Seguidores

sexta-feira, 28 de junho de 2019

MONSTREGO NAS BR

Clerisvaldo B. Chagas, 27 de junho de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.134

SILHUETA ESTILIZADA. (FOTO: B. CHAGAS).
Todos eleitores esperam do seu candidato eleito, tino administrativo apurado. Prefeito, governador, presidente, estão – pelo menos no início – como esperança de um trabalho profícuo sem desculpas amarelas... Esfarrapadas. Obra iniciada e não concluída só atrai o que não presta, tanto para o povo quanto para o gestor. As inúmeras carradas de pragas e palavrões devem mexer muito negativamente na espiritualidade e na política do alvo das multidões. Pragas e xingamentos não podem trazer o que é bom. Um viaduto que seria de anel viário, trevo, passagem ou outro nome qualquer, enganchou no meio da BR-101 e BR-316 no trecho São Miguel dos Campos – Rio Largo; Pilar – Atalaia. Levantado pedaço do viaduto, obra parada e longos anos pousando no equívoco humano.
Ah, essas obras inacabadas que não levam a lugar nenhum, são muito parecidas com o destino enigmático de muita gente. Calculamos em mais de dez anos a resistência do monstrengo no mostruário em terras alagoanas. Quantas e quantas piadas e palavrões ouvimos dos motoristas que trafegam por ali! Havia muitas comparações com o asfaltamento do povoado Carié – Inajá, com enrolamento de mais de 40 anos e a conversa fiada do trevo da Polícia Rodoviária. A primeira já foi realizada. A segunda, em Maceió, finalmente está em pleno vapor e se desenha como obra de fato magnífica. Vai ser aliada da nova entrada Satuba/Maceió, antes imunda e hoje transformada em jardim.
Bem, para os longevos e pacientes cidadãos, parece que a coisa vai. Quem trafega no trecho na antiga presepada começa a
ver movimento de máquinas e operários no local, dando nítida impressão que mexeram nos pauzinhos. Assim, passamos no ponto mais de uma vez e aproveitamos para fotografar, mesmo em hora inconveniente. Pelo menos mostra a silhueta do bicho de concreto. E se o negócio dos novos dirigentes é desenterrar cabeças de burros, que assim seja. As três obras citadas são valorosas e representam ao final, desenvolvimento e segurança nas estradas que cortam o nosso estado.
Na realidade, existem os coveiros de cabeças e os desenterradores de muares.
Xô!.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"O PATRIARCA: CRISPIM PEREIRA DE ARAÚJO, IOIÔ MAROTO".


O livro "O Patriarca: Crispim Pereira de Araújo, Ioiô Maroto" de Venício Feitosa Neves será lançado em no próximo dia 4 de setembro as 20h durante o Encontro da Família Pereira em Serra Talhada.

A obra traz um conteúdo bem fundamentado de Genealogia da família Pereira do Pajeú e parte da família Feitosa dos Inhamuns.

Mas vem também, recheado de informações de Cangaço, Coronelismo, História local dos municípios de Serra Talhada, São José do Belmonte, São Francisco, Bom Nome, entre outros) e a tão badalada rixa entre Pereira e Carvalho, no vale do Pajeú.

O livro tem 710 páginas. 
Você já pode adquirir este lançamento com o Professor Pereira ao preço de R$ 85,00 (com frete incluso) Contato: franpelima@bol.com.br 
fplima1956@gmail.com

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2016/08/novo-livro-na-praca_31.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAJOR THOMAZ MACIER PINHEIRO POR:JOÃO BOSCO ANDRÉ

O Major Thomaz Macier Pinheiro, foi Interventor de Missão Velha, nomeado pelo Presidente do Estado Dr. José Moreira da Rocha, no dia 10 de maio de 1926, por ocasião da tomada da Prefeitura pelo Cel. Izaias Arruda, a custa de balas no dia 19 de abril de 1926, desapenado do poder o Cel. Zeca Dantas. o Major Thomaz Maciel Pinheiro, governou Missão Velha de 10 de maio a 30 de novembro de 1926, tendo construído neste pequeno espaço de tempo o Curral da Matança, para o abate do gado e outros animais para o consumo da população, ficando o citado curral, localizado no quadrilátero: das ruas Padre Félix (a época Rua do Prado), Desembargador Juvêncio Santana, Travessa Joaquim Freire (por traz do Cariri Clube) e a atual Praça Cel. Francisco Arrais Maia (antiga Praça Nossa Senhora de Fátima). A eleição que elegeu o Cel. Izaias Arruda de Figueiredo (1º Prefeito Constitucional do Município), realizou-se no dia 15 de novembro tendo o mesmo tomado posse no dia 30 de novembro de 1926.

Bosco André, Missão Velha
Conselheiro Cariri Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HISTORIADOR E ESCRITOR JOÃO DE SOUSA LIMA ASSUME A PRESIDÊNCIA DO IGH - INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DE PAULO AFONSO

João de Sousa Lima e Antônio Galdino

Em solenidade bastante concorrida aconteceu na noite da sexta-feira, dia 14 de Junho de 2019, na Casa da Cultura de Paulo Afonso, a posse da nova diretoria do IGH/PA – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso para o biênio 2019/2021.Os novos eleitos, na segunda-feira, 10, foram:Presidente – Historiador e escritor João de Sousa Lima, Vice-presidente – Engenheiro, pesquisador Flávio José Ataíde da Motta, Secretária – Geógrafa Marta Tavares, Tesoureiro – Professor Severino Gilson Peixoto de Oliveira.

Além dos membros do IGH, estiveram presentes à solenidade vários membros da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA e significativa representação da sociedade local. A prefeitura de Paulo Afonso se fez representar pela Sra. Juvandir Tenório (D. Didi), esposa do prefeito Luiz Barbosa de Deus. Pela ALPA, além do seu presidente, Professor e escritor Antônio Galdino da Silva, estavam presentes, João de Sousa Lima, vice-presidente da ALPA e novo presidente do IGH, Socorro Mendonça, Marcos Antônio Lima (que veio de Santa Brígida/Colônia), Roberto Ricardo (fundador do IGH), Edson Barreto e Luiz Rubem.

Na mesa de honra estavam o presidente do IGH, Professor Severino Gilson, D. Juvandir Tenório, o Tenente Coronel Cardoso, da 1ª Cia de Infantaria, o presidente da ALPA, o advogado Isac Oliveira e o Professor, ex-deputado federal e ex-padre Manoel Alcides Modesto Coelho.No auditório da Casa da Cultura, membros do IGH e amigos e familiares dos novos diretores do IGH-PA. Os eleitos prestaram o juramento de posse e, em seus discursos disseram do desejo e continuar o trabalho de resgate e preservação da história de Paulo Afonso.


João de Sousa Lima falou de sua luta incansável na busca de informações preciosas sobre a história do cangaço na região, tema de 8 dos seus livros e outros fatos históricos e agradeceu “pela acolhida que esta cidade me deu e à minha família desde que aqui cheguei, com 10 anos de idade e a Câmara já me fez Cidadão deste município. Hoje é dia de muita emoção, por ter recebido os votos dos colegas do IGH para representá-los nessa importante instituição cultural e por ver aqui, grandes amigos, prestigiando essa minha posse à frente do IGH. Estaremos todos dedicados a continuar essa caminhada, valorizando a cultura e a história de Paulo Afonso”. 

A solenidade de posse da nova diretoria do IGH teve ainda o brilho da poesia criada e apresentada pelo poeta Robson, de Jeremoabo “mas apaixonado por Paulo Afonso”, feita especialmente para este evento, em homenagem a João de Sousa Lima e a boa música Raffael di Oliveira, do Projeto Arte em Cena da Secretaria de Cultura da Prefeitura e a participação de um dos seus melhores alunos, Guilherme Marques. A convite do novo presidente do IGH, a solenidade foi conduzida por Paulo Roberto.

Antônio Galdino - Fotos: Negrito Alcântara
Fonte: joaodesousalima.blogspot.com  

http://variricangaco.blogspot.com

O INESQUECÍVEL CREPÚSCULO MATUTO NO SERTÃO DO CEARA: CARIRI CANGAÇO QUIXERAMOBIM

o
O Pôr do sol é o momento em que o astro rei se oculta no horizonte na direção oeste; sendo o inicio da noite; sem dúvidas um dos mais fantásticos espetáculos da natureza: Crepúsculo ! Desta vez o sertão central cearense no extraordinário "Salva Vidas" de Quixeramobim, foi responsável por um dos momentos marcantes do Cariri Cangaço 2019. Sob as bençãos de Nossa Senhora das Graças, a capelinha do Salva Vidas testemunhou um dos momentos mais sublimes de toda a programação do Cariri Cangaço cearense.
o
Manoel Serafim, Manoel Severo e Louro Teles 
Ingrid Rebouças
o
Antes mesmo da programação literária, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um dos cenários mais bonitos do interior do Ceará. Ali no meio da caatinga brava do sertão central se erguem os magníficos monólitos do Salva Vidas, emoldurando e margeando o açude de mesmo nome, região para onde afluem artistas, fotógrafos, poetas e os mais variados apaixonados pela natureza. Ali aconteceu o final de tarde da programação do Cariri Cangaço Quixeramobim em seu segundo dia, 25 de maio.
o
 Louro Teles
 Maria Oliveira, Ingrid Rebouças e Rai Arts
o
Um monólito ou monolito é uma estrutura geológica, como uma montanha, por exemplo, constituído por uma única e maciça pedra ou rocha, ou um único pedaço de rocha colocado como tal. A palavra deriva do latim monolithus que deriva da palavra grega μονόλιθος (Monólithos), que por sua vez é derivada de μόνος ("um" ou "único") e λίθος ("pedra"), ou seja, significa "pedra única". Os monólitos geológicos são, geralmente, resultado da erosão que normalmente expõe essas formações, que são na maioria das vezes feita de rochas muito duras de origem metamórficas ou ígneas. São geralmente um grande bloco único de rocha exposto no terreno, homogêneo e sem fraturas, de dimensões decamétricas em geral ou maiores e, muitas vezes, associados a campos de matacões(boulders) que são de dimensões métricas.
O Salva Vidas sob o olhar de Ingrid Rebouças

O sol já havia partido quando os convidados do Cariri Cangaço, no "patamar " da capela de Nossa Senhora das Graças, acompanharam o lançamento do livro "O Cinema dos Fósseis" do poeta, escritor,  dramaturgo e compositor cearense Alan Mendonça. Com mediação e debates a cargo dos escritores Bruno Paulino e Renato Pessoa, o momento contou com a apresentação da obra e do trabalho do autor que completa quase 20 anos de produção artística.
o
 Capela de Nossa Senhora das Graças e o Crepúsculo sertanejo no Cariri Cangaço.
o
"De forma inédita o Cariri Cangaço abre espaço para a mais festejada manifestação da nova poesia cearense, ter em nossa programação a presença dos grandes poetas da nova geração cearense é um privilégio. Alan Mendonça é uma dessas pessoas que se guarda no coração; não só pelos inegáveis, talento e obra, mas acima de tudo pela grande figura humana que é, e a seu lado duas pérolas; nossos queridos amigos e não menos talentosos; Bruno Paulino e Renato Pessoa, sem dúvidas um inesquecível crepúsculo de Cariri Cangaço no sertão do Ceará" afirma o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo.
o
Bruno Paulino, Alan Mendonça e Renato Pessoa
o
Por cerca de uma hora os poetas Alan Mendonça, Bruno Paulino e Renato Pessoa discorreram sobre a magia da poesia que nasce da alma verdadeiramente sertaneja e da feliz iniciativa do Cariri Cangaço Quixeramobim.
Foto de Tim Oliveira
Alan Mendonça que já está na estrada há vinte anos, comemora seu talento a partir de uma trajetória cheia de muito trabalho, inspiração, poemas, composições e muita arte. Além dos poemas imortalizados em livros, Alan festeja também muitas composições gravadas por grandes nomes da música cearense, como Mona Gadelha, Calé Alencar e Fernando Rosa, numa autentica festa do talento e da arte cearense. O lançamento de “O cinema dos fósseis”, apresenta um "Alan Mendonça de estética minimalista, breve  e em forte diálogo com o imagético por meio de ilustrações de diversos artistas plásticos, entre eles:Descartes Gadelha, Rafael Limaverde e Fernanda Meireles."
Ainda sobre a obra: "O livro – sexto de poesia assinado por Alan e saído pela Editora Radiadora – tem prefácio assinado pelos escritores Carlos Vazconcelos e Kelsen Bravos e adentra o universo da intimidade humana, priorizando, nesse percursos, detalhes de medo, esperança, festa e vazio. O resultado é uma intrigante combinação de gritos e silêncios, na mesma medida." comenta o jornalista do Diário do Nordeste, Diego Barbosa. 

A Praça da Matriz em festa para o Boemidade e o Cariri Cangaço
Fracine Maria, Manoel Severo, Rodrigo Honorato e Francivaldo Romão
 Bruno Paulino, Manoel Severo e Goreth Pimentel
Ana Lúcia, Elane e Archimedes Marques e Lívio Ferraz
Pedro Igor, Manoel Severo e Louro Teles


O final do segundo dia de Cariri Cangaço Quixeramobim ainda reservava mais surpresas no campo da poesia e da música. Na praça principal de Quixeramobim o Cariri Cangaço foi recepcionado pelo Grupo "Boemidade" composto por compositores, interpretes e músicos locais que perpetuam a alma da musica popular brasileira em praça pública. Composições de monstros sagrados da musica brasileira das décadas de 40, 50 e 60  desfilaram por boa parte da noite quando também testemunhamos o último momento da programação Cariri Cangaço para este dia 25 de Maio, o lançamento do festejado e premiado "A Cidade" do escritor e poeta cearense Maílson Furtado, ganhador do Prêmio Jabuti 2018.

Manoel Severo, Mailson Furtado, Bruno Paulino e Renato Pessoa
Francine Maria e Mailson Furtado
Pedro Lucas, Suely, Nair Lima, Coronel Marcelo Leal e Manoel Severo
Manoel Serafim, Lívio Ferraz, Ângela e Luiz Ruben
Arthur Holanda e Ingrid Rebouças

A mesa teve como mediadores os escritores Bruno Paulino e Renato Pessoa que apresentaram a obra festejada de Mailson Furtado e protagonizaram também a apresentação do autor; uma das mais gratas revelações da poesia cearense, filho da cidade de Varjota, na região norte do estado do Ceará; Maílson Furtado, que oportunizou a todos conhecer suas principais referências literárias, sua inspiração e o sentimento ao ganhar um dos mais cobiçados prêmios literários do Brasil, em 2018.

A obra de poesia "à cidade", de Mailson Furtado Viana, foi escolhida como o livro do ano no 60º Prêmio Jabuti. O prêmio foi entregue pela Câmara Brasileira do Livro - CBL, esta que é a mais tradicional premiação literária do país. O autor, Mailson Furtado,  foi escolhido entre os ganhadores de todas as categorias do Jabuti 2018, em cerimônia no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. As categorias do Jabuti estão divididas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Este último contempla ações de incentivo à leitura. Prêmio Jabuti: Eixo -  Literatura tendo como Livro do ano: "à cidade" (Autor Independente), de Mailson Furtado Viana.

Lili Conceição, Manoel Severo e Luana Lira
 Damata João, Abimael e Mucio Procópio
 Cristina Couto e Fatima Lemos
 Luana Lira, Ingrid Rebouças, Manoela e Pedro Barbosa
Pedro Igor, Manoel Severo e Heldemar Garcia

Segundo Dia de Cariri Cangaço Quixeramobim
Capela de Nossa Senhora das Graças, Salva Vidas
Praça da Matriz - Quixeramobim-Ceara
Tarde e Noite de 25 de Maio de 2019
Fotos de Louro Teles e Ingrid Rebouças
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO MATA JOVENTINO:CRIME TRAÇADO NAS TERRAS DE "ÁGUA BRANCA".

Por João de Sousa Lima

Água Branca em Alagoas foi uma das cidades que sofreu a fúria do cangaço. em 1922 Lampião realizou o famoso saque a Baronesa de Água Branca, a senhora Joana Vieira,os povoados Tingui e Alto dos Coelhos era reduto de cangaceiros e viu também as ações violentas do cangaço, onde várias pessoas foram mortas. Um dos capítulos de morte nessas terras aconteceu na Fazenda Riacho Seco, de propriedade de Abel Torres, filho da Baronesa de Água Branca.

O crime aconteceu por consequência de uma fofoca. um rapaz chegou em Água Branca procurando emprego como vaqueiro e falaram que pra trabalhar como vaqueiro estava difícil pois os cangaceiros estavam espalhados por toda região, o rapaz respondeu que para Lampião tinha era um "Parabellun" pra atirar nele, falou isso em um movimentado dia de feira, onde coiteiros andavam vasculhando informações. No mesmo dia Lampião ficou sabendo da afronta do jovem Joventino.

Joventino conseguiu trabalho nas terras de Abel Torres e foi morar na fazenda Riacho Seco, próximo a divisa de Água Branca com Olho Dágua do Casado. nessa fazenda tinha duas casas, residindo em uma delas o senhor Antônio Zezé e em outra morava Joaquim Gomes. Joventino ficou na casa que morava Joaquim Gomes. Lampião ficou sabendo do paradeiro de Joventino e foi com "Pitombeira" (Zacarias Bode), Luiz Pedro e mais dois companheiros. os cinco cangaceiros se aproximaram da casa onde estava Joventino.


Lampião já no terreiro gritou:- Joventino cadê o Parabellun que você tem pra atirar neu? Joventino saiu da casa e quando chegou no alpendre os cangaceiros o pegaram e o rapaz negou sofre o recado desaforado que tinha mandado pra Lampião.- Isso é mentira!!!!  Lampião sem contar conversa atirou no rapaz que já caiu morto, com o corpo do rapaz ensanguentado no chão os cangaceiros entraram na casa, o cangaceiro Pitombeira encontrou o senhor Antônio Laurentino (Lorentino).Lorentino era vaqueiro que tinha os pés aleijados. Pitombeira tinha uma antiga rixa com Antônio Lorentino e viu nesse momento a oportunidade de se vingar.

A intriga entre os dois começou por causa de uma cerca que Pitombeira estava fazendo e invadindo um pedaço do terreno do patrão de Lorentino, na fazenda do Talhado, o proprietário Abel Torres empatou de Pitombeira fazer a cerca e ai criou-se uma intriga entre o futuro cangaceiro e o vaqueiro. Pitombeira e outros cangaceiros seguraram Antônio  Lorentino para matar e nesse momento outro vaqueiro, chamado Mané Egídio se atravessou na frente de Pitombeira e falou:- Esse daqui você não mata não!!! Lampião olhando a cena, sentenciou: - Aqui não se mata ninguém, esse daqui fica pra ir a visar ao patrão pra ele vir enterrar o defunto!


Esse valente vaqueiro Mané Egídio que livrou o amigo da morte certa, mais tarde tronou-se o famoso cangaceiro Barra Nova, um dos bravos homens do grupo de Lampião. Em abril de 2019, eu, Aldiro Gomes, Thomaz Deyvid e Raul Sandes, estivemos nessa fazenda e nas duas casas conhecendo esses dois monumentos que viveram a história do cangaço. Uma saga vivida entre a razão e a violência onde homens pagavam com as vidas por uma simples palavra empenhada, muitas vezes simples palavras jogadas ao vento, sem intenção de se transformar em verdade. tempos difíceis e conturbados. hoje escombros cobrem os sangues do passado e marcam os fatos vivenciados nessas terras.....


CONVITE “atos solenes” ASCRIM da AGE-014/2019” DIA 09.07.2019

1481522002230_PastedImage
  A ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES–ASCRIM, tem a honra de Convidar Vossa Senhoria e Exma. Família para os “atos solenes” ASCRIM da AGE-014/2019”, NO DIA 09.07.2019, INÍCIO 08H00MIN(terça-feira) nas seguintes ordens do dia:
I-SESSÃO CULTURA HISTÓRICA: I FORUM PERMANENTE HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ -fophpm-(2ª ETAPA CONCLUSIVA DEFINIÇÃO MARCO ZERO de mossoró. TESES DOS EXPOSITORES DAVID LEITE DUARTE E MARIA DA CONCEIÇÃO MACIEL FILGUEIRA.
II-SESSÃO INSTITUCIONAL ASCRIM: “LAUREADAS HOMENAGENS, “IN MEMORIAN”, AO DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS, “INSTITUÍDO PATRONO DA ASCRIM”. OUTORGA DE MEDALHAS “ASCRIM/TCM TRIBUTO CULTURA E TELEVISAO DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS”, CHANCELA DA EXMA. PRESIDENTE DA TCM DRA ZILENE CONCEIÇÃO CABRAL FREIRE DE MEDEIROS. PUBLICAÇÃO OFICIAL IMPRESSA DO EDITAL DE FUNDAÇÃO E INSTALAÇÃO DA ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM, CHANCELADO NASTÉLICAS RESOLUÇÕES DA ASCRIM.
III-SESSÃO QUADRO DE HONRA DA INTELECTUALIDADE: LANÇAMENTO “MEMORIAL DO CENTENÁRIO DOS IMORTAIS”, 1º TITULAR RAIMUNDO NONATO CAVALCANTI NUNES/GUARDIÃO DO TÍTULO, Pe. SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS.INDICAÇÃO DR. ELDER HERONILDES DA SILVA-PRESIDENTE DA AMOL.“II SEMANA TRIBUTO CULTURA DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS” e II FESTIVAL DIVERSIDADE CULTURAL ASCRIM-II FDCA ABERTO PARA EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS AUTORAIS, DE 09 A 13.07.2019. 09h40min AS 14h00min.“COMENDA ESTRELA ASCRIM TRIBUTO PRESIDENCIÁVEL”.
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-Presidente da ASCRIM-

EVENTO: 09.07.2019=INÍCIO:08:00HS, no Auditório da Biblioteca Municipal Ney P. Duarte. PRAÇA DA REDENÇÃO JORNALISTA DORIAN JORGE FREIRE–CENTRO, MOSSORÓ(RN).
CONTATOS 84-99150-8664 ou email asescritm@hotmail.com  
P.S.: DETALHES NO EDITAL AGE-014/2019.

CLIC NO LINK ABAIXO PARA LEV/VER O CONVITE. SE NÃO DER CERTO, COPIE O LINK E COLE NA BARRA DE ENDEREÇOS DO NAVEGADOR. OU ABRA O ARQUIVO ANEXO, ONDE SE CONTÉM O MESMO CONVITE.


SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 
- PRESIDENTE DA ASCRIM -
Enviado pela ASCRIM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com