Seguidores

sábado, 14 de março de 2020

JOÃO DE SOUSA LIMA



João De Sousa Lima; nasceu em São José do Egito, Pernambuco, no dia 20 de dezembro de 1964. Chegou a Paulo Afonso em janeiro de 1970, com poucos anos de nascido e tornou-se filho adotivo das doces e amáveis terras baianas. É filho de Raimundo José de Lima e Rosália de Sousa Lima. Tem três irmãos: José de Sousa Lima, Manuel José de Lima e Maria Bernadete Lima Santos. Pai de duas princesas: Stéfany da Silva Sousa Lima e Letícia da Silva Sousa Lima. Serviu ao Exército Brasileiro em 1983, na 1ª Cia. de Infantaria, em Paulo Afonso, Soldado “Sousa Lima”, nº 145, do 2º Pelotão de Fuzileiros. Em 2016 foi Agraciado com o Título de Amigo da 1ª Companhia de Infantaria pelo Major Barroso Magno e com o Diploma de Amigo da 6ª Região Militar, pelo General Joarez Alves. Em 2016 foi agraciado por unanimidade pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão de Paulo Afonso. Em 2019 recebeu o Título de Cidadão Honorário de Piranhas, pelo Decreto Legislativo 002/2019. Licenciado em História e Escritor, hoje autor de 20 livros. É Conselheiro Cariri Cangaço e Presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2020.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VIDA E MORTE DE ISAÍAS ARRUDA Sangue dos Paulinos, abrigo de Lampião


Não deixa de adquir esta obra através do professor Pereira lá em Cajazeiras no Estado da Paraíba. Preço e envio a combinar. 

Peça através des e-mail: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MOSSORÓ E O FUSQUINHA


Por Edvaldo Morais

Nos anos sessenta, a linha de produção do carro mais popular da empresa alemã, Volkswagen, batia todos os recordes de fabricação no mundo todo, desde sua criação nos anos 30. 

O Posto Cinco, localizado na Praça Rodolfo Fernandes, em frente ao cinema Pax/Mossoró (foto do acervo do saudoso Caby Costa Lima), tinha sua frota de Taxi formada praticamente por fuscas. 

Nas ruas da cidade era intensa a circulação do veículo, também com placas particulares. Em 1996 o fusca começou a sair de linha, depois de rodar por três gerações. 

Nestes últimos anos, algumas unidades foram produzidas em séries especiais, sendo a última em 2019. No início deste ano, a Volkswagen anunciou que, definitivamente, foi encerrada a era fusca. 

Neste registro fotográfico, observamos, junto com o Posto Cinco, o Pavilhão Vitória, Farmácia Medeiros, Lojas Paulistas (por trás da árvore), Casa Santo Antônio (depois Di Ron Pop) e, na esquina, a Sorveteria Suiça. Velhos tempos, belos dias.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MACÁRIO GOMES DE SÁ

Por Giovane Gomes

Macário Gomes de Sá , grande latifundiário da região de Floresta - PE. Sequestrado por Lampião em 1930, hoje ainda guardamos , cartas , documentos , fotos e outros objetos do tempo do Cangaço. Fez de sua fazenda um entre posto para atravessar as volantes Nazarenas e outras para perseguir Lampião na Bahia.


Meu bisavô paterno



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A INOCÊNCIA MORTAL DOS ALMOCREVES.


Por João Filho de Paula Pessoa

Por volta de 1926, o cangaceiro Sabino Gomes passava pelo sertão de Pernambuco, sem Lampião que estava em outra viajem, e encontrou com um pequeno comboio de animais de carga, conduzido por cinco almocreves, todos familiares. Sabino com sua tropa os abordou em busca de comida e mantimentos. Os almocreves diante daquela tropa, perguntaram com quem estavam tratando, momento em que Sabino respondeu que eram da força do governo. Os almocreves aliviaram-se e passaram a atender e servir a tropa com atenção. Enquanto o bando recebia o que queria e precisavam Sabino dialogava com os viajantes, com perguntas capciosas sobre cangaceiros e Lampião. 

Os Almocreves, certos de que tratavam com uma volante da força policial disseram-se aliviados em ter encontrado a força policial e não cangaceiros e teceram alguns comentários não elogiosos a Lampião, talvez querendo agradar aos “policiais” e incorrendo no que esperava o malvado Sabino, que neste momento, os surpreendeu, sinistramente, dizendo que eles acabaram de assinar suas sentenças de morte pois ele era Sabino Gomes tenente de Lampião. 

Os pobres trabalhadores da almocrevia se aterrorizaram e em pânico tentaram se desculpar e justificar seus comentários. Mas em vão, pois o cruel Sabino os enfileirou numa linha de fuzilamento, matando-os sumariamente e covardemente a tiros de fuzil. Após soltaram e espantaram os burros que passaram a vagar sem destino nas matas do sertão, abandonando os corpos daqueles viajantes aos cuidados da natureza e seguiram viagem. 

João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 06/03/2020.


htrtp://blogdomendesemendes.blogspot.com