Seguidores

terça-feira, 23 de novembro de 2021

TRILOGIA DO ESCRITOR E PESQUISADOR JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO.

   Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS INVISÍVEIS

 Clerisvaldo B. Chagas, 22 de novembro de 2021 

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano 

Crônica: 2.616

Antes em Santana do Ipanema, havia nas ruas, além de metralha, muitas latinhas de cerveja e garrafas pet de todos os tamanhos. Graças às divulgações nos vários meios sociais ensinando e exemplificando como latinhas e garrafas plásticas são úteis em uma casa, no sítio, nas praças, nas fazendas, que esses tipos de objetos deixaram de surgir como lixo nas ruas da cidade. Mas, graças também aos que compram para a reciclagem e os chamados catadores que descobriram essa fonte de renda com seus pontos certos de entrega. (Santana possui dois). É pena ainda não termos em Santana do Ipanema, uma fábrica de reciclagem o que daria mais emprego, renda e ocupação, porém não podemos regredir na limpeza do meio ambiente, aproveitando o embalo dos catadores que estão nas ruas desde os primeiros raios da manhã.

Catando lixo (foto: G1).

As ruas ficaram completamente limpas. Antes os catadores agiam apenas nas ruas, esporadicamente. Catavam ferro, papelão, latinhas garrafas plásticas. Achamos que, orientados começaram também a atuarem no lixo doméstico deixado às portas para o recolhimento. No início dessa nova atuação, chegavam primeiro do que o gari, abriam as bolsas de lixo, retiravam o que interessavam deixando bagaceira feia. Ultimamente estão mais profissionais. Retiram os objetos dos pacotes do lixo e deixam tudo do mesmo jeito que encontraram, isto é, sem bagunça nenhuma. Muitas pessoas já colocam o lixo para os garis com os objetos de catadores separados: o ferro, o alumínio, a latinha, propriamente dita, e os papelões. Isso, além de mais humano, torna mais prático e melhora a simbiose.

Portanto, uma coisa que parece tão simples e longínqua, está sendo planejada em Santana do Ipanema: a Associação do Catadores. Isso permitirá melhorar os serviços, proteger os profissionais e evoluir, muito embora para a maioria da população esse tipo de serviço, como disse no início, seja invisível. O meio ambiente agradece essas ações dos catadores, mesmo que sejam atividades motivadas pela sobrevivência e não pelo voluntariado social consciente. O importante é a sociedade organizada dignificar o trabalho de homens e mulheres através do oferecimento de orientações, assistência médica, melhores condições para o trabalho e desenvolvimento na cadeia da atividade. Vale salientar que algumas cidades sertanejas já estão bem adiantadas na solução do ciclo dos catadores...

Criaturas de Deus que devem ser olhadas com olhos mais humanos!

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/11/os-invisiveis-clerisvaldo-b.html

http:blogdomendesemendes.blogspot.com

SOBRE O CANGACEIRO "MENINO DE OURO".

Por José Mendes Pereira


Leia o que escreveu o 
Assis Heavy Metal na página de comentários do site a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=fAlawA-m2hE&ab_channel=LenilzaGurgel

"Tirando os falatórios durante a entrevista, parabéns por esse precioso registro. Só uma observação: 

Sérgio Augusto de Souza Dantas

Segundo o escritor Sérgio Augusto de Souza Dantas, o "Menino de Ouro" nem sequer saiu ferido deste frustrado ataque à Mossoró. 

À propósito, esse cangaceiro foi visto durante a estadia do bando em Limoeiro do Norte, CE, e faleceu somente nos anos 90. 

Quem morreu em combate nesta época durante a fuga, além do cangaceiro "Moreno II" (ferido no braço), provavelmente foi o cangaceiro "Dois de Ouro", daí a confusão nos nomes." Abs.

Amigo leitor, conto o que dona "Francisca Tavares" viúva do ex-cangaceiro Asa Branca, me contou sobre o ex-cangaceiro "Menino de Ouro", e a minha filha "Adryanna Karlla" estava presente.  Quem sou eu para dizer que o que ela nos contou, não é verdade?

Gorete Tavares filha do ex-cangaceiro Asa Branca. Dona Francisca da Silva Tavares viúva do Asa Branca que foi a segunda esposa do cangaceiro. Conceição  e uma neta. A foto pertence ao acervo de Gorete Tavares. Ela foi feita em abril de 2017. A família é sempre sorridente.

Dona Francisca da Silva Tavares", que reside em Mossoró, há muitos e muitos anos, certa vez, me falou na sua casa, e minha filha "Adryanna Karlla" estava presente, e ouviu tudo, que o ex-cangaceiro "Menino de Ouro" morou na cidade de Macaíba, no Estado do Rio Grande do Norte, perto da sua residência. 

Ela não nos revelou se o "Menino de Ouro" já estava lá na cidade quando a sua família chegou em Macaíba. Também poderá ter sido um convite do "Asa Branca" ou do "Menino de Ouro" para trabalhar naquela cidade, já que eram amigos desde do tempo do cangaço do velho guerreiro capitão Lampião. 

Sobre convite de um ou do outro morar em Macaíba é uma suposição minha, já que ela não nos revelou quem lá chegou primeiro. Mas ainda farei esta pergunta na minha próxima visita à dona Francisca da Silva Tavares.

Asa Branca nasceu no dia 10 de Janeiro de 1901 e faleceu em Mossoró, no dia 02 de Novembro de 1981, segundo está gravado no seu próprio túmulo.

Ela até agradecia bastante, porque, nesse período de vizinhança, o "Asa Branca" ganhava pouco, e o que recebia, não dava para manter a sua família como deveria ser, e o "Menino de Ouro", que  não tinha família, então, ajudava muito a eles, com feiras e tudo mais, para que criassem os seus filhos, porque, a situação deles não era muito favorável. Se era outro cangaceiro eu não sei. Isso minha filha e eu ouvimos da viúva do "Asa Branca", dona "Francisca da Silva Tavares". 

Dona Francisca é uma senhora já de idade, e completou 84 anos no dia 21 deste mês (novembro) de 2021. Mas a sua idade não atrapalha em suas informações. Sempre lúcida e sorridente.

Alguns leitores perguntam: 

Por que a dona "Francisca da Silva Tavares" ainda é viva, vez que o ex-cangaceiro "Asa Branca" faleceu em 1981, já com a idade bem avançada? 

Mas é fácil entender: Quando dona Francisca fugiu com o ex-cangaceiro "Asa Branca", deixando para trás o marido e uma criança de 7 meses, segundo ela nos relatou, estava com 17 anos de idade apenas, e o "Asa Branca" já passava dos 50 anos. 

Dona Francisca e "Asa Branca" casaram-se em Mossoró, mas o matrimônio aconteceu alguns anos depois que já viviam juntos. O "Asa Branca" é registrado como filho de Portalegre - RN, porque no período de se empregar na antiga FURRN - Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte, em Mossoró - hoje UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, não querendo ir até a sua cidade de origem, Cajazeiras do Rio do Peixe, no Estado da Paraíba, fez o registro em Portalegre. "Asa Branca" era filho de Antonio Luiz e de dona Maria da Conceição. Faleceu de morte natural em Mossoró. Explicado aos amigos leitores.

Leiam esta informação escrita pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior (administrador do grupo O Cangaço).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2016/06/o-caso-do-cangaceiro-menino-de-ouro.html 

Se o site não abrir, leve-o ao google.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIAS DE JOSÉ GURGEL SOBRE HISTÓRIAS DE LAMPIÃO.

 Por Lenilza Gurgel

https://www.youtube.com/watch?v=fAlawA-m2hE&ab_channel=LenilzaGurgel

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO CAMPINA - "AS MULHERES NO CANGAÇO"

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=5yvkifmPvuM&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Palestra de João de Sousa Lima durante o evento Cangaço Campina 2019.

http:blogdomendesemendes.blogspot.com

OS DEPOIMENTOS DE BALÃO E CANSANÇÃO E A SUSPEITA SOBRE ISAIAS ARRUDA.

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=5f3O6JFeDDU&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

DICAS DE LIVROS. Nossa livraria https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre... ✔✔✔Lampião e Maria Bonita: Uma história de amor entre balas https://amzn.to/35cf7Oo ✔✔✔Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3lOxu2K ✔✔✔Um repórter do futuro no bando de Lampião https://amzn.to/2IFptim ✔✔✔O governador do Sertão https://amzn.to/31gcwlv ✔✔✔Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço https://amzn.to/3lVgiZf ✔✔✔Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/3jc56FY ✔✔✔Cangaços https://amzn.to/2H2xQnM ✔✔✔A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/36VCBIC 😊👀CONHEÇA O CANAL ROSINHA VIDA MINHA ACESSANDO O LINK ABAIXO: https://www.youtube.com/channel/UCE32... 😊👀CONHEÇA O CANAL DO Pr. FLÁVIO NERES ACESSANDO O LINK ABAIXO: https://www.youtube.com/channel/UCuM7...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O COMANDANTE DE VOLANTE MAIS PERVERSO QUE JÁ EXISTIU

 Por Nas Pegadas na História

https://www.youtube.com/watch?v=LhOiNgBnv9U&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

Contribua com nosso Canal: PIX 85987703564 LIVROS SOBRE O CANGAÇO ✔✔✔A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/3lWeAXB ✔✔✔O covil do diabo https://amzn.to/3k9jaBx ✔✔✔De olho em lampião https://amzn.to/37i9ukG ✔✔✔Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3lOxu2K ✔✔✔Um repórter do futuro no bando de Lampião https://amzn.to/2IFptim ✔✔✔O governador do Sertão https://amzn.to/31gcwlv ✔✔✔Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço https://amzn.to/3lVgiZf ✔✔✔Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/3jc56FY ✔✔✔Cangaços https://amzn.to/2H2xQnM DICAS DE LIVROS. https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre... CANAIS PARCEIROS: 😊👀 UMA HISTÓRIA PARA A MEMÓRIA https://url.gratis/EKbuum 😊👀 ROSINHA VIDA MINHA: https://www.youtube.com/channel/UCE32... 😊👀 Pr. FLÁVIO NERES : https://www.youtube.com/channel/UCuM7...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A TRAIÇÃO DO CANGACEIRO ESPERANÇA ll

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=8JekP0TFoww&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Seguindo o texto do ilustre escritor e pesquisador João de Sousa Lima, apresento neste vídeo os fotos que levaram o cangaceiro Esperança a deixar o cangaço, usando de traição para com seu companheiro o cangaceiro Cocada.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com