Seguidores

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

XUXA QUEBRA O SILÊNCIO E SURPREENDE AO REVELAR O QUE DIDI FEZ COM ELA NO INÍCIO DA CARREIRA

 Por Paulo Machado

Na véspera do aniversário do humorista Didi, Xuxa quebra o silêncio e conta o que ele fez com ela.

Na última quinta, dia 13 de janeiro, a apresentadora veterana Xuxa Meneghel, atualmente com 58 anos de idade, usou suas redes sociais para compartilhar uma história envolvendo o humorista Renato Aragão, mais conhecido como Didi Mocó. Os dois fizeram vários trabalhos juntos nos filmes do humorista.

A história surpreendeu a todos já que não era de conhecimento público. Na ocasião, Renato Aragão estava fazendo aniversário, ele completou 87 anos de vida.

PUBLICIDADE

Xuxa usou o instagram para parabenizar o humorista e revelou uma história passada, da época da TV Manchete. Na publicação, a mãe da Sasha contou o quanto Renato Aragão a ajudou quando ela ainda não era famosa.

A apresentadora contou o quanto isto foi importante em sua vida e fez questão de tornar isto público no aniversário do eterno Didi. Segundo Xuxa, Renato acreditou no talento dela quando ainda apresentava o Clube da Criança que era exibido pela TV Manchete.

PUBLICIDADE

Didi teria sido um dos principais elementos para todo o sucesso que Xuxa veio a ter nos anos seguintes após deixar a TV Manchete.

Xuxa não parou por aí em sua publicação! Ela agradeceu pela época em que foram vizinhos em Orlando e por ter deixado a filha dele, Livian Aragão perto da Sasha quando elas eram bebês. E também por ter sido uma das primeiras a conhecer a Lílian Aragão, esposa do humorista.

PUBLICIDADE

Ela finalizou agradecendo por Renato ter cruzado na jornada dela e desejou ao humorista muitas felicidades em sua vida.

Inúmeros seguidores de Xuxa também enviaram as felicitações a Renato e desejaram saúde para que possa permanecer ainda muitos anos entre nõs.

Veja a postagem completa da apresentadora:

https://minutoinfo.ig.com.br/xuxa-quebra-silencio-surpreende-ao-revelar-que-didi-fez-com-ela-no-inicio-carreira/?fbsu=565&fbsl=1H2a&fbclid=IwAR39UaevRvKRqJ3rIwnr7zLz_VTPE50G6mstjorf_NcPZFDqE0pV4ykKu1U

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRA

 Por Itamar Nunes Art.


Linda cangaceira em seus bons momentos

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PATENTE DE LAMPIÃO - FATO OU FAKE??? - CANAL CANGAÇO EM FOCO

 Por Cangaço em Foco

https://www.youtube.com/watch?v=87mdwutpq98&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


UMA DAS FOTOS MAIS EMOCIONANTES DA HISTÓRIA

 

"Espere por mim, papai!"

Em 1º. de outubro de 1940.

A foto retrata um menino (Warren Bernard) na Eighth Street, New Westminster, Canadá estendendo a mão para seu pai, enquanto ele marcha para servir na Segunda Guerra Mundial.

Felizmente, o soldado sobreviveu a guerra e o reencontro com o filho também foi registrado.

Segue a gente no Instagram:

instagram.com/notaterapia.

ADENDO:

Branca Ronaldo Sara.

ADENDO:

Ciro Gonçalves Sá.

O retorno do pai em abril de 1945.

https://www.facebook.com/notaterapia/photos/a.1395172920517894/4225734344128390/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E ZÉ BAIANO EM CANINDÉ – O CARRASCO FERRADOR

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=2qVfxWQ_Udo&t=11s&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o rei do cangaço, juntamente com seu Bando, do qual fazia parte cangaceiros afamados do cangaço nordestino como Zé Baiano, Luiz Pedro, Zé Sereno, Mariano e outros cabras, após deixar Maria Bonita, Lídia de Zé Baiano, Otília de Mariano e outras mulheres de cangaceiros no coito da fazenda Maranduba, resolvem invadir o povoado de Canindé, e para isso Lampião usa um coiteiro de sua confiança para enganar o chefe da Volante Policial local, fazendo com que eles se deslocassem, deixando o Povoado sertanejo totalmente desguarnecido, ocasião em que o cangaceiro Zé Baiano aproveitou para vingar-se da família Marques, ferrando cruelmente, com ferro de marcar gado, três mulheres, entre elas a Maria Marques, num episódio terrível que lhe rendeu o título de O Carrasco Ferrador.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço Vejam também:    • O último dia de Lampião, o Rei do Can...      • LAMPIÃO ENFURECIDO NO ATAQUE AO POVOA...      • Corisco -  O diabo loiro (1969)  - Fi...      • LAMPIÃO E O BATISMO DE FOGO DE ZÉ SAT...      • LAMPIÃO E ANTÔNIO FERREIRA IMPLACÁVEI...      • QUEM FOI VIRGULINO FERREIRA DA SILVA,...      • O ENCONTRO DE SABINO GOMES COM ZÉ FAV...      • LAMPIÃO SE VINGA, MATA E ESQUARTEJA O...      • SABINO GOMES, CABRA FORTE DE LAMPIÃO ...      • ENTREVISTA COM SILA, CANGACEIRA DE LA...   UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SURGE SINHÔ, O MAIOR DOS PEREIRAS, NO CANGAÇO

Por Manoel Severo

Sinhô Pereira, sentado e Luiz Padre, de pé

O ano é 1915 quando vamos encontrar Né Dadu, retornando da cidade de Triunfo após ser absolvido de crime de morte de João Jovino. Naqueles dias uma volante se formava para capturar um dos maiores desafetos da família Carvalho. Sob o comando do Tenente Teófanes Ferraz Torres e contando ainda com os Carvalho: Antonio e José da Umburana e João Lucas das Piranhas, atacam São Francisco , mas não encontram Né Dadu, espancando fortemente uma negra de nome Antonia Verônica, governanta do lugar, conhecida por “Mãe Preta” e prendem o mais novo dos filhos de D. Constança, irmão de Né Dadu: Sebastião Pereira, então com 16 anos.

A represália dos Pereira veio logo em seguida, quando é morto José da Umburana em emboscada de Vicente de Marina, o morticínio continua, desta feita mais um Pereira tomba, Né Dadu morre em 16 de Outubro de 1916, vítima de covarde traição de um ex-cabra dos Carvalho, Zé Rodrigues, Zé Grande ou simplesmente “Zé Palmeira” que o matou com seu próprio rifle no lugar Poço do Amolar, na fazenda Serrinha. Esse caboclo Zé Palmeira havia se aproximado de Né Dadu após ardilosa trama traçada pelos próprios Carvalho, simulando o rompimento do referido cabra com a família inimiga. Apesar de Atento e desconfiado Né Dadu acabou sendo ludibriado pelo audacioso golpe e acabaria sendo vítima fatal do mesmo.

A morte do irmão empurrou definitivamente o mais jovem da família para o mundo do crime, nascia ali aquele que seria o mais valente de todos os cangaceiros, segundo o próprio Virgulino Ferreira: Sebastião Pereira, vulgo Sinhô Pereira.

Sinhô Pereira em foto da década de 70

Partindo na sanha da formação de seu grupo, Sebastião Pereira partiu em busca do Coronel Zé Inácio, do Barro, conhecido coiteiro e protetor de bandidos, dali saiu com um grupo de 20 cabras, tendo como seu lugar tenente seu primo, Luiz Padre, rumo a Vila Bela, no Vale do Pajeú.

Invadindo São Francisco, depredou e queimou a loja de Antonio da Umburana e tomou a pequena vila, partindo dali para as fazendas dos Carvalho, Umburanas e Piranhas, depredando, queimando, matando animais, destruindo cercas, arrasando tudo. Os Carvalhos diante de tanta fúria se retiraram para a cidade, finalizando assim a primeira grande investida do grande cangaceiro.

Sobre a eterna peleja entre os clãs vamos ter o episódio da invasão à fazenda Piranhas, narrado por inquérito na própria delegacia de Vila Bela, como segue: “... no dia 1º corrente apresentaram-se voluntariamente a prisão os indivíduos José Alves de Barros e José de tal conhecido por José Caboclo e Francisco Alves de Barros, Cincinato Nunes de Barros, Antonio Carvalho de Barros, conhecido por Antonio da Umburana, Antonio Alves Frazão, José André, Feliciano de tal, João Ferreira, Francisco Porphirio, Antonio Teixeira, Antonio Pedro da Costa Neto, Antonio Pequeno, José Flor e João Tapia todos denunciados neste município como incursos no artigo 294 por terem morto ao cangaceiro Paixão na ocasião em que os mesmos se defendiam do ataque feito a fazenda Piranhas pelo grupo chefiado por Sebastião Pereira e Luiz Padre dos qual fazia parte o referido Paixão (Informe ao Chefe de Polícia pelo delegado de Vila Bela, 5/9/17).

Algum tempo depois Sebastião Pereira mataria o assassino de seu irmão Né Dadu, o indivíduo Palmeira, na localidade de Viçosa em Alagoas, tendo Luiz Padre sangrado o matador de seu pai Padre Pereira, Luis de França, em São João do Barro Vermelho. Em outra oportunidade na localidade de Queixada, sob a proteção do Coronel Pedro da Luz, acabou encontrando Antonio da Umburana que foi sangrado, esquartejado e queimado, assim se configurava a vingança dos primos, Sebastião e Luis Padre.

http://honoriodemedeiros.blogspot.com/2012/08/surge-sinho-o-maior-dos-pereiras-no.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS DO CANGAÇO - CANAL CANGAÇO EM FOCO

 Por Cangaço em Foco.

https://www.youtube.com/watch?v=Ocp3mtYyjhU&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

Alguns autores e livros do cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/ACADEM-PRESIDÊNCIA - MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO – CIRCULAR Nº 02/2023, DE 25.12.2023 .

 1481522002230_PastedImage

Ascrim/academ-presidência - Mensagem de natal e ano novo – CIRCULAR Nº 02/2023, DE 25.12.2023 . 

    

MOSSORÓ-RN, 31 de Dezembro de 2023.    

 

- REENVIADO A PEDIDOS – 

 

 ‘RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SERASSIM CONSIDERADO(a)!  

 

REVERENCIAL CATÓLICO DO SIGNIFICADO De NASCIMENTO  do filho de deus e DAS OITAVAS DO NATAL. Oitava de Natal exprime de forma especial “um aspecto do testemunho do mistério da Encarnação”, ou seja, nesse período “nos concentramos mais uma vez sobre o grande mistério de Deus que desceu do Céu para entrar na nossa carne” (cf. Papa emérito Bento XVI, 9 de janeiro de 2013). 

 

  [1 Salmos LXXXIV, 12.] [2 Salmos CXVII, 24.]. [3 São Mateus XI, 25.].

 

“A Oitava seria o prolongamento da celebração da Páscoa por uma semana. Bem sabemos que a semana é constituída por sete dias, mas porque então essa semana é chamada de Oitava? Segundo a tradição, a Oitava remete para o dia chamado ‘sem ocaso’, o dia sem fim. Se os dias temporais, a semana histórica é marcada por sete dias, este oitavo dia seria o dia da eternidade, o dia da plenitude”,

 

Aproveite a Oitava de Natal para continuar vivenciando as graças do nascimento do Menino Deus que se encarnou para salvar-nos, e prolongue os votos de Natal e os gestos de caridade e amor tão presentes nesse período para todo o ano 2023 que se encerra ante o ano 2024 que se inicia

 

Na Santa Missa do último dia de 2023, celebramos liturgicamente a festa da Sagrada Família, e desejamos colocar toda a nossa vida diante do Menino que nasceu para nós, o nosso Salvador. Um ótimo momento para recapitular, fazer um balanço e agradecer a Deus que quis ficar ao nosso lado em todos os momentos.

  

Considerando presentes – ainda -, portanto, 0 significado verdadeiro do natal, Retribuímos votos festas natalinas e ano novo, Felicitando pela continuidade desse tempo em que se consagra invocar ao onisciente menino jesus pela paz em todos os lares do mundo !  

Reiterado desejos DE AGRADECIMENTOS AOS QUE ESTIVERAM NOS APOIANDO durante 2023, anunciamos  

Que Continuaremos FORTES, unidos PELA concretização das atividades em prol das academias, instituições culturais e congêneres, almejando UM AFORTUNADO 2024 que se aproxima !  

Que as bênçãos divinas se derramem sobre todos, extensivas aos seus E NOSSOS familiares.  

De igual forma, estendemos nossos votos de boas festas a todos o(a)s amigo(a)s com quem convivemos NO ANO PRESTES A SE ENCERRAR ! 

 Abonancemo-nos POIS, - seja - o ANO VINDOURO, FARTO DE Amor, proteção divina, potencialização da fé, Paz, saúde, prosperidade do pão na mesa e prática da caridade para todos ! 

 

Nós acreditamos na união pacificadora entre os povos e respeitamos as crenças de todas as religiões no mundo.

Entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, a Igreja celebra a Oitava do Natal, ou seja, oito dias em que vivemos a alegria da Festa do Nascimento de Jesus.

 

Ascrimianas saudações  

 

Francisco josé da silva neto 

-presidente da ascrim/academ- 

 

Maria goretti Alves de Araújo 

Vice-Presidenta interina da ascrim 

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS: 


P.S.-2): EVENTUALMENTE – EM RESPOSTA À TRANSMISSÃO DE CONVITE - RECEPCIONAMOS MENSAGENS QUE NOS SÃO ENVIADAS PELOS SIGNATÁRIOS DOS EMAILs DESTINATÁRIOS, AS QUAIS ENVIAMOS PARA OS PATROCINADORES DOS EVENTOS, ATRAVÉS DO NOSSO MALOTE DIGITAL OFICIAL DA ASCRIM-MADA .  

P.S.-3): ESTA É UMA CÓPIA ORIGINAL, ENCAMINHADA, OFICIALMENTE, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO PARA O(A)S:  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇÔNICAS E MILITARES.   

REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.  

MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTI

TUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.  

ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.  

ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.  

ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.  

POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)


ENVIADO PELA "ASCRIM".

A ÍNDIA KATHAUÃ NÃO DEIXA PAI VENDER FILHA PARA SER ESCRAVIZADA POR FAZENDEIROS, CORONÉIS...

José Mendes Pereira

Kathauã foi uma índia justiceira que nascera nas terras de Mossoró. E era uma espécie de cangaceira da sua época, que todos os moradores a respeitavam. Ela mantinha a sua ordem sem armas, apenas usava dois longos chicotes, e que não admitia que as coisas na cidade fossem levadas do jeito que os políticos, coronéis e fazendeiros quisessem, principalmente aqueles que se diziam serem homens poderosos que escravizavam uma boa parte da população mossoroense, e alguns de cidades adjacentes.

Quem havia nascido em berço negro e pobre teria que viver a vida inteira trabalhando para uma porção de oportunistas, carrascos, cruéis? E isso, Kathauã não admitia. E ainda dizia:

- Respeitar Mossoró e seu povo é preciso. Eles têm que serem amados e respeitados por todos. Quem não quiser amar a minha Mossoró e respeitá-la juntamente com os seus filhos, deixa-os o quanto antes. Vá embora daqui para outras terras que a ela não as pertencem. Mossoró tem nome para ser zelado. Dizia ela ao prefeito Antônio Freire de Carvalho, que negro e índio são irmãos do branco e do rico, que nasceram nesta cidade em berços de ouro.

- Sim, senhora! Timidamente concordava o prefeito.

Em reuniões de políticos, mesmo não fazendo parte da Prefeitura, nem da Câmara Municipal de Vereadores de Mossoró, Kathauã participava de todos os encontros, e ai daquele que não aceitasse a sua presença nos grupos. Vez por outra, Kathauã fazia o seu discurso dizendo aos vereadores que:

- Todos os senhores foram eleitos para a ligação entre o governo e o povo. Todos têm obrigação de ouvir o que os eleitores querem propor, e aprovarem esses pedidos na Câmara Municipal. Também, todos têm o dever de fiscalizarem, se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática, e se não estão pondo a mão nos recursos da cidade.

Era no tempo da escravidão. Assim que tomou conhecimento que o índio “Marani” (palavra indígena o que provoca rixas) havia colocado a sua filha “Indira” (Beleza pura nome indígena) de 13 anos à venda, para ser arrematada e escravizada por fazendeiros do lugar, ou por carrascos e poderosos coronéis, a índia Kathauã não gostou nem um pouquinho. Arrumou o seu cavalo com uma bela sela e arreios que dias antes havia recebido do seleiro Porfírio de Castro; apanhou os seus dois chicotes de 3 metros, e foi direta a oca do índio “Manari”, para saber o porquê de colocar a sua querida e estimada filhinha "Indira" à venda.

Assim que chegou à sua oca “Kathauã” encontrou “Marani” deitado sobre um jirau, uma espécie de cama feito de madeira e forrado com palhas da carnaubeira. “Manari” nem sabia que mulher era aquela, porque ele fazia três anos que ali chegara vindo de outra tribo, mas ligada à tribos de Mossoró.

A índia Kathauã vivia mais na cidade, sempre cobrando trabalhos e mais trabalhos do prefeito. E assim que ela desceu do seu cavalo e foi entrando na oca, perguntou-lhe:

- O senhor é o Manari?

- Sou, sim senhora! – Respondeu ele sem nem ao menos se levantar do seu jirau.

- Eu vim aqui, porque me falaram que o senhor tem uma filha que está à venda, e eu estou interessada comprá-la.

Kathauã dizia só no intuito de saber se era verdade mesmo, que ele tinha colocado a filha à venda para ser arrematada por fazendeiros. E assim que ela falou que queria comprá-la, de um só pulo o índio “Manari” se levantou do jirau, já interessado na venda.

- E qual é o valor que o senhor está pedindo pela sua filha?

E sem titubear, o perverso pai disse que a venderia por 2 vacas leiteiras, 100 cuias de milho, igual feijão, arroz, mais 5 hectares de terras para plantio.

A Kathauã ouvia isso com paciência. E logo escutou de lá de dentro de um pequeno compartimento, um choro. Era a “Indira” sua filha que não se conformava com aquela ideia do pai querer vendê-la. E saindo do pequeno compartimento, veio em direção à Kathauã implorando-a:

- Pelo amor de Deus dona senhora, não me compra! É aqui que eu quero viver com ele, com minha mãe, com meus irmãos e minhas amigas...!

E sem muita demora, um choro forte e soluço de mulher estrondaram dentro da oca. Era a Janaina (Significa "protetora do lar", "deusa do mar", "rainha do mar", "mãe dos peixes"...) a esposa do “Manari”, mãe da “Indira” que todos os dias protestava, e não admitia que a sua querida filhinha fosse vendida para nenhum fazendeiro, e nem tão pouco para perversos coronéis. E aproximando-se da Kathauã, fez-lhe um pedido:

- Dona mulher, não compra a minha filhinha. Será uma das maiores dores para mim, ver a “Indira” saindo daqui, da nossa companhia, vendida para ser maltratada por aí! Pelo amor de Deus, não faça isso!

E voltando para “Manari”, Kathauã perguntou-lhe:

- Por que o senhor quer vender a sua filha?

- Porque me vejo sem condições de alimentar todos os meus filhos...

- E o senhor está trabalhando?

- Não senhora.

- E por que não está engajado em um serviço qualquer?

- Dona, os coronéis e fazendeiros pagam muito mal e só querem escravizar a gente. É um sofrimento para quem trabalha para aquele povo.

- Quer dizer que o senhor não quer ser escravizado pelos coronéis e fazendeiros, mas quer que a sua filha que tanto o senhor a beijou quando pequenina, agora quer que ela seja escravizada por esta gente.

Ouvindo estas palavras o índio “Manari” calou sua voz. Não disse mais nem uma e nem duas.

- O senhor já ouviu falar na índia Kathauã, aquela que não dá chance a nenhum malandro que não quer trabalhar?

- Já ouvi, sim senhora...

- Pois saiba "bichim", que a Kathauã sou eu. Levante-se e vá logo procurar trabalhos por aí. Não quero mais ouvir falar que o senhor está querendo vender sua filha! Não só coronéis e fazendeiros têm serviços, como vários donos de vazantes e agricultores têm trabalhos para quem quiser trabalhar. Eu vou embora, mas se eu ainda ouvir falar que o senhor vendeu ou continua querendo vender a sua filha, eu retorno aqui, e o senhor não se livra de jeito nenhum dos meus chicotes. – Dizia ela em voz alterada e enraivada.

E montando-se no seu cavalo, chicoteou-o e foi-se embora.

O índio “Manari” foi trabalhar e desistiu da ideia de vender a sua querida filhinha.

Sabendo que o índio “Manari” obedeceria as suas ordens, Kathauã nunca mais voltou à sua casa.

O "Manari" já tinha conhecimento dos seus arrufos e não era maluco de desobedecê-la.

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A ÍNDIA KATHAUÃ NÃO DEIXA PAI VENDER FILHA PARA SER ESCRAVIZADA POR FAZENDEIROS, CORONÉIS...

José Mendes Pereira

Kathauã foi uma índia justiceira que nascera nas terras de Mossoró. E era uma espécie de cangaceira da sua época, que todos os moradores a respeitavam. Ela mantinha a sua ordem sem armas, apenas usava dois longos chicotes, e que não admitia que as coisas na cidade fossem levadas do jeito que os políticos, coronéis e fazendeiros quisessem, principalmente aqueles que se diziam serem homens poderosos que escravizavam uma boa parte da população mossoroense, e alguns de cidades adjacentes.

Quem havia nascido em berço negro e pobre teria que viver a vida inteira trabalhando para uma porção de oportunistas, carrascos, cruéis? E isso, Kathauã não admitia. E ainda dizia:

- Respeitar Mossoró e seu povo é preciso. Eles têm que serem amados e respeitados por todos. Quem não quiser amar a minha Mossoró e respeitá-la juntamente com os seus filhos, deixa-os o quanto antes. Vá embora daqui para outras terras que a ela não as pertencem. Mossoró tem nome para ser zelado. Dizia ela ao prefeito Antônio Freire de Carvalho, que negro e índio são irmãos do branco e do rico, que nasceram nesta cidade em berços de ouro.

- Sim, senhora! Timidamente concordava o prefeito.

Em reuniões de políticos, mesmo não fazendo parte da Prefeitura, nem da Câmara Municipal de Vereadores de Mossoró, Kathauã participava de todos os encontros, e ai daquele que não aceitasse a sua presença nos grupos. Vez por outra, Kathauã fazia o seu discurso dizendo aos vereadores que:

- Todos os senhores foram eleitos para a ligação entre o governo e o povo. Todos têm obrigação de ouvir o que os eleitores querem propor, e aprovarem esses pedidos na Câmara Municipal. Também, todos têm o dever de fiscalizarem, se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática, e se não estão pondo a mão nos recursos da cidade.

Era no tempo da escravidão. Assim que tomou conhecimento que o índio “Marani” (palavra indígena o que provoca rixas) havia colocado a sua filha “Indira” (Beleza pura nome indígena) de 13 anos à venda, para ser arrematada e escravizada por fazendeiros do lugar, ou por carrascos e poderosos coronéis, a índia Kathauã não gostou nem um pouquinho. Arrumou o seu cavalo com uma bela sela e arreios que dias antes havia recebido do seleiro Porfírio de Castro; apanhou os seus dois chicotes de 3 metros, e foi direta a oca do índio “Manari”, para saber o porquê de colocar a sua querida e estimada filhinha "Indira" à venda.

Assim que chegou à sua oca “Kathauã” encontrou “Marani” deitado sobre um jirau, uma espécie de cama feito de madeira e forrado com palhas da carnaubeira. “Manari” nem sabia que mulher era aquela, porque ele fazia três anos que ali chegara vindo de outra tribo, mas ligada à tribos de Mossoró.

A índia Kathauã vivia mais na cidade, sempre cobrando trabalhos e mais trabalhos do prefeito. E assim que ela desceu do seu cavalo e foi entrando na oca, perguntou-lhe:

- O senhor é o Manari?

- Sou, sim senhora! – Respondeu ele sem nem ao menos se levantar do seu jirau.

- Eu vim aqui, porque me falaram que o senhor tem uma filha que está à venda, e eu estou interessada comprá-la.

Kathauã dizia só no intuito de saber se era verdade mesmo, que ele tinha colocado a filha à venda para ser arrematada por fazendeiros. E assim que ela falou que queria comprá-la, de um só pulo o índio “Manari” se levantou do jirau, já interessado na venda.

- E qual é o valor que o senhor está pedindo pela sua filha?

E sem titubear, o perverso pai disse que a venderia por 2 vacas leiteiras, 100 cuias de milho, igual feijão, arroz, mais 5 hectares de terras para plantio.

A Kathauã ouvia isso com paciência. E logo escutou de lá de dentro de um pequeno compartimento, um choro. Era a “Indira” sua filha que não se conformava com aquela ideia do pai querer vendê-la. E saindo do pequeno compartimento, veio em direção à Kathauã implorando-a:

- Pelo amor de Deus dona senhora, não me compra! É aqui que eu quero viver com ele, com minha mãe, com meus irmãos e minhas amigas...!

E sem muita demora, um choro forte e soluço de mulher estrondaram dentro da oca. Era a Janaina (Significa "protetora do lar", "deusa do mar", "rainha do mar", "mãe dos peixes"...) a esposa do “Manari”, mãe da “Indira” que todos os dias protestava, e não admitia que a sua querida filhinha fosse vendida para nenhum fazendeiro, e nem tão pouco para perversos coronéis. E aproximando-se da Kathauã, fez-lhe um pedido:

- Dona mulher, não compra a minha filhinha. Será uma das maiores dores para mim, ver a “Indira” saindo daqui, da nossa companhia, vendida para ser maltratada por aí! Pelo amor de Deus, não faça isso!

E voltando para “Manari”, Kathauã perguntou-lhe:

- Por que o senhor quer vender a sua filha?

- Porque me vejo sem condições de alimentar todos os meus filhos...

- E o senhor está trabalhando?

- Não senhora.

- E por que não está engajado em um serviço qualquer?

- Dona, os coronéis e fazendeiros pagam muito mal e só querem escravizar a gente. É um sofrimento para quem trabalha para aquele povo.

- Quer dizer que o senhor não quer ser escravizado pelos coronéis e fazendeiros, mas quer que a sua filha que tanto o senhor a beijou quando pequenina, agora quer que ela seja escravizada por esta gente.

Ouvindo estas palavras o índio “Manari” calou sua voz. Não disse mais nem uma e nem duas.

- O senhor já ouviu falar na índia Kathauã, aquela que não dá chance a nenhum malandro que não quer trabalhar?

- Já ouvi, sim senhora...

- Pois saiba "bichim", que a Kathauã sou eu. Levante-se e vá logo procurar trabalhos por aí. Não quero mais ouvir falar que o senhor está querendo vender sua filha! Não só coronéis e fazendeiros têm serviços, como vários donos de vazantes e agricultores têm trabalhos para quem quiser trabalhar. Eu vou embora, mas se eu ainda ouvir falar que o senhor vendeu ou continua querendo vender a sua filha, eu retorno aqui e o senhor não se livra de jeito nenhum dos meus chicotes. – Dizia ela em voz alterada e enraivada.

E montando-se no seu cavalo, chicoteou-o e foi-se embora.

O índio “Manari” foi trabalhar e desistiu da ideia de vender a sua querida filhinha.

Sabendo que o índio “Manari” obedeceria as suas ordens, Kathauã nunca mais voltou à sua casa.

O "Manari" já tinha conhecimento dos seus arrufos e não era maluco de desobedecê-la.

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOIS RANCOROSOS PATENTEADOS SE ENCONTRAM PARA AMENIZAREM RIXAS PASSADAS.

 Por José Mendes Pereira 

Coronel Joaquim Resende e Melchiades da Rocha

Conta o escritor Alcindo Alves Costa em seu livro: “Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico” que o rio São Francisco foi um grande agasalhador do povo sertanejo. E lá, o povoamento foi se formando nos alarmados declives de sua margem.

Já no ano de 1611, um minúsculo povoado nascera lá, onde os sofridos sertanejos construíram as suas barracas, na intenção de sobreviveram através da pesca, uma vez que as dificuldades alimentares eram presentes. Como o rio era favorável à pesca, mesmo faltando-lhes outros alimentos necessários à sobrevivência, todos preferiam viver ali mesmo, no intuito de não morrerem de fome em outras regiões. E nessa época, o lugarejo pertencia ao município de Mata Grande, conhecido em todas as regiões adjacentes por Jaciobá. Os tempos foram se passando, e a cada ano eram construídas mais casinholas, fazendo com que o lugarejo fosse se expandindo gradativamente. E no ano de 1881, no dia 18 de junho, através da lei nº. 756, finalmente o lugarejo foi emancipado, tomando posse como primeiro intendente, ou seja, prefeito, um senhor chamado Serafim Soares Pinto. E assim que passou a ser cidade, começou a se desenvolver mais ainda, tornando-se um importante município nas terras alagoanas. Mas posteriormente, este valoroso município passou a ser chamado definitivamente de Pão de Açúcar. 

E já no século XX, o município passou a ser comandado pelo coronel Joaquim Resende, um senhor de grande força política que chegou a ser odiado por alguns e admirado por outros. Era um homem rancoroso ao extremo, uma vez que não temia a ninguém. Mas apesar de ter seus adversários, mesmo assim, era um homem muito respeitado por todos que moravam lá, e pelos povoados adjacentes. O coronel Joaquim Rezende tinha as suas intrigas, tendo como inimiga, a família Maia, uma das mais tradicionais que também não se rendia ao patenteado.
           
No ano de 1935, dois rancorosos e poderosos pela primeira vez se encontraram, ambos patenteados. Por um lado, o poderoso e zeloso da sua patente militar, o coronel Joaquim Resende. E pelo outro, o afamado e considerado o governador dos sertões, o amante das armas, o perverso e sanguinário capitão Lampião. No encontro marcado para os afamados a única finalidade era discutirem os desejos de ambos, como donos da lei.

Como Lampião queria na força e na raça ser governador do sertão e o coronel Joaquim Resende achando que o rei não podia lhe dar ordem, o assecla se sentindo desprestigiado, organizou uma maneira de atormentar a administração de Joaquim Resende. E sempre que colocava os pés naquela região sertaneja fazia invasões com depredações e ainda praticava mortes. 

Sendo disposto e exigente com a sua soberania o coronel Joaquim Resende dizia abertamente, que os arrufos de qualquer ser humano não lhe metiam medo. E nem tão pouco de cangaceiro, assim como Lampião.
                                                            
Como o rei ficou chateado com o que dissera o oficial contra a sua pessoa o capitão Lampião resolveu fazer uma perseguição a alguns dos seus amigos. E assim que principiou o ataque aos amigos do coronel, este não querendo deixá-los sozinhos, isto é, entregue às vontades do perigoso Lampião, passou a apoiar as decisões que os seus aliados tomavam contra o assecla.
                                               
Com a decisão tomada por Joaquim Resende tanto os amigos do patenteado como os do outro o  rei Lampião, ficaram bastante preocupados, afirmando que, se o oficial não medisse as palavras que soltava ferindo o rei do cangaço, a vingança não tardaria acontecer. E a partir dessa desavença entre os poderosos, os protetores das duas autoridades deram início a uma forma de a quieta, a quieta, na finalidade de acabarem com a briga entre as suçuaranas humanas. O medo que eles tinham era se Joaquim Resende continuasse usando certos termos desrespeitando a majestade, uma vez que este não o perdoaria, e com certeza, a sua vingança seria devastadora. 

Na verdade, quem não quisesse ser desmoralizado ou derrotado não adiantava criar problemas com Lampião, pois além de ser destemido, era altamente perigoso e vingativo. E quando não conseguia dominar os seus inimigos e perseguidores iniciava uma destruição em massa, sem reservar ninguém e nem a quem, tentando vencê-los na força, com combates e na coragem. Mas era do conhecimento de todos que o rei Lampião sempre dizia: 

“-Tenho respeito por juízes e coronéis. E só brigo com estes patenteados quando eles querem, pois se depender de mim, eu não brigo”.

Mas como em todas as brigas tem sempre uma pessoa que faz o papel de sossega leão, um senhor chamado Zuza Tavares, foi um dos incumbidos pelos amigos para resolver a questão entre os dois indomáveis leões. 

Os amigos de ambas as partes marcaram uma reunião, e decidiram que o importante para os dois se entenderem, seria organizar um encontro entre as duas feras humanas. 

- E quando seria este encontro? 

- Logo no início do ano de 1936. 

- E o local do encontro?  

- Seria na Fazenda Floresta, lá nas terras sergipanas, no Maitá, já que o rei e sua respeitada saga estavam de redes armadas e cachimbos acesos naquele lugar. 

- E quem ficaria encarregado de providenciar o transporte até à fazenda? 

- O grande honrado para adquirir o transporte foi um senhor chamado Messias de Caduda. 

- E qual seria a locomoção que o famoso rei iria até a casa do coronel Joaquim Resende? 

- Lógico que seria em uma bela e zelada canoa, já que no lugar não tinha iates, barcos ou outra coisa parecida. 

- E de quem seria esta canoa? 

- Seria a canoa  de um senhor de nome João de Barros porque apesar de ser pescador, era um homem de grande confiança. 

Este foi o confiado para levar o rei ao encontro do coronel. E sem muita demora, foi feito o contrato do aluguel da canoa para este fim.

João de Barros se sentindo importante, por ter sido escolhido para transportar a majestade, deu início a uma grande limpeza no honrado transporte, tirando o excesso de salmouras de peixes entre as tábuas. Afinal, nele iria entrar um dos homens mais importantes do nordeste. Depois o higienizou com um cheiroso detergente. E em seguida, partiu para o local combinado. Canoa pronta, sua majestade dentro dela. E sem mais tardar, João de Barros remou o belo transporte em direção a Pão de Açúcar, até a Fazenda Floresta.    

Mas, desconfiado, sagaz e cuidadoso com a sua vida e as dos seus comandados o rei Lampião achando que poderia existir alguma armadilha na fazenda Floresta, antes de chegarem ao local combinado, mandou que o João de Barros encostasse a canoa à beira do rio. Este obedeceu a sua ordem. O assecla incumbiu que o Messias descesse e fosse até à fazenda Floresta, e lá, fizesse uma rigorosa vistoria, olhando todos os cômodos da casa, revistasse tudo, tim-tim por tim-tim. Assim que terminasse a revista por dentro da mansão, fosse vistoriar as suas laterais, e não deixasse nada por revistar. E ainda o rei o advertiu que não queria nenhuma novidade inesperada, pois se isso acontecesse contra ele e os seus asseclas Messias já sabia muito bem que ganharia uma penalidade horrorosa. Ou o rei o mataria com um tiro, ou o enfiaria o seu longo punhal na sua clavícula.
                                                              
Messias ao entrar na casa deu início à revista.  E enquanto fazia a revista, olhou para um dos lados e viu um senhor que pelo seu jeito de se vestir, pareceu-lhe ser  uma autoridade. E era mesmo. Sem dúvida, o coronel Joaquim Resende, o grande e respeitado oficial. O Messias que ainda não o conhecia, depois de algumas conversas, pediu que o perdoasse por ter entrado ali sem a sua generosa autorização, e alegou que era ordem do capitão Lampião para revistar o ambiente.   

O coronel Joaquim Resende não tendo nada a opor disse-lhe que Lampião tinha razão, pois ele estava mais do que certo. É claro que o coronel não iria tirar a razão de Lampião em mandar alguém para uma averiguação, pois a majestade precisava de proteção, tanto para ele como para os seus comandados.  E sem querer usar os seus poderes, apesar de ser uma autoridade, disse ao coiteiro que naquele momento aquela mansão estava entregue a ele. Autorizando-lhe que percorresse todos os cômodos e dependências, inclusive revistasse as laterais da residência.  Terminada a revista o Messias retornou ao local onde estava a majestade e os seus valiosos asseclas.             
Mas o capitão Lampião podia ficar tranquilo pois o coronel Joaquim Resende e os seus comandados não eram covardes para prepararem uma armadilha contra ele. O que ali iria acontecer era simplesmente um acordo entre os dois arrogantes, e jamais seria feita uma traição. O rei quando dava uma palavra, cumpria. E por que Joaquim Resende não poderia cumprir a sua? Assim que o coiteiro retornou à presença do rei, ainda meio preocupado com a segurança, e  não acreditando, Lampião exigiu que o coronel fosse até a beira do rio São Francisco onde ele se encontrava.                                             
Não temendo o chamado, mas o respeitando, o coronel Joaquim Resende dirigiu-se para o local sem se sentir inferiorizado e sem nenhum problema. Na hora do encontro, todos foram abraçados pelo assecla, principalmente o patenteado. Em seguida, tomaram rumo ao palacete do oficial. Lá, foi necessário que o Zuza Tavares se retirasse do local, pois Lampião precisava conversar com o famoso coronel Joaquim Resende  um assunto a dois.  A reunião muito se demorou e só terminou lá pela madrugada. E com certeza, foi de grande interesse entre os dois poderosos.

Quando terminou o encontro os amigos de ambas as partes se sentiram realizados, uma vez que as queixas de Lampião contra o pessoal do coronel Joaquim Resende, principalmente uma que ele tinha com um fazendeiro de nome Juca Feitosa, as rixas, e as amizades foram vistas com carinho, bons olhos e reconquistadas.


O coronel Joaquim Resende que se tornou amigo de Lampião, prefeito de Pão de Açúcar e chefe político do partido UDN foi assassinado numa manhã do mês de setembro do ano de 1954 em São José da Tapera. Na época este era um pequeno povoado do município de Pão de Açúcar. Foi morto com tiros de parabelum. 

Seus assassinos foram Elísio Maia e seu irmão Luiz Maia que se diziam perseguidos pelo mesmo. Inclusive, conforme declarações do próprio Elísio Maia, feitas na fase do inquérito policial, a vítima vinha armando várias emboscadas para matá-lo, que era Prefeito na época do ocorrido. Após ter  assassinado o coronel Joaquim Resende Elísio Maia abandonou o  mandato de Prefeito e se mandou  para o Sul do Brasil.

Fonte de pesquisa: "Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico".

http://blogdomendesemendes.blogspot.com