Seguidores

domingo, 9 de fevereiro de 2020

JOÃO VIRGULINO DA SILVA ( SOBRINHO DE LAMPIÃO)



- SE INSCREVAM NO CANAL para continuar vendo vídeos relacionados ao sertão e ao Nordeste
Categoria


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A CASA DE DONA JACOSA AVÓ DE VIRGULINO FERREIRA DA SILVA EM SÍTIO PASSAGEM DAS PEDRAS .


Local onde Lampião nasceu tem uma mulher que afirma ver fantasma na região em volta da casa . Então não escondemos assunto aqui tudo e natural história que o povo diz história que o povo pensa contaremos aqui sertão mamoeiro sempre com transparecia .
Categoria


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DONA FRANCISCA JACOSA (CHICA JACOSA) IRMÃ DE MARIA SULENA DA PURIFICAÇÃO MÃE DE LAMPIÃO

Por José Mendes Pereira
Esta foto pertence ao acervo da escritora Marilourdes Ferraz

Muitos estudantes do cangaço assim como eu que confundia esta foto como sendo Dona Jacosa avó de Lampião, mas na verdade, ela era filha de dona Jacosa que era avó de Lampião e se chamava Francisca Jacosa (Chica Jacosa), que era irmã de dona Maria Lopes ou Maria Sulena da Purificação. 

Se existe foto de dona Jacosa feita por fotógrafo eu desconheço. Apenas tem uma que foi desenhada por um artista, e é esta abaixo que nela aparecem dona Jacosa avó de Lampião, os Ferreiras, José Ferreira e dona Maria Lopes, aliás, toda família do casal, exceto as duas irmãs que faleceram ainda pequeninas. 


Ela foi desenhada por Lauro Villares utilizando-se de antigos retratos. Dona Jacosa é a primeira da parte superior.

Se o estudante quiser conferir adquira o livro "Lampião a Raposa das Caatingas" do escritor José Bezerra Lima Irmão.


Para você adquiri-lo entre em contato com Francisco Pereira Lima através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

http://blogdsomendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIA SERTÃO CASA DA AVÓ DE LAMPIÃO



Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nasceu na casa da avó materna e foi criado por ela no sítio Passagem das Pedras, em Serra Talhada, Semiárido pernambucano. O local foi restaurado pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, mas mantém as mesmas características de quando o rei do cangaço morava lá. Conheça mais sobre a casa de dona Jacosa nesta edição do Memória Sertão. ##RTVC00022018100300030001###
Categoria
Música neste vídeo
Música
Artista
Chico Science & Nação Zumbi
Licenciado para o YouTube por
SME (em nome de Sony BMG Music Entertainment); LatinAutor, SOLAR Music Rights Management, EMI Music Publishing, UNIAO BRASILEIRA DE EDITORAS DE MUSICA - UBEM, Sony ATV Publishing e 3 associações de direitos musicais

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OITO DÉCADAS DEPOIS, NOVAS DESCOBERTAS REACENDEM DEBATE SOBRE COMO MORREU LAMPIÃO

Raíssa França - De Maceió para BBC News Brasil

O jornalista e historiador João Marcos Carvalho que produziu documentário sobre os últimos dias do cangaceiro, pediu análise das peças que Lampião usava ao morrer.

Mais de oito décadas se passaram, e a história ainda não chegou à conclusão de como Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi morto. O debate ainda rende entre pesquisadores do cangaço e segue longe de um consenso sobre como se deram os últimos suspiros de Lampião. Há até mesmo quem duvide de sua morte.

Uma novidade trouxe mais elementos a um debate que parece não ter fim. Trata-se de uma perícia feita nas roupas e objetos que estavam com Lampião no dia da emboscada policial na grota do Angico, sertão de Sergipe, em 27 de julho de 1938. Após as mortes, as cabeças de Lampião, sua esposa Maria Bonita e outros cangaceiros foram cortadas e expostas ao público como troféu no Recife.

Perícia pedida por historiador deu mais detalhes sobre morte de Lampião (terceiro da esq. para a dir.)
Foto: Gesp / BBC News Brasil

As peças estavam guardadas intocáveis até então no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - como a operação que caçou o cangaceiro na caatinga foi feita pela Polícia Militar do Estado, Alagoas herdou o material e o guarda como relíquia até hoje.

A análise foi feita pelo perito Victor Portela, do Instituto de Criminalística de Alagoas. A BBC News Brasil teve acesso ao documento inédito, datado de 19 de julho de 2019, que atesta que Lampião teria recebido três tiros.

Mas a morte do rei do cangaço apresenta teses e mais teses. Uma delas é que Lampião e o bando foram envenenados antes do tiroteio, e que a polícia disparou contra o grupo já morto. Há quem defenda que o rei do cangaço não morreu em Angico, mas, sim, um sósia - o verdadeiro cangaceiro teria morrido com 100 anos em Minas Gerais.

Segundo perícia, tiro acertou o punhal usado por Lampião e foi desviado para a região umbilical
Foto: Ingryd Alves / BBC News Brasil

"Se quiser, conto as duas mil teses que existem sobre a morte", brinca o historiador e jornalista João Marcos Carvalho, autor do documentário ainda inédito Os Últimos Dias do Rei do Cangaço. Foi ele quem pediu ao perito alagoano uma análise das peças, que deve reabrir um debate que parecia ter encontrado seu fim no ano passado, quando o escritor Frederico Pernambucano de Mello publicou livro Apagando Lampião.

Na publicação, o pesquisador do cangaço afirma que Lampião morreu com um único tiro disparado a oito metros de distância pelo cabo Sebastião Vieira Sandes. A versão ainda diz que o tiro certeiro foi dado de fuzil, conforme relatado pelo próprio policial alagoano autor do disparo - que o procurou quando estava com doença terminal em 2003 para revelar o que seria o maior segredo.

Debate

Para Carvalho, a tese de Frederico está errada. Ele diz que Lampião foi morto pela polícia em uma emboscada e estava com outros integrantes do grupo quando foi surpreendido.

Em busca de mais detalhes sobre o enigma da morte do cangaceiro, Carvalho pediu um laudo ao perito alagoano. "Procurei o perito Victor Portela e solicitei a análise daqueles objetos que estavam guardados e nunca tinham sido mexidos", explicou.

À BBC News Brasil, o perito disse que de imediato aceitou a missão. Ainda em 2018, ele iniciou a análise no punhal, nas cartucheiras e nos bornais (tipo de bolsas usadas pelo cangaço) de Lampião. Segundo ele, foram percebidos pontos de impacto e perfurações nos materiais utilizados.

Perito Victor Portela, que fez análise das roupas e objetos que lampião estava usando na hora de sua morte - Foto: Ingryd Alves / BBC News Brasil

O laudo de Portela diz que foram três tiros. O primeiro deles acertou o punhal, e a bala acabou desviada para a região umbilical; outro atravessou a cartucheira - que era utilizada no ombro - e atingiu o coração; e o terceiro atingiu cabeça.

Para o perito, é impossível saber qual dos tiros - ou se a combinação deles - matou Lampião. Mas ele destaca que sua experiência como perita aponta um dado controverso das teorias até então: os disparos no peito e na barriga não matariam o cangaceiro instantaneamente.

"Ele poderia morrer alguns minutos depois pelo sangramento. Só o tiro na cabeça o mataria rápido, mas não temos como dizer a cronologia dos disparos", explicou.

Um dos pontos novos apresentados no laudo veio da análise dos bornais feitos por Dadá (famosa cangaceira do grupo), que tinham duas marcas de tiros. João Marcos crê que Lampião não teve tempo de vesti-los no momento do tiroteio. "Quando o bando chegou à grota, o local não estava em um silêncio de catedral. Lampião estava vestindo a cartucheira, o punhal e tomou os tiros ali. Não deu tempo de ele vestir os bornais", explicou.

Portela concorda com o jornalista e historiador, revelando que a perícia mostrou que os tiros foram dados de cima pra baixo, e que os bornais não tinham marca de sangue. "Ficou uma incógnita com relação aos bornais, mas quando fiz a sobreposição das cartucheiras com os bornais, vi que não há compatibilidade com nenhum dos disparos", afirmou.

Perícia também analisou bornais (bolsas usadas pelo cangaço) de Lampião Foto: Ingryd Alves / BBC News Brasil

Neta rechaça ideia de um tiro

Vera Ferreira, neta de Lampião, disse à BBC News Brasil acreditar que a perícia recente sustenta a teoria mais correta a respeito da morte do avô.

Ferreira não acredita na versão de tiro único, nem de envenenamento, muito menos de que seu avô sobreviveu e morreu em Minas Gerais. "Quando o corpo do meu avô foi periciado, apontou-se três tiros", disse.
Questionada sobre a versão de que o cabo Sandes ter matado o avô, Vera afirmou que não é possível saber quem matou Lampião. "Quem deu o tiro de misericórdia? Imagine várias pessoas atirando ao mesmo tempo, o mesmo alvo, ninguém sabe", completou.

O 'julgamento' de Lampião

Além da polêmica da forma da morte, a história de Lampião também levanta o questionamento: herói ou bandido? Matar Lampião era um desejo das autoridades brasileiras desde a segunda metade da década de 1930. A ordem foi dada pelo então presidente Getúlio Vargas. Atendendo a pedidos de políticos nordestinos, ele impôs uma longa caçada ao bando.

Neta de Lampião, Vera Ferreira rebate tese de que cangaceiro morreu com apenas um tiro
Foto: Ingryd Alves / BBC News Brasil

Um seminário marcado para 2020, em Piranhas, sertão de Alagoas, vai levar as teses da morte e "julgar" se Lampião era herói ou bandido. "Existem aqueles que defendem que Lampião era bandido, mas alguns dizem que o cangaceiro era uma vítima da sociedade. Vamos analisar isso".

O júri será composto por promotores, juízes, advogados e os historiadores, aos quais serão apresentadas as versões, casos e opiniões.

O perito Victor Portela também contou que na ocasião será apresentado o laudo. "Vamos utilizar a perícia para excluir teorias que não são compatíveis com os fatos que foram levantados. Vamos filtrar e excluir teorias que realmente não batem", disse. "Além do julgamento queremos posteriormente fazer uma análise no local com reprodução simulada para ver os pontos de impacto no local", disse.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS CURIOSOS NOMES DO CANGAÇO

Por Rangel Alves da Costa
Rangel Alves da Costa

Difícil de imaginar um pássaro levando no bico um punhal, um mosquetão, uma faca afiada, um rifle, uma cartucheira repleta de balas cuspideiras de fogo. Realmente difícil imaginar a ave escondida entre as folhagens e ramarias e num instante fazer espanar adiante o grito, a dor e o sangue. Qual passarinho seria capaz de fazer assim, tão humanamente agindo e mais parecendo um bombardeiro em meios às catingueiras e carrascais?
Mas assim acontecia. Assim acontecia nos tempos do cangaço, onde cada integrante do bando passava a ostentar um nome de guerra, alcunha ou apelido. Quem era Timóteo, por exemplo, na vida cangaceira passava a ser Perfumado, Cabriola ou Estrangeiro, dentre muitos outros nomes. Denominações até poéticas, exóticas, inocentes, cordiais, mas apenas para ocultar a verdadeira feição destemida, a voracidade em pessoa, o barbarismo em forma de gente. Ao invés de Besta-Fera, escolhia-se Querubim. Mas nada de anjo. Apenas a fera de sangue no olho e ferro nos dentes.


Por escolha do próprio Virgulino Ferreira da Silva, o Capitão Lampião, vez que este - em sua maestria de estrategista até repetia velhos apelidos em novos cangaceiros, de modo que as baixas fossem menos percebidas e a sensação de unidade de grupo tivesse continuidade -, procurava amenizar as durezas da vida cangaceira a partir de apelidos singelos e até contrastantes com a realidade. E assim foram surgindo as alcunhas, e hoje mais famosas que os próprios nomes.

A povoação sergipana e sertaneja de Poço Redondo teve nada menos que 34 filhos seguindo as veredas de Lampião. Foi igualmente fecunda tanto no fornecimento de rapazes e mocinhas ao bando como em apelidos sublimes demais para o destino escolhido. Numa ligeira observação, os filhos cangaceiros de Poço Redondo formaram fauna, flora, higienização e muito mais. De Sabiá a Cajarana, de Cravo Roxo a Sabonete, tudo é de Poço Redondo. Mas por que Delicado ser nome de um feroz cangaceiro? Cabia delicadeza no cangaço? Supõe-se que Zumbi não era dos mais simpáticos.


Fora os nomes de pássaros que logo adiante citarei, vejam que salada de apelidos que adornaram aqueles filhos de Poço Redondo: Delicado (João Mulatinho, irmão da cangaceira Adília) Demudado (Zé Neco), Coidado (Augusto), Cajazeira (José Francisco do Nascimento, o Zé de Julião), Novo Tempo (Du, irmão de Sila), Marinheiro (Antônio, também irmão de Sila), Elétrico, Penedinho (Teodomiro), Bom de Vera (Luís Caibreiro), Moeda (João Rosa), Alecrim (Zé Rosa), Moeda (João da Guia), Sabonete (Manoel Rosa), Borboleta (João Rosa), Quina-Quina (Jonas da Guia), Ponto Fino (José da Guia), Zumbi (Angelino), Cravo Roxo (Serapião), Cajarana (Francisco Inácio), e Santa Cruz. E ainda outros.

Mais de perto, interessei-me pelos nomes de passarinhos dados àqueles jovens sertanejos. Sabiá (João Preto), filho de Zé Bié e Dona Antônia; Canário (Bernardino Rocha), filho de Dona Virgem e Cante; Zabelê (Manoel Marques da Silva), filho de Antônio Marques da Silva e Maria Madalena de Santana; Mergulhão (Gumercindo, filho de Paulo Braz São Mateus e irmão de Sila); Lavandeira (filho de Virgem de Pemba); Beija Flor (Alfredo Quirino), filho de Quirino da Lagoa do Boi; e Azulão (Luís Maurício da Silva). E ainda houve um Borboleta (João Rosa). Borboleta, um lindo e multicolorido inseto, dando nome a uma fúria humana.


Como visto, um bando, uma revoada de passarinhos, uma ninhada de voejantes cortando os céus catingueiros e nordestinos. Vai um Sabiá, vai um Canário. Segue um Zabelê e logo ao lado um Mergulhão. Voando vai Lavandeira e bem à frente o Beija Flor. E também o Azulão. Tudo pássaro, tudo passarinho. Uma lindeza de avoantes, a mais linda das revoadas. Assim seria se em cada pássaro não estivesse um homem aprisionado em seu destino de luta, de guerra e de sangue. Maldosos e perversos sim, mas também pelo instinto de sobrevivência. Muito mais a luta pela sobrevivência do que a esperanças de dignas conquistas.

Canário, por exemplo, é passarinho bonito, de penas amareladas, de canto belo e voo plangente. Simboliza o ouro, a vitória, a conquista. Já o outro Canário, o cangaceiro, era tido como carrancudo e um dos mais feios do bando de Lampião. Ao invés da suavidade e singeleza do pássaro, este possuía ilimitada ferocidade e transformava suas poucas palavras em atitudes brutais. O Canário cangaceiro foi derrubado de seu voo na mata em 1938. Seu algoz, o também cangaceiro Penedinho, não usou badoque ou peteca baleadeira. Ao invés disso, lançou mão de arma de fogo e, atirando pelas costas, fez espanar sem pena as penas passarinheiras.

Já Zabelê, meu tio-avô Manoel Marques da Silva, possuiu história e destino muito parecido com o do pássaro de igual nome. O passarinho Zabelê, como se sabe, é ave de terno canto, um tanto recluso, tido até como poeta das aves. Bem assim o Zabelê cangaceiro, pois tido como versejador, romântico e reservado. Estava na Gruta do Angico em 1938 quando ocorreu a chacina. Salvou-se, contudo. E salvou-se, talvez em voo passarinheiro e para local tão distante que nunca mais apareceu em Poço Redondo, seu berço familiar.

Rangel Alves da Costa
Pesquisador, Poeta e Escritor
Conselheiro Cariri Cangaço - Poço Redondo-SE


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O VINGADOR ZÉ BAIANO E LÍDIA


Por Osvaldo Abreu (Abreu)

Sou grato a todos. Parabenizando Volta Seca, criador do grupo. Estamos até março publicando um livrinho: LAMPIÃO - MEU HERÓI, MEU BANDiDO.
Os temas são polêmicos do Cangaço.
Até breve...
Obrigado!
Aracaju, 8 de fevereiro de 2020

Abaixo o poema:

No cangaço, muita coisa se diz
E não se tem prova, não.
A verdade não é atriz
Do palco da ilusão.
Verdade não é risco de giz.

Não se sabe, ao certo, a autoria,
“Lídia, mulher de Zé Baiano
Mais bonita que de Lampião a Maria.”
Maria Bonita, pequena e de grande encanto.
De Lídia não se tem fotografia.

Beleza não é segredo,
Deve ser demonstrada,
Não é um texto, um enredo.
A bela flor da estrada
Fica ao sol exposto até no rochedo.
O belo não é conto de fada.

A mais bela cangaceira é Maria Bonita,
Pelos cangaceiros, Maria de Lampião,
Uma coisa certa e que se grita:
“Lídia cometeu a traição.”
De Zé Baiano perdão não se cogita.

Zé Baiano determinou a sua morte,
Naquele tempo, crime de honra,
Pobre Lídia, que má sorte.
Hoje, não tem esta onda,
Pouca conversa e corte.

O homem pelo amor traído
Deve em seu canto chorar,
Nunca cometer feminicídio.
Amor não é vingar,
Não vale a pena o homicídio.

A traição corre no dia a dia,
A televisão ensinando a trair.
Traição é música, cantoria.
Há um traído a rir.

Romeu e Julieta hoje não morreriam.
Ser fiel até a morte, pare por aí...


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FATO INÉDITO EM MOSSORÓ


Por Relembrando Mossoró

Entre os dias de 11 para 12 de fevereiro de 1904 ocorreu um fato inédito na cidade de Mossoró. Naquele momento foi feito o primeiro assalto na cidade por um grupo de flagelados no comércio local. Naquela época nosso município enfrentava uma grande crise. Sendo que aconteceu um arrombamento da porta do armazém de cereais de propriedades dos sócios Vicente Mota e Cia e Francisco Antônio de Miranda. Foi levado do estabelecimento 56 volumes de farinha, milho, café e arroz, sendo essas mercadorias saqueadas do comércio local.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com