Seguidores

domingo, 18 de junho de 2023

VOLANTE DO TENENTE ABDIAS FREIRE DE ANDRADE EM PERSEGUIÇÃO A LAMPIÃO. CIPÓ(BA), 1930.

 Acervo do Beto Klöckner Rueda

 

Fonte:

ABREU, Pedro Vergne de. Os dramas dolorosos do Nordeste: a luz crúa da verdade. Rio de Janeiro: Typographia do Jornal do Commercio de Rodrigues & C., 1930.

https://www.facebook.com/groups/gpecjp/?multi_permalinks=2509814509182325&notif_id=1687133596825174&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOWARD CARTER E A TUMBA DO REI TUTANCÂMON.

 Por Marcos Schimidt.

"Howard Carter, o cientista que descobriu a tumba dourada do rei Tutancâmon em 1922 DC, senta-se em frente ao caixão do rei Tutancâmon.

Howard Carter (Kensington, 9 de Maio de 1874 – Londres, 2 de Março de 1939) foi um arqueólogo e egiptólogo britânico que ficou conhecido por ter descoberto o túmulo do faraó Tutancâmon no Vale dos Reis, datado do século XIV a.C.

Em 1907 Carter foi contratado por Lorde Carnarvon para supervisionar as escavações que ele financiava no Egito. Estes trabalhos prosseguiram no Vale dos Reis até 1914, quando precisaram ser interrompidos por causa da Primeira Guerra Mundial. Em 1917, as escavações foram retomadas. Porém, depois de vários anos de buscas infrutíferas, em 1922 Carnarvon avisou Carter de que financiaria apenas mais um ano de pesquisas pela tumba que procurava.

Em 4 de novembro de 1922, o grupo de escavação de Carter encontrou os degraus que levavam à tumba. Ele então avisou Carnarvon da descoberta e esperou que ele viesse até o local das escavações. Então, em 26 de novembro de 1922, na presença de Lorde Carnarvon, da filha de Carnarvon e de algumas outras pessoas, Howard Carter abriu uma pequena brecha no canto superior esquerdo da porta de entrada, espaço suficiente para que a luz de uma vela pudesse revelar que muitos tesouros de ouro e marfim estavam intactos. Era uma antecâmara, de onde podia se ver uma promissora porta selada, guardada por duas estátuas sentinelas. Quando Carnarvon lhe perguntou se estava vendo alguma coisa, Carter proferiu sua célebre frase: "Yes, wonderful things" ou "Sim, coisas maravilhosas".

Os meses seguintes foram gastos no inventário de todo o imenso conteúdo desta antecâmara da tumba, sob cuidadosa supervisão das autoridades egípcias, pois apenas em presença delas é que se podia abrir oficialmente uma tumba. O Diretor Geral do Departamento de Antiguidades do Egito, Pierre Lacau supervisionou pessoalmente a atuação da equipe britânica.

Finalmente, em 16 de fevereiro de 1923, Carter pôde abrir a porta selada, descobrindo que ela levava a uma câmara onde o faraó havia sido sepultado. Foi então que descobriram o sarcófago de Tutancâmon. Esta tumba é, de longe, a mais intacta e preservada descoberta em todo o Vale dos Reis, de elevado valor histórico e arqueológico. A imprensa mundial cobriu estes feitos e as reportagens fizeram de Howard Carter uma celebridade.

A exploração da tumba e a catalogação de seus milhares de objetos prosseguiu até 1932."

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6685799551471137&set=a.487161818001639

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO LAVA A HONRA DE SEU IRMÃO JOSÉ FERREIRA

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=sYJYTmKMPDE&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

SEJA MEMBRO, AJUDE O CANAL: APENAS 5 REAIS POR MÊS:    / @historiasdavidareal   #historiasdavidareal #historiasdelampião Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

  Por Gilmar Teixeira

Tá faltando você ler o livro "Quem matou Delmiro Gouveia? " E aí vai ficar lendo o resumo do livro na mídia, saiba tudo da vida desse ícone nordestino e a elucidação dessa misteriosa morte, lendo o nosso livro você vai saber de todos esses detalhes, faça aqui o seu pedido e leve prá casa um pouco de nossa história!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=229535829815439&set=a.123289737106716

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

   Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:



https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com  

ESTEJA SEMPRE COM DEUS

 Por José Di Rosa Maria



https://www.facebook.com/jose.ribamar.3939

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO!

Por Cangaçologia

Em fotografia registrada no ano de 1929 na Fazenda Jaramataia em Gararu no estado de Sergipe.

Devido a reorganização do meu acervo acabei perdendo o nome de quem me cedeu essa imagem, mas caso apareça é só entrar em contato que darei os créditos com o maior prazer.

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal Cangaçologia.

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/permalink/1994556197555348/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BATEU NA MINHA MÃE TEM QUE MORRER Cangaceiro de Lampião

Por Histórias da Vida Real 

https://www.youtube.com/watch?v=GpW02K-lu2A&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal
Clique e mostre o canal de Músicas infantil, os seus filhos vão amar:    • Cantores da Fazen...   SEJA MEMBRO, AJUDE O CANAL: APENAS 5 REAIS POR MÊS:    / @historiasdavidareal   #historiasdavidareal #historiasdelampião Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O RESTAURANTE "UMUARAMA"

Por José Mendes Pereira

No final da década de 60 do século XX  estendendo até o  início da década de 70, um dos restaurantes que mais brilhou em Mossoró foi o "Restaurante Umuarama", de propriedade do senhor Cristóvão Frota, um dos empresários de Mossoró. 

Kinino um dos maiores empresários de Mossoró (já falecido), José Frota e Cristóvão Frota (também já falecido) – Rio de Janeiro – 1965 - Fonte da foto: Lindomarcos Faustino 

O Restaurante "Umuarama" funcionava no centro da cidade, em uma das esquinas da Rua Coronel Vicente Saboia,  com o cruzamento da Rua Alfredo Fernandes.

 Casamento de Noguchi Rosado/Neide - Amélia, Cristovam Frota, a garotinha Roberta Cláudia, Padre Huberto Brueing - 17/12/1970 - http://www.azougue.org/conteudo/dobumba34.htm

Lá era onde estava a "nata" mossoroense e o sujeito poderia encontrar bebendo, almoçando, uma boa parte dos ricaços da cidade como: Jorge Pinto, proprietário do Cine Pax, José Morais, da Casa Morais, Vilmar Pereira - representante da VASP, Renato Costa - proprietário da Rádio Difusora de Mossoró, Paulo Gutemberg de Noronha Costa - proprietário dos cinemas: Caiçara, Jandaia e Miramar de Areia Branca, José Genildo de Miranda - diretor artístico da Rádio Difusora, Hugo Pinto - proprietário da Casa Pinto, Antonio Simão - proprietário da Super Loja Mossoró, Paulo Costa - proprietário da "Loja Comodoro" e outros tantos, além dos políticos e autoridades mossoroenses que frequentavam o restaurante.  

Restaurante Umuarama - 1966 - http://www.azougue.org/conteudo/dobumba34.htm

Este restaurante durou por muitos anos, só deixando de funcionar no final dos anos 70, quando o proprietário Cristóvão Frota resolveu mudar de ramo, e juntamente com o seu filho, o engenheiro Cristóvão Frota Júnior,  criaram a empresa "Sequip" e passaram a prestar serviços à Petrobras.

José Frota, Josivan, Cristovam Frota e Kinino – 1965 -  Lembrando que esta foto possivelmente foi feita no Rio de Janeiro, devido a mesma camisa que o José Frota usa na foto acima, quando estava no Rio de Janeiro - Fonte da foto: Lindomarcos Faustino 

O Restaurante "Umuarama" foi um dos maiores restaurantes de Mossoró, e muito colaborou com o desenvolvimento da cidade, dando empregos para garçons, garçonetes, e outros mais...

Quem viveu  estas décadas em Mossoró, sabe muito bem aonde o "Restaurante Umuarama" funcionava, e que o movimento de pessoas importantes no ambiente era diariamente, entendendo-se até altas horas da noite.

Minhas simples histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém. Deixa-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMENDA CARIRI CANGAÇO CONCEDIDA A SBEC ; MÉRITO CULTURAL DO SERTÃO.

 Por Manoel Severo

Conselheiros Cariri Cangaço; Bismarck Oliveira, Juliana Pereira e Kydelmir Dantas e a entrega ao presidente da SBEC , Lemuel Rodrigues.

Noite de Abertura do Fórum do Cangaço da SBEC em Mossoró ; Diálogos Paulo Gastão recebe em grande estilo o Cariri Cangaço.

Teatro Lauro Monte , 09 de junho de 2023




 https://www.facebook.com/manoelsevero

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIAS DOS SONS DO MEU TEMPO

Por José Cícero Silva

Ainda soa até hoje em meus ouvidos o som característico do motor da vespa de seu Renato, como igualmente, o barulho da rural de João de Quina, Papaleu e Paizim, em relação ao ronco da Mercedes de seu Morzart dirigida por Pinguim e o som diferenciado do jeep de Dorzim, da de Nezim e de Percival.

Como ainda, do prefixo da difusora de Juarez, a voz do Cariri a se espalhar pelas cornetas da praça, das portas dos mercados. As batidas do sino da matriz, da estação, a sirene da Colinis... A sineta do grupo escolar, do ginásio e o apito do trem da feira nas indas e vindas lá do Crato . Lembro-me ainda, do canto dos pavões de Antonio Linard e do barulho da roleta do jogo de Chico Luiz, como da catraca da bicicleta Monark de Pecador e Irinaldo.

E eram tão conhecidos estes ruídos diários do meu tempo de menino, muito mais que o chiado de penico e o cantar dos grilos do quintal de casa... Como também, o som do motor do chafariz de Zé Maquinista, do Opala de dr. Rildo, a picap de seu Murilo e do caminhão "mixto" de Pedro Esmeraldo. Do velho rádio da bodega de Galego Brás e de Nair, da buladeira de pilar arroz de seu Pedro, da máquina de costura de Zé Leôncio, Odilon, Zé Zungueta e de Almir. Como do Fusca de Ari e Zé Wilson, ao caminhão de Zé Arnour, Nego Duzentos, Alcy e o maverick de seu Horácio. Recordo também da zuada estridente e inesquecível do eixo de pau roliço do carro-de-boi do velho povoado carregando lenha dos matos para os engenhos de cana de Antônio Argeu, seu Aparício Joaca Rolim, seu Novaes, pedro da Cruz e seu Osvaldo. Da difusora Guararapes, das festas do clube, das risadas de seu Rubens, do trem a deslizar sobre os trilhos, da banda de Gilvan Duarte e das músicas que tocavam nos antigos parques. Além do violão melodioso de Almir Sampaio do afinado cavaquin de seu Zezim Martins. Como também da canção de Bilora e seu Horácio, do som da mutuca no tabuleiro, das sinucas de Julião, das batidas de seu Oscar flandeiro, dos fogos da capela e das bombas de São João. Da algazarra dos meninos antes da escola e dos dias de eleição. Das aulas de Angelita e dona Dory. Dos gols no 'Dantão' de Raimundo Pio, de Betim, de Felipe e de Canquim. Da venda das frutas de Cecy, das quedas d'aguas da Cachoeira, das moendas da garapeira de seu Lu e Bibi e da fala calma nos contando estorias, do saudoso Chico de Oli.

https://www.facebook.com/josecicero.silva.33/posts/pfbid02hyh2U9M5BDkwMrhz1YMYBPhfBwXD3LhXxx9bfhPoA87kCtqWQEQkgnMmof4xebqrl?comment_id=276600574941843&reply_comment_id=214061214868476

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ABERTURA DO FÓRUM DO CANGAÇO DA SBEC EM MOSSORÓ.

 Por Manoel Severo

Noite de Abertura do Fórum do Cangaço da SBEC em Mossoró ; Diálogos Paulo Gastão recebe em grande estilo o Cariri Cangaço.

Teatro Lauro Monte , 09 de junho de 2023





https://www.facebook.com/manoelsevero

http://blogdomendesemendes.blogspot.com