Seguidores

sábado, 1 de outubro de 2022

CANGACEIRO ZÉ BELEM

 Por Guilherme Velame Wenzinger

A prisão do cangaceiro Zé Belem. O jornal A Gazeta (SC) divulgou em 14 de Agosto de 1936 a prisão do cangaceiro do bando de Lampião, Zé Belem ou Zé de Belem, que se entregou na cidade de Paripiranga(BA). Em cima o recorte do jornal e abaixo a foto do cangaceiro já entregue na cidade citada. Segundo o cordel de onde foi retirada a fotografia, Zé Belem se entregou por estar com problemas nos pulmões. Fotografia tirada por Bernardino Barbosa.

Fontes: Recorte do jornal A Gazeta e foto do cangaceiro retirada do cordel "O Cangaço no Sertão" de João Barbosa Junior, encontrado por Kydelmir Dantas.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5965670163521567&set=gm.2014711668737767&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOITE DE FESTA NO MIGUEL ARCANJO, COMEÇA O CARIRI CANGAÇO PIRANHAS 2022

 Por Kydelmir Dantas

Mesa Solene de Abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2022

Piranhas é simplesmente bela, espetacular ! Parece saída de um conto de fadas dos séculos dezoito e dezenove direto para as margens do São Francisco no sertão das Alagoas; única cidade do semiárido nordestino a ser tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional,  em 2003. Lá atrás era chamada de Tapera ainda no século XVIII e teve sua emancipação em 03 de junho de 1887. "Conta-se que, num riacho da Tapera, um caboclo pescou uma grande piranha e quando chegou em casa, lembrou que tinha deixado a faca e falou para o filho: "Vá ao porto da piranha e traga o meu cutelo", e assim a antiga Tapera virou a promissora e inigualável Piranhas.

Hino Nacional executado pela Filarmônica Mestre Elísio
Célia Maria
Capitão Quirino e bandeira da cidade de Piranhas
Pedro Popoff, Capitão Quirino e Célia Maria: entradas do Estandarte do Cariri Cangaço e da bandeira de Piranhas

O Centro Cultural Miguel Arcanjo, encravado bem no centro desse espetacular Patrimônio Histórico, recebeu pela quinta vez a noite de abertura de um Cariri Cangaço; as outras edições foram nos anos de  2013, 2014, 2015 e 2016. O público que lotou as  dependências do auditório na noite solene, foi recepcionado pela Filarmônica Mestre Elísio que executou peças; do popular ao erudito; com destaque para as composições do Rei do Baião Luiz Gonzaga. 

"Sem dúvidas nenhuma esse é o maior público já registrado em todas as edições do Cariri Cangaço Piranhas, temos o auditório do Centro Cultural totalmente lotado como o clube aqui ao lado onde esta acontecendo a Latada do Livro e apresentações artísticas e em todo o entorno, isso nos deixa muito felizes e aumenta em muito nossa responsabilidade" revela Celsinho Rodrigues, presidente da Comissão Organizadora local e Conselheiro Cariri Cangaço.

Auditório do Centro Cultural totalmente lotado para a noite de abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2022
Conselheiros Cariri Cangaço; Emanuel Arruda e Elane Marques; apresentam o Cariri Cangaço em Piranhas 2022

A Mesa solene contou com as presenças do prefeito municipal Tiago Freitas, Celsinho Rodrigues e Manoel Severo, pelo Cariri Cangaço, Leandro Cardoso, Archimedes Marques, Ângelo Osmiro e Narciso Dias; representando respectivamente, SBEC, ABLAC, GECC e GPEC, além de Eduardo Clemente , Secretário de Turismo e Cultura de Piranhas, Álvaro Moreira, Presidente da APLA e Fernando Santos, Pró-reitor da Universidade Estadual do Ceará. 

Celsinho Rodrigues fez uso da palavra em nome do Cariri Cangaço acolhendo os mais de 300 convidados "que invadiram Piranhas" para essa grande festa. Já o Secretário de Turismo e Cultura Eduardo Clemente ressaltou a honra da cidade em estar recebendo um dos maiores eventos do gênero no Brasil. O prefeito Tiago Freitas, ressaltou a importância do Cariri Cangaço para a cultura, historia e turismo, lembrando da força da cidade de Piranhas diante dos episódios ligados ao cangaço e o compromisso da municipalidade com o Cariri Cangaço.

Manoel Severo e as boas vindas aos convidados
Prefeito Tiago Freitas, Archimedes Marques, Leandro Fernandes e Álvaro Moreira
Celsinho Rodrigues, Conselheiro Cariri Cangaço e presidente da Comissão Organizadora em Piranhas 2022
Prefeito Tiago Freitas e a honra de receber pela quinta vez o Cariri Cangaço em Piranhas
Conselheiros; João de Sousa Lima, Luma Holanda, Marcus Vinícius e Flavio Motta passam às mãos do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo a Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Paulo Afonso.

Manoel Severo Barbosa, curador do Cariri Cangaço, conduziu a solenidade em seguida. Primeiramente convidou os Conselheiros Cariri Cangaço, João de Sousa Lima, Flávio Motta, Marcus Vinícius e Luma Holanda, que em conjunto passaram ás mãos do curador do Cariri Cangaço, Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Paulo Afonso pela realização do Cariri Cangaço Paulo Afonso no ultimo mês de março. 

"À exemplo de Piranhas na noite de hoje, Paulo Afonso em março, recebeu o Cariri Cangaço e realizou um grande evento, reverenciado pela cidade e reconhecido pela Câmara Municipal, através dessa Moção de Aplauso" revela João de Sousa Lima, seguido pelo cordel do Conselheiro Marcus Vinicius elevando a realização em Piranhas.

Conselho Alcino Alves Costa, do Cariri Cangaço, em Piranhas 2022

Na foto da esquerda para direita, de pé: Junior Almeida, Carlos Alberto, Narciso Dias, Ivanildo Silveira, Ângelo Osmiro, Leandro Cardoso, Quirino Silva, Archimedes Marques, Elane Marques, Luma Holanda, Valdir Nogueira, Flávio Motta, Jorge Figueiredo, Jacqueline Rodrigues, Manoel Severo, Professor Pereira, Kydelmir Dantas, Pedro Popoff, Louro Teles, Celsinho Rodrigues, Manoel Belarmino, Calixto Junior, Ana Lucia, Marcos Vinícius, Jair Tavares e Kiko Monteiro.

Presentes na Noite de Abertura , mas ausentes na foto: João de Sousa Lima, Emmanuel Arruda, Bismarck Oliveira, Gilmar Teixeira e Rangel Alves da Costa

Conselheiro Calixto Junior, de Juazeiro, empossa Gilmar Teixeira, de Feira de Santana
Conselheiro Kydelmir Dantas, de Nova Floresta, empossa Pedro Popoff, de Bauru
Conselheiro João de Sousa Lima, de Paulo Afonso, empossa Jacqueline Rodrigues, de Piranhas

Subiram ao palco os Conselheiros Cariri Cangaço, Emanuel Arruda e Elane Marques para a apresentação do Cariri Cangaço aos presentes. "O Cariri Cangaço atualmente se configura como o maior e mais respeitado fórum de debates e aprofundamento sobre temas ligados ao Cangaço e temáticas capilares ligadas ao fenômeno, como: Messianismo, Coronelismo, Religiosidade, Tradição, Cultura, Musica , Culinária e Estética, unidos a partir de um evento único no Brasil e no mundo..."fala Emanuel Arruda, que além de Conselheiro Cariri Cangaço é Presidente da Academia de Letras de Princesa Isabel. 

Elane Marques, Conselheira do Cariri Cangaço e Secretária da ABLAC concluiu "hoje em seu decimo terceiro ano de existência, o Cariri Cangaço já realizou 269 Conferência e Debates,312 Visitas Técnicas, 71 Lançamentos de Livros, Além de diversas apresentações artísticas, lançamentos de filmes e documentários, exposições de arte e fotografia, oficinas e concursos, reunindo ao longo de suas 27 edições, mais de 80 mil pessoas em todas as suas atividades e realizações. sem esquecer que atualmente já são sedes oficiais do Cariri Cangaço, 24 municípios em 6 estados do nordeste".

Jacqueline Rodrigues e a emoção de tornar-se Conselheira do Cariri Cangaço
Pedro Popoff o mais jovem Conselheiro Cariri Cangaço, com 16 anos é o primeiro Conselheiro Juvenil
"Na verdade eu já me sentia conselheiro do Cariri Cangaço, pois sou entusiasta deste o primeiro em 2009, a noite é muito especial para mim, esperei por 13 anos, e hoje é oficial: Conselheiro Cariri Cangaço." Fala um emocionado Gilmar Teixeira
Novos Conselheiros Cariri Cangaço
Gilmar Teixeira, Pedro Popoff, Celsinho Rodrigues e Capitão Quirino

Como tradicionalmente acontece a solenidade seguiu com a entrada do Estandarte Oficial do Cariri Cangaço e a bandeira do município de Piranhas com Quirino Silva, Célia Maria e Pedro Popoff para em seguida acontecer a posse de três novos Conselheiros Cariri Cangaço: o baiano Gilmar Teixeira; documentarista, cineasta, pesquisador e escritor; a pesquisadora alagoana, de Piranhas, anfitriã do evento, Jacqueline Rodrigues e o multiartista juvenil, cordelista, musico e cantor, o paulista Pedro Popoff. 

"Não será necessário elencar os predicados e talentos de nossos recém empossados conselheiros, os três são absolutamente capacitados e muito nos honram em fazerem parte de nosso Conselho, é uma noite de muita alegria" revela Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

Prefeito Tiago Freitas recebe comenda de Mérito Cultura Cariri Cangaço
Celsinho Rodrigues, Tiago Freitas e Manoel Severo
Manuel Dantas Suassuna e Álvaro Moreira
Álvaro Moreira, presidente da APLA recebe comenda de Mérito Cultural do Cariri Cangaço

A Noite marcou também as homenagens especiais. Receberam comendas de Mérito Cultural a Prefeitura Municipal de Piranhas, através do prefeito Tiago Freitas, a Academia Piranhense de Letras e Artes através do presidente Álvaro Moreira. O ponto alto da noite de abertura, foi a entrega da Comenda "Personalidade Eterna do Sertão" a Celso Rodrigues Rego, in memoriam; comenda recebida por seu filho, Monsenhor Luciano Rodrigues Brito e da Comenda "Personagem Histórica do Sertão" a Cyra Britto Bezerra, in  memorian; comenda recebida pelo casal Paulo Britto e Ane Ranzan, encerrando uma das mais concorridas solenidades de abertura do Cariri Cangaço entre suas edições.

Celso Rodrigues Rego, in memoriam; comenda recebida por seu filho, 
Monsenhor Luciano Rodrigues Brito
Conselheiros Ivanildo Silveira e João de Sousa Lima fazem a leitura da Comenda "Personalidade Eterna do Sertão" a Celso Rodrigues Rego, in memoriam
Monsenhor Luciano Rodrigues Brito, fala em nome da família na noite que imortalizou seu pai, Celso Rodrigues
Conselheiros; Narciso Dias, Ângelo Osmiro, Archimedes Marques e Leandro Cardoso passam às mãos do casal, Paulo Britto e Ane Ranzan a Comenda de "Personagem Histórica do Sertão" a Cyra Britto Bezerra, in  memorian

"Difícil traduzir a intensa emoção que se passa no meu espírito e que meu corpo não consegue disfarçar pelo embargo na garganta, lágrimas contidas e mãos trêmulas, que faltam palavras para dizer, mas o coração fala mais alto e todos são testemunhas da felicidade expressada e a gratidão ao Cariri Cangaço, que emerge do fundo do meu coração neste momento." fala Paulo Britto

"Participar deste evento é mais que uma satisfação; é um grande momento que agrega pesquisadores, escritores, estudantes, curiosos, interessados no tema Cangaço. É o encontro e reencontro de amigo-as e admiradores, além da “feitura” de novas e duradouras amizades" revela o Kydelmir Dantas, Conselheiro Cariri Cangaço da cidade paraibana de Nova Floresta.

"Tudo em nossa vida tem sempre um propósito para o Bem. Nossos caminhos só precisava se encontrar, agora, seguimos juntos! Somos familia Cariri Cangaço com muito orgulho!" Ressalta Jacqueline Rodrigues, empossada na noite solene como Conselheira Cariri Cangaço.

Flávio , Conselheiro João de Sousa Lima e Renata
Conselheiro Bismarck Oliveira e Paulo Britto

Edilma, João de Sousa Lima e Flávio Vila
Dantas Suassuna, Leandro Cardoso, Calixto Junior, Ângelo Osmiro, Bismarck Oliveira, Fagner Lopes, Valdir Nogueira, Otavio Cardoso e Paulo Britto
Paulo de Tarso e Conselheiro Calixto Junior
Luiz Antônio, Valdir Nogueira, Dantas Suassuna e Celsinho Rodrigues
Manoel Severo e Regina Borges
Célia Maria, Padre Agostinho, Conselheiros;Capitão Quirino e Bismarck Oliveira
Conselheiros; Narciso Dias e Luma Holanda, e Getúlio Bezerra
Conselheiros, Valdir Nogueira e João de Sousa Lima

"Realmente a noite de abertura veio coroar todos os esforços da Comissão Organizadora local que tem a frente os Conselheiros Celsinho Rodrigues e Jacqueline Rodrigues, como também o apoio incondicional do prefeito Tiago Freitas e do espetacular Secretário de Turismo e Cultura, meu particular amigo, Eduardo Clemente. Hoje reunimos aqui em Piranhas um número recorde de pesquisadores e convidados, isso nos deixa muito felizes e aumenta em muito nossa responsabilidade" ressalta Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

Flávio Vila, Manoel Severo e Edilma
Kydelmir Dantas, Carlos Alberto, Camilo Lemos e Orlando Carvalho
Célia Maria, Ivanildo Silveira, Capitão Quirino e Jorge Figueiredo
Camilo Lemos e Manoel Severo
Helinho Santos, Celia Maria e Jorge Figueiredo
Jacqueline Rodrigues e Jorge Figueiredo
Conselheiro Flávio Motta e Álvaro Moreira
Célia Maria, Risonete Rodrigues e Quirino Silva
Célia Maria e Conselheiros, Marcus Vinicius e Luma Holanda
Conselheiro Valdir Nogueira, Denise e Dantas Suassuna e Fagner Lopes
Louro Teles, Manoel Severo e Felipe Teles
Arusha Kelly, Paulo de Tarso, Bismarck Oliveira e Professor Pereira

"Vejam; essa noite de abertura já mostra a dimensão do Cariri Cangaço, um evento que a cada nova edição, inova e com muita responsabilidade vem tomando conta de todas as cidades e estados onde se realiza. A equipe do Conselheiro Celsinho e da Conselheira Jacqueline Rodrigues com o apoio da municipalidade realizam a partir de hoje um grande evento, que entrará para a história, nunca vi tanto pesquisador junto por metro quadrado, isso se deve em muito pela capacidade que Severo tem de unir a todos, não só para um evento, mas pelo sentimento. Valeu Severo, valeu Cariri Cangaço, mais uma aula de organização e grandeza" fala Professor Pereira, Conselheiro Cariri Cangaço, da cidade de Cajazeiras, Paraíba. 

Noite de Abertura Cariri Cangaço Piranhas 2022, 28 de julho de 2022 -Centro Cultural Miguel Arcanjo, Piranhas - Alagoas - Nordeste do Brasil.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/08/noite-de-festa-no-miguel-arcanjo-comeca.html?fbclid=IwAR1U09M3bZJSB9YZzSvsxSA2kaXJRkR9M9a9TGrg6rYBkroDQLKSzSEvJPc

http://blogdomendesemendes.blogspot.com