Seguidores

sábado, 14 de setembro de 2019

"PANTA", O ASSASSINO DE MARIA BONITA, CONTA PARTE DA SUA HISTÓRIA.


MAIS UMA PRODUÇÃO ADERBAL NOGUEIRA


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Clerisvaldo B. Chagas, 13 de setembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.181

MACEIÓ. (BLOG DO CANDEIAS).
“Alagoas, uma das 27 unidades federativas do Brasil, comemora sua Emancipação Política no próximo dia 16. Ocupando uma área de 27.778,506 km2, foi um presente de D. João VI para punir Pernambuco na chamada “Revolução Pernambucana”, um movimento separatista. Sua ocupação decorreu da expansão para o sul da lavoura de cana-de-açúcar da capitania de Pernambuco, que necessitava de novas áreas de cultivo. Surgiram assim Penedo, Porto Calvo e Marechal Deodoro, núcleos que orientaram, por muito tempo, a colonização e a vida econômica da região”.
Feriado estadual, geralmente se comemora com desfile pelas praias, quando a família alagoana costuma levar a filharada para as atrações militar e escolares.
Um início de semana em que a classe trabalhadora se divide em suas atividades de lazer e descanso. As praias centrais ficar lotadas, mas não faltam ramificações pelos litorais norte/sul, pelas regiões mais próximas da capital. Outros aproveitam para uma visita aos núcleos geradores da província. Têm ainda os que não ousam deixar à residência, reunindo forças para o restante do batente semanal. Os famosos barzinhos domingueiros prolongam-se com suas atividades até alta madrugada. E quando não tem futebol na segunda, procura-se um jeito para passar o tempo, nem que seja nas redes coloridas apontadas pelos indígenas. A cidade grande diminui seu ritmo e as visitas aos núcleos periféricos criam vigor repentino.
No interior, Agreste e Sertão procuram as praias de água doce ao longo do rio São Francisco. São visitados os municípios de Delmiro Gouveia, Olho d’Água do Casado, Piranhas, Pão de Açúcar e Belo Monte, pelos sertanejos. Já a região do Agreste procura Traipu e São Brás porque ficam mais perto do lugar. Ainda têm os que se dirigem às fazendas, chácaras, restaurantes de sítios e rodovias para a curtição da famosa galinha de capoeira. Boa parcela da juventude ainda prefere os barzinhos e seus petiscos deliciosos com um bate-papo prolongado, regado à caninha, à cerveja e à conversa de bêbado que não tem fim.
Uma pausa para tudo.
Graças a D. João VI, compadre!
Até terça, amiga.


FILHOS QUE ORGULHAM POÇO REDONDO

*Rangel Alves da Costa

Poço Redondo deve se orgulhar dos filhos que tem. O sertão sergipano inteiro deve se orgulhar dos filhos de Poço Redondo.
Desde Jorge Alves Sobrinho (meu tio materno filho de Dona Marieta e China do Poço, meus avôs), que foi o primeiro graduado e o primeiro advogado nascido nestes ermos sertanejos, que Poço Redondo vem demonstrando a potencialidade dos seus.
Sertanejos que lutaram pelo alcance do sol, pela janela e porta abertas, abrindo caminho ao sucesso. E que hoje são exemplos bons nos mais amplos universos profissionais e nas mais diversas conquistas da vida.
Atualmente, o que se tem é uma grandiosidade de profissionais excelentes no exercício da medicina, no direito, na odontologia, na engenharia, na química, na biologia, e muito mais.
Alguns anos atrás, o surgimento de um filho de Poço Redondo formado era raridade. Até mesmo para o magistério, profissão que se caracterizava como uma necessidade local, eram poucos os que se aventuravam em buscar a formação noutras regiões e lugares.
Mas a situação foi mudando de tal ponto, que atualmente as profissões mais inesperadas, e de formação acadêmica, já foram alcançadas pelos da terra. O tempo passou e o que se viu foi a demonstração da grandiosidade capacidade de conhecimento do sertanejo.
Nagel Alves Costa, por exemplo, além de professor universitário na área da pesquisa em engenharia química, possui especialização, pós-graduação e doutorado. Já defendeu diversas teses e sempre alcançando reconhecimento máximo em todas.


Artime Alcino Alves, filho de Dona Peta e Seu Alcino, é tão poço-redondense quanto a Rua dos Vaqueiros e o Tanque Velho. Aliás, meninote ainda pelo chão sertanejo, vivenciou esse tempo como todo menino fazia: brincando com amigos e cativando os seus conterrâneos.
Esse amor pela terra e pelos amigos jamais se afastou do médico e do militar, pois Artime, além de suas especializações na medicina, é também médico-militar e já de elevada patente.
Contudo, apenas um sertanejo de Poço Redondo, como faz questão de dizer perante todos que o procuram. E a cada encontro com conterrâneos, então o médico se transforma logo como num amigo em pé de calçada, em proseado, querendo saber sobre tudo e todos.
Com sua irmã Arianne não é diferente. Sua força de acolhimento, seu sorriso e suas palavras, somam-se ao poder do tratamento e da cura. São médicos que trabalham na capital, mas cujos ofícios são exercidos como se vestidos de sol.
O mesmo sol iluminado e cativante de um berço de nascimento chamado Poço Redondo.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANANIAS IRMÃO DE MARIA BONITA TINHA DÚVIDA QUEM REALMENTE ERA A SUA MÃE.

Por José Mendes Pereira
Ananias Gomes de Oliveira

Um dos acontecimentos do cangaço que me deixa sem rumo é sobre a paternidade do  Ananias Gomes de Oliveira, que era irmão de Maria Gomes de Oliveira a Maria Bonita, e alguns colocaram na sua mente que ele era filho legítimo de Maria Bonita com Lampião. Digo alguns, mas nada de me referir a pesquisadores e nem escritores. Refiro-me a pessoas da família que falaram sobre sua possível paternidade de Maria Bonita com Lampião.


Lampião e Maria Bonita

Na história do cangaço o velho guerreiro Lampião só tem um único filho reconhecido historicamente que é dona Expedita Ferreira Nunes, e que mora em Aracaju, no Estado de Sergipe. Sabemos que a rainha do cangaço Maria Bonita durante o tempo em que viveu com o Lampião teve três abortos, fazendo um total de quatro filhos gerados em seu útero contando com dona Expedita.

Em 2005, surgiu o mais recente caso e com grande possibilidade de ser real, segundo alguns especialistas, a suspeita recai sobre Ananias, um dos onze filhos de Maria Joaquina da Conceição, conhecida como "Dona Déa", e José Gomes de Oliveira, o "Zé Filipe". Acontece que Dona Déa e Zé Filipe são pais da Maria Bonita. Ou seja, em vez de irmão, Ananias seria filho de Maria Bonita.

Li que uma descoberta do Dr. Antônio Amaury Correia teria ouvido de um major reformado do exército de nome José Mutti um ex-volante da polícia, e que este teria sido genro dos pais de Maria Bonita que fora esposo de Antonia Gomes de Oliveira, irmã de Maria Bonita, ter ouvido em segredo da mãe de Maria Bonita a Maria Joaquina Conceição Oliveira (Dona Déa) que o Ananias Gomes de Oliveira era filho do "homem", ela quis dizer referindo-se a Lampião.

Quem ler sobre cangaço e assim como eu que não tem muita segurança sobre o tema, com isso fica meio assustado e se perguntando: Mas quem seria a mãe, Maria Bonita com o Lampião ou a dona Maria Joaquina Conceição Oliveira com o “homem” que seria o Lampião?

O mais interessante é que Ananias nasceu no ano de 1929 e Maria Bonita entrou para o cangaço em meados do ano de 1930. E quem viu Maria Bonita grávida durante este período de 1929 a 1930? Ninguém fala que a viu grávida durante este tempo em que ela estava aconchegada a Lampião.

O cangaceiro Volta Seca que ainda era menino na época, e que acompanhou Lampião, no ano de 1929, falou ao Jornal “O Pasquim” que viu Maria Bonita grávida, mas de Expedita Ferreira Nunes que nasceu no ano de 1932, e quem cuidou dela foi a sua mãe Maria Joaquina, logo ele foi preso.

A verdade não aparece em nenhum caso deste. Ananias que foi considerado filho de criação de dona Maria Joaquina da Conceição é também uma criação dela, para que ele se tornasse filho de Lampião e Maria Bonita, porque a data de nascimento de Ananias não bate com a entrada de Maria Bonita no cangaço. Com certeza, grávida ela não foi para o cangaço porque nenhum remanescente de Lampião falou nessa possibilidade entre 1929 a 1930.

O mais interessante é que dona Maria Joaquina segredou a paternidade do Ananias sendo Lampião e Maria Bonita ao seu genro capitão reformado José Mutti, e qual seria a sua intenção de falar isto em boca de cumbuca, já que a vizinhança sabia muito bem quem seria o pai e mãe do Ananias?

Leia o que escreveu Talita Benelli

MORREU SEM SABER SE ERA FILHO DE LAMPIÃO E MARIA BONITA
TALITA BEDINELLI


DA REPORTAGEM LOCAL

Ananias era um homem moreno, baixinho e sem pescoço o que ajudava a encurtar ainda mais o seu 1,65 metro. Em meio a características físicas tão peculiares, os filhos achavam estranho o fato de ele ter um irmão gêmeo tão diferente: Arlindo era bem mais branco e tinha pescoço.


Causava ainda mais estranheza a história que eles costumavam contar: Ananias havia nascido três dias depois. O mistério ganhou ainda mais força em 2005, quando ele foi à Bahia, de onde saíra em um pau-de-arara na década de 1950 para trabalhar como pedreiro em São Paulo.



Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com.

"Veja bem: Se o Ananias era filho de Maria Bonita com Lampião e por que ele formou-se homem com uma estatura  pirralha? Lampião tinha 1,79 de altura e por que seu filho formou-se homem pequenino?"

Um burburinho na família dava conta de que ele podia ser filho de Lampião com Maria Bonita, de quem, até então, ele achava que fosse irmão. Ananias teria sido entregue à mãe dela para que o casal pudesse continuar no cangaço - hipótese também estudada por historiadores.



Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com.

"Não há de que se falar em hipótese, porque isso aconteceu bem dizer ontem, isso é, há 89 anos. Será que toda vizinhança não sabia que ali  na casa de dona Maeria Joaquina tinha nascido o Ananias? 

O cangaceiro Volta Seca entrou para o cangaço em 1929 e ele não falou a ninguém que viu Maria Bonita grávida quando ela entrou para o cangaço, acompanhando o Lampião. 

Agora, ele falou que em 1932 ela teve uma filha que é a Expedita Ferreira Nunes, e quem fez o parto foi dona Maria Joaquina mãe da Maria Bonita." 

Desde então o pedreiro que se orgulhava de ter construído grande parte dos prédios de Moema (região nobre da zona sul da capital paulista), travou uma luta para buscar sua verdadeira identidade. Entrou com um processo na Justiça e fez dois exames de DNA - que, de acordo com a filha Deuza, tiveram resultados inconclusivos. 



Passou a dizer que queria morrer antes de chegar aos 80, pois já tinha "cumprido sua missão". Queria perguntar a Lampião se era realmente seu filho. 
Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"O Ananias não tinha nada para perguntar a Lampião sobre a sua paternidade, e sim, a sua mãe Maria Joaquina (ou avó) e a Maria Bonita irmã (ou mãe) que na verdade era uma delas quem sabia se ele era filho de Lampião ou do José Felipe". 

Na terça teve um enfarto e morreu, aos 79 anos, sem saber o resultado do processo. Deixou quatro filhos, 13 netos e oito bisnetos.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior: Mortes
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Informação: 
O que eu escrevi não tem nenhum valor para a literatura lampiônica, são apenas as minhas inquietações.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JORNAL DO IGH PAULO AFONSO - AGOSTO DE 2019





JORNAL DO IGH –
PESQUISANDO E PRESERVANDO A NOSSA MEMÓRIA
JORNAL DO IGH-PA – ANO II - Nº 23
Paulo Afonso, Agosto de 2019


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BIOGRAFIA DO ESCRITOR E HISTORIADOR JOÃO DE SOUSA LIMA


BIOGRAFIA

João de Sousa Lima nasceu em São José do Egito, Pernambuco, no dia 20 de dezembro de 1964. Chegou a Paulo Afonso  em janeiro de 1970, com poucos anos de nascido e tornou-se filho adotivo das doces e amáveis terras baianas.
    
É filho de Raimundo José de Lima e Rosália de Sousa Lima. Tem três irmãos: José de Sousa Lima, Manuel José de Lima e Maria Bernadete Lima Santos.

Pai de duas princesas: Stéfany da Silva Sousa Lima e Letícia da Silva Sousa Lima.
       
Serviu ao Exército Brasileiro em 1983, na 1ª Cia. de Infantaria, em Paulo Afonso, Soldado “Sousa Lima”, nº 145, do 2º Pelotão de Fuzileiros. Em 2016 foi Agraciado com o Título de Amigo da 1ª Companhia de Infantaria pelo Major Barroso Magno e com o Diploma de Amigo da 6ª Região Militar, pelo General Joarez Alves.
      
Em 2016 foi agraciado por unanimidade pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão de Paulo Afonso.
     
Em 2019 recebeu o Título de Cidadão Honorário de Piranhas, pelo Decreto Legislativo 002/2019.

Foi condecorado com as Comendas: Comenda Maria Cangaceira, em 2015, em João Pessoa, Paraíba, pelo GMME – Grupo Mulheres Mãos Estendidas.

Em 2016, através da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço foi condecorado com a Comenda Alcino Alves Costa.
      
Em 2017 foi Homenageado pelo IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso por sua pesquisa e preservação da História e Cultura Nordestina.

Licenciado em História e Escritor, hoje autor de 20 livros, ganhou notoriedade no meio artístico através dos elogiados livros: Lampião em Paulo Afonso, A Trajetória Guerreira de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço e Moreno e Durvinha, Sangue, Amor e Fuga no Cangaço. Três magníficas e plausíveis obras, fruto de um excelente trabalho de pesquisa histórica.

Seus livros receberam varias moções de aplausos pelas Câmaras de vereadores das cidades de Paulo Afonso, Delmiro Gouveia e Santana de Ipanema.
      
Participou como co-autor dos livros: Ecologias de Homens e Mulheres do Semi-árido (UNEB – Campus VIII – 2005); Ecologias do São Francisco (UNEB-Campus VIII / Agendha – 2006); As Caatingas: Debates sobre a Ecorregião do Raso da Catarina (Governo da Bahia / UNEB – Campus VIII – 2007); Na Mala do Poeta (03 edições de Antologia Poética ); Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso ( 2019); Revista Itaytera (10 anos  do Cariri Cangaço).

É autor da Cartilha Fotográfica sobre a restauração da Casa de Maria Bonita e criador do projeto que transformou essa casa em Museu.
     
É o criador do NEC – Núcleo Experimental de Cinema de Paulo Afonso onde vem produzindo alguns vídeos-documentários.
     
Ministra palestras em Faculdades, Universidades, Seminários e encontros voltados para a Educação e a Cultura Popular Nordestina.
     
A poesia é uma de suas paixões, fazendo emergir nos versos o que há de mais sublime na alma, fazendo revelar no Eu Poético toda a magia que doces palavras podem fazer: refletir e inspirar leitores.
     
Imortal da ALPA – Academia de Letras de Paulo Afonso - Cadeira número 06.
     
Sócio permanente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.

Membro e Secretário da UNEHS – União Nacional de Estudos Históricos e Sociais, com Sede em São Paulo.

Membro da ABLAC – Academia Brasileira de Artes e Letras do Cangaço.

Membro Fundador do IGH – PA – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, assumindo sua Presidência para o Biênio 2019 a 2021.

Membro do IGHP – Instituto Geográfico e Histórico do Pajeú, com sede em Serra Talhada.

Membro do GECC – Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará.

Conselheiro e Membro do Cariri Cangaço.

Sócio Honorário do GFEC – Grupo Florestano de Estudos do Cangaço.
Membro do CECA/NECTAS – Centro de Estudos da Memória do Cangaço – UNEB CAMPUS VIII.
     
Como profissional é elogiado em suas diversas atividades realizadas.  Afirma sempre que seus trabalhos literários deram novo sentido à vida, deixando para a posteridade um legado de fiéis informações históricas, contribuindo com uma infindável legião de leitores e estudiosos dos temas relacionados ao Sertão Nordestino.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FILHA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA FAZENDO 87 ANOS HOJE

Do acervo Lourival Custódio Filho

FUNDAÇÃO CULTURAL CABRAS DE LAMPIÃO

Expedita Ferreira Nasceu em Porto da Folha, Sergipe, em 13 de setembro 1932, seus pais faleceram quando Expedita tinha apenas 6 anos. Ela foi criada pelos vaqueiros Severo e Aurora desde seus 21 dias de nascida até seus 8 anos, já que seus pais viviam na luta do cangaço e não puderam criá-la. Só viu seus pais biológicos por três vezes na vida e os pais adotivos nunca esconderam dela a verdade. Expedita também conviveu com 11 irmãos de criação, todos filhos legítimos do casal de vaqueiros, no qual ela os considerava de fato irmãos. Aos 8 anos foi morar na cidade de Propriá (SE), na casa do tio paterno, chamado João Ferreira, o único que não seguiu o cangaço.

*A Fundação Cultural Cabras de Lampião, felicita essa descendente direta do rei e da rainha do cangaço e lhe desejo vida longa e próspera. Saudações!
Na Foto a Presidente da FCCL com a filha dos famosos Cangaceiros.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TEMPOS DE PAZ



Sem mágoas, inimigos no passado, sargento Antonio Vieira, o ex cangaceiro Candieiro e o coiteiro Felix, agora são amigos.

Arquivo: Revista Manchete, Rio de Janeiro, 1998
Pedro Ralph Silva Melo (Adm. do Grupo)
Acesse, participe e compartilhe


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MINHA MÃE E MEU PAI MÃE MARIA CELESTE FILHA DE DADÁ É CORISCO

Por Indaiá Santos


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASSIM ERA DADÁ

Do acervo do Moustafá Veras


É com muita alegria que estamos finalmente disponibilizando o nosso novo documentário, ASSIM ERA DADÁ - A VIDA PÓS CANGAÇO DE SÉRGIA DA SILVA CHAGAS, de forma gratuita e integral, no Canal do YOUTUBE do Centro de Estudos Euclydes da Cunha – CEEC/UNEB.

Link do Documentário ASSIM ERA DADÁ: 
https://youtu.be/rlo0A2bMKZU

No Canal do CEEC, vocês também podem encontrar nossa filmografia completa, composta por documentários em curta e longa metragem, além de poder acompanhar o CEEC ENTREVISTA, nosso programa de entrevistas com pesquisadores e amigos do centro. Portanto, se vocês possuírem uma conta no YouTube, inscrevam-se no Canal do CEEC para acompanhar nossas futuras produções.

Canal do CEEC: 
https://www.youtube.com/channel/UCw6tmcOPnRF_8oX_GNC2Gsw

Essa ação faz parte de um esforço contínuo do CEEC para facilitar o acesso do público em geral às produções realizadas no âmbito do centro, pois entendemos que todo conhecimento produzido por nós deve ser tratado como bem público e distribuído democraticamente.

Dessa forma, gostaríamos de sugerir que se após assistir o documentário ASSIM ERA DADÁ, vocês puderem, quiserem e tiverem disponibilidade, por favor, compartilhem o link do documentário em suas redes sociais para que este possa
cumprir sua função social e alcançar o maior número de pessoas possíveis.

Muito Obrigado!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CINEASTA ADERBAL NOGUEIRA FALA SOBRE OS CANGACEIROS CANDEEIRO E VINTE E CINCO

Por José Mendes Pereira
Na foto Benjamim Abraão, Lampião e Maria Bonita e seus

O Aderbal Nogueira é o cineasta que mais teve contato direto com os cangaceiros remanescentes da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia". Fez diversas gravações com eles, geralmente em companhia de Paulo Medeiros Gastão escritor, pesquisador do cangaço e fundador da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.  

Vejam o que ele diz sobre os cangaceiros Candeeiro e Vinte e Cinco.

FUTURO LIVRO DO PESQUISADOR
Da esquerda para a direita: O cangaceiro Candeeiro, o cineasta Aderbal Nogueira e o cangaceiro Vinte e Cinco. Foto do acervo do cineasta.

"Com esses dois eu aprendi a ouvir sem questionar, a procurar entender sem julgar e acima de tudo a respeitar. Com Candeeiro virei parte da família, sua filha diz que sou seu irmão de coração e Vinte e Cinco dizia "você entrou no meu espinhaço". Esses dois vão ter páginas importantes no futuro livro "O QUE VIVI COM ELES VAI MUITO ALÉM DO CANGAÇO".

Aderbal Nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com