Seguidores

segunda-feira, 21 de abril de 2014

combate de Abóbora, povoado de Juazeiro, no Estado da Bahia


Em 07 de Janeiro de 1929, travou-se o combate de Abóbora, povoado de Juazeiro, no Estado da Bahia, lembrado pela morte de Mergulhão, cujo nome real era Antônio Juvenal da Silva, mas que aparece citado também, na literatura sobre o Cangaço como Antônio Rosa.

O fogo se deu quando a volante chegou e os cangaceiros dançavam um forró em uma casa.

A causa do forró, na verdade, era alheia aos cangaceiros. Era festejo local pela construção de uma nova "armação" para a feira do povoado, que, na verdade, não passava de um arranjo descontínuo, e desordenado de casas mais esparsas. O cemitério local foi o sítio de maior destaque, onde morreram os dois policiais, o soldado José Rodrigues e Manoel Nascimento.

Adendo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Lembrando ao leitor que este cangaceiro apelidado de Mergulhão não era o que foi morto na madrugada de 28 de Julho de 1938, na Grota de Angico, quando aconteceu a chacina aos cangaceiros, morrendo 9 facínoras, duas cangaceiras, mais o policial  Adrião Pedro de Souza. 


Este era o que entrou na Bahia em companhia de Lampião, Ezequiel, Virgínio, Luis Pedro, Mariano Laurindo Granja, Corisco e Arvoredo.

O leitor está lembrado que quando Lampião perdia um valente dos seus homens, colocava o apelido do falecido em outro que tivesse pelo menos um pouco da coragem daquele morto, na intenção de confundir as volantes, e tentar enganá-las, que o valente homem ainda continuava vivo. Estratégia do guerrilheiro Lampião. 

Fonte: facebook
Página: Governador do Sertão Virgulino

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

4 comentários:

  1. Anônimo16:42:00

    Muito interessante amigo Mendes,eu tambem confundi o primeiro cangaceiro Mergulhão com o segundo! Mendes vc sabe me informar o que aconteceu com o cangaceiro Antônio de Engracia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anônimo:

      Veja este artigo do Juarez Conrado:

      Nascido na Feira do Pau (hoje Macururé), no alto sertão baiano, Antonio de Engrácia foi outro tenebroso bandido.
      Em plena feira de Chorrochó, onde residia no povoado Caraíbas, cometeu o seu primeiro crime, quando sangrou João Carpina. Pouco depois, no mesmo município, matou, sempre a punhalada, dois irmãos do coronel José Ribeiro, da Jocosa, deputado estadual em Sergipe.
      Ele, como todos os outros sangrentos matadores, não deixava de trucidar suas vítimas a punhal, como uma maneira de poupar munição, que poderia lhes faltar em combates com as volantes.
      Ao ingressar no cangaço levou os irmãos Cirilo e Luiz (estes eram tios dos cangaceiros Mané Moreno, José Baiano e Zé Sereno), além do sobrinho Linaldo. Estes, porém, não tiveram longa vida, mortos que foram pela tropa de Rufino. Os três irmãos bandidos eram verdadeiros monstros, e muitos crimes praticaram em suas atividades, principalmente. Cirilo que, mesmo em pouco tempo de cangaço, deixou em seu histórico um número incalculável de assassinatos, todos com muita frieza.

      Felicidade e paz.
      José mendes Pereira

      Excluir
  2. Anônimo16:48:00

    Gostaria de conhecer a biografia de varios cangaceiros e o motivo de entrarem no cangaço,por exemplo: Elétrico,Quinta feira e Moeda! Espero que vcs pesquisadores consigam desvendar esses misterios,soube que Elétrico era de Poço Redondo-se. Abraço amigo mendes.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16:50:00

    Gostaria de conhecer a biografia de varios cangaceiros e o motivo de entrarem no cangaço,por exemplo: Elétrico,Quinta feira e Moeda! Espero que vcs pesquisadores consigam desvendar esses misterios,soube que Elétrico era de Poço Redondo-se. Abraço amigo mendes.

    ResponderExcluir