parque de Vaquejada, foi valorizada pelas ruas planas, terrenos enxutos e pavimentação em paralelepípedos, mas a existência do Centro, deu atestado final à localidade. Formou-se na área uma pequena elite do poderoso bairro. Entretanto, apesar de bem localizada para moradias, as queixas mais comuns daquela região, é crucial. A chegada da água nas torneiras ainda é um grande problema, notadamente durante o verão.

Dizem que era mais fácil derrubar o boi na faixa, no tempo do Parque Bela Vista, de que chegar água todo dia no lugar onde o gado berrava.

Nem com as rezas poderosas do Centro Bíblico.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/02/parquede-vaqujadacentro-biblico.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEDRO DO CORDEL

 Por Arnaldo Riberio

É hoje! 19H30

Opinião Regional

Com o ator, cantor e palestrante

Pedro Popoff

Te espero lá!

 https://www.facebook.com/groups/1995309800758536/?multi_permalinks=2845277235761784%2C2844607072495467&notif_id=1614101297929526&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MISSA DO VAQUEIRO - EM FLORESTA DO NAVIO(PE) - TOTONHO DO MARMELEIRO REPRESENTA O SÍMBOLO DO VAQUEIRO NORDESTINO.

 Por Verluce Ferraz

https://www.facebook.com/photo?fbid=4063765470328288&set=gm.2843180355971472

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A DEVOÇÃO DE MARIA BONITA

Por Vanessa Campos

A rainha do cangaço, a exemplo de Lampião e do bando, costumava rezar o terço ao amanhecer e ao anoitecer. Quando foi degolada em Angico, Sergipe, os soldados encontraram junto ao corpo, uma medalha de São Jorge, o seu santo protetor Nos anos 30, São Jorge era famoso no Brasil. Ele é considerado o santo dos marginalizados. 

Veja essa história em www.mulheresdocangaco.com.br.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS ROTAS PARA SE CHEGAR À GROTA DO ANGICO-SE..!

 Por Volta Seca

Local da morte de Lampião e mais 10 cangaceiros, além do soldado Adrião. Para se chegar á Grota, temos vária alternativas.

1º) Pega-se um barco em Piranhas-AL, e,desce pelo Rio São Francisco, até chegar ao restaurante Angico. Em seguida, caminha-se numa trilha na caatinga, em torno de 800 metros..(veja, esquema)

2º) Outra opção é ir pela cidade de Poço Redondo-SE, ou seja, por cima da Grota, sendo a maioria dos trechos de declive... (Percurso mais longo, em torno de 1200 metros);

3º) Idem, igual a opção nº 1, porém o barco aporta, desta feita, em um outro restaurante, mais adiante, denominado Ecopark ..., seguindo-se uma trilha na caatinga em torno de 1100 metros, até a Grota..

Na FOTO, ABAIXO, (tirada do lado alagoano), Vê-se, o Rio, o restaurante, e trilha indicada pela seta no Restaurante Angico, que foi a trilha que a polícia volante do Tem. João Bezerra fez para dar cabo à Lampião.

Foto: Cortesia Antonio Amaury C. Araujo, com as indicações feita por Voltaseca Volta para esclarecer o tópico,,,,abs.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR!

Por Jorge Luiz

Venho informar a todos o falecimento de Jackeline Medeiros, partiu na tarde de ontem, 23/02 devido a um Câncer.

Convidamos aos amigos é familiares a se fazerem presente no seu velório, logo mais as 9h - 10h no Centro de Velório SBC, em frente ao Cemitério São Sebastião.

Que Jackeline descanse em paz sobre a luz de Jesus Cristo e no acalento dos seus familiares que já se foram.

https://www.facebook.com/photo?fbid=5092881090753298&set=gm.3602698543146883

http://blogdomendesemendes.blogspot.com