Seguidores

terça-feira, 16 de outubro de 2018

A MORTE DE SINHÁ DAGOMÉLIA

*Rangel Alves da Costa

Ninguém sabe ao certo a idade da velha quando ela deixou de acender o cachimbo e foi chamejar lá no céu. Aquele cheiro forte do cachimbo sendo aceso havia cessado de vez. Fogo na ponta de pau sem mais valia para o fumaçar.
Mesmo em vida, e até bem antes de morrer, difícil demais era imaginar quantos anos poderia ter aquele rosto já petrificado de tanta existência. Já não envelhecia nem murchava mais, apenas existia em si mesma e em suas profundas marcas.
Sinhá Dagomélia, mas será que alguém chorou por ela quando se findou dessa vida? Será que pessoa desse mundo teve a piedade de rezar uma ladainha e acender vela perante a esteira servindo como caixão e por cima do chão? Será que houve caixão defuntesco?
Dizem que um gato chorou. Dizem que o barro batido da parede chorou. Dizem que a velha andorinha da cumeeira também chorou. E o vento soprava choroso. As folhagens pareciam soluçar. Mas será que só?
Uma história muito triste de contar. E só vou contar por que me achei no dever de não deixar apagada de vez a memória de Sinhá Dagomélia. Eu mesmo já passei pela sua porta, bati e matei minha sede. Ainda mordi um pedaço de cocada de frade.
Já viúva desde muito, sempre esquecida por aqueles que fez vir ao mundo, levava seus dias entre as recordações de uma cadeira de balanço rente à janela, a solidão de seu barraco e o vazio de seu quintal.
Apenas um neto, já homem feito, de vez em quando aparecia por lá para saber se ela estava precisando de alguma coisa. Mas sempre voltava levando parte da miúda aposentadoria que a avó recebia. De resto, era uma vida de silêncio e de solidão.


Não tanto silêncio assim, pois quem passava pela janela sempre dizia tê-la ouvida conversando com o seu falecido: “Venha me buscar logo Totonho, venha...”. E repetia e repetia. “Totonho, meu Totonho, venha logo me buscar...”.
Dos olhos desciam lágrimas que faziam o velho rosto brilhar perante a luz entrando pela janela. Mas talvez ela chorasse mais por dentro do que por fora. Assim acontece quando a fonte de dentro é maior que o barreiro de fora.
Um dia, já ao entardecer e depois de repetir mais de dez vezes o pedido ao falecido, de repente ouviu um galope ao longe, e logo o cavalo chegando à sua porta. “Estou pronta, Totonho. Estou pronta!”. A ilusão dos adeuses.
Ali estava e ali mesmo ficou, com apenas a cadeira balançando o corpo sem vida. E balançava e balançava, lentamente balançava. A velha parecia sorrir pela partida. Já tudo no breu da noite, ainda assim dois candeeiros se acenderam sozinhos.
Uma flor foi trazida pelo açoite do vento e colocada sobre o seu peito. O silêncio parecia orar. A porta se abriu e um pedaço de luz se fez de manto àquela morte. A sala se encheu de folhagens tristes. Os bichos do mato chegaram para o último adeus. Mas coisa mais estranha ainda aconteceu.
Ao amanhecer, de repente o corpo da velha havia sumido. Até hoje ninguém sabe dizer o que realmente aconteceu. Mas dizem que um cavalo partiu da porta em disparada e foi sumindo pela estrada.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÉRGIO DANTAS E O ESPETACULAR “LAMPIÃO NA PARAÍBA – NOTAS PARA A HISTÓRIA”

o
Para minha grande satisfação, por ocasião do Cariri Cangaço São José de Belmonte neste último dia 13 de outubro, num sábado pra lá de ensolarado, recebi com muita honra o presente do estimado amigo, pesquisador e escritor Sérgio Dantas, um exemplar de sua mais nova obra - “Lampião na Paraíba – Notas para a História”. Recebendo das mãos de nosso Conselheiro Cariri Cangaço; o maior livreiro de cangaço e nordeste do Brasil; professor Pereira das Cajazeiras na Paraíba,o meu mais profundo sentimento de gratidão ao doutor Sérgio pela gentileza e pela lembrança, avante !!!
o
o
Recorrendo ao brilhante Kiko Monteiro, também Conselheiro Cariri Cangaço em seu sensacional Lampião Aceso...

"O livro ‘Lampião na Paraíba – Notas para a História’ não foi concebido com a intenção de se tornar uma obra revolucionária. O objetivo do autor foi apenas elaborar um registro perene e confiável sobre a atuação do célebre cangaceiro em terras paraibanas. Com 363 páginas e cerca de 90 fotografias de personagens envolvidas na trama - e lugares onde os episódios ocorreram -, o trabalho certamente será de grande utilidade aos estudiosos de hoje e de amanhã. Dividido em 19 capítulos, com amplas referências e notas explicativas, tenta-se recontar, entre outros, os seguintes episódios:
o
“A invasão a Jericó; fazendas Dois Riachos e Curralinho; o fogo da fazenda Tabuleiro; os primeiros ferimentos sofridos por Lampião; as lutas com Clementino Furtado, o ‘Quelé’; combate em Lagoa do Vieira; Sousa: histórico do assalto e breve discussão sobre as possíveis razões políticas para a invasão da cidade; a expulsão dos cangaceiros do município de Princesa; combates em Pau Ferrado, Areias de Pelo Sinal, Cachoeira de Minas e Tataíra; o cangaceiro Meia Noite; Os ataques às fazendas do coronel José Pereira Lima; morte de Luiz Leão e seus comparsas em Piancó; confronto em Serrote Preto; Suassuna e Costa Rego; a criação do segundo batalhão de polícia; Tenório e a morte de Levino Ferreira; ataque a Santa Inês; combates nos sítios Gavião e São Bento; chacina nos sítios Caboré e Alagoa do Serrote; Lagoa do Cruz; assassinatos de João Cirino Nunes e Aristides Ramalho; Mortes no sítio Cipó; fuga de paraibanos da fronteira para o Ceará; confronto em Barreiros; invasão ao povoado Monte Horebe; combates em Conceição; sequestro do coronel Zuza Lacerda; o assalto de Sabino a Triunfo(PE) e Cajazeiras (PB); mortes dos soldados contratados Raimundo e Chiquito em Princesa; Luiz do Triângulo; ataques a Belém do Rio do Peixe e Barra do Juá; Pilões, Canto do Feijão e os assassinatos de Raimundo Luiz e Eliziário; sítios Vaquejador e Caiçara; Quelé e João Costa no Rio Grande do Norte; combates com a polícia da Paraíba em solo cearense; o caso Chico Pereira sob uma nova ótica; Virgínio Fortunato na Paraíba: São Sebastião do Umbuzeiro e sítios Balança, Angico e Riacho Fundo; sítio Rejeitado: as nuances sobre a morte do cangaceiro Virgínio."
o
Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Sérgio Dantas
oo
A obra certamente não abrangerá o relato de todas as façanhas protagonizadas pelo célebre cangaceiro no estado da Paraíba. Muito se perdeu com o passar dos anos. Os historiadores de ontem, em sua maioria, não tiveram grande interesse em dissecar os episódios por ele protagonizados no território do estado.A presente obra busca resgatar o que não se dissipou totalmente na bruma do tempo.
o
Sobre o autor: Sérgio Augusto de Souza Dantas é magistrado em Natal. Publicou os livros Lampião e o Rio Grande do Norte – A História da Grande Jornada (2005), Antônio Silvino – O Cangaceiro, O Homem, O Mito (2006), Lampião Entre a Espada e a Lei (2008) e Corisco – A Sombra de Lampião (2015)

Fonte:http://lampiaoaceso.blogspot.com/2018/09/um-estado-e-seus-capitulos-totalmente.html

https://cariricangaco.blogspot.com/2018/10/sergio-dantas-e-o-espetacular-lampiao.html

http://bogdomendesemendes.blogspot.com

FERIMENTO DE LAMPIÃO NA LAGOA VIEIRA


Para o neto do Theophanes biografo do mesmo a aula de campo ouvida do primo Clécio Novaes, foi uma das mais proveitosas que já assisti. 


Observar todo o teatro de operações, desde o local do ferimento de Lampião na Lagoa Vieira (setenta e dois quilômetros de Serra Talhada, outrora Vila Bela), no dia 23 de março de 1924, dizem por tiro desferido pelo próprio 


Theophanes, nas proximidades da Pedra do Reino; seguindo para o lugar Barros, onde os cangaceiros emboscaram a força, ferindo três soldados de Theophanes, que foram transferidos nos ombros dos companheiros até logar Montivideu; passando pelas ordens do Theophanes, que mandou arroxar o cerco nas Abóboras, Pereiras, Jardim Santa Rita, Lagoa Vieira, Serra Catolé, Campo Alegre, Natureza, São Paulo, Serrotinho, Feijão e maior reduto Cristóvão, fazenda de Yoyo Maroto; visualizando o local onde a tropa pernoitou, nas proximidades da Serra da Panela; até o ataque final na referida Serra, no dia 02 de abril de 1924, onde morreram Cícero Costa e Lavadeira.

A vida de Lampião esteve por um fio! Creio que todos os Vaqueiros da História se deliciaram com a narrativa do primo. Viva o Cariri Cangaço!

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SERRA DO CATOLÉ - CASA DE PEDRA - FERIMENTO À BALA NO PÉ DE LAMPIÃO.



Panorama da caatinga a partir da “Casa de Pedra de Lampião”, onde o mesmo no ano de 1924 esteve escondido em decorrência de um tiro no pé. Foto realizada no dia 13 de outubro de 2018 durante visita técnica do Cariri Cangaço em São José do Belmonte PE.



OBS: Matéria compartilhada do escritor Valdir José Nogueira
0BS-2 - Acrescentei o título (Volta seca).

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VIAGEM A SÃO JOSÉ DO BELMONTE: PEDRA DO REINO, CASTELO ARMORIAL E CARIRI CANGAÇO

Dantas Suassuna, filho de Ariano Suassuna, no centro com camisa azul, Pedra do Reino

O município sertanejo de São José de Belmonte, em Pernambuco, é um daqueles lugares cheios fascinantes belezas, histórias, tradições culturais, cheiros e sabores. Estivemos visitando o município, e também acompanhando o “Cariri Cangaço”, evento realizado nos dias 11 a 14/10/2018, e que reuniu pesquisadores, escritores e amantes da temática ‘Cangaço’, oriundos de 15 estados brasileiros e teve parte da programação realizada nas dependências do majestoso ‘Castelo Armorial’. 

Fizemos a viagem a convite do casal de amigos, Junior Almeida e Ranaise; ele escritor e conselheiro do Cariri Cangaço. O evento teve a coordenação do senhor Manoel Severo, e além das presenças de vários pesquisadores e durante os 04 dias contou com a ilustre participação de Manoel Dantas Suassuna (filho de Ariano Suassuna).
Cavaleiros, rei e rainha da cavalhada; ao fundo a Pedra do Reino
Pedra do Reino que se tornou amplamente conhecida através do romance escrito por Ariano Suassuna; antes era chamada 'Pedra Bonita'. Localiza a cerca de 30 km da cidade, a Pedra do Reino é formada por rochas de granito, sendo as duas maiores em formato de torres com cerca de 30 metros de altura. No local, entre os dias 14 a 17/05/1838, morreram cerca de 80 pessoas, incluindo crianças; algumas mortes voluntarias (jogando-se de cima da pedra) e a maioria por decapitação, incluindo crianças. O massacre foi comandado por fanáticos religiosos ‘sebastianistas’ que esperavam a volta do Rei de Portugal, Dom Sebastião, morto numa batalha contra os mouros, na África, 270 anos antes.

Em frente às duas rochas que um dia foram lavadas com o sangue de cerca de 80 pessoas, hoje há grandes esculturas talhadas em pedra representando reis e rainhas do lugar, também Nossa Senhora, São José, e no centro Jesus Cristo, entre outros santos católicos

Castelo Armorial é outra atração de São José do Belmonte, uma majestosa e imponente construção que chama a atenção de todos. Idealizado e construído por Clécio Novaes, o Castelo abriga um grande acervo de documentos, fotografias, esculturas, museu, e uma infinidade de obras que nos surpreende a cada momento nos três andares da magnífica obra arquitetônica. A construção e o acervo têm como inspiração o movimento armorial proposto pelo mestre Ariano Suassuna. 
Cavalhada Zeca Miron
Em Belmonte, outra manifestação cultural de encher os olhos é aCavalhada de Zeca Miron, evento que simboliza a luta entre cristãos e mouros. Realizada anualmente no último final de semana do mês de maio; tivemos o privilegio de assistir a uma apresentação encenada especialmente para os participantes do Cariri Cangaço. O grupo de bacamarteiros da cidade também demonstrou sua arte.

Ataque de Lampião. O município de São José do Belmonte ainda preserva importantes registros da época do cangaço no sertão pernambucano, como o imponente casarão no centro da cidade, construído no ano de 1912, e que pertenceu ao Coronel Luiz Gonzaga Ferraz, onde no ano de 1922 o coronel foi atacado por Lampião e seu bando, e executado em uma das dependências da casa que também foi saqueada pelos cangaceiros. Com permissão da atual proprietária, conhecemos o interior do casarão e o sótão onde o coronel ficou escondido antes de ser executado. Também conhecemos ruínas na fazenda Cristóvão que pertenceu a Ioiô Pereira, de onde Lampião e seus cangaceiros partiram para matar o coronel na casa dele na cidade de Belmonte.

Também na zona rural de São José do Belmonte, na serra do Catolé, num local de difícil acesso, conhecemos a ‘Casa de Pedra’ de Lampião, uma espécie de gruta formada por fenda entre grandes pedras, no alto da serra, onde o rei do cangaço ficou escondido se tratado do ferimento de um tiro que o atingiu no pé.

Na culinária de São José do Belmonte vale a pena saborear o mugunzá sertanejo, prato feito a base de feijão de corda, mugunzá (milho), carne suína, linguiça e mocotó. E também não pode deixar de saborear uma galinha de capoeiras servida no ‘Tempero do Reino’, um espaço construído de taipa, ao lado da famosa Pedra do Reino.
Corredor no Castelo Armorial
Bacamarteiro Clenio Novaes irmão de Clecio Novaes dono do Castelo Armorial posa ao lado de Manuel Severo, curador do Cariri Cangaço

https://blogcapoeiras.blogspot.com/2018/10/viagem-sao-jose-do-belmonte-pedra-do.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VIVA O SERTÃO, VIVA O NORDESTE, VIVA SÃO JOSÉ DO BELMONTE!!!!

Por Cicero Aguiar Ferreira 

Foram quatro dias respirando a história e a cultura sertaneja nordestina. A cada conversa com um amigo, aprendia algo sobre a nossa alma sertaneja, sem falar das aulas que os palestrantes nos brindaram, tanto no auditório do Castelo Armorial, como nos locais onde alguns fatos que fazem parte da história do sertão aconteceram. Poder vivenciar tudo isso, para mim foi muito especial, já que nasci no Tamboril São José do Belmonte-PE. Esse pedaço de torrão sertanejo mostrou para os visitantes de 15 estados do Brasil toda a sua força histórica e cultural, e sua alma hospitaleira, como filho desse chão só podia ficar orgulhoso. Agradeço ao mestre Manoel Severo Gurgel Barbosa, Curador do Cariri Cangaço e a todos os conselheiros, e um agradecimento todo especial para os amigos e conterrâneos Valdir José Nogueira, Clênio Novaes, Edízio Carvalho, Clécio Novaes, Ernesto Carvalho, poeta Cicero Moraes e aos membros da Associação Pedra do Reino, figuras que faziam parte do comitê organizador local, como também as autoridades constituídas do município que tiveram a sensibilidade de enxergar a grandeza de um evento tão importante para a história e a cultura do Nordeste que é o CARIRI CANGAÇO.

Visitando a Serra do Catolé, a Pedra de Lampião, onde o amigo Clênio Novaes nos deu uma aula de história e geografia, lembrei uma poesia de minha autoria NOSTÁLGICO SERTÃO, vou postar um pequeno trecho aqui

NOSTÁLGICO SERTÃO

NOSTÁLGICO SERTÃO
Nas veredas das quebradas
De um sertão mandingueiro
Onde o boi bravo se esconde
Dando trabalho ao vaqueiro
Das caboclinhas faceiras
Dois coronéis e coiteiros
Das volantes que perseguiam
O cangaceiro valente
Dos forrós de pé de bode
Dos poetas do repente
Do caçoa, da cangalha
Da seca e do sol quente
Do Caroá da favela
Do facheiro e catingueira
Do vaqueiro aboiador
Do gibão e da perneira
Da cerca toda de vara
Da boa vaca leiteira
Da casa velha de taipa
Do chão batido no malho
Do velho fogão de lenha
Das veredas e do orvalho
Da farinha, do engenho
Do mel, do queijo de coalho.
Hoje, esse sertão não existe
Chegou a modernidade
Não é que seja ruim
Ter o que tem na cidade
Mais com esse modernismo
Perdeu um pouco o bucolismo
Parte da simplicidade.
Mais mesmo assim o sertão
Continua encantador
De um povo forte e guerreiro
Persistente e lutador
Povo que não tem covardia
De contagiante alegria
De honra, e muito valor.

Cicero Aguiar Ferreira 2016

Clique no link para ver todas as fotos
https://www.facebook.com/cicero.ferreira.167

http://blogdomendesemendes.blogspoit.com

MORRE O JORNALISTA GIL GOMES, EM SÃO PAULO, AOS 78 ANOS

Por Jacqueline Saraiva


O comunicador passava por uma série de complicações de saúde. Ele sofria com o mal de Parkinson.

O jornalista Gil Gomes morreu na manhã desta terça-feira (16/10), em São Paulo, após uma série de complicações de saúde. De acordo com informações do programa Balanço Geral, o comunicador de 78 anos estava internado e perdeu muito a vitalidade e as forças. Ele contava apenas com o apoio da família. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento dele.

Uma das últimas aparições do profissional foi no programa Domingo Show, da Rede Record. O radialista sofria com o mal de Parkinson. Em uma declaração de 2016, quando voltou ao trabalho depois de 11 anos fora das telinhas, ele chegou a revelar que estava sofrendo. “Passei os últimos anos sentado em uma poltrona, esperando a morte, mas agora voltei e estou feliz”, contou ao programa Sensacional, da Rede TV, naquele ano.

Clique no link abaixo:

https://www.metropoles.com/entretenimento/televisao/morre-o-jornalista-gil-gomes-em-sao-paulo-aos-78-anos?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOITE DE ABERTURA 2018... - GRATIDÃO


Por Manoel Severo

O que dizer deste grande Cariri Cangaço São José de Belmonte? As palavras me faltam, só me resta o mais profundo e sincero sentimento de Gratidão à querida família Belmontense e a minha amada família Cariri Cangaço de todo o Brasil.

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/

http://bogdomendesemendes.bogspot.com

CARIRI CANGAÇO EM S. J. DE BELMONTE -PE



CAVALHADA ESPECIAL no evento para os membros do cariri cangaço, estudiosos e simpatizantes.

Começa a Cavalhada Zeca Miron. É o Azul X Vermelho. E, eu? Claro sou vermelho.







https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=933624580179820&notif_id=1539684820985134&notif_t=feedback_reaction_generic

http://blogdomendesemendes.blogspot.com