Seguidores

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Andrelino Pereira da Silva


Andrelino Pereira da Silva, 1º e único Barão de Pajeú, (c. 1830 — 30 de dezembro de 1901) foi um proprietário rural e político brasileiro, primeiro Prefeito do atual Município de Serra Talhada, Pernambuco, entre 1892 e 1895.

Foi major e coronel da Guarda Nacional, intendente do município, Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e Comendador da Imperial Ordem da Rosa, agraciado com o título de barão por Dom Pedro II em 10 de dezembro de 1888.

O Barão do Pajeú, Senhor da antiga Fazenda Pitombeira em Serra Talhada, Pernambuco, era bisneto do fidalgo José Carlos Rodrigues — Patriarca da poderosa família Pereira — e de Dona Ana Joana Pereira da Cunha descendentes, por várias linhas, da Casa da Torre de Garcia D Ávila e colonizadores do sertão pernambucano através dos Rios São Francisco e Pajeú.

Ele foi um homem que zelava pela boa vizinhança, e também em manter fortes os laços dos seus familiares.

Sobre seu temperamento, o Barão, era tido como um homem de paz, que sempre fazia o bem aos seus conterrâneos, desde os mais pobres dos caboclos até os mais abastados aliados.

Fonte: facebook
Página do Governador do Sertão Virgulino

Adendo
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Sebastião Pereira da Silva- o cangaceiro Sinhô Pereira

Não posso afirmar com clareza, porque ainda não encontrei informações concretas que afirmem o grau de parentesco do barão de Pajeú Andrelino Pereira da Silva, com Sebastião Pereira, o cangaceiro Sinhô Pereira, mas pelo o que eu tenho entendido, era parente bem próximo. Se eu estiver conversando besteiras peço desculpas ao leitor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

combate de Abóbora, povoado de Juazeiro, no Estado da Bahia


Em 07 de Janeiro de 1929, travou-se o combate de Abóbora, povoado de Juazeiro, no Estado da Bahia, lembrado pela morte de Mergulhão, cujo nome real era Antônio Juvenal da Silva, mas que aparece citado também, na literatura sobre o Cangaço como Antônio Rosa.

O fogo se deu quando a volante chegou e os cangaceiros dançavam um forró em uma casa.

A causa do forró, na verdade, era alheia aos cangaceiros. Era festejo local pela construção de uma nova "armação" para a feira do povoado, que, na verdade, não passava de um arranjo descontínuo, e desordenado de casas mais esparsas. O cemitério local foi o sítio de maior destaque, onde morreram os dois policiais, o soldado José Rodrigues e Manoel Nascimento.

Adendo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Lembrando ao leitor que este cangaceiro apelidado de Mergulhão não era o que foi morto na madrugada de 28 de Julho de 1938, na Grota de Angico, quando aconteceu a chacina aos cangaceiros, morrendo 9 facínoras, duas cangaceiras, mais o policial  Adrião Pedro de Souza. 


Este era o que entrou na Bahia em companhia de Lampião, Ezequiel, Virgínio, Luis Pedro, Mariano Laurindo Granja, Corisco e Arvoredo.

O leitor está lembrado que quando Lampião perdia um valente dos seus homens, colocava o apelido do falecido em outro que tivesse pelo menos um pouco da coragem daquele morto, na intenção de confundir as volantes, e tentar enganá-las, que o valente homem ainda continuava vivo. Estratégia do guerrilheiro Lampião. 

Fonte: facebook
Página: Governador do Sertão Virgulino

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Combate nas Caraíbas:


Lampião tomou conhecimento que havia duas volantes em seu encalço, comandadas por Optato Gueiros e Higino Berlamino de Morais. Juntas ,somavam quarenta homens, incluindo alguns Nazarenos. 


Lampião resolveu emboscar seus perseguidores, aproveitando a topografia da região de Caraíbas, ao lado do riacho Poço da Cruz. Lampião contava com o auxílio de Manoel Pequeno, famoso bandoleiro que comandava os "caboclos", moradores de uma localidade chamada Jacaré.

O tiroteio começou as 17:00 horas, no dia 15 de Fevereiro. Lampião abandonou a luta, levando alguns feridos, os sobreviventes da volante deram o incidente por encerrado com a fuga dos cangaceiros, e rumaram para são silvestre.

Fonte: facebook
Página: Governador do Sertão Virgulino

"Amigo leitor:

Lamento, mas infelizmente o autor deste artigo não citou o ano em que aconteceu este combate. http://blogdomendesemendes.blogspot.com"

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Lampião em Brejão de Dentro no Estado da Bahia

Por Governador do Sertão Virgulino

No dia 04 de Julho de 1929, no povoado de Brejão de Dentro, município de Campo Formoso, no Estado da Bahia, nesse dia estavam quatro soldados e um cabo, que tinham vindo de Bonfim, perseguindo um grupo de fugitivos da cadeia daquela cidade, e esperavam reforços para seguirem as buscas.

Por coincidência o grupo de Lampião estava chegando em Brejão de Dentro, e um dos moradores os avistou, e disse ao cabo Militão:

- Seus homens estão chegando!

Ao ver os homens chagando, com muita calma, o cabo Militão achou que era mesmo o reforço que esperava, e foi ao encontro dos mesmos (lembrando que as vestimentas dos cangaceiros e volantes eram idênticas, causando alguma confusão, principalmente de longe), tarde demais para o cabo. Quando deu fé que era Lampião, os cangaceiros cercaram o cabo, e  Lampiao teria dito:

- Prepare-se para apanhar!

O cabo respondeu-lhe:

- Em homem não se bate,  mata-se!

-Tire as cartucheiras para não melar de sangue.

- Tirou o revólver, deu-lhe um tiro certeiro na cabeça do cabo.

Os soldados vendo os tiros disparados por Lampião, saíram correndo para o mato da casa de onde estavam.

Luiz Pedro imediatamente, ao longe, fuzilou um soldado, enquanto corria  para dentro da casa de Alfredo Monteiro, vindo a morrer lá mesmo.


Na correria, todos os soldados foram abatidos pelos outros cangaceiros. Lampião recomendou aos moradores que enterrassem todos os soldados na sua saída.

Fonte: facebook
Governador do Sertão Virgulino

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Jovem está desaparecida e sua família pede ajuda para encontrá-la


http://ocamera2.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com