Seguidores

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Lampião em Brejão de Dentro no Estado da Bahia

Por Governador do Sertão Virgulino

No dia 04 de Julho de 1929, no povoado de Brejão de Dentro, município de Campo Formoso, no Estado da Bahia, nesse dia estavam quatro soldados e um cabo, que tinham vindo de Bonfim, perseguindo um grupo de fugitivos da cadeia daquela cidade, e esperavam reforços para seguirem as buscas.

Por coincidência o grupo de Lampião estava chegando em Brejão de Dentro, e um dos moradores os avistou, e disse ao cabo Militão:

- Seus homens estão chegando!

Ao ver os homens chagando, com muita calma, o cabo Militão achou que era mesmo o reforço que esperava, e foi ao encontro dos mesmos (lembrando que as vestimentas dos cangaceiros e volantes eram idênticas, causando alguma confusão, principalmente de longe), tarde demais para o cabo. Quando deu fé que era Lampião, os cangaceiros cercaram o cabo, e  Lampiao teria dito:

- Prepare-se para apanhar!

O cabo respondeu-lhe:

- Em homem não se bate,  mata-se!

-Tire as cartucheiras para não melar de sangue.

- Tirou o revólver, deu-lhe um tiro certeiro na cabeça do cabo.

Os soldados vendo os tiros disparados por Lampião, saíram correndo para o mato da casa de onde estavam.

Luiz Pedro imediatamente, ao longe, fuzilou um soldado, enquanto corria  para dentro da casa de Alfredo Monteiro, vindo a morrer lá mesmo.


Na correria, todos os soldados foram abatidos pelos outros cangaceiros. Lampião recomendou aos moradores que enterrassem todos os soldados na sua saída.

Fonte: facebook
Governador do Sertão Virgulino

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário