Seguidores

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

MAIS UM LIVRO SOBRE LAMPIÃO

 Por Wasterland Ferreira

Mais 5 Histórias Sangrentas de Lampião, (livro de bolso), edição original de autoria do escritor e pesquisador cearense Nertan Macêdo.

Biblioteca Wasterland Ferreira Leite.

https://www.facebook.com/photo?fbid=706087020006813&set=a.136776593604528

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO SOBRE LAMPIÃO

 Por Sérgio A. Dantas

O pequeno trabalho que ora é colocado ao julgamento público trata da transcrição do processo criminal instaurado contra Virgulino Ferreira da Silva, o ‘Lampião’, na comarca de Martins, Rio Grande do Norte. Durante a marcha para Mossoró, em 1927, o bando cruzou as terras deste município, invadiu inúmeras propriedades, praticou saques, feriu à bala várias pessoas e chacinou três rapazes nas proximidades da atual cidade de Lucrécia.

De se advertir, porém, que ao iniciar a leitura do traslado deste antigo processo judicial, o interessado não estará diante de uma simples compilação de atos judiciais. Na verdade, terá em suas mãos uma história com começo, meio e fim. Outras transcrições de processos que foram publicadas recentemente não me parecem ter despertado o interesse dos estudiosos. Quem os escreveu não fez a devida intervenção para que os seus vários termos fossem integralmente compreendidos. A descrição do que estaria acontecendo no processo – principalmente para os não iniciados em ciência jurídica – tornaria bem mais compreensível a leitura das suas peças.

Assim, agora é apresentada uma outra proposta, a qual se espera ser útil aos interessados.

Espera-se que a pequena contribuição agora oferecida seja de alguma valia e possa servir aos estudiosos sérios do tema. Em tempos de pesada difusão de conhecimento superficial, de fácil consumo e nem sempre confiável sobre o cangaço, de se crer que estas notas serão de algum valor aqueles que, apesar da modernidade, ainda preferem a profundidade dos livros - e a pesquisa com critério.

Vendas a partir do dia 20 de outubro de 2020 com o professor Pereira.

franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/photo/?fbid=4552239104817722&set=gm.1748709591959816

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FESTA DE SÃO SEVERINO BISPO EM NOVA FLORESTA - pb

Por Kydelmir Dantas 


https://www.facebook.com/elisvaldo.silva.549/posts/1495524717325075

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO JESUÍNO BRILHANTE DO ESCRITOR HONÓRIO DE MEDEIROS

 Por Souza Isaac Soares

Recebi ontem à tarde um exemplar do magnífico livro do historiador Honório de Medeiros, Jesuíno Brilhante o primeiro dos grandes cangaceiros. Recomendo a leitura por se tratar de um trabalho de pesquisa do cangaço eivado do cheiro da aridez do sertão e de verdades incontestes. 

Honório mistifica desmistificando o que é fato e o que é engano. Sem medo e com coragem de descrever a saga e a praga que foi o cangaço numa época em que os coronéis mandavam mais que os coronéis de hoje e a bandidagem cangaceira fluía justiceira nas plagas nordestinas, cujo povo explorado tinha a desgraça e a miséria como sinas. 

Honório destrincha o destino mitológico e inglório do homem rude , que via como única saída, o cangaço capaz de dar o troco merecido aos exploradores da miséria.


https://www.facebook.com/photo?fbid=2700535170262454&set=pcb.2700544696928168

Atenção! Para você adquri-lo entre em contato com o autor através deste gmail: 

honoriodemedeiros@gmail.com

Caso não conseguiu entre em contato com o professor Pereira lá de Cajazeiras, no Estado da Paraíba, através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO EM SERGIPE É HOJE NOS GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO

 Por Manoel Severo

Sergipe viria a se consolidar como um verdadeiro "feudo" do rei do cangaço por todo o período em que durou seu segundo reinado; entre 1929 e 1938. Foi a partir dali que Lampião estabeleceu um novo "estilo" de atuação dos bandos cangaceiros; consolidando a divisão de seu numeroso bando em pequenos grupos comandados por sub chefes, atuando em vários lugares ao mesmo tempo, confundindo e desmobilizando os esforços das forças policiais perseguidoras, como o Mestre Alcino Alves Costa, patrono do Conselho do Cariri Cangaço indica: "O poder de Lampião era tão grande que ele teve a ousadia de dividir partes do Estado de Sergipe nos moldes das antigas sesmarias, colocando seus principais homens, como se fossem sesmeiros, à frente de vastas glebas de terras".

Seria também em Sergipe que o Rei do Cangaço encontraria seus mais destacados "coiteiros", todos da mais alta "patente" e também em Sergipe teríamos seu último ato: Angico; no antigo município de Porto da Folha; atualmente em território emancipado de Poço Redondo, berço de Alcino Alves Costa, território de muitas histórias, tradição, e território onde localiza-se a famosa Maranduba , além de episódios marcantes como a "Ferração em Canindé", O "Fogo do Coité", "A Morte de Zé Baiano", entre outros eletrizantes capítulos da historiografia do Cangaço. Para nos contar tudo isso e muito mais,

Manoel Severo Barbosa, curador do Cariri Cangaço, recebe logo mais as 20 h , os pesquisadores e escritores; Archimedes Marques e João Paulo Carvalho; para mais um Ao Vivo no Canal do Cariri Cangaço no You Tube, com o tema: Lampião em Sergipe-Historiografia. Imperdível.

https://cariricangaco.blogspot.com/2020/10/lampiao-em-sergipe-e-hoje-nos-grandes.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÓ COMO ARQUIVO - FILHO DO CANGACEIRO CHICO PEREIRA FALECEU

Assim escreveu Geraldo júnior 


NOTA DE FALECIMENTO.

Com muita tristeza anuncio o falecimento de Frei Albano Pereira, filho do ex-cangaceiro Chico Pereira.

Faleceu em Salvador no Estado da Bahia.

Ainda não temos maiores informações sobre o ocorrido.

Atualizarei a notícia a qualquer momento.

Meus sentimentos a toda a família enlutada.

Descanse em paz.

https://www.facebook.com/Cangacologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba com professor Francisco Pereira Lima através deste e-mail:

franpelima@bol.com.br

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com. 

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO HONÓRIO DE MEDEIROS

  Por Aderbal Nogueira

Recebi no mesmo dia essas duas obras. Agradeço aos amigos Honorio de Medeiros e Antônio Soares pela gentileza, terei com certeza boas leituras.



https://www.facebook.com/aderbal.nogueira

Se você quiser adquiri-lo entre em contato com o autor através deste e-mail: 

honoriodemedeiros@gmail.com

Ou dê um pulinho até Cajazeiras através de e-mail para saber se 

o professor Pereira tem:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"LAMPIÃO E O RIO GRANDE DO NORTE", POR SÉRGIO DANTAS

 Por Honório de Medeiros


“Lampião e o Rio Grande do Norte”, cujo subtítulo é “A história da grande jornada”, de Sérgio Augusto de Souza Dantas, Gráfica Editora, é uma obra seminal. Não é possível mais, a partir do lançamento, tratar do Cangaço, seja no Rio Grande do Norte, seja de uma forma geral, sem uma consulta à obra.


Mossoró é assunto importante, no livro. Não pode ser diferente. Mesmo tratando da incursão do bando de Lampião ao Rio Grande do Norte, desde sua entrada pela Tromba do Elefante, margeando Luis Gomes, até sua saída, no rumo de Limoeiro do Norte, Ceará, a ida a Mossoró é onipresente, por que o quixó preparado por Massilon e o Cel. Izaias Arruda, de Aurora, Ceará, no qual Virgolino – assim mesmo, com “o”, como nos previne o Autor – é parte fundamental do trabalho.

As informações colhidas durante quatro anos de pesquisa, perambulações, visitas, entrevistas, cruzamento de informações, consulta à literatura hoje vastíssima sobre o cangaço estabelece um contraponto interessante com o estilo do Autor. Para coroar, um valioso acervo fotográfico é colocado à disposição de quem adquiriu o livro.

Em relação a Massilon, acerca do qual mantenho permanente interesse, Sérgio Dantas, jovem juiz norteriograndense agrega informações valiosíssimas, dentre elas o “raid” que esse personagem singular empreendeu nos costados do Jaguaribe e Cariri logo após o episódio de Mossoró. Isso significa dizer que a lenda segundo a qual Massilon, mesmo antes da célebre foto de Limoeiro, Ceará, já se separara de Lampião e teria ido embora para o Norte, não é verdadeira. Alguns, inclusive, diziam que o cangaceiro que aparece na foto tirada em Limoeiro não seria, na realidade, Massilon.

Detalhada, a história da marcha espanta pela riqueza de detalhes. Assim, ficamos sabendo da passagem de Lampião por todo o território do Rio Grande do Norte cidade por cidade, povoado por povoado, sítio por sítio, fazenda por fazenda. Os acontecidos nas cercanias de Martins e Umarizal, antiga “Gavião”, são relatados com precisão. E tudo quanto aconteceu em Apodi, antes da chegada de Lampião, protagonizado por Massilon, recebe tratamento de pesquisador sério e interessado.

A descrição geográfica e sociológica dos lugares pelos quais passou o bando de cangaceiros merece respeito. Através dela é possível perceber o dia-a-dia daquelas comunidades existentes no início do século XX. E a descrição dos mal-tratos, arruaças, bebedeiras, torturas físicas e psicológicas comove e revela a sensibilidade do Autor.

Agora resta esperar que a obra semeie críticas e informações outras, alguma correção de rumo – se for o caso – para retornar ainda mais rica para o acervo dos historiadores e sociólogos do Brasil. É assim que ocorre quando uma obra deixa de pertencer ao Autor, por sua importância, e passa a fazer parte do referencial bibliográfico ao qual pertence.

* Republicação

http://honoriodemedeiros.blogspot.com.br/

Se você quiser adquiri-lo entre em contato com o professor Pereira através deste e-mail:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com