Seguidores

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

APÓS A RETIRADA


*Rangel Alves da Costa

O coiteiro Totonho Catingueira ouviu de longe o labafero do terrível confronto entre os cangaceiros e os macacos. Seu casebre de cipó e barro ficava nos arredores do coito onde a cangaceirama estava arranchada até receber ordens de Lampião para imediata partida. Ante o mau presságio vindo no pio agourento do pássaro, a apressada retirada só não se misturou ao breu da noite naquele mesmo instante pelo açoite do tiro chispado pela volante.

A partir de então o calejado coiteiro ouviu tudo: zunido e açoite, rajada e disparo, berro e gritaria, o pandemônio do mundo em acabação. Ele sabia que tudo vinha do coito, que tudo estava acontecendo pelos lados do arranchamento cangaceiro. E pelo barulho dos tiros, também lhe veio a certeza de que uma guerra sangrenta estava sendo travada. E o inimigo era a volante.

Teve vontade de abrir a porta e correr até lá, como, aliás, já havia feito no dia anterior, quando levou três cortes de panos, agulhas e linhas, além de dois quartos de carne de bode e duas medidas de farinha. Pouca coisa pra tanta gente, mas já com encomenda certa para a manhã daquele dia que parece não ter clareado naquele coito. Não abriu a porta, mas também não conseguiu mais ficar sobre as varas da cama. Sua esposa Joaninha tremia igual vara verde. E ele, para acalmá-la, apenas dizia: Lampião sabe o que faz!

Quando a primeira luz do dia abriu sua boca, e já desde muito que não se ouvia nada vindo do campo de guerra, então o coiteiro decidiu ir até lá para saber o que realmente tinha acontecido. Mas não era besta de se aproximar demais nem chegar até lá pela vereda já repisada. Seguiu quase rastejando pelo meio da mataria até avistar a pedreira e o bonome que sinalizavam o local do arranchamento. Mas tudo parecendo estranho demais. Ora, para a barulheira ouvida há poucas horas, aquele silêncio todo parecia estranho demais.

Resolveu ir um pouco mais adiante. Estava espantado com o silêncio e a calmaria. A não ser pelo mato destronchado, pelos galhos quebrados, pelas marcas das balas, da correria e da refrega sangrenta, tudo o mais parecia uma paisagem de preguiçosa sonolência. Mas não pode ser, disse a si mesmo. E completou: Pra tanto tiro e tanta gritaria, tanto berreiro e tanto açoite, por aqui tinha que ter mais que marcas de sangue aqui e acolá. Tinha que ter muito corpo estirado e já sendo visitado pelos urubus.

Mesmo na desolação do lugar, o velho coiteiro não estava sem medo. Sabia que a mata tinha olhos e muito escondia nas suas entranhas. Pisava em pedra como num tapete. Assustava-se com o próprio barulho do roló sobre o chão. Um chão de guerra não era pra se brincar. Lançava o olhar sobre cada tufo de mato como se de repente pudesse se deparar com o inesperado. Era isso o que mais temia. Mas nada foi encontrando que tivesse arma em punho ou sangue nos olhos. O coito também estava totalmente vazio. Ou quase.

Ao pé de uma pedra, então avistou um papel como se fosse uma carta dobrada. Papel envelhecido, amarelado, já muito desgastado de tempo e de caminhada. Lançou a mão, trouxe o escrito aos olhos de pouca leitura, mas ainda assim conseguiu ir soletrando. Era uma reza escrita à mão, e dizia:

“À vossa proteção eu recorro Santa Mãe de Deus. Não despreze as minhas súplicas nas necessidades e livrai-me sempre dos perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Que esse seu filho despejado nos perigos do mundo e nas mãos traiçoeiras dos inimigos, nunca seja por eles perseguido, alcançado e a seus pés ajoelhado. Livrai Mãe de Deus, minha Nossa Senhora, de todo mal, de todo ataque, de toda bala, de toda faca e punhal, de todo veneno e de toda traição. E que o meu corpo, meu espírito e minha alma, sejam sempre protegidos pelo escudo maior de vossa força, Mãe Santíssima. Amém.”

Mas espantoso mesmo foi a surpresa do velho coiteiro ao avistar a assinatura abaixo da oração: “Capitão Virgulino Lampião”. A oração que Lampião não se desapartava, e agora? Disse quase gritando. E, demonstrando extremada preocupação, ainda disse: Lampião de corpo aberto não é Lampião, e agora? Pode ser tido como bicho, como carnicento, o que for, mas não há ninguém mais temente às coisas do céu que o Capitão, não há cristão sobre a terra que seja mais devotado a Nossa Senhora e a Padre Cícero do que ele. Eu mesmo já vi, na boca da noite, Lampião se afastando pra fazer suas orações. E sempre tinha essa reza como proteção maior. E agora?

A preocupação do coiteiro era plenamente justificada. Não se sabe como, mas a pressa da retirada fez com que o cangaceiro maior deixasse cair aquela sua preciosidade. Também não se sabe ao certo, mas depois disso o seu fim começou a se aproximar. O seu bando já estava longe dali, mas não mais na segurança e na proteção de antes. E Lampião logo ficou sabendo disso. Quando procurou sua oração e nada encontrou, além da lágrima lhe veio a certeza de tempos muito difíceis de serem vencidos.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A GRANDE SECA


Uma das vítimas da Grande Seca, Ceará, 1877. Foto de Joaquim Antônio Correia, “Vítimas da Grande Seca”, Albúmen - Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil.

A última grande seca ocorrida nas chamadas 'Províncias do Norte' tinha ocorrido há mais de 30 anos, entre 1844 e 1845. Nessa época, nada pôde ser feito para amenizar suas consequências, o Nordeste era uma região muito pobre em engenharia e recursos.

Na seca de 1877, até as famílias mais abastadas partiram em busca de refúgio junto a parentes que habitavam as serras e o litoral. Os adultos iam montados nos cavalos seguidos pelos carros e bois cheios de mulheres, crianças e bagagens, tendo na retaguarda os vaqueiros e os ajudantes conduzindo o que restara do gado. Os pobres seguiam a pé, na poeira das estradas, os adultos levando as crianças menores, puxando o que restava do rebanho de cabras ou vacas e geralmente o cachorro de estimação ia atrás. Esses eram os retirantes, que eram perseguidos e expulsos quando estacionavam nas vizinhanças de um povoado.

Flagelados da seca de 1877, na estação ferroviária do município de Iguatu, aguardando o trem para Fortaleza.

Os moradores temiam os saques nos comércios e armazéns, como rotineiramente acontecia. As cidades, além dos vales férteis, ficavam apinhadas de flagelados. Aracati, que contava com cinco mil habitantes, passou a abrigar mais de 60 mil pessoas. Fortaleza converteu-se na capital do desespero: de 21 mil habitantes pelo censo de 1872, passou a ter 130 mil. Muitos dos retirantes morriam nas veredas e estradas. Os que alcançavam os centros urbanos chegavam à beira do colapso e impressionavam pela desnutrição.

A economia provincial, já abalada pela crise do algodão, quase acabou de vez. Os escravos eram vendidos para o sudeste; os rebanhos, salvo algumas cabeças conduzidas pelos retirantes, eram dizimados pela ação das zoonoses, furtos, extravios, fome e sede. A flora e fauna praticamente desaparecem; as lavouras exterminadas. Para agravar o quadro de tragédia, um surto de varíola dizima milhares de pessoas. Mulheres se prostituem em troca de comida, multiplicam-se os casos de roubo, furto e estupros.

Na seca de 1877, o Ceará foi a região mais afetada das províncias do Norte e perdeu o equivalente a um terço de sua população. Estima-se que 200 mil pessoas morreram e outras migraram para outras regiões.

A peste e a fome matavam mais de quatrocentos por dia. O escritor Rodolfo Teófilo escreveu, horrorizado com o que assistia; parado numa esquina, que em pouco tempo viu passarem vinte cadáveres. “E as crianças que morrem nos abarracamentos, como são conduzidas! Pela manhã os encarregados de sepultá-las vão recolhendo-as em um grande saco: e, ensacados os cadáveres, é atado aquele sudário de grossa estopa a um pau e conduzido para a sepultura”. As notícias incomodavam a Corte, onde o imperador chegou a dizer: “Não restará uma joia da Coroa, mas nenhum nordestino morrerá de fome”.


Em razão da situação calamitosa do Nordeste o governo imperial enviou, no período 1877 a 1879, uma comissão de engenheiros que determinaram a perfuração de poços, a construção de estradas de ferro e de rodagem e o armazenamento de água. Os resultados dos estudos na região ainda indicaram a construção de barragens ou açudes. O Açude do Cedro foi umas das primeiras grandes obras de combate à seca realizadas pelo Governo Imperial. A ordem de construção foi dada pelo imperador D. Pedro II em decorrência do grande impacto social provocado pela seca de 1877, porém o início das obras deu-se durante os governos republicanos entre 1890 e 1906.

Hoje calcula-se que morreram cerca de quinhentas mil pessoas em consequência da seca de 1877. O engenheiro André Rebouças, abolicionista, negro, respeitado por suas ideias progressistas, calculava em mais de dois milhões as pessoas atingidas pela seca, ainda em novembro de 1877. Dos mortos de 1877 a 1879, calcula-se que 150.000 faleceram de inanição e 100.000 de febres e outras doenças, 80.000 de varíola e 180.000 de fome, alimentação venenosa e sede. Acredita-se que a Grande Seca que ocorreu de 1877 a 1879 ceifou a vida de mais da metade das 1.754.000 pessoas que residiam na área atingida pela tragédia. Esse foi de longe a maior catástrofe gerada por fenômenos naturais que ocorreu no país.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÁGUAS BELA - PE



Residência de Audálio Tenório, que se notabilizou pelo grande poder político e econômico e também por ser um dos mais poderosos coiteiros de Virgulino Ferreira, no estado de Pernambuco.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2245116425600289&set=gm.2435037980119047&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FILHO DAS ÁGUAS

*Rangel Alves da Costa

Há um silêncio estranho nele. Quase sem palavra, seus olhos passeiam desde a curva do rio aos caminhos molhados de mais adiante.
Avista os montes e as serras, as casas do outro lado e os bichos que passeiam nas margens. Parece morar ali, no rio, na beira do rio. Sua casa parece ser o seu barco. E é. Sua moradia parece ser também o rio. E é.
Do rio-casa tudo conhece. Transborda de contentamento com as águas muitas, com as enchentes. Entristece e quase definha quando sua casa-rio parece também definhar, numa magrez de causar dó e sofrimento.
Não usa carranca na sua proa. Não precisa. As estranhezas do rio não assustam mais. Tornou-se amigo do Nego-d’água, da pedra que fala e da correnteza que assovia.
Não é de muita leitura, mas todo dia lê um imenso livro. Quando não tem nenhum visitante que queira fazer um passeio pelos arredores, então abre o seu imenso e vai folheando cada escrito de vida.
Seu livro é o rio, o Livro do Rio, sua grande leitura é feita no Livro das Águas, mas estranhamente encontra o mesmo escrito a cada página que vai passando:
“Sou o Francisco, sou o Rio. Sou o Velho, o Velho Chico do Rio. Sou aquele que vem e que passa, sou aquele que sofre por não mais poder alimentar o filho do rio como antigamente fazia. Sou o Pai desse povo e dessa ribeira-vida, sou o Pai e filho de um Pai Maior que me acalanta e diz: Seu filho padece, mas não findará. O rio padece, mas não findará...”.
Pescador, um pescador do São Francisco. Ou simplesmente canoeiro, vez que as hidrelétricas espantaram os peixes do rio, e agora ele apenas leva um e outro a passeio pelo que resta do leito.
Não importa o seu nome. Um filho das águas. Apenas.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FEITOSA E PEREIRA AO MESMO TEMPO

O cangaceiro Zé Bizarria

Por Valdir José Nogueira
“Em Belmonte choveu bala
Meu São José, quem diria!
Mataram o coronel Gonzaga
E balearam Zé Bizarria!”   
         
       
No seu conceituadíssimo blog “Estórias e História”, o pesquisador e historiador Heitor Feitosa Macêdo escreveu um magistral artigo sobre a “A Família Feitosa e o Cangaço”. No referido texto o autor cita o cangaceiro Zé Bizarria, Feitosa e Pereira ao mesmo tempo, e a sua ligação com o fenômeno do cangaço:

José Pereira Bizarria ou “José Custódio Bizarria é mencionado por diversos autores, sempre em episódios também ligados ao cangaço, pois tomou parte em alguns eventos marcantes na história do banditismo rural. Podendo-se destacar também o fato de ser ele sobrinho de Ioiô Maroto, o Crispim Pereira de Araújo.
       
Ioiô Maroto

José Bizarria era fruto da união de um Feitosa dos Inhamuns com uma Pereira do Pajeú, pois sua mãe, Joaquina Pereira de Araújo, também conhecida como Joaquina Pereira Bizarria (Dona Quina), era irmã de Crispim Pereira de Araújo, enquanto que seu pai chamava-se Manoel Custódio Bizarria.
       
Seu genitor, Manoel Custódio Bizarria, era filho de José Custódio Bizarria (Cazé), que, por sua vez, era filho do Capitão José Custódio Bezerril e de Dona Matilde. Mas onde está o parentesco com a Família Feitosa?
       
O parentesco com os Feitosa provém tanto de Dona Matilde quanto do Capitão José Custódio Bezerril, porque ela era filha de Vicente Pereira e Francisca Alves Cavalcante. Já o Capitão José Custódio Bezerril era filho de Leandro Custódio Bezerril (1º) e de Josefa.
       
José Bizarria é citado com frequência entre os integrantes do bando de Sinhô Pereira. E, no dia da morte de Luiz Gonzaga Ferraz, José Bizarria também esteve presente, ao lado do tio, Ioiô Maroto, tomando parte na luta, da qual saiu gravemente ferido com um tiro no pescoço, sendo socorrido por Pedro Caboclo, e, depois, tratado com raspa de catingueira. José Bizarria não chegou a se casar e morreu assassinado por um policial em Jati/CE (antes, Macapá).”
Alistamento Eleitoral de José Pereira Bizarria. Na época, o mesmo era residente na fazenda Cristovão, município de São José do Belmonte (PE).

Zé Bizarria, da gema dos Pereiras:

Dona Francisca Pereira da Silva (filha de José Mateus Pereira da Silva e Joaquina Pereira da Silva), conhecida como Chiquinha Maroto, foi casada com o Sr. Galdino Alves de Araújo Maroto. Este casal residia na Fazenda Queimada Grande, município de Belmonte, na extrema com o Ceará. Foram pais de 6 filhos:

1 – Crispim Pereira de Araújo (Ioiô Maroto). Este casou três vezes. A primeira com Maria Océria, filha de Manoel Pereira da Silva Jacobina (Padre Pereira). A segunda com Francisca Pereira Neves e a terceira com Generosa.Pereira Neves, ambas filhas de Antônio Cassiano Pereira da Silva (ex prefeito de Belmonte) e dona Maria Antônia da Soledade Neves, da fazenda Baixio em Belmonte.

2 – Antônio Pereira de Araújo (Antônio Maroto). Este casou com Francisca (Chiquita) filha de Deodato Pereira da Silva e Filadélfia Pereira da Silva. Desse casamento houve 13 filhos: José, Galdino, Raimundo, Deodato, Vicente, Antônia, Beatriz, Letrice, Maria (Marica), Ana (Santa), Antoniêta, Mariêta e Lorêta.

3 – Januário Pereira de Araújo (Sinhô). Casou com Úrsula Nunes de Barros (das Preces dos Nunes). Desse casamento houve três filhos: Luiz (Luizinho), Manoel e Moça.

4 – José Pereira de Araújo (Zé Maroto). Este casou duas vezes. A primeira com Generosa Pereira da Silva (Lozinha) filha do primeiro casamento de Juvenal Simplício Pereira da Silva com Josefina Maria de Jesus. Filhos: Antônio, Juvenal, Galdino e Josefina. A segunda com Ana Pereira da Silva (Nana), filha de José Avelino Pereira da Silva e de Maria Pereira da Silva (Iaiá). Filhos: Olinto e Maria (Iaiá).

5 – Ana Pereira de Araújo (Santa). Esta casou com Antônio Pereira Jacobina (Antônio Padre). Não houve filhos.

6 -  Joaquina Pereira de Araújo (Quina). Esta casou com Manoel Custódio Bizarria (Né Bizarria), dos Feitosas dos Inhamuns. Desse casamento houve 6 filhos: JOSÉ PEREIRA BIZARRIA – ZÉ BIZARRIA (assassinado no Macapá), Francisco (Chico Bizarria, Galdino Bizarria, Antônio Bizarria, Maria (Lica), esposa de Joaquim Pereira, irmão de Sebastião Pereira (Sinhô Pereira), e Raimunda Bizarria (Mundinha).



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE AZARIAS SOBREIRA

Por Arievaldo Viana

“O Patriarca do Juazeiro”, biografia do Padre Cícero escrita pelo Padre Azarias Sobreira tem uma história interessantíssima. Conforme divulguei no primeiro livro desta série, “Sertão em Desencanto”, Padre Azarias, quando adolescente, hospedou-se na fazenda de meus bisavós Fitico e Mercês, nascendo daí uma amizade que perdurou pelo resto da vida. Foi por orientação do Padre Azarias que o velho Fitico resolveu construir a capelinha do Castro, dedicada à Jesus, Maria e José. Foi nessa pequena igrejinha que recebi a água e os Santos Óleos do batismo e, oito anos depois, recebi a Primeira Comunhão.


Quando o Padre Azarias publicou a primeira edição de “O Patriarca do Juazeiro”, fez questão de enviar um exemplar autografado e com uma bela dedicatória para a minha bisavó. Tive contato com esse livro na infância e depois o perdi de vista. Por um desses milagres do ‘deus’ destino, esse livro retornou às minhas mãos graças ao amigo Jander Araújo, que ao ler na página de rosto a seguinte dedicatória “À Dona Mercês de Sousa – uma humilde lembrança do Autor. Fortaleza, 17 de setembro de 1969, Pe. Azarias Sobreira”, entendeu que o livro deveria ficar em meu poder. Foi um dos melhores presentes que já recebi em minha vida.

Arievaldo Viana, poeta e escritor
29 de Outubro de 2019 - Fortaleza, Ceará
https://acordacordel.blogspot.com/.../reminiscencias.html...


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SUCESSO CANETA AZUL

Por José Mendes Pereira

Tem gente que fica falando que o cantor desta música não canta nada e a letra é muito sem graça. Mas eu acho que cada um faz sucesso como pode ou de acordo com o que ele escreveu. Se a nação brasileira apoiou, a música e a letra são legais. 

Nesta letra não tem nenhuma coisa ridícula. Todas as palavras podem ser pronunciadas diante de crianças e mulheres. Nada imoral. Está na boca do Brasil e aqueles que não a aprovaram  está com ciúmes, porque não fizeram e nem farão sucesso com as suas.

Caneta Azul
Manoel Gomes

Caneta azul, azul caneta
Caneta azul tá marcada com minha letra
Caneta azul, azul caneta
Caneta azul tá marcada com minhas letra

Todo dia eu viajo pra o colégio
Com uma caneta azul e uma caneta amarela
Eu perdi minha caneta e eu peço, por favor
Quem encontrou, me entrega ela

Caneta azul, azul caneta
Caneta azul tá marcada com minha letra

A professora, ela veio brigar comigo
Porque eu perdi a última caneta que eu tinha
Não brigue, professora, porque eu vou comprar outra canetinha

Caneta azul, azul caneta
Caneta azul tá marcada com minhas letra
Caneta azul, azul caneta
Caneta azul tá marcada com minhas letra

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASAMENTO DE DADÁ E CORISCO


Bulhões e o ex-cangaceiro Vinte e Cinco falam um pouco do casamento de Dadá e Corisco e de como era Dadá no grupo.
Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO NETO & CHICO IVO - NO TEMPO DE LAMPIÃO CABRA PISAVA MANEIRO.AVI


Mote em homenagem a Lampião o maior cangaceiro brasileiro.
Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A T E N Ç Â O !


Por Benedito Vasconcelos Mendes


Próxima quinta-feira será o lançamento do  livro do Professor Benedito em Fortaleza.                                              

O LIVRO DO PROFESSOR BENEDITO SERÁ LANÇADO NA ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS, EM FORTALEZA.  

A obra  “ Vivências de um Menino em uma Fazenda Sertaneja “, de autoria do Prof. Benedito Vasconcelos Mendes será lançado às 19 horas do próximo dia 31 de outubro do corrente ano (quinta-feira), em uma Reunião da Academia Lavrense de Letras-ALL, na capital alencarina. 

Convidamos os amigos, familiares e os imortais das demais Academias de Letras, escritores, artistas, historiadores e os intelectuais pertencentes às outras instituições culturais, para prestigiarem o referido evento.                              

A apresentação do citado livro será feita pelo escritor e ex-Governador Gonzaga Mota.                                          

Presidente da ALL: CRISTINA COUTO                                  
Livro: VIVÊNCIAS  DE UM MENINO EM UMA FAZENDA SERTANEJA            Autor:BENEDITO VASCONCELOS MENDES                                                  Apresentador:ex-Governador GONZAGA MOTA                                  
Data: 31 de outubro de 2019, quinta-feira.                                          Horário: 19 horas                              
Local: DELICATESSE Costa Mendes- Av. Barão de Studart, 777(pavimento superior)- Aldeota-Fortaleza.

Enviado por e-mail pelo autor Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DEPOIS DE FORTALEZA, O PRÓXIMO LANÇAMENTO DO LIVRO DO PROFESSOR BENEDITO SERÁ EM CAMPINA GRANDE.

Por Benedito Vasconcelos Mendes
Resultado de imagem para Livro do Benedito Vasconcelos Mendes

O poeta cordelista, historiador e dramaturgo  João Dantas (João Crisóstono Moreira Dantas), um dos organizadores do evento CANGAÇO CAMPINA 2019, que se realizará na cidade paraibana de Campina Grande, no período de 22 a 25 de novembro do corrente ano, convidou o Prof. Benedito Vasconcelos Mendes  para fazer o lançamento do seu mais recente livro, intitulado “Vivências de um Menino em uma Fazenda Sertaneja” no referido evento.

Enviado pelo autor através de e-mail

http://blogdomendesemendes.blogspot.com