Seguidores

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

HÁ 41 ANOS MULHER DE AURORA FOI CONDECORADA COM O TÍTULO DE 'HEROINA" PELA RFFSA.

 Por José Cícero


Há quarenta e um anos as páginas do jornal O Povo estampavam a inédita notícia de que a rede ferroviária federal(Rffsa) hoje extinta prestava homenagem a uma agricultora aurorense residente no sítio Santa Cruz em solenidade ocorrida na sede da superintendência da empresa em Fortaleza. Tal ato marcava o encerramento da semana de prevenção de acidentes ferroviários.

A Notícia: A senhora Maria Timóteo (dona Mariinha) na época com 62 anos de idade(foto) recebeu a comenda das mãos do dr. Mário Picanço, superintendente da Rffsa.

A mesma foi condecorada diante de autoridades e demais convidados da Rffsa com o título de "Heroína" por ela ter evitado um desastre com o antigo trem de passageiros, doze dias antes da referida homenagem.

O fato: Ela conseguiu alertar e parar o comboio scp-2 que vinha lotado de passageiros desde a cidade do Crato com destino à capital. Evitando assim, um possível desastre.

Era uma tarde nublada do dia 17 de maio de 1981. Muitas chuvas tinhas sido registradas desde a madrugada em todo o Cariri e principalmente em Aurora. Dona Mariinha estava em sua roça próximo de casa quando ouviu um grande estrondo. De início imaginou que poderia se tratar da parede do açude que havia se rompido. Mas não. Pois logo constatou que parte do paredão de pedras do corte grande da linha havia desmoronado bem na altura do km 525. Argila, areia e pedras se precipitaram sobre os trilhos interrompendo a passagem. Localizado quase na curva era praticamente impossível o desmoronamento ser visto a tempo pelo maquinista.

Faltavam cerca de quinze minutos para à passagem do trem no local. Os motores das máquinas vinham fumegando já depois da estação de Ingazeiras.

Não fosse a iniciativa de dona Mariinha o choque teria sido realmente inevitável. A mesma ainda tentou remover alguns blocos de pedras junto com seu filho José Lopes, porém eram pesadas demais as rochas. Correu para casa e em seguida retornou com um vestido vermelho da sua filha. Pos o numa vara e sobre o barranco, à margem da linha começou a acenar. O maquinista parou a locomotiva e logo foi informado da situação. Todos os passageiros e a tripulação lhe agradeceram pela grandeza da sua ação.

Indagada sobre sua iniciativa ela sempre dizia ter tido uma intuição por conta do padre Cícero da qual era devota.

Ainda, a seu pedido a superintendência da Rffsa empregou seu filho na linha de ferro, onde hoje é aposentado.

Mais uma boa história que ouvi contar.

Prof. José Cícero

foto: arquivo jornal O Povo.

 https://www.facebook.com/josecicero.silva.33/posts/10220608563865704?notif_id=1642708672606455&notif_t=feedback_reaction_generic_tagged&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A "CAÇADA" E O ENCONTRO DOS EX-CANGACEIROS DO BANDO DE LAMPIÃO. PARTE I.

 Por Cangaçologia.

https://www.youtube.com/watch?v=tJELQbzc23E&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Como o próprio título já diz, nesse documentário falaremos a respeito do grande encontro de ex-cangaceiros que ocorreu no final da década de 1960 na cidade de São Paulo e que foi promovido pela historiadora Maria Christina Russi da Matta Machado com o apoio do jornalista e escritor Humberto Mesquita e sobre todo os esforços empreendidos para tirar da "toca" vários antigos companheiros de Lampião.

Um encontro de remanescentes da época do cangaço que foi um divisor de águas ao que se refere aos estudos e pesquisas a respeito do fenômeno cangaço e que contou a presença de vários ex-cangaceiros (as)a exemplo de Zé Sereno (José Ribeiro Filho), Balão II (Guilherme Alves dos Santos), Criança III (João Alves da Silva / Vitor Rodrigues Lima), Marinheiro, Ângelo Roque o Labareda e das ex-cangaceiras Sila (Hermecília Brás São Mateus / Ilda Ribeiro de Souza) e Dadá (Sérgia Ribeiro da Silva), além da presença de Expedita Ferreira, filha do casal Lampião e Maria Bonita) e de um suposto cangaceiro Pitombeira que causou desconfiança entre os demais presentes no evento.

Sem mais delongas... vamos ao vídeo. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FIM DO CANGACEIRO ANTONIO ROSA TRAÍDO PELO PROPRIO IRMÃO

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=afmB_kp41W4&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

O FIM DO CANGACEIRO ANTONIO ROSA TRAÍDO PELO PROPRIO IRMÃO

No início do ano de 1924 Antonio Rosa Ventura entrou no povoado de “São João do Barro Vermelho”, e através de conversa com um cidadão que tinha como nome "Constantino", este que era dono de uma bela arma, que para sua infelicidade, o Antonio Rosa Ventura desejou possuí-la. Mas o Constantino não tinha interesse de desfazer daquela arma, e mais tarde, com interesse de ficar com ela, Antonio Rosa assassinou o Constantino. Ciente da morte que fizera Antonio Rosa deu no pé em busca de abrigo no Estado da Paraíba, e lá, novamente como antes, juntou-se aos irmãos Livino Ferreira e Lampião.

O certo é que, corria um boato em boca miúda que a população de “São João do Barro Vermelho” bem armada, aguardava um dia o rei do cangaço entrar na localidade em visitas a amigos do vilarejo, inclusive sua comadre dona Especiosa, seria atacado pelos parentes do morto. Mas o rei Lampião que sabia muito bem conquistar amigos, tomou logo conhecimento, que a família do Constantino estava querendo se vingar de Antonio Rosa Ventura, pela morte do seu parente.

À noite vinha chegando, e o cangaceiro Antonio Rosa Ventura foi em busca de um lugar para se deitar. E ali mesmo, na varanda da casa, levou o punho da rede para colocar no armador. Livino Ferreira da Silva e um dos cabras chamado Enéas, por uma janela que dava acesso à varanda da casa, apertaram os gatilhos das suas armas, banhando de munições as costas do velho parceiro e irmão de criação dos Ferreiras, porque fora criado pelos pais de Lampião. Antonio Rosa Ventura caiu sobre o chão sem soltar um só gemido.

No dia seguinte, pela manhã, o valente cangaceiro Antonio Rosa Ventura foi sepultado pela vizinhança, a umas vinte braças de distância da casa em que morrera.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEGREDOS INÉDITOS DO CHAPÉU DE LAMPIÃO | CNL | 933

Por O Cangaço na Literatura 

https://www.youtube.com/watch?v=s3o4Q6pmgjI&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

VEJAM ESTE PROGRAMA https://youtu.be/yol94U3fAPg

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÚNICA ENTREVISTA COM O TENENTE ARLINDO ROCHA COMBATENDO LAMPIÃO

 Por História da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=yRT9EIxKRdQ&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

Única Entrevista com o Tenente Arlindo Rocha Combatendo Lampião, Tenente conta seus enfrentamentos com Lampião o rei do cangaço, fala do seu crescimento na polícia volante, dos combates com os cangaceiros, do perigos, da fome. Conta como sobreviveu depois que foi atingido com uma bala na boca, que dizem ter saído do rifle de Lampião, e que fez uma cicatriz eterna pra o sargento Arlindo Rocha... e dificuldades na mastigação. SEJA MEMBRO, AJUDE O CANAL: APENAS 5 REAIS POR MÊS: https://www.youtube.com/channel/UCD8q... #historiasdavidareal #historiasdelampião Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ENFRENTA PEDRO XAVIER NO COMBATE DA FAZENDA IPUEIRAS EM SERRITA-PE

 Por Nordeste Fantástico

https://www.youtube.com/watch?v=E-mMW7jcSCg&ab_channel=NordesteFant%C3%A1stico

O vídeo conta a história do épico encontro de Lampião e bando com Pedro Xavier e Família na Fazenda Ipueiras, Serrita-PE. #história #cangaço #serrita #pernambuco #Lampião O canal trás para os inscritos, histórias de um passado cheio de batalhas no sertão nordestino e casos e causos de personalidades nordestinas que marcaram o imaginário popular. - Conteúdo histórico Nordestino - Conteúdo educativo para aulas de História - Conteúdo pode ser usado no Enem - Conteúdo pode ser usado no Encceja - Material com conteúdo de resgate da história do Nordeste - Conteúdo de Literatura Nordestina

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COITO NA BEIRA DO VELHO CHICO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=zoWqKWVCKjo&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com Visita que fizemos à Fazenda Borda da Mata, local que Lampião e seus homens visitaram muitas vezes. Link desse vídeo: https://youtu.be/zoWqKWVCKjo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TIROTEIO NA FAZENDA ALGODÃOZINHO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=SKCQCPhFBpo&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com

Alagadiço - Frei Paulo (SE) - Dezembro-2021 - Rio Salgado e o banho das cangaceiras - Local da morte de Neném - Arame farpado na Fazenda Algodãozinho Link desse vídeo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MISSÃO DE LUIZ PEDRO EM ALAGADIÇO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=cx0ZOhCmpNE&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com Alagadiço - Frei Paulo (SE) - Dezembro-2021 - Toca da Onça, coito dos cangaceiros - Missão de Luiz Pedro em Alagadiço - Sila, novata no bando Link desse vídeo: https://youtu.be/cx0ZOhCmpNE

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IRMÃO DE LAMPIÃO EM PROPIÁ

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=WtH8x10DD-8&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com - Os casarões de Propriá que tem ligação com a história do Brasil e a história do cangaço - Algumas curiosidades sobre João Ferreira, irmão de Lampião, que morou em Propriá Link desse vídeo: https://youtu.be/WtH8x10DD-8

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS CORTAM A ORELHA DE ZÉ DO PAPEL

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=GbD6VL3RgBk&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com - Vera Lúcia, filha de Zé do Papel, que teve a orelha cortada pelos cangaceiros, diz como esse fato aconteceu, pois ouviu direto do seu pai. - Na época Aquidabã pertencia a Propriá Link desse vídeo: https://youtu.be/GbD6VL3RgBk

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO NO CEARÁ - CASA EM QUE LAMPIÃO PERNOITOU ANTES DA CHEGADA AO JUAZEIRO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=Bwzea0mhEj0&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Localizada no Sítio Baião no município cearense de Jati a antiga casa que no passado pertenceu ao coronel Né Pereira (Manoel Pereira da Silva) foi onde Lampião e seus comandados pernoitaram na noite de 01 de março de 1926, quando se dirigiam à cidade de Juazeiro do Norte/CE, onde se incorporariam nos Batalhões patrióticos que foram formados para combater a Coluna Prestes-Miguel Costa. Lampião e seu bando adentram em Juazeiro no dia 04 de março de 1926 e no dia 12 seguinte o cangaceiro-mor recebe a polêmica patente de capitão dos Batalhões Patrióticos, uniformes, dinheiro e munições e logo partem em busca dos revoltosos. Chegando em Pernambuco Lampião é recebido à bala pelos antigos inimigos e diante do não reconhecimento de sua "patente", resolve voltar à velha vida criminosa de outrora. Dessa vez com potente armamento (Fuzis), dinheiro e vasta munição. A partir de então o sertão nordestino jamais seria o mesmo. Conheceriam uma onda de mortes e terror jamais presenciada na história cangaceira. Mas... essa já é uma outra história que abordaremos em outros vídeos do nosso canal. Grande abraço, Cabroeira! Geraldo Antônio de Souza Júnior.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com